sábado, 16 de junho de 2012

MARATONA CULTURAL DURANTE RIO+20 FOMENTA DISCUSSÕES SOBRE MEIO AMBIENTE

CINELÂNDIA, CENTRO CULTURAL CORREIOS, CCBB E CINE ODEON ABRIGAM EXPOSIÇÕES, MOSTRAS DE FILMES E ESTREIAS MUNDIAIS DE CINEMA – TODOS COM ENTRADA GRATUITA

Uma programação recheada de atividades culturais tem o objetivo de contribuir para a conscientização e discussões ambientais fomentadas por ocasião da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada na cidade entre os dias 13 e 22 de junho. Exposições, festival e mostra de cinema com debates e estreias mundiais de filmes são algumas das opções que prometem sensibilizar e mobilizar a população, unindo cultura e sustentabilidade.  A Rio+20 marca os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco 92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

A exposição de fotos ao ar livre A Terra Vista do Céu, do fotógrafo e ativista francês Yann Arthus-Bertrand, estará aberta ao público gratuitamente até o dia 24 de junho, na praça da Cinelândia. Com mais de 130 imagens tiradas em helicópteros nos últimos 20 anos (11 delas da Cidade Maravilhosa e inéditas), a mostra revela tanto as belezas do mundo inteiro quanto a degradação da natureza, causada pelas ações do homem. A exposição é uma iniciativa do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro em parceria com a Prefeitura do Rio.

Já a exposição Oceanos apresenta no Centro Cultural Correios, até o dia 1º de julho, 35 fotos inéditas do fundo do mar captadas pela equipe de realização do filme “Océans”, de Jacques Perrin e Jacques Cluzaud – longa coproduzido pela Disneynature, ganhador do César 2011 de melhor documentário (prêmio considerado o “Oscar” francês). A exposição é uma realização da Aliança Francesa, com patrocínio da Fondation Total.

A partir de 16 de junho, o  GoodPlanet Film Festival traz para o Cine Odeon mostra de filmes com temáticas ambientais, com destaque para duas estreias mundiais: “Amazônia Eterna”, documentário dirigido pelo brasileiro Belisario Franca, e “Planeta Oceano”, de Yann Arthus-Bertrand e Michael Pitiot. Todos os filmes do festival tratam de questões fundamentais para o futuro do planeta numa linguagem acessível e com belas imagens, sem deixar de ser contundente. Serão seis dias dedicados a seis temas: Sustentabilidade urbana, Água, Florestas, Oceanos, A luta contra as alterações climáticas e Objetivos para o Desenvolvimento do Milênio.

Além dos filmes, a mostra contará com palestrantes como Shalini Vajjhala, da Agencia de Proteção Ambiental dos Estados Unidos; Jean Jacques Moineville, Diretor Executivo de Operações da Agência Francesa de Desenvolvimento; e o Príncipe Albert II de Mônaco, além de representantes de organizações do setor. A The GoodPlanet é uma fundação presidida por Yann Arthus-Bertrand cuja missão é estimular o debate público sobre os desafios do desenvolvimento sustentável, além de promover projetos solidários que atuem de forma positiva contra as mudanças climáticas e ambientais.

O filme Amazônia Eterna, de Belisario Franca, é destaque do GoodPlanet Film Festival trazendo uma nova visão sobre as possibilidades de convivência harmônica entre a exploração da economia verde e a manutenção do ecossistema amazônico. O documentário apresenta nove projetos com propostas bem sucedidas do uso da floresta de maneira sustentável, beneficiando diretamente a população local e promovendo boas parcerias econômicas. Atividades como agricultura, pesca, pecuária e extrativismo são desvendadas sob o respaldo de especialistas, entre eles o economista Sérgio Besserman, a ambientalista Bertha Becker, e o ecologista Virgilio Viana, além do depoimento de amazônidas.

E, ainda na seara do cinema, o Cinesul 2012 - Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo promove a sua mostra ambiental, entre os dias 12 e 15 de junho. Este ano, essa temática conta com 15 filmes – seis longas metragens de documentários, um curta de ficção e oito curtas de documentário – com temas que variam entre mineração, populações indígenas, agrotóxicos e outros. O Brasil marca presença com dez produções, entre elas os longas de documentário “O Abrigo” e “Sagrada Terra Especulada - a luta contra o setor Noroeste”; Panamá e Espanha são representados cada um por um longa documentário, a Argentina apresenta um curta e a Guatemala, dois. A mostra será exibida no CCBB como parte da programação do centro para a Rio +20. A 19ª edição do Cinesul traz 69 produções de países latino-americanos e da Península Ibérica para competição nas categorias ficção e documentário de longas e médias e curtas-metragens. O festival acontece no Rio de 12 de junho a 1º de julho, no Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Correios e Instituto Cervantes. O patrocínio é do Banco do Brasil e dos Correios.

Serviço:


Exposição A Terra Vista do Céu
Local: Praça da Cinelândia
Período: de 27 de abril a 24 de junho de 2012
Entrada franca e classificação livre

 
Exposição Oceanos
Local: Centro Cultural Correios
Endereço: Av. Visconde de Itaboraí, n° 20, Centro
Período: de 17 maio a 1° de julho de 2012
Visitação: terça a domingo, de 12h às 19h
Entrada franca e classificação livre

 
GoodPlanet Film Festival
Local: Cine Odeon
Período: de 16 junho a 21 de junho de 2012
Entrada franca

Amazônia Eterna
Local: Cine Odeon, dentro do GoodPlanet Film Festival
Exibição: dia 18 de junho, às 20h, seguida de debate
Entrada franca

Cinesul 2012 – Mostra Ambiental
Local: CCBB – sala de cinema 2
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
Período: de 12 a 15 de junho de 2012
Entrada franca

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário