terça-feira, 20 de agosto de 2013

SEDE DAS CIAS PROMOVE O "2° ENCONTRO DE TEATRO CHILENO", EM SETEMBRO/2013, COM A REALIZAÇÃO DE VÁRIAS OFICINAS


OFICINA: “Metáfora do corpo em cena

Dirigido a atores, músicos, bailarinos e artistas cênicos interessados no tema. 
 
Oficina de dramaturgia corporal onde se trabalharam princípios espaciais, físicos e compositivos para espetáculos centrados no corpo do performer em cena. 

Dias de realização: segunda 9, terça 10, quarta 11. 
De 10h às 13h.

Local: SEDE DAS CIAS. Rua Manuel Carneiro N° 12 Escadaria Selarón. Lapa. RJ

Orientador: Manuel Loyola Faúndez, diretor do Teatro del Oráculo.

MANUEL LOYOLA FAÚNDEZ é professor de espanhol, ator profissional e mestre em artes menção direção teatral (Universidade de Chile). Seu aperfeiçoamento teatral post escola inclui seminários e oficinas internacionais de direção teatral, de técnicas físicas como Butoh, Kathakali, Contact Improvisação com destacados mestres do Chile, América Latina, Europa e Ásia. Seu trabalho criativo vem se desenvolvendo desde 1996, e inclui a direção de 15 espetáculos teatrais. Como ator tem trabalhado em 12 espetáculos, aliás, de participações em series de tv e longo metragens no cinema.
 
Tem sido professor em quatro escolas de teatro onde tem dado as disciplinas de atuação, espaço cênico e estilos de atuação. Tem realizado a docência de pre e post grado em oito universidades chilenas, além de tem dado seminários de atuação, teatro físico e direção teatral no Chile e Argentina.
Também tem sido curador de diversos festivais de teatro (Departamento de teatro da Universidade de Chile), avaliador de projetos culturais de instituições públicas, e como assessor em educação e criação teatral do Ministério de Cultura no Chile.
 
Finalmente, como fundador e diretor da companhia Teatro del Oráculo, tem dirigido as montagens teatrais, orientando-os a processos criativos e exploratórios do corpo expressivo em cena, o uso do espaço cênico e as possibilidades de dialogo com a linguagem musical e audiovisual. Junto à companhia tem feito um sistemático aperfeiçoamento, com o objeto de explorar e procurar uma poética cênica particular baseada no teatro físico visual-sensorial em dialogo inovador e permanente com a tradição oral e a memória popular. 
 
Visitem o site da Companhia Teatro del Oráculo.


OFICINA: “Improvisando com Shakespeare

Dirigido a atores, músicos, bailarinos e artistas cênicos interessados no tema. 
 
A oficina tem como objetivo compartilhar com os participantes o processo criativo da companhia na realização de suas montagens, trabalhando técnicas de improvisação e estilos cómicos como a commedia dell´arte, o melodrama, joglar, bufão, etc, mantendo um discurso reflexivo-crítico y popular. 
Isto se realizará a través de jogos, dinâmicas y técnicas utilizados pela companhia na releitura cómica-reflexiva de três tragédias de William Shakespeare.
 
Cada sessão se dividirá em três etapas: jogos dramáticos, treinamento psicofísico e trabalho criativo (texto).

Dias de realização: segunda 16, terça 17, quarta 18. 
De 10h às 13h.

Local: SEDE DAS CIAS. Rua Manuel Carneiro N° 12 Escadaria Selarón. Lapa. RJ

Orientadores: Companhia Alamala Teatro.

ALAMALA TEATRO: desde o início (2002) a companhia tem procurado a forma de falar a um público comum através do riso. Como os antigos cómicos ambulantes, vão com as tramas, os personagens e a cenografia às ruas, abrindo alternativas de encontro com esse público que precisa da hilaridade, mas ao mesmo tempo precisa ver-se refletido com suas contradições e limites. Assim, utilizam tragédias de Shakespeare com o fim de descontextualiza-las e situa-las dentro de uma dinâmica absurda, delirante, cómica.
 
O trabalho baseia-se na improvisação, no recate da cultura popular cómica, na relação direta com o espectador e na contingencia. Pesquisam o bufão, a commedia dell´arte e o clown, que ajudam na procura de uma linguagem teatral própria.

Conheçam o site da Companhia Alamala Teatro.


OFICINA: “O Zanni da commedia dell´arte

Dirigido a atores, músicos, dançarinos e artistas cênicos interessados no tema.
 
Oficina pratica onde se conhecera tecnicamente a gestualidade e comportamento do zanni da commedia dell´arte com base em vinte posições para aplicá-los em improvisações individuais e grupais, por meio de diferentes lazzis.

Dias de realização: segunda 23, terça 24, quarta 25. 
De 10h às 13h.

Local: SEDE DAS CIAS. Rua Manuel Carneiro N° 12 Escadaria Selarón. Lapa. RJ

Orientador: Claudio Barbas, diretor do Teatro Pequeño Clan.

CLAUDIO BARBAS: Licenciado em Ciências e Artes Musicais e Professor de Música (PUCV), Licenciado em Atuação e Ator Profissional (PUC). Autor da tese “Metodologia para o ensino da commedia dell´arte nas aulas teatrais no Chile” (1998). Fundador do TEATRO PEQUEÑO CLAN quem há 15 anos vem pesquisando tanto teórica como praticamente em torno à commedia dell´arte. 

Tem realizado a docência nas escolas de teatro do Instituto Departamental de Belas Artes e na Universidade do Vale em Cali, Colômbia; no Instituto Profissional DUOC, Vinha do Mar, nas Universidades Diego Portales e Bolivariana no Chile. Além, tem oferecido oficinas para atores em São Paulo e Rio de Janeiro, Brasil, em Lima e Huaráz, Peru. 

Com as peças dirigidas com o TEATRO PEQUEÑO CLAN tem participado em Festivais Internacionais na Colômbia (Cali, Popayán), Espanha (Santiago de Compostela, Lugo), Peru (Lima) e Chile (Santiago, Vinha do Mar, Ovalle). Ganador Fondart regional 2004 realizando tourn pela província de Antofagasta II Região, Fondart 2008 especialização na commedia dell´arte e ator cómico com o mestre Antônio Fava, Reggio Emilia, Itália, e Fondart regional 2008 realizando tournée pelas províncias de Talagante e Maipo Região Metropolitana, Chile. 

Entre 2009 e 2012, ministra oficinas para Teatro del Oráculo e Tryo Teatro Banda (Chile) e para estudantes e atores profissionais (Brasil).

Conheçam o trabalho do Teatro Pequeño Clan.


OFICINA: “Dramaturgias para dialogar com o imediato

Oficina intensiva de caráter prático dirigido a dramaturgos em formação ou professionais que tenham algum tipo de incursão previa na escritura de textos dramáticos.

Cada participante deverá apresentar um projeto de escritura dramatúrgica a desenvolver na oficina, no possível que tenha relação (de qualquer índole) com o movimento social que acontece no Brasil na atualidade. 

Os projetos ponderam-se apresentar em formato livre: rascunho argumental, cenas com diálogos, discursos fragmentados etc.

Dias de realização: terça 24, quarta 25, quinta 26.
De 10h às 13h.

Local: INSTITUTO CERVANTES. Rua Visconde de Ouro Preto 62. Botafogo. RJ

Orientador: Cristián Ruiz, diretor de La Máquina Teatro.

CRISTIAN RUIZ: Egresso do Teatro Escola Imagem, realizou estudos de direção teatral com Gustavo Meza. Licenciado em Artes, UDLA, Diplomado em Pedagogia Teatral U. Católica de Chile, onde atualmente cursa Magister em Artes, Teatro, menção escritura de textos. Fez aperfeiçoamento com diversos mestres chilenos y estrangeiros. Como aluno de EITALC se especializou no Perú com Yuyachkani, na Colômbia com Andrés Pérez e nos EUA, com Bread and Puppet Theatre. Cursa seminários intensivos de direção teatral com Alexander Stillmark, e de dramaturgia com J. Sanchís Sinisterra e E. Garcia Webhi. 
 
No México trabalhou com a compañía ME-XHI-CO; e no Chile com EL TELÓN de Juan Radrigán e no TEATRO IMAGEN desde 1997 a 2003: “La Reina Isabel Cantaba Rancheras”, “Fatamorgana de amor para banda del litro”, e como diretor de “Los Perros no brillan”. Também foi assistente de direção de G. Meza no Teatro Nacional, na Mostra de Dramaturgia Nacional e seu assistente de regie para a ópera “Fulgor y muerte de Joaquín Murieta” no Teatro Municipal de Santiago.  
 
Desde o 2001 até a atualidade dirige LA MÁQUINA TEATRO, montando “Tres veces Antígona”, “La Esclusa”, “El Viaje de Colón”, “La Niña y el León”(FONDART 2007), “Capitán U” (tournée FONDART 2013, TE VEO Iberoamericano 2013) e “Yo, Manuel” (Museo de la Memoria y Escenario Itinerante TEATRO UC 2013); estas 3 últimas obras de sua autoría.  
 
Em 2010, contratado pelo TEATRO UC, escreve com Coca Duarte, “Ciencia/ficción”, para a temporada 2011 e 2012. Sua obra “Entre-Crónicas” ganha o I Concurso de Dramaturgia o TEATRO NACIONAL, para a temporada oficial 2012, com direção do director francês Adel Hakim, para quem colabora com a dramaturgia de “Arde Troya”, egresso de atuação U. Chile 2012.
 
fonte: Claudio Barbas

Nenhum comentário:

Postar um comentário