- O teste avalia lesão cerebral traumática leve (mTBI), também conhecida como concussão, com resultado disponibilizado dentro de 18 minutos por meio de amostra de plasma ou soro, analisada no sistema Abbott Alinity™ i.
- Este tipo de teste de sangue pode auxiliar na redução do tempo de espera em pronto-socorro e reduzir o número de Tomografias Computadorizadas (TC) desnecessárias em até 40% (1).
- O exame mensura concomitantemente os biomarcadores UCH-L1 e GFAP, proteínas encontradas no sangue após uma concussão ou trauma craniano.
SÃO PAULO, 5 de março de 2024 — A Abbott, empresa global de cuidados para saúde, anuncia a recente aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) do primeiro teste de sangue para concussões do país, que auxiliará médicos e profissionais de saúde na avaliação de pacientes com suspeita de lesão traumática cerebral leve (mTBI). O exame, realizado no instrumento de laboratório Alinity™i e disponibiliza o resultado dentro de 18 minutos.
Lesões traumáticas leves (mTBI), incluindo concussões, são alterações na função cerebral causadas por uma força externa, e este exame mede proteínas específicas do cérebro, que são liberadas no sangue após uma pancada ou queda. Um resultado negativo do exame pode ser utilizado para descartar a necessidade de uma Tomografia Computadorizada (TC) craniana, um exame comum utilizado para diagnosticar a concussão. Para aqueles com resultado positivo, este teste complementa as TCs para auxiliar os profissionais de saúde a avaliar se a pessoa apresenta uma lesão traumática cerebral leve.
“Todos conhecemos biomarcadores como pulso, pressão arterial e colesterol. Descobertas mais recentes de biomarcadores – proteínas encontradas no sangue que podem indicar coisas como danos ao coração ou ao cérebro – são precisas e específicas”, afirma Júlio Aderne, Gerente Geral da Divisão de Diagnóstico Laboratorial da Abbott no Brasil. “Os profissionais de saúde aguardavam por um exame de sangue para o cérebro como este que estamos lançando no Brasil. A partir de agora estes profissionais contarão com uma informação valiosa para um melhor diagnóstico, tomada de decisão e como resultado, o melhor tratamento possível”.
O exame consiste na coleta de uma pequena amostra de sangue venoso no braço. Uma centrífuga faz a extração do plasma ou soro e a amostra é inserida no sistema Alinity™ i da Abbott, que faz a análise das proteínas e libera o resultado.
A importância de um diagnóstico preciso para lesão traumática cerebral (TBI)
Todos os anos, cerca de 69 milhões de pessoas no mundo são acometidas com uma TBI (2), e a lesão mais comum em pacientes avaliados no pronto-socorro são as quedas (3). A ocorrência de uma lesão cerebral traumática pode causar comprometimento na memória, no movimento e no sistema sensorial, como problemas de visão e audição. Os efeitos da TBI podem durar poucos dias ou serem permanentes, e pessoas que sofrem uma lesão cerebral traumática estão mais propensas a sofrerem outra – assim como quem torce o tornozelo ou rompe um ligamento está mais suscetível a ter futuras lesões nessas áreas que estão mais sensíveis.
Estes efeitos podem piorar com o diagnóstico incorreto ou ausência de diagnóstico. O teste de sangue da Abbott fornecerá aos profissionais de saúde uma ferramenta objetiva para avaliar pessoas com suspeita de uma lesão cerebral traumática leve.
Sobre o teste laboratorial Alinity™ i para TBI
As concussões são lesões invisíveis e 5 em cada 10 concussões não são relatadas ou detectadas (4), sendo assim, o atual e subjetivo teste da Escala de Coma de Glasgow não é suficiente. É por isso que a Abbott dedicou os últimos 10 anos à pesquisa de biomarcadores que podem ajudar a descobrir como tornamos visíveis lesões invisíveis.
O teste analisa biomarcadores no plasma e soro humano - Proteína
Ácida Fibrilar Glial (GFAP) e Ubiquitina Carboxi-terminal Hidrolase L1
(UCH-L1), que, em concentrações elevadas, são correlacionados à lesão
cerebral. Além disso, fornece resultados com 96,7% de sensibilidade e
99,4% de valor preditivo negativo1. O teste auxilia na avaliação de
pacientes de 18 anos de idade ou mais, que apresentam ou que estão com
suspeita de lesão cerebral traumática leve (pontuação da Escala de Coma
de Glasgow de 13-15) no período de 12 horas após a lesão1, para auxiliar
na tomada de decisão.
No caso de uma possível concussão, o potencial para melhorar a velocidade e a precisão da avaliação por meio deste novo teste é extraordinário. Em vez de apenas fazer perguntas subjetivas sobre como a pessoa está se sentindo após um ferimento na cabeça ou pescoço, o médico agora pode avaliar os níveis sanguíneos de GFAP e UCH-L1. Essas ferramentas objetivas podem ajudar radicalmente na avaliação, no tratamento e na recuperação.
Sobre a Abbott
A Abbott é uma empresa líder global de cuidados para a saúde que ajuda as pessoas a viver plenamente em todas as fases da vida. Nosso portfólio de tecnologias que transformam a vida das pessoas abrange todo o universo de cuidados para a saúde, por meio de produtos e negócios líderes em diagnósticos, dispositivos médicos, nutrição e medicamentos de marca. Nossos 114.000 colaboradores trabalham para ajudar as pessoas em mais de 160 países.
Presente no Brasil há mais de 85 anos, sua estratégia local visa proporcionar às pessoas um melhor acesso a soluções médicas e de saúde inovadoras, contribuindo para o desenvolvimento dos cuidados para a saúde no país. No Brasil, a empresa emprega aproximadamente 2.800 colaboradores e suas principais unidades ficam em São Paulo (sede administrativa); Rio de Janeiro e Belo Horizonte, onde estão as duas plantas produtivas da empresa.
Referências
1 Instrução de uso – Revisão H20156R01.
2 Dewan MC, Rattani A, Gupta S, et al. Estimating the global incidence of traumatic brain injury. J Neurosurg. 2018;1-18. doi:10.3171/2017.10. JNS17352.
3 Korley FK, Kelen GD, Jones CM, Diaz-Arrastia R. Emergency department evaluation of traumatic brain injury in the United States, 2009-2010. J Head Trauma Rehabil. 2016;31(6):379-387. doi:10.1097/HTR.0000000000000187.
4 Concussions Facts and Statistics. UPMC Sports Medicine. Content available at: https://www.upmc.com/services/sports-medicine/services/concussion/about/facts-statistics.
fonte: Abbott Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário