terça-feira, 7 de novembro de 2017

MASS EFFECT ANDROMEDA PS4 (TROFÉU DE PLATINA) - PARTE I


PARTE I - ASPECTOS GERAIS


A exemplo de outros textos que publicamos sobre a franquia de games Mass Effect, nossa finalidade não é tratar da história de Mass Effect Andromeda, mas fornecer aos jogadores da plataforma PS4 algumas dicas para a obtenção do troféu de platina. Ainda assim, apresentaremos um resumo da trama, para ambientação de jogadores iniciantes, embora nossa atenção tenha por foco a obtenção dos troféus mais trabalhosos.

O quarto título da franquia desenvolvida pela Bioware é um jogo com características de combate e exploração similares as dos títulos anteriores. No que tange ao modo campanha, Andromeda se trata de uma versão light, com pouquíssimas baixas em geral (nenhuma de membro do esquadrão ou da tripulação), se comparada à trilogia de Shepard. Já a mecânica de jogo sofreu poucas, mas significativas alterações.

No início do modo campanha (offline), o jogador optará pela personagem Scott, ou por sua irmã gêmea Sarah Ryder, conforme a preferência, podendo configurar seu estilo de combate e sua aparência. No nosso caso, optamos por Sarah. Ela é uma pathfinder, exploradora humana incumbida da missão de encontrar novos mundos para estabelecer assentamentos para a humanidade e outras espécies da Via Láctea.

A bordo da arca Hyperion, Ryder chega à estação espacial Nexus, central de suporte de menores dimensões, mas estruturalmente semelhante à Citadel da trilogia de Shepard, onde se dão algumas missões. É o ponto de partida para a exploração do Aglomerado Heleus, na galáxia Andromeda (as demais arcas: Paarchero - salariana, Leusinia - asari e Natanus - turiana, também estão a caminho da estação, sob comando de seus respectivos pathfinders). Há, ainda, uma quinta arca, a quariana Keelah Si'yah, que saiu da rota, por opção, com o desejo de não ser localizada. Cada arca transporta cerca de 20.000 indivíduos, quase todos conservados em estado de criogenia e com descongelamento previsto para após a chegada ao mundo a ser descoberto e viabilizado pelos pathfinders. A Hyperion é a única a chegar à estação. Ryder deverá localizar o paradeiro das três outras arcas, as quais foram afetadas por um fenômeno artificial e instável de energia escura, chamado Miasma (ou Flagelo, segundo o livro Insurreição na Nexus, de que trataremos adiante) ou atacadas e tornadas reféns pelos Kett, principais inimigos na jornada.

Em suas missões, Ryder é auxiliada por uma inteligência artificial denominada SAM (Simulador de Adaptação de Matriz), desenvolvida por seu pai, Alec Ryder, um ex-N7 (participante da Guerra do Primeiro Contato, entre humanos e turianos), expulso da Aliança por pesquisar e desenvolver inteligências artificiais (o que, na Via Láctea, é proibido pelo Conselho). Cabe a SAM a missão Segredos da família Ryder, que exige de Sarah a localização de "gatilhos de lembrança" nos principais planetas visitados. Esses "gatilhos" (dois ou três em cada planeta), à medida que recolhidos, desbloqueiam lembranças de Alec (morto em Habitat 7); e Sarah descobre que o motivo pelo qual as Arcas deixaram a Via Láctea tem conexão com a história de Shepard. Vale retardar o fim do jogo, na busca das pistas que levam SAM a desbloquear tais lembranças e descobrir o que há por trás da Iniciativa Andromeda.

Recomendamos a leitura do livro Mass Effect Andromeda - insurreição na Nexus, de Jason M. Hough e K. C. Alexander, para melhor entendimento de algumas situações apresentadas no jogo. O texto do livro apresenta fatos ocorridos pouco antes daqueles narrados no jogo e permite ao jogador entender o porquê de Sloane Kelly, ex-agente de segurança da Nexus, e os krogan, liderados por Nakmor Morda, terem tomado o rumo de Kadara e Elaaden, respectivamente.

Recomendamos também o uso do aplicativo APEX HQ, ferramenta auxiliar no modo multiplayer e útil para a obtenção de recursos os quais serão aproveitáveis inclusive no modo campanha (desbloqueio dos troféus "Experiente", "Desbravamento", "Trabalho em equipe" - se for o caso - e "Grande talento", por exemplo). Quanto ao troféu "Grande talento" - promova uma Equipe de Assalto ao nível 20 -, o uso do aplicativo é recomendado até ao nível 19; após isso, o jogador deverá alcançar o nível 20 fazendo uso do console para desbloqueio do troféu.

Conversar frequentemente com a tripulação da Tempest (nave que Ryder recebe ao deixar a Nexus para missões de reconhecimento e exploração em Andromeda) e com membros de seu esquadrão pode render missões extras e romances. Habitue-se a manter a conversa em dia, sempre que retornar à Tempest, e a ler os e-mails antes de partir para missões ou mesmo de realizar conversas específicas com este ou aquele tripulante ou membro do esquadrão. Antes de fazê-lo, o jogador deverá marcar seu objetivo no mapa (ou selecioná-lo no menu Diário).

É importante que o jogador esteja ciente dos desafios que deve ser superados para o desbloqueio dos troféus e estabeleça um método para fazê-lo. Os troféus mais trabalhosos são: Deu match! (complete romances com três personagens diferentes entre todas as suas partidas) e Criptografando (conclua 20 enigmas das Relíquias em um único jogo).

Novidades

Há três novidades nos combates: primeira, o jogador poderá realizar combos bióticos e tecnológicos. Para tal, deve empregar dois tipos de poder: o preparador e o detonador. Os combos poderão ser realizados exclusivamente pelo jogador ou em combinação com os membros do esquadrão. Podem ser consumados tanto no modo campanha quanto no multiplayer. Segunda, a grade de poderes de Ryder, no modo campanha, poderá ser organizada conforme a preferência do jogador. Ou seja, o jogador poderá designar até três poderes entre os de combate, bióticos ou tecnológicos para as missões e alterá-los ainda que durante os confrontos. Diferentemente dos três jogos anteriores de ME, o jogador poderá, da mesma forma, alterar entre os perfis: Soldado (combate), Adepto (biótica), Engenheiro (tecnologia), Vanguarda (combate + biótica), Sentinela (biótica + tecnologia), Infiltrado (combate + tecnologia) e Explorador (combate + biótica + tecnologia).

Os membros do esquadrão

Ryder deverá recrutar membros para o seu esquadrão. Recomendamos que o jogador o faça rápido, para acioná-los e desenvolvê-los conforme a preferência. São eles:

Cora Harper - humana, comando biótica;
Jaal Ama Darav - angara, guerreiro da resistência (recrutado em Aya);
Vetra Nyx - turiana, mercenária autônoma;
Pelessaria B' Sayle (Peebee) - asari, acadêmica independente (recrutada em EOS);
Nakmor Drack - krogan, guerreiro veterano (recrutado na segunda visita a EOS);
Liam Kosta - humano, especialista em crises.

Drack e Peebee são, de longe, as melhores personagens do jogo. Drack é leal, duro no combate, espirituoso, com ótimas tiradas, não há como não gostar dele; já Peebee é independente, destemida, debochada, doida e divertida, a ponto de enxotar Ryder de sua companhia, mesmo depois de já terem engatado um relacionamento sério! Essa estudiosa das Relíquias não dá a mínima para o que pensam sobre ela, e, sem drama de consciência, arrasta Ryder & cia. para missões de alto risco. Além disso, Drack e Peebee rendem conversas hilárias à bordo do Nomad (veículo de seis rodas utilizado nas missões em terra), vale dar uns rolés com eles.

Já Vetra e Liam, apesar de bons em combate, não se entendem. Após a Missão de Lealdade de Vetra (Meios e fins), que envolve sua irmã Sidera Nyx, a Sid, a turiana e o humano discutem duramente sobre responsabilidade e outros assuntos, a bordo do Nomad. Liam, a propósito, é uma personagem que sintetiza, grosso modo, a falta de carisma das personagens de ME Andromeda. Apesar de seu espírito agregador (ele partiu para Andromeda com a esperança de construir uma sociedade verdadeiramente democrática e inclusiva, sem discriminação), não é expressivo e seus diálogos são um tanto enfadonhos. Outra personagem que não faz a menor falta no jogo, para quem optou jogar com Sarah, é seu irmão, Scott Ryder: herdou o mau humor do pai e é tão sexy quanto um porco-espinho! Suvi Anwar é outro exemplo: é lindíssima, de rosto encantador e um par de olhos espetacular, mas um tanto distante e melancólica.

Os mundos de Andromeda

Há 38 sistemas a serem visitados, com cerca de 168 planetas, para exploração e obtenção de recursos (minerais e tecnológicos, os quais poderão ser usados para melhoria de armas e armaduras) sendo que ME Andromeda concentra suas ações na Nexus e em cinco planetas, com características ambientais distintas:

EOS - radiação;
HAVARL - selva, onde se escondem os rebeldes angaranos Roekaars e uma série de criaturas esquisitas; único planeta onde não é possível rodar com o Nomad;
VOELD - superfície gelada (o mais bacana para dar uma passeada);
KADARA - acidez do solo e da água;
ELAADEN - árido, desértico, de relevo acidentado, repleto de dunas e calor excessivo em torno dos 50°C, amenizados para 34°C após a ativação do Relicário.


Os inimigos

Os principais inimigos, como dissemos, são os Kett, que estão em Andromeda à cata de indivíduos para a chamada Exaltação, procedimento semelhante à "doutrinação" da trilogia de Shepard. Mas o jogador também se verá às voltas com os Exilados da Nexus, os Párias (comandados por Sloane Kelly, cuja aparência e temperamento fazem lembrar a Jack, de ME2), o Coletivo, contrabandistas, rebeldes, mercenários, Renegados, saqueadores etc.

Pontos negativos

Há pelo menos quatro pontos negativos no jogo: primeiro, o mapa não indica o nome das regiões visitadas (a indicação aparece quando o jogador alcança a região com o Nomad, mas esta não é fixa) e a bússola do jogo não ajuda; será necessário abrir o mapa com certa frequência para não se perder no caminho. O segundo, são os bugs. Não é raro deparar com personagens atravessando portas, inimigos parcialmente ocultos em meio a paredes, personagens dando pulinhos ao conversar com Ryder, revirando os olhos enquanto conversam ou emergindo das areias escaldantes de Elaaden, essas coisas. Há também travamentos, mas nada que inviabilize a conclusão do jogo. Algumas dessas situações são ridículas. E engraçadas, quando não o deviam ser. O terceiro é a dublagem original de Jaal Ama Darav (pelo ator Nyasha Hatendi). A voz impostada da personagem parece saída de um túmulo, bastante incômoda por sinal (por que ele parece sussurrar?). E, ao despedir-se de Ryder, a bordo da Tempest, Jaal repete o que mais parece bordão de super-herói: Stay strong and care! Digno de Superman ou Buzz Lightyear, mas chato que só. Quarto, não é possível ao jogador, por opção, salvar o jogo durante as Missões Principais; o próprio jogo estabelece pontos de salvamento. Uma falha grosseira. Em fases longas e críticas de combate, a exemplo de Meridian, na dificuldade insane, o jogador, caso derrubado, poderá ser obrigado a reprisar etapas bastantes desagradáveis.

DICAS:

- jogue na dificuldade Casual, para ambientação com a mecânica de jogo e domínio das técnicas de combate;
- retarde ao máximo a conclusão do jogo, não recusando as missões secundárias (desbloqueadas por meio de conversas com membros do esquadrão, tripulação da Tempest e personagens ocasionais, encontrados na Nexus e nos planetas visitados), a fim de desenvolver a personagem Ryder (que pode alcançar mais de 100 níveis de experiência), aumentar a potencialidade das armas e dos poderes, sendo estes de combate (identificados pela cor vermelha), bióticos (cor roxa) e tecnológicos (cor amarela), inclusive dos membros de seu esquadrão, e acúmulo de itens recolhidos durante os confrontos (restos de inimigos e contêineres);
- ative monólitos e Relicários, assim que chegar a novos mundos, (a fim de minimizar os efeitos das condições climáticas agressivas dos planetas principais);
- use e abuse do scanner de Ryder, para acumular pontos de pesquisa da Iniciativa Andromeda, para a fabricação de armas de diferentes modelos, origens e especificações técnicas;
- crie condições para a instalação de postos avançados em EOS, Voeld, Kadara e Elaaden. Para tal, é preciso obter o mínimo de 40% de PVA (Pontos de Viabilidade Andromeda). Ativar os Relicários, instalar estações avançadas (foward stations), procurar gatilhos de lembrança, obter recursos minerais e tecnológicos, derrotar o Arquiteto das Relíquias, visitar pontos de interesse, realizar missões secundárias, entre outras, contribui para a melhoria das condições ambientais do planeta, acumulação de pontos de experiência e instalação dos postos avançados;
- As Dunas Presson, no deserto de EOS, são um ótimo lugar para acumular pontos de XP (experiência). Passeie por lá, a bordo do Nomad, e puxe briga com os Kett e as Relíquias. Essas incursões servirão para o aperfeiçoamento de armas e poderes de Ryder e de seu esquadrão;
- Complete as Missões de Lealdade dos membros de seu esquadrão, assim que estiverem disponíveis. Não se esqueça de levar o interessado para a realização dessas missões;
- Acumule Elemento Zero, um composto raro, útil para a potencialização de armas e, sobretudo, do Nomad. Pode ser encontrado em viagens explorativas com o veículo, mas não é fácil fazê-lo. Uma forma rápida e fácil de acumular Elemento Zero é ir ao mercado, em Aya, comprar todas as unidades disponíveis desse composto, salvar o jogo, sair e entrar no jogo novamente. Com isso, novas unidades de Elemento Zero serão disponibilizadas (de 7 a 10 unidades, por vez). Repita a operação quantas vezes quiser. Algumas potencializações de armas só poderão ser desenvolvidas com Elemento Zero;
- Recorra aos pontos de venda, na Nexus e nos planetas principais, seja para adquirir recursos, armas, potencializações e equipamentos para armas e também para o Nomad;
- Busque vídeos na internet que o auxiliem a desbloquear os troféus;
- Habitue-se a salvar seu progresso frequentemente, sobretudo após vencer as etapas mais complicadas.

Os troféus a serem desbloqueados em combate (eliminar inimigos fazendo uso de habilidades específicas) exigem tempo e são desbloqueados naturalmente (assim como os demais troféus relacionados com a história do jogo). Inimigos eliminados nos modos campanha e multiplayer são computados para tal.


As estações avançadas

As estações avançadas (forward stations S3 ou E2) são cápsulas instaladas em determinados pontos do mapa, à medida que o jogador explora essas regiões, a bordo do Nomad. Encontramos 37 pontos onde será possível instalá-las, nos cinco planetas principais. São quatro as suas funções: ativar o Nomad, acionar o centro de pesquisa e desenvolvimento de armas, ressuprimento e reparo dos equipamentos de Ryder, e viagens rápidas. Ao iniciar a exploração nos planetas, os locais onde será possível instalar estações avançadas encontram-se indicados na cor branca; ao aproximar-se do ponto indicado, com o Nomad, a estação é instalada e sua cor no mapa passa a ser azul (só aos pontos nesta cor são permitidas viagens rápidas de ponto a outro do mapa). As estações avançadas servem também para recarregar automaticamente a munição e os escudos do seu esquadrão e do Nomad, bem como manter sua equipe em condição segura, sob temperaturas oscilando em torno dos 30°C. É para dar uma respirada antes de prosseguir a exploração e os combates. Seu uso é bastante recomendado em Voeld.


Observação importante

Na missão Atrás das linhas inimigas, em Kadara, o jogador deverá fazer uma varredura atrás de vestígios dos Kett. No mapa, o jogador encontrará um indicador da área a ser investigada. Ao aproximar-se desta, use o Martelo Krogan para machucar o solo no ponto indicado e fazer a varredura com o scanner de Ryder. O jogador encontrará pegadas que apontam em direção à colina. Siga as pegadas. Tal procedimento deverá ser feito em três ocasiões, até que o jogador chegue a uma caverna, onde se localiza um esconderijo dos Kett. Não se trata de bug.

O Arquiteto das Relíquias

O Arquiteto das Relíquias é o inimigo mais difícil de ser derrubado, inclusive na dificuldade Casual. O Arquiteto é uma criatura metálica resistente, mais alta que um prédio, com três pernas que lembram os tentáculos do Dr. Octopus (inimigo do Homem-Aranha). Para derrubá-lo, será necessário destruir os conduítes (partes destacadas em vermelho) das pernas e da cabeça, o que exige tempo, paciência e certo nível de desenvolvimento das potencializações de combate e das armas de Ryder. O confronto com o Arquiteto é complicado face as variáveis ambientais de cada planeta. O mais complicado se dá em Voeld, onde as baixas temperaturas consomem naturalmente a energia de Ryder e o Nomad desliza sobre o gelo; neste caso, o ideal é manter o esquadrão no veículo, rodear o Arquiteto e só descer para disparar quando os conduítes estiverem aparentes. Quando o conduíte de uma das pernas fechar, o jogador deverá mirar os conduítes da cabeça. Para chatear, aparecem em meio ao combate com o Arquiteto Relíquias menores (Observadores, Montadores e Esmagadores, sendo que os dois últimos podem ser atropelados pelo Nomad). Embora a derrubada do Arquiteto das Relíquias renda boa pontuação de viabilidade, o ideal é retardar o confronto.

O Arquiteto, em Voeld, está localizado numa fenda, em meio a uma cordilheira, à leste no mapa, e surgirá durante a missão Busca pela equipe científica desaparecida. O ideal é levar a IV (Inteligência Virtual) das Relíquias (poder tecnológico desbloqueado após a missão Projeto secreto), uma escopeta potente, como a Ruzad, o poder biótico Carga e alguns Lança-foguetes Cobra, para detonar os conduítes da cabeça (os lança-foguetes podem ser selecionados ao pressionar o pad, área retangular no centro do controle Dualshock 4). O Arquiteto poderá ser encontrado nos planetas EOS, Voeld, Kadara, Elaaden e também em Meridian. Esteja preparado, porque o Arquiteto é um tremendo osso!

As estatísticas de desempenho

Para exibir o quadro geral de estatísticas, o jogador deverá acessar o menu do jogo, aba Habilidades, e pressionar o triângulo no Dualshock 4, que corresponde a Exibir estatísticas. Esse quadro se encontra dividido em quatro categorias: Estatísticas gerais, Estatísticas do Nomad, Estatísticas narrativas e Feitos. Trata-se de um mapeamento do desempenho do jogador. Lá, será possível consultar a quantidade de inimigos derrotados e as tendências nas respostas dos diálogos (emocional - forma de coração; lógico - forma de engrenagem; casual, forma semelhante a arroba de e-mails; e profissional, uma arroba quadrada), entre outras.

(Francisco Filardi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário