sábado, 26 de abril de 2014

O ETERNO CAPITÃO AZA

 

A carreira cinematográfica de Wilson Vianna iniciou-se ao lado de nomes como Oscarito, Grande Otelo e José Lewgoy, na Companhia Atlântida, em 1948.  Na década seguinte, ao retornar ao país após uma temporada no México, trabalhou na dublagem de vários episódios dos seriados Bonanza, Bat Masterson, O homem do espaço, Aventura submarina e Patrulha rodoviária.

Mas foi na segunda metada da década de 60 que a vida de Wilson Vianna mudaria para sempre.  O Ministério da Aeronáutica sugeriu ao núcleo de criação da TV TUPI a composição de uma personagem que representasse dignamente os heróis do ar.  A Força Aérea forneceria os trajes, as locações e até aviões para o programa que, por iniciativa do Coronel Fischer, homenagearia o Capitão Aviador Adalberto Azambuja, herói da FAB abatido em combate.  Assim, a 3 de junho de 1966, ia ao ar pela primeira vez o Capitão AZA - líder absoluto da programação vespertina de 2a. a 6a., por incríveis treze anos, até a falência da emissora.

AZA, com Z de Azambuja, foi (e continua sendo) ídolo e referência de toda uma geração.  Quem hoje está na faixa dos 40/45 anos de idade provavelmente teve sua infância marcada pelo Capitão AZA, pelas músicas do programa e pelos inúmeros desenhos de animação, alguns dos quais receberam o status de clássicos: Speed Racer, Super Robin Hood, Os Brasinhas do Espaço, Ultraman, Fantomas e O Jovem Sansão, entre outros.  I-nes-que-cí-vel!

Texto de Mayara Di Livio para a edição impressa de Intervalo Entretenimento & Mídia, n° 40, Set/Out 2005, pág. 2.

Agradecimentos ao amigo de longa data Paulo Joubert A. de Souza, editor do Cine HQ, de Belo Horizonte/MG, pela recuperação da matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário