sexta-feira, 2 de novembro de 2012

FESTIVAL "PANORAMA 2012" MOVIMENTA 14 PONTOS DE CULTURA, NO RIO DE JANEIRO

Festival acontece entre 02 de 18 de novembro 
no Centro e nas zonas Norte e Sul
Em duas décadas de história, o Festival Panorama se consolidou como o maior evento de dança e linguagens do corpo no Brasil, e é hoje um dos mais importantes da América Latina. Com direção geral de Eduardo Bonito e Nayse Lopez – que é também a curadora do festival, ao lado de Catarina Saraiva – o Panorama traz ao Rio mais de 30 atrações, entre nacionais e internacionais. A programação é composta por espetáculos de dança, performances, exposições, instalações e intervenções em espaços públicos, bem como shows com músicos, performers e DJs. Este ano, o festival movimenta 14 pontos culturais do Centro do Rio e das zonas Norte e Sul, esperando atrair um público estimado de 20 mil pessoas.

Este ano, num cenário social e urbanístico de extrema mudança no Rio de Janeiro, queremos pensar em dois eixos que nos parecem urgentes sobre a arte – e a vida – no Rio. Um é o sentido da palavra comunidade. O outro é discutir como a nossa memória pode ativar o presente. Para além destas costuras, o Festival aumenta seu campo de ação, incorporando a música e o audiovisual como partes crescentes da sua paisagem, explica Nayse Lopez, diretora e curadora do festival. 

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

Neste ano, o Panorama celebra o projeto de intercâmbio cultural Brasil Portugal Agora, trazendo quatro espetáculos criados por artistas portugueses interessados em questões como ancestralidade, história, tradições, modernidade, memória e sociedade. Na programação, Victor Hugo Pontes mostra “A ballet story”; a dupla Ana Borralho e João Galante traz “World of interiors” e “Atlas”; e Filipa Francisco apresenta “A Viagem” – este último abre o festival no dia 02 de novembro, no Teatro João Caetano.

Um dos maiores nomes da dança no século XX, a bailarina e coreógrafa norte-americana Meg Stuart, criadora da companhia Damage Goods, de Bruxelas, se apresenta pela primeira vez no Rio com dois espetáculos: “Violet”, com a presença marcante do baterista Brendan Dougherty na percussão e música eletrônica ao vivo, e “The fault lines”, em que renova a parceria coreográfica com o austríaco Philipp Gehmacher, iniciada com “Maybe forever”, e agrega um novo colaborador, o artista visual alemão Vladimir Miller.

Dedicada à cena britânica, a UK Season tem como destaque “Melt down”, uma criação da performer e coreógrafa Rosemary Lee. Pensada originalmente para os parques e as ruas de Londres, a montagem carioca ocupa o Campo de Santana, no Centro. Cerca de 50 participantes – homens e mulheres de diferentes idades e profissões – foram selecionados a partir de uma convocatória feita no site do festival para uma performance ao ar livre.

No Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, o público confere a instalação visual e sonora “We see fireworks”, da artista de live art Helen Cole e do artista sonoro Alex Bradley. Em uma sala iluminada por luzes piscando, o público escuta histórias e segredos sussurrados por mais de 300 pessoas desconhecidas.

Também na programação da UK Season no CAHO, o trabalho do fotógrafo italiano residente em Londres, Manuel Vason, transforma em imagens o universo conceitual de 51 artistas, entre coreógrafos e bailarinos de dez países da América do Sul. O resultado dessa experiência é “STILL_MÓVIL”, um trabalho que investiga a relação entre fotografia e performance. Ambas as instalações estão abertas à visitação entre os dias 09 e 18 de novembro.

O Panorama recebe o projeto HAPPENINGS, uma parceria com o Festival Multiplicidade que tem curadoria de Batman Zavareze. As atrações acontecem no CAHO e nos arredores da Praça Tiradentes.  Na programação, uma instalação inédita do grupo musical mineiro O Grivo é o eixo central de HAPPENINGS, que durante três dias (15, 16 e 17 de novembro) oferece uma diversificada programação com músicos e performers brasileiros e internacionais: Marco Donnarumma, Miguel Ortiz e Anna Weisling (do Sonic Arts Research Center, da Irlanda do Norte), o músico performático Siri, o trio Chelpa Ferro – formado pelos artistas Luiz Zerbini, Barrão e Sérgio Mekler –  e ainda Fausto Fawcett, Carlos Laufer e os Robôs Efêmeros.

O projeto HAPPENINGS em 2012 une forças com o Festival Panorama e o Festival Multiplicidade, se desloca para o Centro Cultural Helio Oiticica e os arredores da Praça Tiradentes numa exigência natural de sobrevivência e reinvenção. Sem perder a pegada dos anos anteriores, queremos promover um radical embaralhamento dos sentidos com suas múltiplas ações coletivas. A intenção é fazer barulho, explica Zavareze.

O projeto Tardes no Parque, que há dois anos ocupa a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) com instalações e performances, apresenta criações de quatro brasileiros que transitam na fronteira entre as artes do movimento e visuais: “Plantação/Árvores”, de Clarice Lima (São Paulo), “Big bang boom”, de Michelle Martins Moura (Paraná), “Incorpóreo”, de João Penoni e “Cena familiar”, de Celina Portella (ambos do Rio de Janeiro).  

Dedicado ao público infantil, o Panoraminha já atraiu mais de seis mil crianças com sua política de formação de público em parceria com projetos sociais e educacionais. Em sua quinta edição, apresenta os espetáculos “Têtes-à-têtes”, de Maria Clara Villa-Lobos, no Teatro Nelson Rodrigues, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, e “Menu de heróis”, do Núcleo de Dirceu, no Piauí, no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto. Brasileira residente na Bélgica, Maria Clara mistura dança, movimento, vídeo, som e luzes em uma montagem especialmente recomendada para crianças a partir de três anos. Já o Núcleo do Dirceu propõe brincar de ser o que se quiser ser, a partir do que está em volta: isopor com chuteira, garrafa com balão, luva com caixa de papelão, realidade e ficção.

O Panorama 2012 apresenta ainda o Panorama Futuro, que desde 2010 mostra ao público brasileiro a novíssima geração da dança contemporânea mundial, reunindo numa única noite dois artistas em seus vinte e poucos anos: o brasileiro Volmir Cordeiro, com “Céu”, e o francês residente na Tunisia Selim Ben Safia, com “Smurfeddin”. Os espetáculos serão apresentados no Teatro Nelson Rodrigues, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, e no Teatro Armando Gonzaga.

Concebido especialmente para o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o programa Performing Rights Library inclui uma mostra de cinema com trabalhos relacionados à temática de direitos humanos e quatro mesas-redondas nos seguintes eixos temáticos: “Corpo-diverso”, “Corpo-manifesto”, “Corpo-identidade” e “Corpo-ativismo”. O ponto alto da programação é a estreia da videoinstalação “Corpo Santo” no dia 13 de novembro, às 17h (reapresentação no dia 18, às 19h). Desenvolvido pelos artistas visuais Maurício Dias e Walter Riedweg, o projeto documentou os pacientes do IPUB (Instituto de Psiquiatria da UFRJ).

O acervo da Library of Performing Rights – uma coleção de livros, vídeos e publicações especializada em direitos humanos relacionados à arte – passa a integrar o acervo da Videoteca Panorama, e ficará disponível de 13 a 18 de novembro, na Sala de Convivência do CCBB. As sessões de cinema acontecem no Cinema 2, às 17h e às 19h, com mesas redondas no intervalo entre as sessões, sempre às 18h.

Informações: Festival Panorama 2012
De 02 a 18 de novembro – Rio de Janeiro
 
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário