terça-feira, 23 de outubro de 2012

MÚSICO PIAUIENSE JÚLIO MEDEIROS FAZ SHOW INSTRUMENTAL EM SÃO PAULO

 
foto: divulgação

           A turnê SOM D’Arquitetura do músico Júlio Medeiros chega a São Paulo.  A primeira apresentação acontece no dia 11 de novembro, no Museu da Casa Brasileira, a partir das 10 horas da manhã, com entrada gratuita. 
 
          O show é uma mistura de jazz com ritmos regionais e conta com composições próprias do músico e de outros artistas consagrados, como Luiz Gonzaga. O som resulta de um processo de criação que envolve arquitetura e música. É um conjunto de viagens de imagens e sons, afirma o músico e arquiteto Júlio Medeiros.

   A turnê é composta pelos músicos: Júlio Medeiros (baixo), Flaubert Viana (sax), Bruno Moreno (bateria) e Ferdinand Melo (teclados). Já passou pelas cidades de Teresina, Pedro II, Parnaíba (PI), Natal (RN), Fortaleza (CE), Recife(PE), Brasilia (DF) e São Luís(MA).

   O músico também se apresentará no bar de jazz, Madeleine, na Vila Madalena, no dia 14 de novembro. O show tem o aval do Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e o patrocínio da Construtora Sucesso

Serviço:

Museu da Casa Brasileira

Data: 11 de novembro 2012
Horário: 10h
Show gratuito

Endereço:
Museu da Casa Brasileira
Organização Social de Cultura
Av. Faria Lima, 2705 | São Paulo |  11 3032 3727

Madeleine

Data: 14 de novembro 2012
Horário: 21:30h
Endereço: Rua Aspicuelta, 201, Vila Madalena - São Paulo/SP
Reservas: (11)2936-0616
Site: Madeleine


SOBRE O SOM D’ARQUITETURA

            Em dezembro de 2010, o arquiteto e músico teresinense Júlio Medeiros lançou o seu quarto CD SOM D’ARQUITETURA e este ano lança DVD homônimo, produtos que acompanham a turnê do artista pelo país. 

            De acordo com Júlio, a ideia do CD foi traduzir através de composições já consagradas e outras inéditas, o som que lhe é transmitido no processo de criação tanto arquitetônico como musical, em suas palavras, o cd é um conjunto de viagens de imagens e sons

            O disco possui doze faixas e começa com Teresina, de Aurélio Melo e José Rodrigues, apresentada em versão instrumental e com arranjo do próprio Júlio Medeiros; a seguir, Sambaião, que curiosamente aparece duas vezes no CD. Na primeira, a versão original e instrumental de Júlio e Zé Piau ganhou novo arranjo; na segunda, Glauco Luz colocou letra e Carol Costa emprestou voz.  A seguir,  Baião do mestre Luiz Gonzaga, teve o reforço de Adelson Viana. Daí por diante, seguem composições de Júlio já lançadas em outros discos, porém com novos arranjos como Para mim, que foi composta originalmente por Júlio, Boy, Bebeto e André Luiz e que, posteriormente, Glauco Luz colocou letra e Miriam Eduardo gravou em 1999 e que agora recebe a voz da cantora alemã Andrea Canta. Destaque no CD é a faixa Continua, de Roraima e Fábio Nóbrega, que na voz de Andrea Canta, na língua inglesa, dão ao pop um tom de jazz. Dentre as inéditas, Solar da Serra e Choro de Clara, ambas do próprio baixista, destacam-se.


TRAJETÓRIA

            Júlio Medeiros começou a carreira como músico ainda adolescente, na década de setenta, ao lado de Naeno, Zé Piau, Chagas e outros músicos que compunham o Grupo Varanda, em Teresina. Na década de 1980, ganhou alguns festivais regionais,  o que o levou a ter boa visibilidade no cenário artístico piauiense. Posteriormente, ingressou na música instrumental criando ao lado de Boy, André Luis e Bebeto o Grupo Haja Sax . No começo dos anos 90, criou Essa Banda, com Reginaldo Carvalho, Durvalino Couto, Edgar Lippo e outros. Em 1999, criou o Club do Jazz, com Bebeto Paz e Raimundo Mendes. De lá para cá vem criando e participando de Grupos como o Chorando Baixinho e a Banda Improviso, procurando integrar o trabalho de arquiteto ao de músico.  

            Por outro lado, tem-se dedicado a incentivar e a promover a cultura piauiense. Criou vários eventos nas cidades de Água Branca, Teresina, Pedro II, Oeiras e Barra Grande. Em Teresina, em 1997, participou da criação do Teresina Jazz que originou o Artes de Março;  em 2004, criou o Festival de Jazz de Pedro II junto com Eduardo Pereira. Ainda naquele ano participou junto com Fred Maia da criação do Festival de Oeiras. Em 2006, realizou o Festival de Choro em Teresina e, em 2009, o Festival de Jazz de Barra Grande

            Também incentivou, promoveu, participou e gravou discos de grandes artistas piauienses, ao lado de José Dantas, como o grupo Bandolins de Oeiras, Maria da Inglaterra e Naeno

            Júlio Medeiros já participou de shows e gravações com grandes músicos cearenses, como Adelson Viana, Cristiano Pinho, Kátia Freitas e Luizinho Duarte, além de Márcio Rezende, saxofonista carioca radicado em Fortaleza.  No contexto nacional, vale destacar os trabalhos realizados ao lado de Toninho Horta e Artur Maia.

DISCOGRAFIA

1995 - CD Fábula de um arquiteto
1999 - Notas & Croquis
2003 - Pro seu Domingos (homenagem a Dominguinhos)
2010 - Som D'Arquitetura

Conheçam um pouco mais sobre Júlio Medeiros no Myspace.

Um comentário:

  1. SALVE JULIO MEU AMIGO VOU TENTAR TE VER EM S.PAULO. FICO FELIZ DE SABER QUE VC CONTINUA ARQUITETANDO E MUSICANDO, É UMA COMBINAÇAO MUITO BOA, ONDE PRÁ EXERCE-LAS TENS QUE MUITO RÍTIMO E ARMONIA. ESVREVA P´RA MIM. SE VIER AO RIO ME AVISE.
    ADYR MOTTA FILHO

    ResponderExcluir