domingo, 24 de junho de 2012

MASS EFFECT 3 É UM GRANDE JOGO, MAS COM FINAL POLÊMICO


Mass Effect 3, produzido pela Bioware, com distribuição da Electronic Arts, é a síntese de um game de RPG (Role Playing Game) e de FPS (First Personal Shot).  O resultado é uma combinação explosiva e altamente viciante. Em cerca de quarenta horas, o jogador se vê às voltas com viagens interplanetárias, exploração de novos mundos, contato com  raças alienígenas e a missão de salvar a Terra.

A história

Os reapers são uma raça de insectoides que viajam pela galáxia, dizimando planetas, matando seus habitantes e abduzindo parte destes para um fim específico.  Para isto, utilizam naves gigantescas, semelhantes a escorpiões. O comandante terráqueo Shepard tem, entre outras, a missão de buscar o apoio de diferentes raças alienígenas para frear a violenta invasão dos reapers.  No entanto, Shepard não terá vida fácil, pois terá que administrar as animosidades históricas entre algumas dessas raças, como as que existem entre Krogan e Salarian e entre Geth e Quarian.

As cenas de combate remetem a similares famosos, como Call of Duty e Black Ops (os jogadores do modo "zumbi" do Black Ops vão gostar de dar uns tirinhos nos aliens de ME3).  E, falando em combates, o número de baixas no jogo é grande, inclusive dentre os personagens principais.

A polêmica, segundo os fãs da trilogia, está no desfecho da trama, que desagradou boa parte dos jogadores. A Bioware não se desculpou, alegando coerência no desenvolvimento da série, mas lançou um DLC (downloadable content), denominado "extended cut", com cenas adicionais. 

Independente de opiniões contrárias, ME3 é um jogo envolvente e, de certa forma, chocante, tanto no aspecto visual, quanto na proposta do roteiro.  Um meio termo entre "A rebelião das máquinas" e "Independence day", que garante horas de boa diversão.

Disponível para PC, XBOX360 e PS3.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário