sexta-feira, 23 de março de 2012

EDITORA PEIRÓPOLIS PROMOVE JORNADA LUSO–BRASILEIRA DE LITERATURA, EM SÃO PAULO

Evento terá na programação debates sobre literatura de Portugal e o lançamento do Catálogo de Literatura Portuguesa

Em comemoração ao ano de Portugal no Brasil e com o objetivo de apresentar aos professores publicações preparadas para embasar o trabalho sobre o tema da lusofonia em sala de aula, a Editora Peirópolis realiza, no dia 27 de março, das 10h às 18h, na Casa das Rosas, a Jornada Luso-Brasileira de Literatura. Durante o evento, que contará com oficinas gratuitas e debates sobre o tema, haverá o lançamento do Catálogo de Literatura Portuguesa. 

Os interessados em participar das oficinas devem se inscrever pelo telefone (11) 3285-6986.  

Dentre os escritores confirmados estão: José Santos e Selma Maria - a dupla fez uma viagem de intercâmbio para Portugal recentemente; Maurício Soares Filho, professor de literatura e consultor da linha editorial Clássicos em HQ da Editora Peirópolis; e Laudo Ferreira, quadrinista responsável pela transposição da obra de Gil Vicente para a HQ. 

Para Renata Borges, editora da Peirópolis – que conta com uma linha editorial dedicada à literatura portuguesa –, a Jornada é uma forma de fortalecer as pontes lusófonas e divulgar a cultura portuguesa no Brasil. “Preparamos este evento e o lançamento do Catálogo de Literatura Portuguesa para apresentar aos professores a história da formação da língua portuguesa, desde as cantigas no galego-português até Gil Vicente, com pontes para autores mais importantes da contemporaneidade. O catálogo da Peirópolis faz esse caminho pela poesia, pela prosa e até pelos quadrinhos”, explica.

A produção do catálogo comemorativo ficou a cargo da especialista em literaturas lusófonas, Susana Ventura, responsável também pela curadoria da Jornada. “A linha editorial do catálogo foi construída ao longo dos anos com o apoio de diferentes especialistas e escritores, como Bartolomeu Campos de Queirós, Nelly Novaes Coelho e Denyse Cantuária”, destaca Susana. 

Susana Ventura também lançara no evento seu livro Convite à navegação – uma conversa sobre literatura portuguesa com a presença da Profª. Drª. Beatriz Weigert, das universidades de Évora e de Lisboa.

Confira a programação:

10h30 - Oficina de rimas para educadores com temas lusófonos, ministrada pelo escritor José Santos.

11h30 - Oficina de brinquedos e brincadeiras do além-mar, com a arte-educadora Selma Maria.

15h - Leitura dramática, por Maurício Soares Filho, de um trecho da obra Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, representada pela primeira vez em 1517.

16h30 - Debate sobre Gil Vicente, em Auto da barca do inferno, com Susana Ventura, Laudo Ferreira e Maurício Soares Filho.

18h - Lançamento do catálogo de Literatura Portuguesa da Editora Peirópolis e do livro Convite à navegação – uma conversa sobre literatura portuguesa de Susana Ventura, com apresentação da Profª. Drª. Beatriz Weigert (Universidade de Évora e CLEPUL - Universidade de Lisboa).  Na ocasião, será servido um Porto de Honra.

Obs: No caso das oficinas, haverá necessidade de pré-inscrição pelo telefone (11) 3285-6986 – atendimento, terça à sexta, das 10h às 22h; e sábado, das 10h às 18h.

JORNADA LUSO-BRASILEIRA DE LITERATURA - EVENTO GRATUITO
Local: Casa das Rosas
Endereço: Av. Paulista, n° 37 - Bela Vista
Telefone: (11) 3285-6986 / 3288-9447
Site: Casa das Rosas

Nenhum comentário:

Postar um comentário