quinta-feira, 1 de agosto de 2013

MARCO LOBO RECEBE VIRGINIA RODRIGUES, EM SHOW GRATUITO (ÚNICA APRESENTAÇÃO), NO TEATRO IPANEMA, DIA 06/08/2013 (TERÇA)

Conexão Rio
apresenta

Marco Lobo
convida
Virginia Rodrigues

Dia 06 de Agosto (terça-feira), às 20h30,
no Teatro Ipanema


Como parte da programação do Conexão Rio, o Teatro Ipanema recebe no dia 06 de Agosto, às 20h30, o show Marco Lobo convida Virginia Rodrigues. Um show que vai unir muito o jazz à MPB.

Marco Lobo é um percussionista, brasileiro, nascido em Salvador. Integrou grupos essencialmente baianos, como o de Luiz Caldas, Margareth Menezes e Saul Barbosa, Armandinho, Dodô e Osmar, com quem realizou muitos carnavais.

Aos vinte anos mudou-se para o Rio de Janeiro, apresentando-se com o cantor Carlos Ponta Negra e logo depois com Zezé Mota. Marco partiu para explorar também a música instrumental, participando de trabalhos como os de Léo Gandelman, Marco Pereira e João Carlos Assis Brasil. Convites para acompanhar grandes nomes da MPB, como Elba Ramalho, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Moraes Moreira, começaram a surgir. No exterior, desenvolve desde 2006 alguns projetos com o baterista Billy Cobham, excursionando pela Europa, Rússia, Malásia e América do Sul. Neste período gravou os dois últimos CDs de Cobham.

Com três CDs, o percusissionista tem se apresentado em teatros, clubes de jazz, festivais e em diversos outros espaços no Brasil e no exterior, sobretudo na Alemanha, com o Trio Elf e com o saxofonista brasileiro Marcio Tubino. Também tem ministrado workshops e oficinas de percussão dentro e fora do país. No Rio de Janeiro, foi o anfitrião do Projeto Bratuques em 2009 e 2010, importante iniciativa para unir a percussão às diversas vertentes da música brasileira.


Virginia Rodrigues é uma cantora brasileira que foi descoberta por Caetano Veloso durante um ensaio do Bando de Teatro Olodum, em Salvador, em 1997. Sua música tem influência de música clássica, samba e jazz,ao mesmo tempo que suas letras têm referências a entes do candomblé e umbanda. De origem humilde, Virgínia traz referências populares e líricas do que ouviu na infância e juventude. O resultado é que seu canto vagueia entre o erudito e o popular.

Quatro anos após lançar seu último disco, Virgínia Rodrigues volta à cena com o disco "Recomeço", que versa sobre o amor dual, assunto imemorial e onipresente no cancioneiro, e muito discutido na composição. Como intérprete talhada que é, esbanja ineditismo a clássicos recorrentes da música brasileira. Seu canto camerístico aliado à compreensão da canção popular conferem um novo sentido a poesias de Chico Buarque, como as oníricas “Todo Sentimento” (com Cristóvão Bastos) e “Beatriz” (com Edu Lobo); de Vinicius de Moraes, seja com Francis Hime - na pouco conhecida “Eu te Amo Amor”, ou com Tom, o parceiro ancestral, em pérolas como “Por Toda a Minha Vida” e “Estrada Branca”; ou ainda ao grande hino de Dolores Duran, “A Noite do Meu Bem”.


SOBRE O CONEXÃO

Após 13 anos de trabalho, o Conexão criou e fortaleceu uma sólida rede de artistas, projetos, agentes e iniciativas diversas no setor cultural brasileiro, abrigando em seu guarda-chuva iniciativas de circulação de shows, festivais, produção de CDs e DVDs individuais e coletivos, videoclipes e atividades de qualificação e profissionalização, entre outras. Essas ações contínuas ao longo do ano e por todo o país se revelam ao público de forma contundente na realização dos festivais, que já circularam as capitais, e interior de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Pará.

A Rede Conexão conta com o apoio das casas de espetáculo e centros culturais envolvidos, do Governo do Rio, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Lei Federal de Incentivo à Cultura, das Leis de Incentivo à Cultura do Pará, Minas Gerais e Bahia, do Coletivo Ponte Plural, do Fora do Eixo e tem o patrocínio da Vivo e promoção da rádio MPB FM.

Mais de uma centena de projetos musicais de todo o país fazem parte do Programa Conexão, que reúne shows, festivais independentes, gravação de CDs e DVDs, produção de videoclipes, programas de rádio, oficinas e seminários que compõem uma rede nacional e permanente de atividades culturais envolvendo artistas, gestores e produtores culturais, iniciativas públicas e privadas.

O Conexão, com o patrocínio Master da Vivo, realiza ao longo do ano um circuito de eventos em que toda essa diversidade de ações é valorizada e difundida em diferentes partes do Brasil.

No Rio de Janeiro, o projeto tem início no dia 3 de julho, quarta-feira, com grande evento de lançamento no espaço Miranda Lagoon. Neste dia a programação é composta por duas (2) atrações nacionais de música instrumental, dois (2) artistas de menor expressão e um DJ convidado.

A segunda etapa acontece a partir do dia 11 de julho e leva ao público um circuito com 29 apresentações consecutivas de música instrumental, garantindo a continuidade do projeto em diversos locais da cidade. Esta etapa marca o calendário do Circuito Conexão Rio que acontecerá de 11 de julho a 08 de agosto e terá entrada gratuita.

Para fechar a programação do Conexão RIO, dois dias de shows no Circo Voador com artistas renomados.

Este projeto é financiado pelo Ministério da Cultura e será realizado em São Paulo, nos mesmos moldes, a partir de 27/08.

Conexão – Juntos somos mais música


SERVIÇO

Terça-feira, 06 de Agosto de 2013
Local: Teatro Ipanema (Rua Prudente de Morais, 824 – Ipanema)
Telefone: (21) 2267-3750
Horários: 20h30
Ingressos: GRATUITO
Capacidade: 222 lugares
Classificação indicativa: Livre

Informações: No Lugar

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário