sexta-feira, 16 de agosto de 2013

MIRANDA KASSIN E ANDRÉ FRATESCHI LEVAM AO TEATRO DA CAIXA CULTURAL RIO O SHOW "HITS DO UNDERGROUND", EM APENAS DUAS APRESENTAÇÕES

atores: Miranda Kassin e André Frateschi - foto: Francio de Holanda
No ar em Saramandaia, da TV Globo, vivendo o dr. Rochinha, André Frateschi mostrará sua versão cantor ao lado de Miranda Kassin no show Hits do Underground, nos dias 23 e 24 de agosto, no Teatro de Arena da Caixa Cultural RJ. O casal fez sucesso no festival SWU e lotou duas apresentações no Studio RJ recentemente.    

Disco que foi produzido por Plínio Profeta, traz versões de grandes músicas da cena underground da década de 2000. O casal vai trazer para o Rio músicas de bandas como Vanguart, Wander Wildner, Mombojó, Wado, Rubinho Jacobina, entre outros. Esse projeto é um retrato de um movimento importante na nova música brasileira, e os dois intérpretes, surgiram cercados por esses artistas nas calçadas do Baixo Augusta. A banda é formada, além de Miranda (voz) e André (voz e violão), pelos músicos Angelo Kannan, na bateria; Piero Damiani, nos teclados; Rodrigo Fonseca, no baixo; e Mauro Motoki, na guitarra. 

HITS DO UNDERGROUND

A proliferação de nichos e comunidades formadas na internet tem impacto tremendo na cultura, em especial na música. Muitas bandas e artistas que antes não tinham como divulgar seus trabalhos encontram na rede uma maneira acessível de formar público e constituir suas próprias redes de fãs. Sites como MySpace e Last FM são os melhores exemplos disso.

Esse ambiente gera as condições ideais para que surja e cresça pelo Brasil, uma nova cena musical, que se sustenta através de shows em clubes e casas noturnas, espalhados pelo país.

Do ponto de vista econômico, essa cena tem com característica a autossustentabilidade. Cada vez mais as redes de relacionamento funcionam para formar público, o que gera uma crescente demanda por shows e, consequentemente, um aquecimento no mercado de casas de shows, clubes noturnos e festas que valorizam a nova música e buscam condições técnicas cada vez melhores, para receber as bandas e artistas mais importantes desse universo. Uma banda que possua hoje 300 (trezentos) fãs, consegue viver do dinheiro arrecadado em seus shows e fazer com que  os estabelecimentos que os produzem, cresçam recebendo esse público.

Culturalmente, o efeito é maravilhoso, pois dadas as condições de independência desses artistas, abre-se um amplo espaço para experimentações musicais, que acabam gerando novos estilos sonoros, numa verdadeira revolução subterrânea da nossa música, distante dos veículos de divulgação de massa, mas muito próximo do dia a dia das pessoas que costumam sair à noite para se divertir.

Considerando a variedade de estilos musicais que compõe esse ambiente, fica impossível classificar essa nova música que surge na noite dentro de um gênero apenas. Encontramos nesse universo, artistas de MPB, Rock, Samba, Funk, música regional etc.

Esses milhares de novos artistas espalhados pelo Brasil usam em comum duas palavras para se auto definir: são ALTERNATIVOS ao que está em evidência nos programas de TV e nos grandes contratos publicitários e INDEPENDENTES em relação à grande indústria musical.]


O CD HITS DO UNDERGROUND

O projeto surge totalmente contextualizado no ambiente acima descrito e pretende retratar de forma consistente e popular esse ambiente independente e alternativo.

Destaques da noite paulistana e responsáveis pelas noites mais concorridas do Studio SP – principal reduto da nova musica autoral em São Paulo, o casal André Frateschi e Miranda Kassin, conseguiu através de seus respectivos projetos HEROES e I LOVE AMY, criar um ambiente cool e sofisticado para a música cover e se destacar em um ambiente frequentado por aficionados pela novidade e ineditismo musical.

Tal reconhecimento consolidou os projetos na programação da casa e envolveu os artistas no rico ambiente musical do Studio SP, gerando uma oportunidade única: fazer com que esses interpretes sensacionais foquem seus trabalhos em novas versões dos HITS que costumam ser entoados em todas as noites do Baixo Augusta, por essas novíssimas bandas que tanto chamam atenção agora.

Trata-se não apenas de um registro de novas grandes músicas que surgem cotidianamente na noite brasileira, mas também de uma ação de visibilidade para esse HITS, que muitas merecem mais atenção que a conquistada no universo underground.

O disco HITS DO UNDERGROUND conta com 11 músicas representativas, de bandas e artistas como Vanguart, Wado, Os Mulheres Negras, Mombojó, Cérebro Eletrônico, Wander Wildner , Ludov, entre outros.

A crítica especializada recebeu de braços abertos esses Hits. O disco recebeu excelentes resenhas de veículos como o Estado, Folha, O Globo, Correio Braziliense, entre outros. O público, por sua vez, reconhece Miranda e André como legítimos representantes dessa nova geração de compositores, e vem lotando e cantando a plenos pulmões esses que podem ser (e por que não?), hinos de uma geração.


MIRANDA KASSIN & ANDRÉ FRATESCHI

Data: 23 e 24 de agosto de 2013 (sexta e sábado)
Horário: 19h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Informações: (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 15,00 (inteira) e R$7,50 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Lotação: 226 lugares (4 para cadeirantes) – Arena Completa
Classificação etária: 14 anos
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa: CAIXA Cultural

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário