terça-feira, 11 de janeiro de 2011

ABI LANÇA EDIÇÃO COMEMORATIVA DOS 60 ANOS DA TV NO BRASIL

A ABI (Associação Brasileira de Imprensa) acaba de lançar uma edição especial de seu jornal, comemorativa dos 60 anos da criação da TV no Brasil, abrangendo os fatos mais significativos dessas seis décadas desde que, em 18 de setembro de 1950, o jornalista e empresário Assis Chateaubriand inaugurou a TV Tupi de São Paulo, a PRF 3, que tinha como símbolo um indiozinho.
Impressa em papel couché, a edição de número 361, de janeiro de 2011, tem 60 páginas em cores, e apresenta reportagens, entrevistas e pesquisas sobre as emissoras (inclusive as extintas), a começar pela própria TV Tupi de São Paulo e incluindo aquelas que deixaram sua marca na História da Televisão no Brasil, como a TV Rio, a TV Excelsior e a TV Manchete, dentre as mais destacadas.
Nessa edição, o Jornal da ABI publica entrevistas com profissionais do porte do jornalista e escritor Aguinaldo Silva, do locutor e apresentador Léo Batista e da repórter Sandra Passarinho. Há também entrevistas com a atriz Vida Alves, protagonista da cena do primeiro beijo na televisão brasileira, com Chico Anysio e com a atriz Laura Cardoso, uma das pioneiras da teledramaturgia no País. A edição apresenta também personalidades de ponta nos primeiros dez anos de existência da TV. Ao todo, são 65 profissionais, entre atores, comediantes, técnicos e diretores de televisão. Uma homenagem especial é prestada a Fernando Barbosa Lima, numa reportagem de três páginas que o celebra como “um criador de vanguarda”.
Da produção da edição participaram Francisco Ucha, um dos editores do jornal, responsável pelo planejamento e coordenação da pauta, programação visual, diagramação e editoração eletrônica, Celso Sabadin, Eliane Soares de Souza, Marcos Stefano e Paulo Chico, autor do maior conjunto de reportagens, entrevistas e pesquisas. Maurício Azêdo, atual presidente da ABI, fez a edição dos textos e sua titulação. O desenho da capa foi feito pelo artista plástico Soud, que deu relevo à atuação de personalidades notáveis da televisão, como Sílvio Santos, Paulo Gracindo, Chacrinha, Caetano Veloso e Gontijo Teodoro, além do indiozinho da TV Tupi de São Paulo.
Ilustrada com várias centenas de imagens, a edição publica fotografias do acervo da Pró-TV (Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira), Rede Globo, Folha Press, Agência Globo, Gazeta Press e Rede Band.
A edição contou com apoio institucional da Rede Globo de Televisão, TV Record, Petrobras, Agência Rio de Notícias, Boa Vontade TV e Coca-Cola.
Os pedidos de envio de exemplar da edição, com custos por conta do solicitante, podem ser feitos pelo e-mail presidência@abi.org.br.

Fonte: ABI

Nenhum comentário:

Postar um comentário