quarta-feira, 25 de outubro de 2023

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CÓDIGO-FONTE DAS URNAS ELETRÔNICAS

Procedimento realizado pela Justiça Eleitoral acontece regularmente, pelo menos um ano antes de cada eleição

Com um ano e dois dias de antecedência das Eleições Municipais de 2024, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, anunciou a abertura do código-fonte da urna eletrônica e dos sistemas eleitorais para inspeção pelas entidades fiscalizadoras.

A solenidade marca o início do Ciclo de Transparência Democrática - Eleições 2024. Para entender tudo sobre o assunto, confira seis pontos importantes:

1) O que é o código-fonte?

É o conjunto de comandos escritos em linguagem de programação de computador que dizem como os programas devem funcionar. O código-fonte da urna eletrônica nada mais é, então, que o conjunto de instruções às quais os sistemas eleitorais, desenvolvidos pelo TSE, obedecem.

Desde o dia 04 de outubro de 2023, o código-fonte está integralmente aberto para inspeção de entidades fiscalizadoras que representam a sociedade civil nas etapas de auditoria e fiscalização do processo eleitoral.

2) O que é essa abertura?

É um procedimento realizado pela Justiça Eleitoral que acontece regularmente, antes de cada eleição, e é regulamentado pela Resolução TSE nº 23.673/2021, que trata das ações de fiscalização do sistema eletrônico de votação. A solenidade é uma ação obrigatória do TSE, prevista na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), e ocorre desde 2002.

A partir das Eleições de 2022, o TSE ampliou de seis meses para um ano antes do pleito o período de fiscalização do código-fonte. Este ano, por exemplo, o código-fonte foi aberto faltando um ano e dois dias para as Eleições Municipais de 2024. O evento marca o início de 40 oportunidades de auditorias no curso do processo eleitoral.

A abertura do código-fonte da urna reafirma o compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência e a segurança do sistema eletrônico de votação, bem como com o fortalecimento da democracia.

3) Até quando as entidades podem realizar a inspeção?

As entidades fiscalizadoras poderão inspecionar o código-fonte até a cerimônia de lacração dos sistemas eleitorais, que acontece semanas antes das eleições.

4) Quem pode inspecionar?

Ao longo desse período, instituições públicas, órgãos federais, partidos políticos, universidades e a sociedade civil poderão acompanhar e analisar o código, mediante agendamento prévio, inclusive com acesso a todo o conjunto de softwares da urna eletrônica e dos sistemas eleitorais.

Com a alteração na Resolução TSE nº 23.673/2021, que atualiza a lista de entidades legitimadas a fiscalizar o processo eleitoral brasileiro, 14 instituições estão autorizadas a acompanhar as fases de auditoria das urnas e dos sistemas eleitorais.

São elas: partidos políticos, federações e coligações; Ordem dos Advogados do Brasil; Ministério Público; Congresso Nacional; Controladoria-Geral da União; Polícia Federal; Sociedade Brasileira de Computação; Conselho Federal de Engenharia e Agronomia; Conselho Nacional de Justiça; Conselho Nacional do Ministério Público; Tribunal de Contas da União; Confederação Nacional da Indústria, demais integrantes do Sistema Indústria e entidades corporativas pertencentes ao Sistema S; entidades privadas brasileiras, sem fins lucrativos, com notória atuação em fiscalização e transparência da gestão pública, credenciadas junto ao TSE; departamentos de tecnologia da informação de universidades credenciadas junto ao TSE.

5) Onde acontece essa inspeção?

Todos os programas e sistemas permanecerão abertos, em tempo integral, numa sala de vidro clara, iluminada e pública, localizada no subsolo do prédio TSE, para que as instituições possam fiscalizar.

A Justiça Eleitoral prepara um ambiente seguro para deixar os sistemas a serem utilizados na eleição à disposição das entidades fiscalizadoras interessadas, que podem utilizar ferramentas automatizadas para identificar erros ou más práticas de programação e até solicitar os esclarecimentos que julgarem necessários ao Tribunal.

6) Investigadores(as) do Teste da Urna também têm acesso ao código-fonte?

Os pré-inscritos no Teste Público de Segurança (TPS) da Urna 2023, que vai ocorrer de 27/11 a 1/12, também puderam inspecionar o código-fonte da urna em períodos específicos: entre os dias 9 e 13 de outubro ou de 16 a 20 do mesmo mês. As informações obtidas pelos pré-inscritos durante a inspeção serão utilizadas para subsidiar os planos de testes apresentados à Comissão Reguladora do evento, que poderá opinar pela aprovação ou não dos documentos.

Na semana do Teste da Urna, investigadores(as) também terão oportunidade de avaliar o código-fonte a qualquer momento, uma vez que o conjunto de comandos permanecerá aberto para verificação em equipamentos montados no mesmo ambiente em que ocorre o evento.

O Teste Público de Segurança da Urna é voltado a especialistas com interesse em colaborar com a Justiça Eleitoral no aprimoramento dos sistemas eletrônicos de votação e apuração. Desde a primeira edição, em 2009, o Teste contribui para que ocorram avanços no processo eleitoral. O evento enfatiza, ainda, o caráter de colaboração da sociedade com a Justiça Eleitoral.

Fonte: TSE

domingo, 1 de outubro de 2023

PROMOÇÃO "GOL, O GRANDE MOMENTO DOS GAMES"

Quem ama futebol, adora ver gols. E é isso que leitores e amigos de INTERVALO verão nesta promoção, pois são vocês que irão ajudar a eleger os gols mais bonitos da temporada 2022-2023 de nossos jogos com o Serrano E. C. e o Velo Clube, no FIFA 22 para PS4, em diferentes competições (campeonatos nacionais, Copas e Uefa Champions League).


Há gols de todas as formas: chutes à distância, cabeça, cobranças de escanteio, por cobertura, nos ângulos, bolas rasteiras etc. Em alguns dos lances concorrentes, leitores e amigos de INTERVALO verão apenas o gol anotado e em outros, a construção da jogada que originou o gol.


Mas adiantamos que os interessados estarão diante de um grande problema, pois só listamos golaços!


REGULAMENTO


1) A promoção terá 3 (três) fases distintas:


FASE 1: gols do Serrano E. C. - período para votação: de 01/10/2023 a 31/10/2023;


FASE 2: gols do Velo Clube - período para votação: de 01/11/2023 a 30/11/2023;


FASE 3: gols dos adversários do Serrano E. C. e do Velo Clube - período para votação: de 01/12/2023 e 31/12/2023.


2) Cada FASE disponibilizará 13 (treze) gols que estarão concorrendo a categoria de mais bonitos da temporada 2022-2023;


3) A participação na votação em qualquer das FASES correrá de forma independente. Ou seja, não haverá obrigatoriedade de participação em qualquer das FASES. Caso o interessado se inscreva na FASE 1, poderá ou não inscrever-se nas FASES seguintes. Da mesma forma, caso o interessado se inscreva na FASE 2 ou na FASE 3, poderá ou não ter se inscrito nas FASES anteriores;


4) Para participar da promoção, basta aos interessados enviar um e-mail para o endereço intervalo.rj@gmail.com, indicando o seguinte:


- no campo assunto, PROMOÇÃO GOL; e:


- no corpo da mensagem, a indicação dos 5 (cinco) gols de sua preferência na respectiva FASE, relacionando o número do jogo e o nome do autor do gol (há jogadores que concorrem com mais de um gol).


5) Cada interessado só poderá fazer apenas uma inscrição por FASE;


6) Ao fim de cada FASE, os inscritos concorrerão a brindes por sorteio, os quais serão encaminhados via Correios, sob registro (para monitoração da entrega). O resultado dos sorteios (bem como a relação dos gols mais votados em cada FASE) será divulgado no blog de Intervalo (https://intervalocultural.blogspot.com), nas semanas seguintes ao término do período de inscrições da respectiva FASE;


7) Os gols indicados para votação, em cada FASE, concorrerão (simbolicamente) ao Prêmio Puskás:

 


- de Platina (o primeiro mais votado);

- de Ouro (o segundo mais votado);

- de Prata (o terceiro mais votado);

- de Bronze (o quarto mais votado);

- Menção Honrosa (o quinto mais votado).

 

8) Os gols que concorrerão nas FASES 2 e 3 serão liberados para votação no dia 01/11/2023 e 01/12/2023, respectivamente, no blog de INTERVALO.


9) Dúvidas sobre este regulamento poderão ser encaminhadas para o e-mail de Intervalo, indicado no item 4.



APITA O ÁRBITRO! ESTÁ VALENDO!



FASE 1: inscrições de 01/10/2023 a 31/10/2023


Concorrem na FASE 1 (SERRANO E. C.) os seguintes gols:


Jogo 10 - gol de Kliment Todorov - na partida contra o Elfsborg, pelo campeonato sueco:

 


 

Jogo 33 - gol de Laure Santeiro - na partida contra o Göteborg, pelo campeonato sueco:

 


 

Jogo 57 - gol de Gabriel Martinelli - na partida contra o Valencia, pela Uefa Champions League:



Jogo 61 - gol de Lorenc Dragusha - na partida contra o Degerfors, pelo campeonato sueco:



Jogo 75 - gol de Ferran Torres - na partida contra o Sirius, pelo campeonato sueco:

 


Jogo 78 - gol de Henrik Danielsson - na partida contra o Göteborg, pelo campeonato sueco:

 


Jogo 85 - gol de Henrik Danielsson - na partida contra o Elfsborg, pelo campeonato sueco:

 


Jogo 99 - gol de Joshua Barbier - no jogo de ida contra o Vitória de Guimarães, pela Uefa Champions League:

 


Jogo 113 - gol de Ferran Torres - no jogo de volta contra o Vitória de Guimarães, pela Uefa Champions League:



Jogo 116 - gol de Isidoro Díaz - na partida contra o Degerfors, pela Copa da Suécia:



Jogo 164 - gol de Eduardo Camavinga - no jogo de ida contra o Bohemians FC, na fase de classificação para a Uefa Champions League:



Jogo 166 - gol do estreante Juanma Bustos - no jogo de volta contra o Bohemians FC, na fase de classificação para a Uefa Champions League:



Jogo 176 - gol do estreante Luka Romero - na partida contra o Mjällby, pelo campeonato sueco.


Jogo 215 (Bônus) - gol de Liam Delap - na partida contra o Milan, no jogo de ida oitavas de final da Uefa Champions League.

 

Agradecemos a gentileza e desejamos boa sorte aos participantes!

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

HACKEANDO HUMANOS: COMO PREVENIR ATAQUES CIBERNÉTICOS POR PHISHING

Nem todos os hackers criminosos têm a formação técnica necessária para lançar ataques cibernéticos avançados. Na verdade, a maioria dos atacantes prefere concentrar a atenção no aspecto mais crítico e acessível da segurança: pessoas.

É por isso que pessoas como você são chamadas de a última linha de defesa. Você é a medida final de segurança. Você é quem identifica as tentativas de phishing e outros golpes maliciosos. As decisões que você toma acabam por determinar a força das defesas físicas e cibernéticas da sua organização.

Novas tecnologias de segurança surgem para ajudar a mitigar tais ameaças. Se essas tecnologias fossem perfeitas, o crime cibernético provavelmente deixaria de existir. Os filtros de e-mail e firewalls são excelentes exemplos: bloqueiam 99% das mensagens maliciosas e de spam, mas esse 1% ainda existe. Cabe a você, a última linha de defesa, ser o firewall, pois a tecnologia falha.

Esse é um conceito especialmente importante para os engenheiros sociais — golpistas que recorrem à manipulação psicológica para atingir objetivos


Lembre-se: engenheiros sociais hackeiam seres humanos, e não computadores.


O principal trabalho deles é levar as pessoas a falhar. Aqui estão algumas maneiras de garantir que golpistas não burlem a última linha de defesa:

1) Mantenha o ceticismo. Golpistas ganham a vida tentando convencer as pessoas a agir de maneira inconsequente. Nunca suponha que alguém é quem realmente diz ser.

2) Preste atenção aos sinais de alerta. O phishing é o principal vetor de ataque. Torne um hábito a leitura de cada e-mail como se fosse um golpe e preste atenção aos sinais de alerta, como erros gramaticais e linguagem ameaçadora ou urgente.

3) Preste atenção. Erros podem ser facilmente evitados se você mantiver a calma e usar a consciência situacional. Os incidentes de segurança acontecem quando pessoas distraídas tomam decisões rápidas e descuidadas.

4) Pense como um golpista. Sempre que receber uma solicitação de dinheiro ou de dados confidenciais, tente determinar a probabilidade de que a solicitação seja maliciosa. Pergunte-se: O que um golpista faria?


HÁBITOS DOS FIREWALLS HUMANOS

 

Um firewall humano é o indivíduo que compreende que proteger dados significa proteger as pessoas. Assim sendo, desenvolva cinco hábitos comuns de segurança pelos quais os firewalls humanos são conhecidos.

 

1) Pense antes de clicar

Os ataques de phishing continuam sendo a principal estratégia usada por criminosos cibernéticos. Eles inundam as organizações com e-mails que contêm links e documentos maliciosos, cientes que basta um clique descuidado para terem sucesso. Firewall humano é pessoa que lê os e-mails com atenção, passa o mouse sobre links para conferir o URL completo e trata todas as solicitações e dados sigilosos com ceticismo.


2) Use a consciência situacional

Consciência situacional é saber o que está acontecendo ao seu redor e se manter alerta. Ao viajar ou trabalhar remotamente, tome precauções extras para garantir que seus dispositivos não sejam danificados, perdidos ou furtados. Se estiver trabalhando em um local público ou em um meio de transporte, priorize a sua privacidade e assegure-se de que ninguém consiga ver sua tela.


3) Respeite o acesso

Acesso refere-se a tudo, desde credenciais de login até crachás ou cartões-chave que o permitam entrar em áreas seguras Respeitar o acesso significa garantir que qualquer autorização que tenha sido concedida a você nunca seja usada de forma indevida, não importa o motivo. Esse processo inclui ações como bloquear estações de trabalho quando não estão em uso, bem como manter senhas fortes para cada conta e dispositivo.


4) Denuncie os incidentes

Incidentes acontecem. E denunciá-los é a melhor maneira de mitigar danos e reduzir riscos futuros. Uma porta de segurança deixada aberta. Uma pessoa desconhecida rondando pelo escritório. Um e-mail de phishing. Um dispositivo inteligente ou um computador de comportamento incomum. Como um firewall humano forte, é seu dever denunciar esses tipos de incidentes o mais rápido possível.


5) Siga as políticas de segurança

As políticas de segurança estabelecem os padrões de como os dados são coletados, armazenados, transferidos e destruídos, quando não mais necessários. Existem para garantir que a privacidade de funcionários, clientes, consumidores e parceiros permaneça intacta. O não cumprimento das políticas de segurança pode levar a violações de dados e a outros incidentes prejudiciais.


A CONSCIÊNCIA SITUACIONAL EM AÇÃO


Há situações em que a consciência situacional pode aumentar a segurança geral. Veremos como isso funciona analisando três cenários específicos com os quais a maioria das pessoas se depara no dia a dia.


Em trânsito


Ao viajar ou trabalhar remotamente, a conscientização em segurança exige responsabilidades adicionais para garantir a segurança de seus dados:


Mantenha a discrição. Evite acessar ou discutir qualquer assunto que possa ser considerado confidencial. Nunca se sabe quem pode estar à espreita.


Vigie os seus pertences. Perder um telefone, notebook ou tablet não só é estressante, mas também coloca seus dados em risco.


Evite usar estações públicas de carregamento. Criminosos cibernéticos são conhecidos por comprometer as estações públicas de carregamento por USB e usá-las para infectar dispositivos móveis com malwares.


A consciência situacional consiste em uma mentalidade simples e eficaz que ajuda a manter organizações e pessoas seguras. Faça dela parte de sua rotina diária no trabalho, em casa, em qualquer lugar.


No local de trabalho


A segurança física requer o mesmo nível de atenção dado à segurança digital. Não ignore estas ações:


Mantenha um espaço de trabalho organizado. Isso o ajudará a evitar a perda de itens importantes, como chaveiros ou cartões, e de documentos que contenham informações sigilosas.


Bloqueie sua estação de trabalho. Mesmo que você se ausente por apenas alguns minutos, bloqueie sua estação de trabalho quando não estiver em uso.


Descarte corretamente. Se você precisar de fazer cópias físicas de documentos que contenham informações confidenciais, não deixe de fragmentá-los quando não mais necessários.


Em home office


Independente da frequência com que trabalha em casa, faça da consciência situacional parte do seu dia a dia:


Proteja a sua rede. Proteja seu roteador e rede Wi-Fi com senhas fortes e únicas. Considere a possibilidade de criar uma rede de convidados para os visitantes.


Separe as informações profissionais das pessoais. Nunca use contas ou dispositivos profissionais para atividades pessoais. Assegure-se de que ninguém em sua casa tenha acesso a dados relacionados ao trabalho.


Faça uso correto de assistentes digitais. Assegure-se de que seus dispositivos inteligentes e assistentes digitais controlados por voz não possam escutar nem ter acesso a informações confidenciais.

 

 

 Fonte: The Security Awareness Company

domingo, 24 de setembro de 2023

MARIA, EM TRÊS TEMPOS: A CRÍTICA SOCIAL BEM HUMORADA DO QUADRINHISTA HENRIQUE MAGALHÃES

Diz a sabedoria popular que uma imagem vale mais que mil palavras.

Nas tiras da Maria, personagem criada pelo quadrinhista, professor e pesquisador de histórias em quadrinhos Henrique Magalhães, o humor ácido e as críticas inteligentes se combinam numa mistura que nos deixa sem palavras.  

Melhor, então, é deixarmos que ela, personagem viva e idolatrada por um sem número de fãs pelo país e até no exterior, encontre as palavras justas que nos deliciam e nos fazem sair do lugar comum.

 
Leiam quadrinhos!

CONHEÇA OS SERVIÇOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E OUTROS DESTINADOS A PESSOAS EM CUMPRIMENTO DE PENA, DA FUNDAÇÃO SANTA CABRINI/RJ

 
O governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Fundação Santa Cabrini (FSC), é responsável pela capacitação e aperfeiçoamento profissional da população em cumprimento de pena, com o objetivo de promover a sua reintegração ao mercado de  trabalho e contribuir, assim, com a redução da reincidência criminal.

Por meio de ação em conjunto com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), foi idealizada a FSC Itinerante, uma iniciativa que levará aos interessados os seguintes serviços oferecidos pela Fundação:

- documentação civil
- assistência social
- capacitação profissional
- empregabilidade
- pecúlio
- apoio psicológico

O cadastro deverá ser realizado, com RG e CPF, nos patronatos da SEAP/RJ (relacionados abaixo) ou na sede da Fundação Santa Cabrini.

Atendimento nos Patronatos

1) Campo Grande
Rua Irajuba, n° 567 - às quartas, quintas e sextas-feiras, das 10h às 16h

2) Centro
Rua Senador Pompeu, n° 87 - às segundas, quartas e quintas-feiras, das 10h às 16h

3) São Gonçalo
Rua Oliveira Botelho, n° 1677 - Neves (às terças, quartas e quintas-feiras, das 10h às 16h
 
Atendimento na Fundação Santa Cabrini
 
Largo do Machado, n° 48 - Catete/RJ, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h - tel: (21) 99301-5215
 
....
 
Já o projeto Mudar de Vida: Perspectivas Além do Horizonte é uma parceria entre a FSC e o Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT) da UERJ, voltado para remição de pena e formação profissional de pessoas presas e egressas do sistema penitenciário no Estado do Rio de Janeiro.

Do ponto de vista do cidadão em cumprimento de pena, qualificar-se é a uma das ferramentas principais para sua mudança de vida e obtenção da liberdade: ao retomar os estudos, a escolaridade e ao desenvolver novos saberes e aprendizados técnicos, o apenado amplia as suas possibilidades de reinserção ao mercado de trabalho formal. Além disso, os cursos oferecidos pelo projeto Mudar de Vida também incidem na remição, segundo a aplicação da Lei n° 12.433/11, que determina a redução de um dia para cada 12 horas de estudo/curso.

O projeto desenvolve ações e cursos de nível médio e técnico com pessoas em privação de liberdade no polo de qualificação profissional da Fundação no Rio Comprido, o CQPRO. As aulas são ministradas por professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, através de uma abordagem multidisciplinar, dinâmica e tecnológica.

Criado pela Resolução n° 04 de 13 de Abril de 2012, o IFHT é uma unidade acadêmica pertencente ao Centro de Educação e Humanidades (CEH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Além das ações presenciais no CQPRO da Fundação Santa Cabrini, o Instituto também oferece um ambiente de aprendizado virtual e remoto à população privada de liberdade na sociedade fluminense.
 
fonte: Fundação Santa Cabrini

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

ATÉ 01.11.2023, INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O I PRÊMIO NACIONAL CIBERPAJELANÇAS DE FANZINES E ARTEZINES


I Prêmio Nacional Ciberpajelanças de Fanzines e Artezines


Edital para o I Prêmio Nacional Ciberpajelanças de Fanzines e Artezines e para a III Expozine – Exposição Internacional de Fanzines, a ocorrer no IV Festival de Artes Ciberpajelanças, de 24 a 26 de novembro de 2023.

1. Apresentação

1.1 Fanzines, zines e artezines

Os fanzines surgiram como boletins mimeografados paralelos às publicações oficiais, criados por fãs da literatura de ficção científica (FC) a partir de 1930, nos EUA. Depois, graças às fotocopiadoras, e também ao punk, ao rock e aos quadrinhos underground, espalharam-se pelo mundo, diversificando os seus temas e formatos – desde FC, histórias em quadrinhos (HQs), música, literatura e múltiplas expressões, e, atualmente, têm outras categorizações como os artezines – zines artísticos, que prezam por um viés de experimentalismo –, os biograficzines – zines autobiográficos –, entre outros.

Na contemporaneidade o termo fanzine, outrora também chamado de forma resumida de zine, sofreu uma diferenciação conceitual, assim os “zines” são publicações autorais que trazem expressões de arte como desenhos, ilustrações, gravuras, fotos artísticas, literatura, poema, histórias em quadrinhos, dentre outras expressões. Já os “fanzines” são as publicações com materiais atinentes aos fãs de algum tema, como ficção científica, quadrinhos, música etc. Neste segundo caso, trazem textos, resenhas, entrevistas, curiosidades e até republicações de HQs, charges, cartuns, caricaturas, desenhos, fotos – muitas vezes mixados entre textos e imagens – a partir do desejo dos fãs e faneditores que participam dos fanzines.

A característica marcante dos fanzines/zines é seu caráter paratópico de estar fora do sistema oficial de publicações. A paratopia é entendida como algo paralelamente localizado ao que existe oficialmente – no caso, os zines são edições paratópicas às publicações em bancas, livrarias e vendas online. Em sua grande maioria, primam por não visarem lucro, apesar de poderem ser vendidos livremente, ou trocados.


1.2 A Expozine

Dada a importância dos zines por seu caráter paratópico de autoexpressão que os caracteriza como publicações singulares no contexto cultural humano, o Grupo de Pesquisa Criação e Ciberarte (Cria_Ciber), da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, desde o II Festival de Artes Ciberpajelanças, tem realizado uma exposição de fanzines/zines como parte do evento, na cidade de Goiânia, estado de Goiás.

Nos anos de 2019 a 2022, ocorreram, respectivamente, a “I Mostra Nacional de Zines: Expozine Ciberpajelanças” (23 e 24/11/2019) e a “II Expozine Internacional Ciberpajelanças” (26 e 27/11/2022), com exposições físicas de zines, artezines, biograficzines e afins. A ideia foi criar um espaço de fruição dos fanzines na entrada do Ruptura – Espaço Cultural, onde aconteceram as exposições, em Goiânia.

Entre a primeira e a segunda Expozine, quando a mostra se tornou internacional, tivemos um salto grande no número de publicações recebidas, sendo que, na primeira, recebemos cerca de 200 edições e, na segunda, mais de 350 fanzines/zines, graças à convocatória na qual convidamos todos os criadores de zines de todas as temáticas, do Brasil e do mundo, a participarem. Assim, todos os zines enviados foram incluídos na exposição internacional organizada pelo Grupo Cria_Ciber (FAV/UFG). O mesmo ocorrerá na III Expozine Internacional Ciberpajelanças, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de novembro de 2023, e que dessa vez também envolverá o I Prêmio Nacional Ciberpajelanças de Fanzines e Artezines.

2. A Premiação Zine

Esta nova empreitada da III Expozine traz como inovação a premiação aos (fan)zines, que acontecerá durante o IV Festival de Artes Ciberpajelanças, a ocorrer entre os dias 24 e 26 de novembro de 2023, no Ruptura – Espaço Cultural, Av. Anhanguera, 128 – 04 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO.

Assim, todos os zines inscritos para a premiação integrarão a III Expozine a ocorrer dentro da programação do IV Festival de Artes Ciberpajelanças. Tanto a Expozine quanto a premiação são ações de extensão do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER, da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, com apoio da ANZINE – Associação Nacional de Pesquisadores em Fanzines.

2.1 Normas para inscrever-se no I Prêmio Nacional Ciberpajelanças de Fanzines e Artezines

2.1.1 A premiação envolve três categorias abertas aos faneditores brasileiros e goianos. Sendo elas:

a) Prêmio de Melhor Artezine – Essa categoria dedica-se aos zines que apresentem caráter artístico-experimental em sua forma e/ou conteúdo.

b) Prêmio de Melhor Zine de Quadrinhos – Essa categoria destina-se aos zines que tragam em seu conteúdo histórias em quadrinhos originais criadas por seus editores ou de quadrinhistas convidados por eles. Enquadram-se nela os zines de quadrinhos de todos os gêneros, do humor ao drama, incluindo expressões quadrinhísticas experimentais.

c) Prêmio de Melhor Fanzine – Essa categoria destina-se às publicações que não se enquadram nas duas categorias anteriores, como fanzines com os temas: poesia, literatura, ficção científica, punk, rock, heavy metal, entre outras temáticas.

Além das três categorias, a premiação também envolve o Trofeuzine de Mestre do Fanzine Nacional, um troféu concedido pela comissão organizadora do prêmio para homenagear expoentes do fanzinato que contribuíram por 20 anos ou mais para o cenário fanzinístico brasileiro.

Nessa primeira edição do Prêmio Nacional Ciberpajelanças de Fanzines e Artezines, a comissão organizadora escolheu por unanimidade o pioneiro fanzineiro, quadrinhista e pesquisador Henrique Magalhães como o homenageado com o Trofeuzine de Mestre do Fanzine Nacional.

2.1.2. Sobre o homenageado Henrique Magalhães

Nosso homenageado nasceu em João Pessoa-PB, em 17 de agosto de 1957, e além de professor universitário e pesquisador, é quadrinhista, faneditor e criador da reconhecida editora independente Marca de Fantasia. Criou personagens emblemáticos dos quadrinhos brasileiros, com destaque para a contestadora Maria, premiada no Brasil, Estados Unidos e Portugal. Também recebeu o notório Troféu Angelo Agostini de Mestre do Quadrinho Nacional em 2010, por sua contribuição incontestável para a nona arte brasileira.

Cursou Comunicação Social na Universidade Federal da Paraíba e criou a Gibiteca Henfil como parte do projeto de extensão do Departamento de Comunicação da UFPB. Apresentou a dissertação de mestrado “Os fanzines de histórias em quadrinhos: o espaço crítico dos quadrinhos brasileiros” na ECA-USP, que depois foi publicada como livro intitulado “O que é fanzine”, primeira publicação sobre o tema no país, premiada pelo Troféu HQMIX, tornando-se assim o pioneiro na pesquisa sobre fanzines no Brasil.

Além de publicar seus notórios fanzines como Marca de Fantasia, Top! Top!, Raio da Silibrina, entre outros, sua editora Marca de Fantasia tornou-se referência no país ao editar quadrinhos de autores independentes e autorais, assim como livros acadêmicos dedicados às pesquisas sobre fanzines e quadrinhos. Como exemplo destacamos, ainda em 1995, a publicação da revista de quadrinhos Tyli-Tyli, mais tarde renomeada para Mandala, primeiro título brasileiro a dedicar-se exclusivamente aos quadrinhos poético-filosóficos.

Na França, em 1996, finalizou sua tese de doutorado Bande Dessinée: rénovation culturelle et presse alternative, na Universidade Paris VII. Dada a importância seminal do autor, de suas criações, de seu grande incentivo às publicações independentes e do seu pioneirismo inconteste ao abordar de forma acadêmica os fanzines no Brasil, Henrique Magalhães inaugura esta premiação fanzineira sendo o primeiro homenageado deste Trofeuzine, um reconhecimento à sua importância inconteste para o fanzinato nacional.

2.2 Sobre a Premiação

– Serão premiados nacionalmente dois (fan)zines de cada categoria, com o Trofeuzine “Henrique Magalhães” de melhor (fan)zine nacional na categoria, sendo que não haverá colocação entre primeiro e segundo lugar.

– Será concedido um trofeuzine de melhor (fan)zine nas três categorias para escolhidos pela comissão julgadora do estado de Goiás.

– No total, serão 10 troféus, 3 para cada categoria, sendo 2 nacionais por categoria e 1 goiano para cada categoria, além do Trofeuzine de Mestre do Fanzine Nacional, concedido a (fan)zineiros com uma trajetória significativa de pelo menos 20 anos de contribuição à cena (fan)zineira do Brasil. Nesta primeira premiação, como já destacado, a comissão escolheu por unanimidade Henrique Magalhães – que também dá nome ao Trofeuzine nesta primeira edição.

– Caso ache necessário, a comissão julgadora poderá estabelecer menções honrosas a (fan)zines não premiados.

2.3 Inscrição

– Poderão inscrever-se no prêmio fanzines, zines e artezines publicados no Brasil a partir do ano de 2018, a premiação destina-se só a faneditores brasileiros e publicações impressas, excluindo edições digitais. 

Para participar da III Expozine Internacional as publicações impressas podem ter sido editadas em qualquer data e país.

– Não poderão participar da premiação os integrantes do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER (FAV/UFG), os integrantes da comissão organizadora do prêmio e do IV Festival de Artes Ciberpajelanças, nem seus parentes em primeiro grau.

– Para a inscrição no prêmio, primeiramente, o faneditor/zineiro deverá preencher e imprimir o formulário em anexo, escolhendo a categoria e completando todos os campos para auxiliar a apreciação da comissão julgadora. Os(fan)zines publicados em outros estados e no Distrito Federal deverão inscrever-se nas categorias nacionais do prêmio, apenas os (fan)zines publicados no estado de Goiás poderão inscrever-se nas categorias destinadas ao estado.

– Além disso, deverão ser enviados por correio, junto ao formulário preenchido e impresso, dois exemplares do fanzine até a data de 01/11/2023. Será considerado o carimbo dos correios com a data de envio. Os (fan)zines e a ficha de inscrição preenchida e impressa deverão ser enviados para o seguinte destinatário e endereço:

I Prêmio Nacional Ciberpajelanças de Fanzines e Artezines.

A/C Edgar Franco (Ciberpajé)

Rua R–17, Quadra 15, Lote 13,

Vila Itatiaia – Goiânia – GO,

CEP: 74690-420.

– A comissão organizadora do prêmio não se responsabiliza pelos possíveis extravios de correspondências. Para tanto, aconselha que os (fan)zines sejam enviados por carta registrada (envio módico).

– Para o prêmio não serão aceitos (fan)zines entregues em mãos, apenas via correios.

– Todos os (fan)zines que se inscreverem no prêmio participarão automaticamente da III Expozine Internacional Ciberpajelanças.

– Fanzineiros que não queiram participar do prêmio, poderão enviar apenas um exemplar do zine, para o mesmo endereço. Este é o caso de todos os fanzines internacionais, já que a premiação é nacional, enquanto a exposição é internacional.

3. Etapas da seleção

3.1 Etapa inicial – após o recebimento das publicações a comissão julgadora selecionará para cada categoria até 10 publicações finalistas nacionais e até 5 publicações finalistas goianas.

3.2 Etapa final – o anúncio das publicações vencedoras. O aviso aos premiados e divulgação no Instagram do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER (@cria_ciber) se dará até o dia 20 de novembro de 2023.

3.3 A premiação acontecerá no dia 24 de novembro de 2023, a partir das 20 horas, durante o IV Festival de Artes Ciberpajelanças, no Ruptura – Espaço Cultural, Av. Anhanguera, 128 – 04 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO.

3.4 A comissão julgadora, formada por integrantes do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER (FAV/UFG), com a presidência do Prof. Dr. Edgar Silveira Franco (FAV/UFG) é soberana em suas decisões, tanto na seleção dos indicados quanto na escolha dos premiados.

3.5 Os organizadores esclarecem que a premiação não envolve nenhuma quantia em dinheiro para os premiados. Cada premiado receberá um Trofeuzine e um certificado assinado pela comissão julgadora. Também não possui verbas para o traslado de premiados, de Goiás ou de outros estados.

3.6 Os organizadores do prêmio se responsabilizam pelo envio dos trofeuzines e certificados para os premiados de outros estados e de Goiás que não estiverem presentes à cerimônia de premiação.

3.7 Dúvidas sobre esse edital poderão ser sanadas enviando e-mail para edgar_franco@ufg.br


BAIXE AQUI O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

OBS: segundo a Comissão Organizadora, não há limite de inscrições para os interessados em concorrer aos prêmios, desde que seja preenchido um formulário de inscrição para cada publicação concorrente.


 

sábado, 2 de setembro de 2023

BEM-VINDOS À LIVRARIA HYUNAM-DONG

Quando precisa descobrir se está feliz em algum lugar, 
Yeongju pensa nessas três perguntas: 
Eu me sinto bem neste espaço? 
Eu consigo ser eu mesma e me amar como eu sou neste lugar? 
Eu me sinto valorizada aqui? 
Para Yeongju, aquela livraria preenchia os requisitos.

Yeongju vive o que muitos consideram uma vida perfeita: uma boa faculdade, um emprego estável e um marido gentil. Mas sua vida se tornou uma sucessão de frustrações e, assim como muitas mulheres, ela está cansada de viver dessa maneira. Querendo trazer uma mudança significativa para a própria vida, ela decide deixar tudo para trás e realizar um antigo sonho: abrir uma livraria.

Yeongju é leitora encontra conforto nos livros, então abrir uma livraria parece ser uma opção viável. Mas começar um negócio não é fácil e ela precisa de aprender que ser uma amante dos livros não é o bastante para tornar o sonho em realidade. Conforme vai aprendendo como administrar uma livraria, Yeongju descobre mais sobre si mesma e quem ela quer ser. Cercada por livros, ela encontra um novo significado para a vida, à medida que a Livraria Hyunam-dong se transforma em um espaço convidativo para que almas feridas descansem, se curem e descubram o que realmente importa. E quando os clientes começam a se sentir confortáveis para compartilhar suas histórias, experiências, esperanças e emoções naquele espaço, Yeongju finalmente sente que encontrou o seu lugar.

Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong inaugura um novo gênero na Intrínseca: a ficção de cura. A sílaba hyu vem do hanja, que significa descanso, algo que a protagonista Yeongju deseja. Repleto de diálogos sinceros e profundos, Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong é uma história emocionante sobre os momentos decisivos da vida e como os livros são capazes de curar feridas e de mudar as pessoas.

fonte: Editora Intrínseca

sábado, 26 de agosto de 2023

FUJONA!


Na segunda metade dos anos 80, ingressei no quadro de concursados do Ministério da Aeronáutica, sendo destacado para a Seção de Datilografia do Serviço de Identificação, onde eram confeccionadas as carteiras de identidade dos militares graduados1 e seus dependentes, dos Oficiais2 e seus dependentes, dos alunos de escolas militares e dos servidores civis.

O prédio do SIDAER, sigla pela qual o Serviço de Identificação era conhecido, situava-se entre o Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR) e o Aeroporto Santos Dumont, na região central do Rio de Janeiro. Lá, na referida Seção, fui apresentado aos meus novos colegas de trabalho, dentre estes a vedete deste relato, uma também civil que, àquela altura, contabilizava já pouco mais de trinta anos de serviços prestados ao Ministério.

O expediente regular, à época, ia do meio-dia às dezoito, mas a dona Maria José (a nossa vedete), vez ou outra, dava um jeitinho de… escapulir antes do horário.

Certa vez, lá pelas quatro da tarde, a escorregadiça coleguinha passou a mão na bolsa, abriu a porta da Seção e, certa de que não havia alguém à vista, seguiu pelo corredor, na ponta dos pés, até alcançar o hall do único elevador do prédio, de porta pantográfica.

Até aí, o plano foi bem. Só que, para o azar dela, o elevador trazia do térreo ninguém menos que o Tenente-Coronel Aviador Azevedo, chefe da Identificação. Considerando o horário, o local do flagrante e a bolsa nada discreta da Maria José, o Oficial concluiu o óbvio de que a subordinada se encontrava em rota de fuga. Desejoso de saber até aonde iria a cara de pau daquela senhora, o Coronel, cínico, fez que não era com ele:

- Já vai, dona Maria José?

Ela, por sua vez, nem disfarçou:

- Pois é, Coronel. Sabe como é, muita coisa p'ra fazer em casa!

E deu no pé. No dia seguinte, a desavergonhada Maria José reproduziu para os colegas, palavra por palavra, a conversa extraoficial que tivera com o Oficial. E o que se ouviu foi uma uníssona gargalhada de civis e militares do baixo escalão reunidos na sala dos datiloscopistas para ouvir a história.

Mas a coisa não ficou nisso. Além da chacota, que contagiaria todo o efetivo da Identificação, por mais de uma semana, a vacilã Zezé recebeu dos colegas a famigerada alcunha que a acompanharia desde então até seu último minuto no Ministério: Maria Fujona!

Notas

1 Taifeiros, Soldados, Cabos, Sargentos e Suboficiais;

2 Oficiais Subalternos (Aspirantes a Tenente e Tenentes), Intermediários (Capitães), Superiores (Major, Tenente-Coronel e Coronel) e Generais (Brigadeiro, Major-Brigadeiro, Tenente-Brigadeiro do Ar e Marechal do Ar;

Obs.: os nomes (e somente os nomes) citados no texto são fictícios;

Cena pós-créditos

Tínhamos, na Datilografia, um Taifeiro doido que, em outra manobra de fuga da Maria José, esperou até que ela saísse de fininho pelo corredor (deve ter planejado isso por dias); ficou de butuca à porta da Seção e quando a Zezé finalmente alcançou a porta da Secretaria, disparou: “- Até amanhã, hein!

de Francisco Filardi

PROJETO DE LEI SOBRE USO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS EM ANDAMENTO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Apresentado à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados em 01/03/2023, pelo deputado Lebrão (União - RO), o Projeto de Lei n° 759/23 visa à regulamentação dos sistemas de Inteligência Artificial no país, relacionando princípios, diretrizes, soluções, programas e projetos pertinentes ao tema, e propõe ao Poder Executivo a criação de uma Política Nacional de Inteligência Artificial.

Os critérios, segundo a proposta, devem se basear no fator humano e em segurança, privacidade, transparência, diversidade, bem-estar social e ambiental, e prestação de contas.

Segundo o autor da proposta, A IA tem se tornado prioridade estratégica para economias globais que buscam usar a tecnologia para apoiar decisões em saúde, segurança e educação. O futuro parece promissor, mas há desafios como garantir a segurança e ética na aplicação da tecnologia.

Dentre as diretrizes do Projeto, a proposta prevê:


- respeito aos limites sociais e a proteção ao patrimônio público e privado;


- estabelecimento de padrões éticos e morais na utilização da IA;


- promoção do desenvolvimento sustentável e inclusivo na área de inovação e tecnologia;


- estímulo ao investimento em pesquisa e desenvolvimento da IA;


- incentivo e cooperação internacional em pesquisa e desenvolvimento da IA;


- promoção da cooperação entre entes públicos e privados e centros de pesquisas para desenvolvimento da IA;


- desenvolvimento de mecanismos de fomento à inovação e ao empreendedorismo digital, com incentivos fiscais voltados às empresas que investirem em pesquisa e inovação;


- capacitação de profissionais da área de tecnologia em IA;


- estímulo às atividades de pesquisa e inovação nas instituições de ciência, tecnologia e inovação; e:


- melhoria da qualidade e da eficiência dos serviços oferecidos à população.

 

Pontos positivos do uso de inteligências artificiais:

- capacidade de funcionar de maneira ininterrupta;

- redução de erros;

- aumento da produtividade com a automação das tarefas;

- melhorias no comércio on-line;

- avanços na medicina.

 

Dentre os pontos negativos, temos os seguintes:

- elevado custo de implementação;

- dependência da infraestrutura de TI;

- pode ocasionar desemprego estrutural;

- algoritmo pode repetir padrões danosos e antiéticos;

- risco à segurança de dados pessoais. 

 

O PL 759/23 tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas Comissões de Ciência, Tecnologia e Inovação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia a íntegra do documento em PL 759/23.

fonte: Agência Câmara de Notícias, em reportagem de Ralph Machado e edição de Marcelo Oliveira.

terça-feira, 25 de julho de 2023

CLIPES DE LANCES (MUITO) ESTRANHOS OCORRIDOS EM PARTIDAS NO FIFA 22 PARA PS4


Adeptos do futebol eletrônico já devem ter observado lances (a favor e contra) no mínimo curiosos, para não dizer estranhos, ocorridos durante as partidas. Alguns são frequentes, como faltas não assinaladas pela arbitragem e cartões (amarelos ou vermelhos) não aplicados; outros, como veremos a seguir, são tremendamente incomuns, como marcações duvidosas ou até absurdas, o que nos faz compreender, guardadas as proporções é claro, o que ocorre em partidas de futebol real.

Se se tratam de bug ou se são previstas pelos desenvolvedores do jogo, não importa: os lances pinçados aqui merecem um olhar atento. Agora que temos mais de um cento de partidas documentadas em nosso canal no YouTube, dispomos de um espaço amostral confiável para procedermos a análise. Cabe frisar que os lances abordados envolvem tanto os sofridos quanto os cometidos por nossas equipes e pelas equipes adversárias.

Elencamos quatorze lances ocorridos em partidas do Serrano E. C. e do Velo Clube, no FIFA 22 para a plataforma PS4, sendo que cerca de um terço desses foi observado em partidas da Uefa Champions League, competição em que os times tendem à marcação alta (sob pressão) e seus jogadores fazem uso de carrinhos como recurso para desarmar os adversários, o que se traduz em considerável número de jogadas faltosas.

Esclarecemos por fim que a minutagem indicada, caso a caso, é aproximada e refere-se ao tempo transcorrido em cada partida e não ao tempo real de exibição das imagens. E também que a numeração dos jogos corresponde a que consta nas partidas transmitidas em nosso canal no YouTube, para facilitar a identificação dos interessados.


1) Jogo 12 - Velo Clube x Schalke 04

 

 

Numa dividida, aos 13’, o jogador Ranftl, do Schalke 04, comete falta sobre Szoboszlai, em lance não assinalado pela arbitragem.


2) Jogo 15 - Serrano E. C. x Lazio (Uefa Champions League)

 

 

Aos 20’ 30”, pênalti cometido por Frenser (do Serrano E. C.) sobre Moro, não assinalado pela arbitragem.


3) Jogo 23 - Serrano E. C. x Copenhague (Uefa Champions League)

 

 

Aos 53’ 30”, Bustamante (Serrano E. C.) recebe lançamento de Martinelli, em impedimento não assinalado pela arbitragem. Notem que há quatro jogadores de defesa do Copenhague na chamada linha burra.


4) Jogo 24 - Velo Clube x Bayern de Munique

 

 

Aos 24’ 20”, dois jogadores do Bayern derrubam FFilla (do Velo) sem bola, na grande área, em pênalti não assinalado pela arbitragem.  Acompanhem a linha delimitadora da grande área e vejam que o jogador do Velo, de joelhos, abre os braços ao reclamar com o árbitro.


5) Jogo 34 - Wolverhampton x Serrano E. C. (Uefa Champions League)

 


 

Nessa partida ocorre um dos lances mais estranhos dentre os relatados aqui. Aos 12’ 40”, o zagueiro Luciano Galli (do Serrano E. C.) e o atacante Otero (do Wolves) disputam a bola, frente à linha da meia lua da área do Serrano E. C.. Otero dá um carrinho e a bola espirrada sobra para o goleiro Pablo Iglesias, que está sozinho na área. Ao repor a bola em jogo, lançando-a para um companheiro, no limite da grande área, a arbitragem marca tiro livre direto, quando Iglesias sequer deixou a área!


6) Jogo 49 - Barcelona x Serrano E. C. (Uefa Champions League)

 


 

Aqui, outro lance digno de nota. Aos 44’, Joshua Barbier escapa pela direita do ataque do Serrano E. C. e lança Miguel Marcos, à altura da linha divisória do gramado; este sofre falta, por trás, do zagueiro Upamecano (do Barça), não assinalada pela arbitragem. Marcos se contunde seriamente no lance, é substituído e só volta a atuar pelo Serrano E. C. pouco mais de um mês depois, já às vésperas da final da Champions, partida da qual não participa.


7) Jogo 62 - Serrano E. C. x Atlético de Madrid (Final da Uefa Champions League)

 


 

Aos 56’ 15”, o goleiro Pablo Iglesias (do Serrano E. C.) pula, dentro da área, para interromper o ataque do Atlético de Madrid e sofre contato faltoso de João Félix enquanto está no ar, em lance não assinalado pela arbitragem.


8) Jogo 67 - Union Berlin x Velo Clube

 


 

No jogo que marca a estreia de Guendouzi e Gonçalo Plata pelo Velo Clube, ocorre outro lance digno de nota.

Aos 2’ 50”, vemos um lance polêmico semelhante ao ocorrido aos 41’ 50” do segundo tempo, na partida Internacional 2 x 1 Vasco, realizada no estádio do Beira-Rio em 11/06/2023, pela série A do Campeonato Brasileiro (ambas as cenas transcorreram à esquerda da tela). No lance em questão, o goleiro John (do Inter), defende o chute do lateral Lucas Piton sobre a linha do gol, em lance duvidoso.

Não podemos reproduzir aqui as imagens do jogo no Beira-Rio, por conta de direitos autorais, mas busquem-nas na internet e comparem-nas.


9) Jogo 77 - Mjällby x Serrano E. C.

 


 

Aos 17’ 06”, Berström, do Mjällby, recua a bola para o goleiro Zvar e esta vai em direção à linha de fundo. Note-se que a perna do goleiro está além da linha de fundo. O lance, de difícil análise, não foi assinalado pela arbitragem.


10) Jogo 79 - Velo Clube x Fürth

 


 

Nessa partida, temos dois lances:

Aos 30’ 20”, Boas Santos, do Velo Clube, dribla Griesbeck e sofre falta clara, não assinalada pela arbitragem.

Aos 74’ 29”, Adeyemi, também do Velo, é derrubado por Bell, próximo à área do Fürth, mas o árbitro não paralisa o jogo. É a 2a. falta absurda não marcada na partida pelo árbitro Jannik Zöckler, que apitaria ainda o jogo 82 (Bayern de Munique x Velo Clube).  Olho nele, galera!


11) Jogo 85 - Elfsborg x Serrano E. C.

 


 

Aos 12’ 30”, o lateral Domingo Bustamante (do Serrano E. C.) toma a frente de Okkels e sofre falta por trás. O auxiliar, de frente para o lance, ergue a bandeira assinalando a infração, mas o árbitro dá uma vantagem que não cabe, pois é lance para amarelo imediato. Tal cartão só seria aplicado tardiamente aos 15’ 50”, ou seja 3' 20" depois...


12) Jogo 91 - Velo Clube x Bayer Leverkusen

 


 

Aos 49’ 50”, Boadu, do Velo Clube, chuta para defesa de Hádecký. No rebote, a bola corre em direção à linha de fundo. FFilla, do Velo Clube, domina a pelota aparentemente fora do campo. A arbitragem nada assinala.


13) Jogo 94 - Degerfors x Serrano E. C.

 


 

Duas faltas não assinaladas pela arbitragem: 

Aos 45’ 39”, a de Vasco Ramos (do Serrano E. C.) sobre Bergman; e, aos 81’ 40”, falta de Dwight Henry (também do Serrano E. C.) sobre Bergqvist.


14) Jogo 99 - Vitória de Guimarães x Serrano E. C. (Uefa Champions League)

 


 

Aos 7’ 40”, Lagos, do Vitória de Guimarães, chuta (ou cruza) e o goleiro Pablo Iglesias defende já com a bola fora do campo.  A arbitragem assinala erroneamente escanteio e, na sequência, o Vitória converte o seu 1° gol.


Deixem nos comentários as suas impressões e apontem quais lances mais chamaram a sua atenção. Ok?

Acompanhem as partidas de futebol eletrônico do Serrano E.C. e do Velo Clube em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/@intervaloculturalrio3051/streams

Ah! E não se esqueçam de ativar o sininho. Toda vez que publicarmos um novo conteúdo, vocês ficarão sabendo!