sábado, 29 de agosto de 2009

TRATAMENTO NATURAL NO COMBATE À RINITE E À SINUSITE


A rinite é uma patologia aguda ou crônica que se caracteriza pela inflamação da mucosa nasal. Atinge milhares de pessoas no mundo todo e incluo-me nessa estatística.

Há anos sofro com eventuais crises e os inconvenientes dessa doença que se converte em sinusite sem esforço. Sempre fui avesso a remédios, apesar do enorme desconforto do congestionamento nasal. Resistia, na medida do possível, ao uso de medicamentos indicados no trato da rinite ou sinusite, fossem estes antibióticos, anti-inflamatórios ou mesmo os descongestionantes nasais. Mas não me havia jeito. As dores nos seios nasais e paranasais, na nuca e na cabeça não me permitiam fugir desse “bombardeio” ao organismo.

Há pouco mais de um ano, porém, o quadro "Pergunte ao Dr. Oz", exibido no programa televisivo de Oprah Winfrey, esclareceu as dúvidas dos espectadores relacionadas ao tema rinite e apresentou uma forma auxiliar de prevenção e combate à doença que me interessou de imediato. O Dr. Oz perguntou à plateia quem sofria de rinite, ao que quase todos corresponderam estendendo um dos braços. Em seguida, convidou uma dessas pessoas a ir ao palco para ajudá-lo a demonstrar a maneira correta de utilizar o lota (pronuncia-se "lôta").

Lota é um recipiente em cerâmica esmaltada e refratária, com aparência de uma pequena chaleira, utilizado para a higienização das narinas. Para usá-lo, basta amornar água com um pouco de sal de cozinha e encher o recipiente com a mistura. A água morna funciona como agente vasodilatador enquanto o sal, dissociado em cloro e sódio, tem função bactericida e antisséptica. Após isso, o usuário deverá curvar o tórax para a frente e introduzir o bico do lota em uma de suas narinas. Em seguida, já respirando pela boca, basta inclinar levemente a cabeça para que a água salgada saia pela outra narina. Finalmente, é só assoar o nariz e repetir a operação iniciando com a outra narina.

O que me chamou a atenção nesse método foi o fato de ser totalmente natural, sem qualquer contraindicação e recomendado para pessoas acima dos oito anos de idade. Já conversei com alguns otorrinolaringologistas sobre o lota, que afirmaram não ter conhecimento sobre o assunto. Se os especialistas desconhecem o método, o melhor que posso fazer é afirmar, pela minha experiência pessoal que o alívio na utilização do lota é, de fato, imediato. Desde que passei a usá-lo, há pouco mais de um ano, não mais fiz uso de descongestionantes nasais. E julgo importante divulgar isso. É claro que em eventuais crises, recorro ao Claritin ou outro medicamento prescrito. Mas, felizmente, recorrer a remédios tornou-se exceção. Houve uma época em que nos meses de abril e maio eu convivia não só com a rinite e a sinusite, também com a amigdalite.

Ainda em relação ao uso do lota, recomenda-se ainda acrescentar, nos casos de rinite, duas gotas de limão, e, nos de sinusite, duas gotas de extrato de própolis. Desaconselho o própolis, devido a ardência intensa. Quanto ao uso do limão, não posso opinar. É claro que mesmo no caso de utilizar apenas água morna e sal, dependendo do grau de inflamação da mucosa haverá ardência local. Para contornar isso, basta revezar o lota de uma a outra narina e assoar o nariz em cada revezamento. Aos poucos, a ardência cederá.

No RJ, o lota pode ser encontrado na Alergo House, no Leblon (onde o adquiri), que o vende também pela internet.

Para informações detalhadas sobre a origem, os benefícios e a utilização do produto, visite a página oficial Lota.com e assista ao vídeo demonstrativo.

50 comentários:

  1. Que boa dica Francisco.
    Minha filha usa descongestinantes Nassais
    quando é acometida de renite alergica.
    vou sugerir a mudança.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Acabei de usar com limão, quase não ardeu! =)

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada! Valeu!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela dica Francisco, sou importunada por acesso de rinite e sinusite e já não sabia o que fazer.Ainda não tenho o lota mas vou providenciar aqui em Salvador.valeu !!

    ResponderExcluir
  5. Vou correndo fazer...depois comento o resultado.

    ResponderExcluir
  6. Nossa essa dica foi maravilhosa! Acabei de achar na internet essa dica em outro blog pq neste momento estou em crise forte e encontrei esse métado, como não tenho esse recipiente fiz com um copo e olha fiquei surpreendida, agora vou adquirir essa lota com o extrato de propolis sugerido para dar continuidade ao tratamento. Muito grata pela dica. bjs

    ResponderExcluir
  7. INFORMAÇÃO MUITO BOA E ECONÔMICA; POIS O salsep (CLORETO DE SÓDIO 9 MG/ML), tem que ser adquirido em farmácias a um custo relativamente alto. O resultado é igual ao produto comprado. Valeu.

    ResponderExcluir
  8. Estou precisando urgente usar esse método, obrigada

    ResponderExcluir
  9. Olá, boa noite,
    adquiri um lota através de uma amiga, bem no início de uma crise de sinusite, muito me ajudou o lota, apenas com água morna e sal, quando passei a utiliza-lo com o própolis não ardeu nada e a eficacia do lota foi maior ainda, e ainda por cima sem efeitos colaterais!
    Boa noite e paz a todos

    ResponderExcluir
  10. MEU FILHO TEM RINITE ALERGICA E O MEDICO DE CIRUGIA E PESCOÇO DELE RECEITOU SORO FISIOLOGICO COM 5ML EM CADA NARINA !! MAIS FACIL QUE ISSO!!! COM UMA SIRINGA SE TORNA SUPERFACIL.ESPERO QUE A DICA TBM SIRVA.

    MAS A MATERIA É MARAVILHOSA , OBRIGADA POR TER COMPARTILHADO .
    CRISTIANE /SALVADOR-BA

    ResponderExcluir
  11. acho muito importante ter pessoas com o coração bondoso de repassar para as outras pessoas o que lhe fez bem. ja andei atras de comprar a LÔTA, mas aqui em belem do pará ja andei por vários cantos,mas não encontrei. ficaria muito grato de receber como presente ou mesmo pagando a lôta, pois tenho um flho que sofre desse mal ( rinite e sinusite ) ele só tem 8 anos de idade, sei que as pessoas de bom coração erdarão os reinos dos céus, e muito bom ser bom, façam isso por ele. meu endereço é rua mariano, nº55, belém-pará, cep 66645-415, meu e-mail é adilaelvd@hotmail.com, e se um dia alguem precisar de um produto que não tenha em sua região ficarei muito orgulhoso e mandarei com muito carinho. desejo a todos um ano novo repleto de felicidades e muita saúde, pois os dois se conbinam , e que nosso DEUS maravilhoso encha nossos corações de muita paz e fraternidade.dd 91- 88844333

    ResponderExcluir
  12. onde adquiri a lota um site

    ResponderExcluir
  13. Anônimo FEV 21,2012 15:40 PA

    Adorei essa dica de tratamento para rinite,vou fazer agora mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Eu faço uso do soro fisiológico nas narinas e realmente é indispensável. A alguns anos atrás entrei numa dieta especial e deixei os refinados, açúcar e leite... durante o período de abstinência as minha narinas não entupiram... em um certo período que voltei a comer derivados do leite... em um momento de gripe.. passei por uma crise.. e fui obrigado que usar medicamento para desentupir as narinas. O leite é alergênico e a abstinência deste tem me trazido grande alívio.

    ResponderExcluir
  15. Até onde eu sei, não pode ser sal de cozinha não - tem que ser sal não iodado - sem iodo.

    ResponderExcluir
  16. vou tentar esse metado pq estou sofrendo muito com isso

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pela importante dica. SAÚDE PARA TODOS!!!

    ResponderExcluir
  18. ola gente e muito bom isso mesmo e vcs podem usar ate 3 vezes ao dia so nao pode usar qdo o nariz estiver congestionado. Eu recomendo porque ja uso ha um ano e ajuda mesmo

    ResponderExcluir
  19. estou fazendo uso do sal e já estou sentindo o efeito de alivio.

    ResponderExcluir
  20. estou fazendo uso do sal e já estou sentindo o efeito de alivio.

    ResponderExcluir
  21. gostara de saber uma receita natural dpara sinusite renite otite minha filha te 8 anos e sofre muinto com isso...

    ResponderExcluir
  22. acabei de fazer, como não tenho lota, fiz com um pequeno frasco, olha que diminuiu muito a dor de cabeça e do ouvido. ah, fiz com limão, coado em uma mexa de algodão e água morna, arde um pouquinho.

    ResponderExcluir
  23. Muito obrigada! Vou experimentar esse método.

    ResponderExcluir
  24. qual a melhor dica de remedio natural para rinite e sinusite ? por favor quem tiver uma boa indicaçao por favor mi ajude ficarei grato

    ResponderExcluir
  25. Respostas
    1. Oi, Daniele! No lado direito da página de Intervalo Cultural há um link para a Alergo House, nossa parceira de divulgação. Lá você encontrará o Lota disponível para venda. Ok? Abraço grande!

      Excluir
    2. Qual o tamanho da lota que aconselha comprar, a pequena ou a grande? obrgd

      Excluir
    3. Olá, o tamanho do lota depende do usuário, se adulto ou criança.

      Excluir
  26. Quanto ao tamanho do lota, o pequeno atende bem à finalidade. No site da Alergo House há a seguinte orientação:

    "Disponível na cor Branca e em dois tamanhos, o P 250 ml, mais adequado para pessoas que tenham narinas estreitas, crianças acima de oito anos, adolescentes e mulheres, e o tamanho G 350 ml, mais adequado para pessoas que tenham narinas abertas e adultos".

    Então, a questão do tamanho fica a critério do(a) interessado(a). Ok?

    ResponderExcluir
  27. ola,pessoal a dica da lota é legal,do soro,mas já fazem 3 meses que eu uso óleo de copaíba,coloco 1 gota em cada narina uma vez por dia.No 1 dia ardeu mas hoje já estou quase curada,minhas narinas já estão bem melhores de quando comecei o tratamento.Hoje já coloco 2 gotas em cada narina e já coloquei muito pus e catarro pelo nariz e confio em Deus que vou ficar curada definitivamente e nunca mas vou usar nada,já limpei até o meu pulmão, expelindo catarros pela fezes e escarros. Óleo arde muito nos primeiras semanas.Não tomo mas nada de remédios a base de corticoides e antibióticos.Recomendo cautela,pois óleo de copaíba atinge os rins e figados,se alguém tem problemas nesses órgãos não usem.Ele acelera o funcionamento dos mesmos.E com relação ao pulmão quando coloco o óleo nas narinas ele desce pela garganta e vai goela a baixo,pode tomar um chá com 4 gotos do óleo 2 vezes por dia também,foi assim que atingiu meus pulmões até asma acabou.cuidado com sintomas estranhos pois até remédios naturais podem matar.obrigado!

    ResponderExcluir
  28. só uma correção é Óleo de andiroba,vendido em lojas de produtos naturais e não de copaíba como havia escrito,desculpa.valeu!

    ResponderExcluir
  29. ola meu nome e edson recomendo tomar bastante suco de melao ajuda bem

    ResponderExcluir
  30. já fiz esse processo de água com sal nas narinas,mas também fui recomendado o cuidado com a pressão devido o sal,por isso parei de fazer,tenho problemas sério com a renite e garganta,fico até roca nos mês de maio e junho todo ano e acabo apelando para tomar antibióticos,anti-inflamatórios com receitas médica.

    ResponderExcluir
  31. Bem interessante, será que encontro o lota em Brasilia? Vou procurar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edna! Não tenho como responder a isso. Aqui no RJ, se a memória não me trai, há uma loja que vende para todo o país.

      Excluir
  32. estou sofrendo muito com sinusite, me indicarão o uso do estrato da propolis mas nao sei como se usa se alguem souber me responda agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, extrato de própolis, para quem sofre de sinusite, provoca ardência e dor. A higienização nasal, com água morna e sal, como proposto pelo uso do lota, alivia os sintomas, mas não exclui a medicação adequada. Estimo sua melhora!

      Excluir
  33. Levei minha filha no otorrino ele receitou o uso de uma seringa grande , no caso deitar a cabeça para traz e aplicar em cada narina por vez , o liquido sai na garganta e tem que engolir . Foi ótimo pra ela!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristiane. A vantagem do lota é que não há necessidade de engolir. A água entra por uma narina e sai pela outra. Fico feliz que o método indicado pelo otorrino tenha funcionado para sua filhota.

      Excluir
    2. Cristiane, pode ser feito sim com seringa sim, nessa posição usada com a Lota. Sou Fisioterapeuta pediátrica e adoto essa técnica para higiene nasal dos meus pacientes, com excelente eesultado. Nessa posição que mencionou, lava somente a via pri cipal do nariz, mas os seios paranasais, onde a secreção fica retida, não consehue lavar. Qualquer coisa, entre em contato cyaraujos@yahoo.com.br. Cynara, Salvador/BA

      Excluir
    3. Cristiane, pode ser feito sim com seringa sim, nessa posição usada com a Lota. Sou Fisioterapeuta pediátrica e adoto essa técnica para higiene nasal dos meus pacientes, com excelente eesultado. Nessa posição que mencionou, lava somente a via pri cipal do nariz, mas os seios paranasais, onde a secreção fica retida, não consehue lavar. Qualquer coisa, entre em contato cyaraujos@yahoo.com.br. Cynara, Salvador/BA

      Excluir
  34. Estou gravida e não quero fazer uso de medicamentos,lavo o nariz com 10ml de soro e 2 gotas de propolis como não tenho a "lota"uso seringa(sem agulha),repito varias vezes ao dia com 2 dias de uso minha sinuzite some e o alivio da face e da dor de cabeça e ouvido tb.

    ResponderExcluir
  35. Ótimo como nao encontrei a lota, estou usando com um aspirador nasal de bebê que comprei na farmácia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leidy Capistrano! O lota é vendido pela Alergo House (https://www.alergohouse.com.br). A loja está localizada no bairro do Leblon. Se você não for do Rio de Janeiro, poderá adquirir o lota pela internet. Ok?

      Excluir
  36. I and also my friends were found to be taking note of the good pointers found on the blog and the sudden came up with an awful feeling I never thanked the web blog owner for those secrets. Most of the people had been as a consequence glad to see all of them and already have without a doubt been using those things. Thank you for simply being very helpful and also for going for this sort of outstanding subject areas most people are really desirous to be aware of. Our own honest regret for not expressing gratitude to earlier.aparelho ronco brasilia

    ResponderExcluir
  37. Eu faço com soro fisiológico mas durante a infância minha mãe usava uma seringa... gostei da matéria, ressaltou muitos pontos interessantes.

    ResponderExcluir