(de Francisco Filardi)
A finalidade desta postagem não é narrar a história do jogo. Há blogs/sites que se prestam a essa tarefa, e o fazem muito bem. Nestas linhas, a exemplo do proposto em "Mass Effect 3 - PS3 (dicas) -A primeira platina a gente nunca esquece", publicado no blog de Intervalo Cultural - RJ em março/2014, formulo algumas notas as quais julgo serem úteis para que outros jogadores venham a platinar o jogo. Ao contrário do texto anterior, estas dicas se destinam aos iniciantes, portanto é provável que haja pouca ou nenhuma novidade para jogadores experientes (níveis "Hardcore" e "Insanity"). As sugestões são baseadas na minha experiência de jogo, ao que se soma também necessária pesquisa em sites especializados. Para facilitar a leitura e a consulta, procurei estruturar o conteúdo por assunto.
Convém
observar que a forma como estão expostos os assuntos nesta postagem
refere-se a este ou àquele desafio, não necessariamente ocorrendo
na mesma sequência proposta pelo jogo.
Por
convenção, os mundos de Mass Effect serão apresentados da seguinte
forma: planeta/sistema/galáxia.
1
- PLANO DE JOGO
O
"X" do problema em Mass Effect é jogá-lo sem alguma
referência (meu caso). Sem um plano, o jogo - e consequentemente a
obtenção do troféu de platina - pode tornar-se demasiado
trabalhoso, portanto exaustivo. O jogador deverá concluir Mass
Effect pelo menos três vezes, porque a dificuldade "Insanity"
só é desbloqueada ao término da dificuldade "Hardcore";
esta, por sua vez, ao término da "Casual" (fácil). Já
os troféus "Ally" (aliados) devem ser desbloqueados por
pares de personagens, ou seja, o jogador deverá realizar cada
dificuldade, do começo ao fim, com um mesmo par de aliados no
pelotão (Ashley, Kaidan, Tali, Wrex, Garrus ou Liara).
Ainda
em relação aos troféus "Ally", uma observação
referente a Asari: o ideal é que Liara seja resgatada
(Therum/Knossos/Artemis Tau) antes de o jogador realizar qualquer
missão secundária (assignment) na Citadel. Os troféus "Ally"
exigem um mínimo de 45/50 missões (no somatório das principais e
secundárias), dependendo da personagem, para serem desbloqueados.
Normalmente, isso ocorre antes da missão em Virmire, desde que o
jogador não tenha perdido algum "assignment" (sugiro
consultar o rol de missões em site listado no item 14 -
"Referências").
Garrus
(turian), Tali (quarian) e Wrex (krogan) são recrutados por Shepard
na Citadel; Ashley (soldier), em Eden Prime, no curso natural do jogo
(após o prólogo); já Liara (asari) deverá ser resgatada como
escolha prioritária, caso o objetivo seja o respectivo troféu
"Ally", em Therum. Kaidan (sentinel) já faz parte da
tripulação da SSV Normandy.
2
- SOBRE OS "ALLY" (SQUAD MEMBERS)
Alguns
sites recomendam, no que tange ao desbloqueio dos troféus de armas e
os de poderes técnicos e bióticos, que a classe de Shepard seja
Engineer e Adept, sem referência à plataforma (XBOX, PC ou PS3)
utilizada. Essa informação NÃO PROCEDE, em relação ao PS3. É
como "Sentinel" que Shepard disporá de quase todos os
poderes, à exceção dos técnicos "AI Hacking" e "Dumping
Field", próprios da classe "Engineer".
É
válida a opção de descarregar poderes bióticos e técnicos nos
terminais "Citadel rapid transit", localizados em pontos
diversos da Citadel, para desbloquear os troféus relativos. Alguns
desses poderes também podem ser lançados no MAKO M35 (veículo de 6
rodas, utilizado em missões de reconhecimento e exploração). A
única exceção desse "macete" é o poder técnico "AI
Hacking", que requer confronto com inimigos sintéticos. Uma
das maneiras de desbloquear esse troféu é dirigir-se ao planeta
Casbin (Hong/Armstrong Nebula), onde há uma base Geth, em formato
circular, dividida em três segmentos. Destrua todos os inimigos que
estão no solo. Destrua também os Geth Sniper que estão nas torres,
deixando apenas dois deles, um em cada segmento (distantes entre si).
Mantenha os seus squad members protegidos em algum ponto externo da
base e escolha um dos Geth Sniper para hackeá-lo. Repita o
hackeamento sucessivamente, até desbloquear o troféu (75 vezes).
Ao
analisar as combinações entre poderes bióticos, poderes técnicos
e força de combate dos squad members, sugiro as seguintes:
Wrex
(krogan) e Tali (quarian) - dificuldade Insanity
Garrus
(turian) e Ashley (soldier) - dificuldade Hardcore
Kaidan
(sentinel) e Liara (asari) - dificuldade Casual
Wrex,
Ashley e Kaidan são os mais fortes nas primeiras levas de jogo.
Neste caso, é bom levar um "squad member" mais fraco, para
a consecução do troféu "First Aid Especialist" (usar
medi-gel 150 vezes).
3
- O JOGO (considerações gerais)
Mass
Effect possui jogabilidade distinta da dos demais títulos da
franquia. É o único em que as armas travam por superaquecimento.
Além do que é repetitivo em algumas cenas, o que poderá tornar o
jogo um tanto cansativo. Até o formato e a aparência das
"facilities" (instalações, bases) dos planetas visitados
é o mesmo, com raras modificações.
No
começo do jogo, suas armas, sobretudo as de médio (shotguns) e
longo alcance (rifles de francoatirador) serão menos estáveis.
Investigue todo o cenário visitado, para recolher itens úteis para
o aperfeiçoamento e melhoria do seu equipamento.
O
ideal é encarar a dificuldade "Insanity" com Shepard no
nível 60 (máximo da personagem), o que é obtido somente ao atingir
862.100 pontos de XP (experiência). Conclua o jogo na dificuldade
"Casual" e importe a personagem para um novo jogo. Desta
forma, seus pontos de XP serão acumulados.
Acumule
medi-gel, o que lhe será útil em determinadas fases do jogo.
Dá para acumular 1.000, sem esforço. O meio para isso é recolher
itens (armas, munições, armaduras) resultantes da exploração dos
cenários e manter seu equipamento sempre atualizado, convertendo em
omni-gel os itens irrelevantes (de menor poder de fogo ou de
redução de danos).
Não
recusar missões secundárias no transcorrer da história, pois estas
contam para o desbloqueio dos troféus referentes a aliados, poderes
e armas.
As
abas Mapa, Journal, Missions e Assignments (visualizadas a partir do
botão "start" do controle DualShock 3) são ferramentas
que devem ser constantemente acessadas. São as suas "bússolas"
no jogo.
Fique
atento ao radar que figura na parte inferior direita de sua tela.
Pontos vermelhos indicam inimigos a pé. Formações em vermelho no
formato de boca na posição vertical indicam a presença de heavy
turrets (canhões). É preciso tomar cuidado com os "snipers"
(atiradores de elite), que dispõem de armas laser (cor vermelha).
A
localização dos itens colecionáveis Valuable Minerals, Prothean
Artifacts, Turian Emblems, Matriarch's Writings, Salarian ID Tags e
League Medallions (of One), bem como dos Keepers (na Citadel) pode
ser pesquisada no site Mass Effect Wikia (ver item 14).
Investigue
os mapas das diferentes galáxias com cuidado porque há planetas
minúsculos que podem passar despercebidos. A localização das
estações espaciais MSV Ontario, Worthington, Majesty e Cornucopia,
por exemplo, precisa ser "escaneada" (há comando próprio
para isso). Há, ainda, a MSV Fedele, localizada em Herschel/Kepler
Verge, desbloqueada num diálogo com Garrus, no interior da Normandy
(assignment: Find Dr. Saleon).
Habitue-se
a salvar o jogo frequentemente, sobretudo nas dificuldades "Hardcore"
e "Insanity".
Completar
o jogo significa chegar ao fim (ver os créditos finais), não
havendo necessidade de fazer todas as missões e assignments.
Há
um atalho para a obtenção do troféu "Medal of Valor"
(completar o jogo na dificuldade "Insanity"):
-
Prólogo
-
Eden Prime
-
Citadel (conversa com Ambassador Udina e Captain Anderson)
-
Therum (no item 6, comento sobre a importância de resgatar Liara
T'Soni)
-
Noveria
-
Feros
-
Virmire
-
Ilos
-
Citadel (batalha final contra Saren)
A
esse roteiro seria interessante incluir o assignment "UNC Rogue
VI" (Lua da Terra/Local Cluster), antes de seguir para Noveria,
porque tal missão permite ao jogador incrementar seus poderes
técnicos ou bióticos, à escolha.
Os
inimigos mais resistentes são os Krogan (Battle Master e Warlord),
bem como os Geth (Destroyer, Prime, Juggernaut, Armature e Colossus).
Reserve poderes bióticos como Singularity e Lift para arremessar em
especial os Krogan Warrior e Warlord, e também os Geth Destroyer,
para o ar, pois estes marcham rapidamente em sua direção. Os Geth
Rocket e os Shock Trooper, que disparam mísseis, também são
bastante persistentes na dificuldade "Insanity".
Dependendo do estágio de desenvolvimento do poder Singularity, é
possível tirar do solo um Geth Armature, Colossus ou Juggernaut,
quando a curta distância.
Quanto
aos Geth Colossus e Armature (gigantescos quadrúpedes que disparam
bolas de energia), há uma tática eficiente para derrotá-los,
quando estão sozinhos: atropelá-los e não permitir que se reergam.
Derrube-os e dispare o canhão do MAKO M35 repetidamente, alternando
atropelamentos e disparos, até consumir toda a energia do inimigo.
Quanto ao MAKO M35, prepare-se para
rodar uma boa quilometragem sobre terrenos acidentados, rochosos,
gélidos, graminosos, arenosos etc. Se o veículo estiver cercado
por montanhas (inviabilizando o deslocamento), a alternativa cabível
é retornar a Normandy (botão quadrado do DualShock) e aterrissar
novamente.
Deixe para fazer as missões em
Virmire por último (Ilos é ponto de não retorno). Lá, o jogador
terá que tomar duas decisões importantes, que afetarão não apenas
o futuro das personagens em Mass Effect, mas nos demais títulos da
série (ver item 7).
Ao
consultar o mapa de qualquer planeta, opte por deslocar-se pelo menor
traçado e salve o jogo antes de invadir uma base (main facility), em
geral repleta de inimigos.
Não
é necessário explorar exaustivamente os planetas, em busca de
minerais (assignment UNC: Valuable Minerals). É cansativo e demanda
tempo. No mapa, concentre-se nos pontos indicados (recolha apenas o
que aparecer no seu radar). Explore todos os planetas e, no final
(antes de fazer a missão em Ilos), consulte o site Mass Effect Wikia
(que disponibiliza o mapeamento completo de todos os planetas) para
buscar somente os itens de que necessita para completar o assignment.
Normalmente,
as jazidas minerais estão localizadas próximas a formações
rochosas (montanhas) e em imediações de áreas de risco (de cor
vermelha). Em terrenos acidentados e montanhosos, convém não
"escalá-los" com o MAKO M35 na vertical; faça-o sempre em
diagonal e procurando gramíneas (vegetação) ou gelo, para melhor
aderência dos pneus.
Ao
preencher 75% da barra de Paragon o troféu respectivo é
desbloqueado; preenchendo 80% da barra há o desbloqueio de uma
missão extra: UNC: Besieged Base (Chohe/Cacus/Hades Gamma). O mesmo
é válido em relação a Renegade, que desbloqueia a missão extra:
UNC: The Negociation (Nonuel/Plutus/Hades Gamma). (ver item 12 -
"bug" em Noveria). Em
Chohe, há 4 Matriarch's Writings e 1 Thresher Maw (ver item 11).
4
- JOGABILIDADE E TÉCNICAS DE COMBATE
As
batalhas em campo aberto são dificultosas, notadamente em Therum,
Feros e Noveria.
Não
há muita diferença no combate em solo, nas dificuldades "Hardcore"
e "Insanity"; a exceção se dá em Aleutsk Valley, no
planeta Noveria, e em Feros. Derrotar inimigos em solo (a pé)
rende mais pontos do que a bordo do MAKO M35. Caso opte pelo combate
no chão, mantenha o MAKO M35 fora do alcance visual do inimigo.
Os
pontos de talentos, na aba "Squad" (botão Start do
controle Dualshock 3), devem ser administrados de forma racional,
para melhor proveito nos combates. Os pontos destinados a armas não
desenvolvidas, menos eficazes e menos estáveis no começo do jogo
(pistolas, rifles de assalto e de franco-atirador) podem ser
dedicados ao desenvolvimento de poderes técnicos e, sobretudo,
bióticos (considerando, obviamente, que o jogador já tenha
desbloqueado os troféus referentes a essas armas).
Utilize
poderes bióticos e sobretudo armas de baixa estabilidade, como fuzis
de assalto e de franco-atirador, para detonar os diferentes tipos de
"Containment Cell" (Fusion, Plasma, Ion, Cryo) e também as
"Power Junction" das (bases) instalações inimigas. Para a
obtenção dos troféus relativos às armas, valem também os tiros
dados nas estranhas criaturas encontradas em Eden Prime (semelhantes
a ovelhas), Eletania (macacos), Nodacruz, Chasca e Ontarom (os
"shifty looking cow", um misto de cangurus e raposas).
O
MAKO M35 deve ser posicionado na perpendicular em relação aos
inimigos, sobretudo heavy turrets (canhões), nunca de frente,
fazendo o movimento de pêndulo, indo da direta para a esquerda e
vice-versa. Tal procedimento permite ao jogador desviar-se dos tiros
inimigos e posicionar adequadamente a mira do veículo.
Reveja e melhore continuamente o
equipamento de Shepard e de seus "squad members".
Esteja
atento às suas barras de energia horizontais (de cor vermelha,
podendo assumir a cor verde, caso algum de seus squad members for
atingido), bem como às barrinhas azuis verticais, que indicam a
potência dos escudos. Convém dar um tempo até que os membros da
equipe recuperem energia (recarga de poderes) em meio aos combates.
5
- SOBRE AS MISSÕES NA CITADEL
Em
uma das máquinas de jogo, no clube de dança Flux, Shepard descobre
um "Signal Source", que o(a) leva a rastrear o sinal nos
corredores do Ward Access, na sala de Barla Von, no Presidium
(Financial District), e, por fim, em uma sala, localizada no
pavimento superior do Emporium. É aí que Shepard encontra uma
inteligência artificial que fará explodir o local, caso o sistema
não seja desarmado. Eis a sequência a ser digitada:
▲ ■ ▲
X
■ X
X
Um
dos assignments na Citadel consiste em aturar um fã de Shepard,
chamado Conrad Verner. Para concluí-lo serão necessários três
encontros com esse cidadão (todos nos Markets, em Wards Locations).
No primeiro encontro, ele solicitará um autógrafo; no segundo, uma
foto; no terceiro, ele pedirá a Shepard que interceda junto ao
Conselho para que ele também se torne um Spectre. Você poderá
ameaçá-lo, se estiver precisando de pontos de "Renegade",
ou dissuadi-lo, se de "Paragon".
Na
batalha final contra Saren, proteja-se atrás de uma coluna de pedra.
E não se afobe. Paciência é fundamental. Dispor do poder "Unity"
(para recuperar seus squad members) lhe será muito útil, sobretudo
nas dificuldades "Hardcore" e "Insanity".
6
- SOBRE THERUM, FEROS E NOVERIA
Em
Therum, é necessário resgatar a asari Liara por três razões:
1
- tarefa óbvia para obtenção do troféu Ally;
2
- sendo parceira de Kaidan (sentinel) e de Shepard, da classe
"Sentinel", formam uma poderosa combinação biótica;
3
- é ela quem descobre que o Conduit está em Ilos (planeta
desbloqueado oportunamente).
Sequência
para libertar Liara em Therum (Knossos System /Artemis Tau)
X
■ ● ▲
Em
Feros, abra o terminal para desarmar a PSI Valve (toggle valve) e
destruir a nave Geth. A escolha deverá recair sobre as válvulas de
números 7, 11 e 13 ou 5, 11 e 17 (seguindo as instruções do
terminal, o somatório deverá estar entre 31 e 34, para não
sobrecarregar o sistema). Em seguida, fechar o terminal.
Há
algumas particularidades sobre o combate em Noveria. De modo geral,
o desafio é parecido com Feros (este é missão única, dividida em
15 missões secundárias). Só que Noveria é planeta gelado, com
atmosfera tóxica. E há intervalos específicos para salvar o jogo,
muito distantes uns dos outros, o que torna difícil a sua execução
na dificuldade "Insanity". Para chegar ao Peak 15, segunda
parte da missão nesse planeta, é preciso percorrer uma estrada na
encosta das montanhas, a bordo do MAKO M35. Dois túneis devem ser
atravessados, sendo que no interior do primeiro há vários Geth
Rocket que e disparam foguetes (obviamente) à vontade. À esquerda,
à entrada desse primeiro túnel, há uma torre. É preciso
destruí-la, assim como os inimigos e barreiras kinéticas por ali.
Atravessar o túnel é o grande "abacaxi" de Noveria. É
preciso aguardar um pouco, no montinho à direita, à entrada no
túnel, e entrar neste a toda, evitando os disparos inimigos (o que é
difícil) e, a um tempo, disparando o canhão do MAKO M35 na medida
do possível. Detalhe: mesmo com o jogo pausado, você continuará
recebendo tiros, então seja rápido. Chegando ao fim desse primeiro
túnel, você assistirá a uma breve animação, indicando a
aproximação de mais uma leva de Geth, inclusive um Armature. Estes,
estarão na parte elevada do terreno, à direita. A notícia boa é
que não será necessário o confronto com esses inimigos. Na saída
do 2º túnel, é preciso tomar cuidado com os tiros disparados das
torres, que estão posicionadas na parte elevada das encostas,
inclusive as que se situam no lado oposto ao do que o MAKO M35 se
encontra.
Em
Peak 15, no planeta Noveria, serão necessários 100 medi-gel para
restabelecer o "Enter Code" da inteligência artificial
Mira, ou optar pela digitação da sequência solicitada.
Nos
laboratórios da Peak 15, não abaixe a guarda ao percorrer os
corredores, porque você será surpreendido por ataques dos Rachni
Soldiers. O tiroteio contra os ECS Guards será intenso. Ao acionar o
Neutron Purge, você terá 2 minutos para atravessar uma sala e pegar
o elevador, antes da explosão que eliminará os Rachni restantes na
base.
Em
Therum, Noveria e Feros, os Geth atiram pelas costas. Cuidado com os
tiros disparados pelas heavy turrets. Mesmo após destruí-las, um
último disparo parte em sua direção.
7
- VIRMIRE
Em
Virmire/Hoc/Sentry Omega, se estiver precisando de pontos de XP ou de
desbloquear itens (armas, munição, armaduras) recomenda-se levar
personagem com habilidade "Decryption" (o mesmo é válido
para Ilos).
Nesse
planeta, o jogador terá que tomar duas decisões importantes, como
dito no item 3, sendo a primeira delas:
WREX
NÃO PODE MORRER
Wrex
é um aliado importantíssimo, sobretudo na dificuldade "Insanity".
É forte, resistente, raramente derrubado pelos inimigos. Para
acalmá-lo, no assignment "Wrex and the Genophage", no
Salarian Camp, escolha os diálogos:
1
- Easy, Wrex.
2
- It's not that simple.
3
- What do you want from me?
4
- These aren't your people (alternativa em azul - você precisa ter
acumulado alguns pontos de Paragon até aqui)
Mantendo
Wrex como "squad member", você ganhará 28 pontos de
Paragon.
Se
o jogador errar na escolha de algum desses diálogos e retardar a
negociação com Wrex, Ashley o matará.
Já
a segunda decisão é crítica. Uma bomba é plantada no planeta,
para destruir a base de operações de Saren. Um dos seus squad
members deve permanecer no local, para defender a bomba. A quem
sacrificar? Kaidan ou Ashley? Conforme relatei no texto sobre "Mass
Effect 3", essa deve ser uma decisão para longo prazo, porque
ela refletirá até o fim da trilogia. Ashley é ótima em Mass
Effect, mas não tenho referência sobre seu desempenho nos demais
jogos. Por outro lado, Kaidan (assim como James Vega, personagem que
conhecemos no último jogo) é um aliado muito tenaz. Minha opção
foi manter Kaidan na equipe.
8
- ILOS
Em
Ilos, numa praça denominada "Bay Armature", próxima a
"security room", você deverá acionar pelo menos um dos
terminais para ativá-los. Eles irão ajudá-lo contra os vários
Geth que enfrentará nesse local (sobretudo os incômodos Prime,
Destroyer e Juggernaut).
Em
Ilos, há Geth em vários pontos do percurso até o Conduit. Vale
descer do MAKO M35 e enfrentá-los a pé, à exceção dos Geth
Armature. Oriente-se pelo mapa.
9
- OUTROS PLANETAS
Eletania/Hercules/Attican
Beta, é o "planeta dos macacos" do jogo. Chegando lá,
você encontrará um "Downed Probe" e descobrirá que um
macaco pegou um módulo de dados que precisa ser recuperado. Há
quatro colônias de macacos nesse mundo, sendo três delas em campo
aberto. A atmosfera do planeta é tóxica (hazard level 1).
No
mapa de Eletania, eis o local da mina onde se encontra o macaco:
X X
X
X
Já dentro da mina, torne a acionar o mapa. O macaco que procuramos está no fundo da mina; é o último animal no corredor da direita.
Os campos do planeta Altahe/Acheron/Styx Theta, estão infestados de Rachni, que emergem de crateras. Na dificuldade "Insanity", não saia do MAKO M35,. Conduza o veículo de modo a rodear os inimigos e atire sobretudo com o canhão. Evite os Rachni que atiram bolas de energia azul.
Em
Presrop/Century/Hawking Eta, há inimigos localizados em pontos não
indicados no mapa, portanto, explore tal planeta.
Em
uma mina, localizada em Agebinium/Amazon/Voyager Cluster, há uma
bomba, plantada por Elanos Haliat, desafeto de Shepard. O ideal é
que você tenha 300 medi-gel acumulados para desarmar
rapidamente o artefato. Caso não o tenha, basta digitar a sequência
solicitada.
Ao
atravessar essa mina, você enfrentará os homens de Haliat. Desça
a encosta sem disparar um único tiro. Alcance a parte baixa da
encosta e proteja-se pouco abaixo do local onde está o acampamento.
Recupere o MAKO M35 e detone os inimigos.
No
planeta Metgos/Hydra/Arghos Rho, há uma armadilha Geth, em campo
aberto. Ao aproximar-se de uma baliza, indicada no mapa, os inimigos
o cercarão.
Em
Xawin/Strennus/Head Horse Nebula, vá ao campo abandonado e ative o
gerador. O mapa indica duas jazidas de minerais, sendo uma delas uma
armadilha Geth, próxima a um "Crashed Probe". Esconda-se
nas dunas e atire somente com o MAKO M35. Há quatro heavy turrets
(canhões) nesse local.
Em
Tuntau/Phoenix/Arghos Rho, há uma pirâmide onde se encontra um
artefato proteano. Escale a pirâmide até ao topo, para recuperar o
artefato. Há outra pirâmide em Binthu/Yangtze/Voyager Cluster, e
outra em Chasca/Matano/Maroon Sea (nestas, a escalada é
desnecessária, sendo que em Chasca o artefato proteano está em um
"secure crate", em frente à pirâmide).
Em
Rayingri/Gagarin/Armstrong Nebula, você será atacado por Geth
também ao sair da "facility" (base) inimiga.
Há
um mistério em Casbin (/Hong/Armstrong Nebula): no mapa do planeta,
há indicação de um "anomalous signal" (ponto de
interrogação), onde se situa um acampamento Geth, com três
terminais e três estacas. Cada terminal está voltado na direção
das torres que baseiam heavy turrets. Mesmo depois de derrotar os
inimigos, o ponto de interrogação que indica o local permanece ali.
Ainda
em Casbin, uma nave Geth sobrevoará uma das bases, despejando
inimigos (ela não aterrissará). Você deverá destruir também
essa nave.
Após
a missão em Nepheron/Columbia/Voyager Cluster, Shepard receberá o
contato de um intermediário anônimo de Shadow Broker, em que este
solicitará a transmissão dos arquivos sobre as atividades da
organização Cerberus na região. Shepard poderá fornecê-los ou
recursar-se a fazê-lo. Qual a consequência dessa decisão para a
trama ou para os demais títulos da série? Não tenho resposta.
Na
galáxia Armstrong Nebula não haverá moleza. No sistema Grissom
(desbloqueado após o jogador concluir as missões em Gagarin,
Tereshkova, Hong e Vamshi), o último Geth a ser batido, no andar
superior da base (main facility) é um Juggernauth. Tenha cuidado!
10
- SOBRE O ASTEROID X57
A
missão no Asteroid X57/Asgard/Exodus Cluster, exigirá pesquisa na
internet. Você terá que desabilitar três "Torches",
sendo que uma delas é cercada por detectores de movimento. Há um
caminho para adentrar a base, evitando os detectores. Há um vídeo
disponível no YouTube. Depois de desabilitá-las, você deverá
reparar a torre de transmissão, antes de localizar os corpos de três
cientistas.
Em
seguida, você terá que ir até a "Main Facility", onde
enfrentará os mercenários do batariano Balak (ou deixá-lo fugir,
para salvar os reféns). Essa base é a única com características
distintas das demais. É ampla e, guardadas as proporções, lembra
em parte a Citadel. Sua área externa encontra-se cercada por 5
heavy turrets, sendo 2 deles móveis. Não é possível perfazer o
caminho a pé. Você será bombardeado do mesmo jeito. A melhor
tática é atravessar o campo, protegendo o MAKO M35 atrás de um
enorme painel, localizado na extremidade oposta a do acesso ao campo,
e utilizar o veículo para bombardear as heavy turrets.
No
interior dessa base, você enfrentará alguns "Defense Drons".
Poderes técnicos como "Overload" e "Sabotage"
são bastante eficazes para minar a resistência desses inimigos.
Por
último, você terá que localizar os corpos de três cientistas: C.
Hymes (na Survey 1), Montoya (a leste da Survey 2) e G. Mendel (na
Survey 3). Após visitar a "Survey 2" e recolher os itens
ali disponíveis, você será atacado por "Defense Drons".
Esteja atento!
11
- OS "TRESHER MAW"
Normalmente,
os "Thresher Maw" - gigantescas "centopeias"
carnívoras que habitam o subsolo - emergem de terrenos planos.
Procure manter o MAKO M35 na parte elevada do terreno, se for o caso.
Conduza o veículo em círculo ou utilize a técnica do pêndulo,
conforme sugerido no item 2 (Técnicas de Combate). Só para
chatear: há "Tresher Maw" em planeta gelado
(Antibaar/Tereshkova/Armstrong Nebula)!
12
- OS "BUGS" DO JOGO
Mass
Effect é repleto de "bugs", uns favoráveis e outros
não. Os mais evidentes resultam da "portabilidade"
do jogo para a plataforma PS3, ocasionando eventuais mortes estranhas
de inimigos, metades de corpos presas nas paredes, inimigos ocultos
em partes inacessíveis do cenário e um tanto de coisas amalucadas.
O
"BUG" EM NOVERIA
O
"bug" mais proveitoso do jogo ocorre em Noveria, permitindo
ao jogador pontos infinitos de Paragon e Renegade, o que ocorre na
missão que envolve um diálogo com o turian Lorik Qui'in. Face a
necessidade de Shepard adquirir uma autorização de acesso à
garagem para prosseguir sua missão, escolha "They're
crooked".
Depois
de colher a evidência contra o salarian Anoleis, no escritório de
Lorik Qui'in, fale com Gianna Parasini, antes de tornar a falar
com Lorik, pois esta pedirá a Shepard para convencê-lo a
testemunhar contra Anoleis.
Volte
a falar com o turian e escolha os seguintes diálogos:
1
- Matriarch Benezia
2
- Another question
3
- Testify against Anoleis
4
- You'd be a hero
Com
isto, você ganhará 24 pontos de Paragon. Repita estas 4 últimas
escolhas, até completar a barra de Paragon.
Para
obter pontos de Renegade, basta escolher a frase "Damn right I
will", ao invés de "You'd be a hero", para ganhar 25
pontos. Repita toda a operação para até encher a barra de
Renegade (entre 10 e 11 vezes, dependendo da quantidade de pontos de
Paragon e Renegade que você tenha acumulado antes de chegar a essa
fase).
É
possível preencher ambas as barras (Paragon e Renegade) no mesmo
"bug".
O
"BUG" EM VIRMIRE
Em
um dos laboratórios (storage room) da parte inferior de onde se
encontram aprisionados salarians doutrinados por Saren, há uma porta
com 3 inimigos que estará bloqueada (luz vermelha). Salve e saia do
jogo. Aguarde alguns minutos e recarregue-o. O acesso ao
laboratório estará habilitado (luz verde).
O
"BUG" na CITADEL: a batalha final contra Saren
Curiosamente,
esse "bug" só se manifestou na dificuldade "Insanity".
Travamentos sucessivos e, não raro, o "evaporamento" de
Saren, em meio ao combate, impediam-me de prosseguir o jogo e
conquistar o troféu "Medal of Valor" (completar o jogo na
dificuldade "Insanity"). Na internet, encontrei uma dica
que me auxiliou da seguinte forma:
-
Não usar o gatilho R2 do controle DualShock 3 - seja para mirar,
seja para dispor dos poderes bióticos;
-
Usar somente a Shotgun. Com Shepard na classe "Engineer",
utilizar apenas os poderes "Carnage" e "Unity"
(este para recuperar meus companheiros de missão).
13
- O QUE NÃO FUNCIONOU
Conforme
anotado no item 3, há um "caminho curto" para o troféu
"Medal of Valor". Meu plano consistiu no seguinte: com
Shepard a bordo da Normandy, deixei um save reservado, antes de
partir para a missão em Ilos. Completei o jogo na dificuldade
"Insanity", retornei ao save reservado e alterei a
dificuldade para "Casual" (fácil), a fim de completar as
demais missões. No entanto, esse procedimento bloqueou meu
acesso à Citadel e não fez subir os troféus Ally!!!
14
- REFERÊNCIAS
Recomendo
pesquisa nos sites listados, por seres úteis na obtenção do troféu
de platina:
masseffect.wikia.com
http://www.1pgames.com.br/games-2/rpg/todos-trofeus-em-mass-effect
http://www.gamevicio.com/i/detonados/1/1414-mass-effect/index.html
http://www.playstationtrophies.org/forum/mass-effect/182049-mass-effect-trophy-guide-road-map.html
http://ps3trophies.com/forums/showwiki.php?title=PS3-Trophy-Guides:Mass-Effect-Trophy-Guide
E
para quem deseja conhecer um pouco sobre a história do jogo, sugiro:
http://melhorfinal.blogspot.com.br/2013/09/mass-effect-analise.html
15
- ANEXO
Lay-out
da Unidentified Space Facility/Gorgon System Depot/Arghos Rho (semelhante ao da estação MSV Cornucopia).
O jogador deverá chegar ao terminal
com 3 entradas de dados da Major Elena Flores, ouvir as mensagens gravadas, acionar as Demolition Charges (Arm Scram Charge) e
evacuar o local.
Tempo para evacuação: 1:10min.
Tempo para evacuação: 1:10min.
Em
verde - locais a serem visitados
Em
azul - o caminho de ida/retorno
Em
vermelho - caminho a não ser seguido
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