sábado, 31 de agosto de 2024

PROMOÇÃO "DE VOLTA PARA QUALQUER LUGAR"

Terceira promoção de aniversário Intervalo 25 anos


Se Doc Brown estacionasse o estiloso DeLorean à sua porta e o(a) convidasse para uma viagem no tempo…


1) … para que tempo você iria? Passado? Futuro?


2) Se recusasse o convite, por que razão o faria?


3) Se aceitasse, que fato histórico (real ou hipotético) você gostaria de testemunhar na viagem? E por quê?


REGULAMENTO


a) as inscrições estarão abertas de 01/09 a 03/11/2024;


b) os interessados deverão encaminhar e-mail para o endereço eletrônico intervalo.rj@gmail.com, indicando no campo “assunto”: PROMOÇÃO “DE VOLTA PARA QUALQUER LUGAR”;


c) no corpo do e-mail, os interessados deverão encaminhar as respostas para as perguntas acima, sendo que as respectivas JUSTIFICATIVAS não deverão passar de 5 (cinco) linhas, cada;


d) cada participante só poderá encaminhar uma única inscrição;


e) as melhores respostas serão contempladas com brindes, os quais seguem abaixo discriminados e serão enviados pelos Correios, em época oportuna, sob registro:


- surpresa alusiva a uma certa trilogia de filmes para o cinema, intitulada “De volta para…” (brinde único);


- kits de livro + camiseta comemorativa dos 25 anos de Intervalo (cinco kits).

 

 

Obs.: outros brindes podem ser acrescentados aos relacionados acima, dependendo da disponibilidade, à época da divulgação do resultado.


f) os nomes dos contemplados serão divulgados no blog de Intervalo (https://intervalocultural.blogspot.com), a partir de 04/11/2024.


g) dúvidas deverão ser encaminhadas para nosso e-mail.


Boa sorte aos participantes!

domingo, 25 de agosto de 2024

UM AULÃO DE HISTÓRIA, PARA NINGUÉM BOTAR DEFEITO

 

Não é de hoje que acompanho o trabalho de Cosme Custódio da Silva.  Esse intelectual eclético, de muito boa pena e bom baiano de Salvador tem um faro daqueles quando a prosa ruma pelos caminhos da História, da Filosofia, das diferentes Religiões e curiosidades diversas.  E não há quem resista a uma boa prosa, não é?

À frente de seu fanzine cultural O Garimpo, em circulação há notáveis 19 anos, Cosme pinça em suas páginas verdadeiras pérolas de conhecimento que fisgam os leitores de imediato, inclusive causos hilários envolvendo personalidades históricas.

Seu livro Contexturas e Pretextos, lançado de forma independente em 2021, é um prolongamento dessa prosa, um desses magistrais aulões de História - e não apenas a História da sua amada Salvador, mas a História do Brasil, tão amado quanto.  Aí se vê de tudo, a tal Filosofia, as diferentes Religiões etc.  Um deleite só.

O livro é, de fato, imperdível mas destaco o capítulo intitulado A cobradora, uma lição de vida apaixonante da personagem ali retratada.

Já deu para perceber que, em minha humilde opinião, não há como não se tornar fã - do livro e do autor.  Eu o sou há muito.  Agora, é sua vez, leitor(a).

(Francisco Filardi)

 

Contato com o autor

Cosme Custódio da Silva - fanzine O Garimpo

Rua dos Bandeirantes, n° 841/301 - Matatu

Salvador - BA

40260-001 

coscussilva65@gmail.com

ESCOLA JUDICIÁRIA LANÇA LIVRO SOBRE PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POLÍTICA

Autoras dos 18 artigos da obra participaram de uma das edições do painel de debates Mulheres Eleitoralistas, promovido pela Escola desde 2019

Na sexta-feira 30/08/2024, às 11h, a Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ) lançará o livro Mulheres Eleitoralistas - 5 anos de reflexões e diálogos. A obra reúne artigos de 18 autoras sobre a participação feminina na política institucional brasileira e celebra os seis anos do painel de debates Mulheres Eleitoralistas, promovido pela EJE-RJ desde 2019. O lançamento acontecerá no auditório da nova sede do TRE-RJ, que fica na Rua da Alfândega, n° 42, 1º andar, Centro.
 
Segundo a diretora da EJE-RJ, desembargadora eleitoral Daniela Bandeira de Freitas, a publicação busca aproximar a Justiça Eleitoral do eleitorado feminino. Queremos incentivar uma leitura positiva da participação feminina na política e inspirar outras mulheres ao exercício ativo da cidadania, afirmou a diretora da EJE-RJ.

A coletânea traz artigos como A participação feminina na vida política brasileira: obstáculos, desafios e evolução, da advogada Ana Tereza Basílio; A resistência transpolítica de travestis e mulheres trans na luta por cidadania, da ex-militar e ativista dos direitos das pessoas transexuais Bruna Benevides, e A construção do conceito de violência política de gênero nas campanhas eleitorais, da advogada eleitoralista e professora da Faculdade de Direito da Uerj Vânia Siciliano Aieta.

No canal TV TRE-RJ no YouTube é possível assistir a alguns dos debates das últimas edições do painel Mulheres Eleitoralistas.

Serviço

Lançamento do livro Mulheres Eleitoralistas - 5 anos de reflexões e diálogos

Data: 30 de agosto de 2024

Horário: 11h

Local: Auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ)

Endereço: Rua da Alfândega, 42, 1º andar, Centro

Descrição da imagem: A imagem mostra a capa de um livro intitulado "MULHERES ELEITORALISTAS - 5 anos de reflexões e diálogos". A capa apresenta uma fotografia em preto e branco de uma mulher depositando seu voto em uma urna, observada por outra pessoa. Esta imagem destaca a importância histórica do sufrágio feminino e a luta das mulheres pelos direitos eleitorais. Ao lado da capa do livro, há informações sobre o lançamento do livro, como data, horário e local. Ocorrerá no "Palácio da Democracia, Auditório TRE" na Rua da Alfândega 42, 1º andar, Centro, no dia 30/08 às 11h.

fonte: TRE-RJ

MARIA, ETERNA MARIA




Contato com o autor: Marca de Fantasia

marcadefantasia@gmail.com

Henrique Magalhães

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

VOCÊ CONHECE O DANONE ETHICS LINE?

A Danone, fabricante de produtos lácteos, disponibiliza um Canal de Denúncias denominado Danone Ethics Line, criado com o propósito de receber informações sobre inconformidades envolvendo a empresa, em relação às leis e ao Programa de Compliance, ainda que seja apenas uma suspeita. O canal é acessível para qualquer pessoa, e garante confidencialidade e anonimato na comunicação. Assim, é possível ao denunciante acompanhar o trâmite da denúncia.

Caso alguém tenha informação sobre fraude, corrupção, suborno, irregularidades ou violações de direitos humanos, tais como: racismo, trabalho ilegal, trabalho escravo, infantil, discriminação de gênero ou orientação sexual, discriminação de pessoas com deficiência, assédio moral ou sexual, que envolva a Danone ou seus parceiros de negócio, basta denunciar no Danone Ethics Line

fonte: Danone

domingo, 4 de agosto de 2024

INVOCADA COM O QUE ACONTECE POR AÍ, MARIA PRECISA DE FÉRIAS...

 




Contato com o autor: Marca de Fantasia

marcadefantasia@gmail.com

Henrique Magalhães

SAI O EDITAL PARA O II PRÊMIO NACIONAL CIBERPAJELANÇAS DE FANZINES E ARTEZINES E PARA A IV EXPOZINE – EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE FANZINES


1. Apresentação

1.1 Fanzines, zines e artezines


Os fanzines surgiram como boletins mimeografados paralelos às publicações oficiais, criados por fãs da literatura de ficção científica (FC) a partir de 1930, nos EUA. Depois, graças às fotocopiadoras, e também ao punk, ao rock e aos quadrinhos underground, espalharam-se pelo mundo, diversificando os seus temas e formatos – desde FC, histórias em quadrinhos (HQs), música, literatura e múltiplas expressões, e, atualmente, têm outras categorizações como os artezines – zines artísticos, que prezam por um viés de experimentalismo –, além dos biograficzines – zines autobiográficos –, dentre outros.

Na contemporaneidade, o termo fanzine, também chamado de forma resumida de zine, sofreu uma diferenciação conceitual, assim os “zines” são publicações autorais que trazem expressões de arte como desenhos, ilustrações, gravuras, fotos artísticas, literatura, poemas, histórias em quadrinhos, dentre outras expressões. Já os “fanzines” são as publicações com materiais atinentes aos fãs de algum tema, como ficção científica, quadrinhos, música etc. Neste segundo caso, trazem textos, resenhas, entrevistas, curiosidades e até republicações de HQs, charges, cartuns, caricaturas, desenhos, fotos – muitas vezes mixados entre textos e imagens – a partir do desejo dos fãs e faneditores que criam e participam dos fanzines a partir de seus temas queridos, como séries de FC, cinema, música e quadrinhos etc.

A característica marcante dos fanzines/zines é seu caráter paratópico de estar fora do sistema oficial de publicações. A paratopia é entendida como algo paralelamente localizado ao que existe oficialmente – no caso, os zines são edições paratópicas às publicações em bancas, livrarias e vendas online. Em sua grande maioria, primam por não visarem lucro, apesar de poderem ser vendidos livremente, ou trocados e até doados.


1.2  A Expozine


Dada a importância dos zines por seu caráter paratópico de autoexpressão que os caracteriza como publicações singulares no contexto cultural humano, o Grupo de Pesquisa Criação e Ciberarte (Cria_Ciber), da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, desde o II Festival de Artes Ciberpajelanças, tem realizado uma exposição de fanzines/zines como parte do evento, na cidade de Goiânia, estado de Goiás.

Nos anos de 2019 a 2023, ocorreram, respectivamente, a “I Mostra Nacional de Zines: Expozine Ciberpajelanças” (23 e 24/11/2019), a “II Expozine Internacional Ciberpajelanças” (26 e 27/11/2022), e a "III Expozine Internacional Ciberpajelanças" (24,25 e 26/11/2023) com exposições físicas de zines, artezines, biograficzines e afins. A ideia foi criar um espaço de fruição dos fanzines na entrada do Ruptura – Espaço Cultural, onde aconteceram as exposições, em Goiânia.

Entre a primeira e a segunda Expozine, quando a mostra se tornou internacional, tivemos um salto grande no número de publicações recebidas, sendo que, na primeira, recebemos cerca de 200 edições e, na segunda, mais de 350 fanzines/zines, graças à convocatória na qual convidamos todos os criadores de zines de todas as temáticas, do Brasil e do mundo, a participarem. Na terceira edição da exposição, ocorrida em 2023, tivemos a primeira edição do "Prêmio Nacional Ciberpajelanças de Fanzines e Artezines", com mais de 100 edições de zines de todo o Brasil concorrendo ao prêmio.Assim, todos os zines enviados foram incluídos na exposição internacional organizada pelo Grupo Cria_Ciber (FAV/UFG). O mesmo ocorrerá na IV Expozine Internacional Ciberpajelanças, que acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro de 2024, quando também teremos a segunda edição do "Prêmio Nacional Ciberpajelanças de Fanzines e Artezines".


2.  Premiação Zine

Esta IV Expozine traz a segunda premiação aos (fan)zines, que acontecerá durante o V Festival de Artes Ciberpajelanças, nos dias 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro de 2024, no Ruptura – Espaço Cultural, Av. Anhanguera, 128 – 04 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO.

Assim, todos os zines inscritos para a premiação integrarão a IV Expozine a ocorrer dentro da programação do V Festival de Artes Ciberpajelanças. Tanto a Expozine quanto a premiação são ações de extensão do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER, da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, com apoio da ANZINE – Associação Nacional de Pesquisadores em Fanzines.


2.1 Normas para inscrever-se no II Prêmio Nacional Ciberpajelanças de Fanzines e Artezines

2.1.1 A premiação envolve três categorias abertas aos faneditores brasileiros e goianos. Sendo elas:

a) Prêmio de Melhor Artezine – Esta categoria dedica-se aos zines que apresentem caráter artístico-experimental em sua forma e/ou conteúdo.

b) Prêmio de Melhor Zine de Quadrinhos – Esta categoria destina-se aos zines que tragam em seu conteúdo histórias em quadrinhos originais criadas por seus editores ou de quadrinhistas convidados por eles. Enquadram-se nela os zines de quadrinhos de todos os gêneros, do humor ao drama, incluindo expressões quadrinhísticas experimentais.

c) Prêmio de Melhor Fanzine – Esta categoria destina-se às publicações que não se enquadram nas duas categorias anteriores, como fanzines com os temas: poesia, literatura, ficção científica, punk, rock, heavy metal, entre outras temáticas.

Além das três categorias, a premiação também envolve o Trofeuzine de Mestre/Mestra do Fanzine Nacional, um troféu concedido pela comissão organizadora do prêmio para homenagear expoentes do fanzinato que contribuíram por 20 anos ou mais para o cenário fanzinístico brasileiro.

Nessa segunda edição do Prêmio Nacional Ciberpajelanças de Fanzines e Artezines, a comissão organizadora escolheu por unanimidade a pioneira fanzineira, Thina Curtis, como a homenageada com o Trofeuzine de Mestra do Fanzine Nacional.


2.1.2. Sobre a homenageada Thina Curtis

Nossa homenageada, Elaine Cristina Silva, mais conhecida como Thina Curtis e "Dona Fanzine" é uma poeta, fanzineira, quadrinista, arte educadora e produtora cultural brasileira, natural de Santo André, São Paulo. Trabalha com fanzines e atividades em prol das publicações independentes desde 1990. Em 2011, Thina idealizou o projeto Fanzinada, considerado um dos mais importantes eventos do país no que tange aos fanzines. A Fanzinada promove encontros de escritores, quadrinistas, ilustradores e produtores que expõem suas obras e fanzines, além de contar com palestras, debates e feira cultural. O projeto tem ainda o objetivo de resgatar a memória dos fanzines e de seus autores. Foi colunista do site Impulso HQ, publicando matérias e resenhas.

Em 2020, Thina publicou, ao lado de Márcio Sno, João Francisco Aguiar e Jô Feitosa, o livro Zines no Cárcere, no qual os autores contam suas experiências coordenando oficinas de fanzines para pessoas privadas de liberdade. A proposta principal do livro, que foi organizado por Sno, foi mostrar a produção criativa dentro dos presídios e como é trabalhar com arte educação nesses espaços.Em 2023, durante a Comic Con Experience, lançou o livro BraZineiras: o protagonismo feminino nos fanzines, trazendo o relato de 36 mulheres. Thina já foi indicada duas vezes ao Troféu HQ Mix pelo evento Fanzinada e recebeu o Troféu Arte em Movimento, a maior premiação nacional e latina para artistas independentes. Além disso, em 2017 ganhou, ao lado de Fabi Menassi, o Prêmio Angelo Agostini de melhor fanzine pela publicação Café Ilustrado, editado pelas duas artistas.

 

 
2.2 Sobre a Premiação


Categoria Nacional: Serão premiados nacionalmente um (fan)zine de cada uma das três categorias, com o Trofeuzine “Thina Curtis” de melhor (fan)zine nacional .

Categoria Estadual: Será concedido um trofeuzine de melhor (fan)zine nas três categorias para escolhidos do estado de Goiás, pela comissão julgadora do prêmio.

No total, serão 7 troféus, 1 para cada categoria nacional e estadual, além do Trofeuzine de Mestre/Mestra do Fanzine Nacional, concedido a (fan)zineiros(as) com uma trajetória significativa de pelo menos 20 anos de contribuição à cena (fan)zineira do Brasil. Nesta segunda premiação, como já destacado, a comissão escolheu por unanimidade Thina Curtis – que também dá nome ao Trofeuzine deste ano.

Caso ache necessário, a comissão julgadora poderá estabelecer menções honrosas a (fan)zines não premiados.


2.3 Inscrição


Poderão inscrever-se no prêmio fanzines, zines e artezines publicados no Brasil a partir do ano de 2019, a premiação e exposição destinam-se só a faneditores brasileiros e publicações impressas, excluindo edições digitais. Para participar da IV Expozine Internacional as publicações impressas podem ter sido editadas em qualquer data e país.

Não poderão participar da premiação os integrantes do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER (FAV/UFG), os integrantes da comissão organizadora do prêmio e do V Festival de Artes Ciberpajelanças, nem seus parentes em primeiro grau.

Para a inscrição no prêmio, primeiramente, o faneditor/zineiro deverá preencher e imprimir o formulário em anexo (baixe-o neste link), escolhendo a categoria e completando todos os campos para auxiliar a apreciação da comissão julgadora. Os(fan)zines publicados em outros estados e no Distrito Federal deverão inscrever-se nas categorias nacionais do prêmio, apenas os (fan)zines publicados no estado de Goiás poderão inscrever-se nas categorias destinadas ao estado.

Além disso, deverão ser enviados por correio, junto ao formulário preenchido e impresso, dois exemplares do fanzine até a data de 01/11/2024. Será considerado o carimbo dos correios com a data de envio. Os (fan)zines e a ficha de inscrição preenchida e impressa deverão ser enviados para o seguinte destinatário e endereço:


II Prêmio Nacional Ciberpajelanças de Fanzines e Artezines


A/C Edgar Franco (Ciberpajé)

Rua R–17, Quadra 15, Lote 13,

Vila Itatiaia – Goiânia – GO

CEP: 74690-420


A comissão organizadora do prêmio não se responsabiliza pelos possíveis extravios de correspondências. Para tanto, aconselha que os (fan)zines sejam enviados por carta registrada (envio módico).

Para o prêmio não serão aceitos (fan)zines entregues em mãos, apenas via correios.

Todos os (fan)zines que se inscreverem no prêmio participarão automaticamente da IV Expozine Internacional Ciberpajelanças.

Fanzineiros que não queiram participar do prêmio, poderão enviar apenas um exemplar do zine para a exposição, no mesmo endereço. Este é o caso de todos os fanzines internacionais, já que a premiação é nacional, enquanto a exposição é internacional.


3. Etapas da seleção do prêmio


3.1 Etapa inicial – após o recebimento das publicações a comissão julgadora selecionará as publicações nacionais premiadas e as publicações goianas premiadas.

3.2 Etapa final – o anúncio das publicações vencedoras. O aviso aos premiados nacionais e divulgação no Instagram do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER (@cria_ciber) se dará até o dia 29 de novembro de 2024. Os premiados goianos serão anunciados na cerimônia de premiação.

3.3 A cerimônia de premiação acontecerá no dia 29 de novembro de 2024, a partir das 20 horas, durante o V Festival de Artes Ciberpajelanças, no Ruptura – Espaço Cultural, Av. Anhanguera, 128 – 04 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO.

3.4 A comissão julgadora, formada por integrantes do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER (FAV/UFG), com a presidência do Prof. Dr. Edgar Silveira Franco (FAV/UFG) é soberana em suas decisões e na escolha dos premiados e possíveis menções honrosas.

3.5 Os organizadores esclarecem que a premiação não envolve nenhuma quantia em dinheiro para os premiados. Cada premiado receberá um Trofeuzine e um certificado assinado pela comissão julgadora. Também não possui verbas para o traslado de premiados, de Goiás ou de outros estados.

3.6 Os organizadores do prêmio se responsabilizam pelo envio dos trofeuzines e certificados para os premiados de outros estados e de Goiás que não estiverem presentes à cerimônia de premiação.

3.7 Todos os fanzines e zines recebidos (sejam para a premiação e/ou exposição) não serão devolvidos e farão parte do acervo do Festival de Artes Ciberpajelanças e de sua fanzinoteca itinerante.

3.8 Dúvidas sobre esse edital poderão ser sanadas enviando e-mail para edgar_franco@ufg.br



fontes: Blog A Arte do Ciberpajé Edgar Franco e Canal Gazine, no YouTube.

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

PRÉDIO QUE RECEBEU AS FACULDADES MORAES JR. E PRESBITERIANA MACKENZIE, NO RIO DE JANEIRO, CEDERÁ LUGAR AO RESIDENCIAL BUENO

Inaugurado em 25 de abril de 1964, o prédio situado na rua Buenos Aires, n° 283, esquina com Regente Feijó, no Centro do Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Contabilidade, recebeu a Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Jr., que logo se tornaria referência na qualidade do ensino em tais áreas.

Em 2005, o Instituto Presbiteriano Mackenzie, mantenedor da Universidade de mesmo nome, associou-se ao IBC e apenas três anos depois veio substituí-lo, tornando-se seu único mantenedor.

Na primeira quinzena de julho/2024, o jornal Diário do Rio noticiou que o prédio Moraes Jr. cederá lugar ao Residencial Bueno.  As 112 unidades oferecidas foram vendidas em apenas 4 (quatro) horas.  A localização do prédio é privilegiada, estando próximo da estação Presidente Vargas do Metrô e do centro comercial a céu aberto conhecido como Saara - Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega, no coração da cidade.

Outro prédio que terá tal destino é o do antigo Hotel São Francisco, na rua Visconde de Inhaúma, quase à esquina com Av. Rio Branco, com 216 unidades previstas, a partir de 17m2.

Abaixo, a imagem do projeto do Residencial Bueno:

fonte: jornal Diário do Rio

foto: reprodução