quinta-feira, 1 de agosto de 2013

PALCO DA SEDE DAS CIAS RECEBE O ESPETÁCULO "ÚLTIMOS REMORSOS ANTES DO ESQUECIMENTO"

Sede das Cias apresenta

Últimos Remorsos 
antes do Esquecimento

De Jean-Luc Lagarce
Direção de Ivan Sugahara


A partir do dia 4 de agosto, o teatro da Sede das Cias recebe o espetáculo Últimos Remorsos antes do Esquecimento. Sob a direção de Ivan Sugahara, o elenco conta com Cristina Flores, José Karini, Letícia Isnard, Nara Parolini, Remo Trajano e Saulo Rodrigues. A cia. Os dezequilibrados apresenta texto do francês Jean-Luc Lagarce, que conta a história de Heléne, Paul e Pierre, antigos amantes, que se reencontram depois de anos para resolver o problema de uma casa que tinham comprado juntos.

A ação passa-se nos nossos dias, no campo, na casa onde no passado viveram e onde Pierre continua a viver. Os três formavam um triângulo amoroso. Acompanhados de Anne, mulher de Paul; Antoine, marido de Hélène; e Lise, filha de Antoine e Hélène; eles reencontram-se após um longo tempo. Esse é o ponto de partida para acertos de contas, mal entendidos, recordações nostálgicas e para encarar o presente. Como cada um negociou a passagem difícil das ilusões da juventude para os compromissos da idade adulta? Como se deve partilhar os bens? Como se partilha a herança de um passado morto? O que resta da utopia da juventude?


SOBRE A MONTAGEM

O texto impõe rigor e simplicidade para a sua representação. A montagem dá continuidade a uma linha de pesquisa da cia. Os dezequilibrados que tem como foco o trabalho dos atores e uma relação de intimidade entre a cena e o público. Os principais alicerces do espetáculo são os elementos teatrais básicos: texto, ator e espectador. O despojamento em termos de cenário é uma opção no sentido de procurar criar essa cena voltada para a humanidade da representação.
A escolha de encenar, em palco brasileiro, a sua tradução para português de Portugal (por Alexandra Moreira da Silva), se deve à busca de evidenciar as fissuras no modelo realista provocadas por sua intrincada construção dramatúrgica. De tal modo que o sotaque brasileiro para a palavra portuguesa se configure como um estilo de linguagem que reforça não apenas a estranheza e a fragmentação do texto, mas também o jogo teatral estabelecido pelo despojamento cenográfico.

Jean-Luc Lagarce é atualmente o autor contemporâneo francês mais encenado no mundo e o segundo autor mais montado na frança. Mas apesar da intensa repercussão da sua dramaturgia no exterior, começou há pouco a ser conhecido pelos brasileiros. O texto “Últimos Remorsos Antes do Esquecimento” era inédito no Brasil e a sua encenação pela cia. Os dezequilibrados foi a primeira montagem carioca de um texto de Lagarce.

O espetáculo estreou no Rio de Janeiro em 2007, ficando em cartaz no Espaço SESC; integrou a mostra comemorativa de dez anos do grupo – Os dezequilibrados em Repertório – realizada no Teatro do Jockey; foi apresentado em Florianópolis pelo projeto Palco Giratório do SESC; e participou da Mostra Lagarce, realizada no Rio de Janeiro pela Cia. dos Atores. Sob a direção de Ivan Sugahara, o elenco conta com Cristina Flores, José Karini, Letícia Isnard, Nara Parolini, Remo Trajano e Saulo Rodrigues. 


SERVIÇO

Temporada de 04 de agosto a 02 de setembro
Local: Sede das Cias
Endereço: Escadaria Selarón (Rua Manuel Carneiro, 10/12 – Lapa)
Informações: (21) 2137 1271
Bilheteria: a partir das 19h
Horário: Domingos e segundas às 20h
Ingresso: R$ 30,00 (inteira)/R$ 15,00 (meia)
Duração: 70 min
Gênero: Drama
Classificação Etária: 14 anos
Conheçam o blog da Sede das Cias

FICHA TÉCNICA

Texto: Jean-Luc Lagarce
Elenco: Cristina Flores, José Karini, Letícia Isnard, Nara Parolini, Remo Trajano e Saulo Rodrigues
Tradução: Alexandra Moreira da Silva
Direção, cenário e trilha sonora: Ivan Sugahara
Assistência de direção: Diego de Angeli
Figurino: Ellen Millet
Iluminação: Renato Machado
Fotografia: Dalton Valério
Direção de produção: Tárik Puggina
Produção executiva: Gabriel Salabert
Realização: Nevaxca Produções e Os dezequilibrados

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário