terça-feira, 27 de agosto de 2013

CAIXA CULTURAL RIO RECEBE EXPOSIÇÃO "POEMAS ESCRITOS COM LUZ", COM PARTICIPAÇÃO DO MULTIMÍDIA ARNALDO ANTUNES

Mostra multimídia reúne trabalhos de Arnaldo Antunes, Fernando Laszlo 
e Walter Silveira

 
Luz Inside Incide Light (2010) - poema-objeto de Arnaldo Antunes
 
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 5 de setembro a 27 de outubro, a exposição Luzescrita, dos artistas Arnaldo Antunes, Fernando Laszlo e Walter Silveira. A mostra multimídia, com curadoria de Daniel Rangel, reúne poemas, vídeos, objetos, fotografias e uma instalação. O projeto tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.
 
As 39 obras da exposição serão organizadas em dois espaços: a Sala Clara, branca e iluminada, para as fotografias; e a Sala Escura, preta e escurecida, para abrigar os objetos de luz, a instalação e os vídeos.
 
A pesquisa realizada para a criação e a produção das obras investigou as possibilidades de se trabalhar com a luz como forma de caligrafia dos poemas. Buscando garantir o efeito desejado, os artistas exploram esse recurso de diferentes maneiras, desde sinalizadores utilizados por embarcações, até pólvora de palito de fósforo e massa fosforescente, entre outras ferramentas.
 
O projeto foi concebido pelos três artistas, inicialmente, para ser uma publicação de fotografias e poemas. Eles buscavam encontrar formas de escrever poesia com luz e registrar visualmente as experiências, comenta Rangel. Quando conheci o projeto do livro e me deparei com a riqueza do processo e de seus resultados, tive a certeza de que se tratava também de uma exposição única e multidisciplinar, completa o curador.  Segundo ele, cada vez que a mostra é montada, a Sala Escura vira um recurso visual para novas obras, que futuramente ocuparão a Sala Clara. É uma exposição que se retroalimenta, finaliza.
 
A mostra “Luzescrita” já esteve em Salvador, Brasília e em Portugal, e é diferente em cada cidade por onde passa. Na abertura na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, no dia 4 de setembro (quarta-feira), às 19h, os artistas Arnaldo Antunes, Walter Silveira, Tuzé Abreu e Tato Taborda fazem uma performance para o público presente, com entrada franca.

 Ilusinha Iluminaria de parede (2010) - poema-objeto por Arnaldo Antunes

 
SERVIÇO
      
Exposição Luzescrita


Entrada franca

Abertura: 4 de setembro de 2013 (quarta-feira), às 19h, com performance de Arnaldo Antunes, Walter Silveira, Tuzé Abreu e Tato Taborda.

Visitação: de 5 de setembro a 27 de outubro de 2013 (terça-feira a domingo)
Horário: das 10h às 21h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 4
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro 
(próximo à estação Carioca, do Metrô)
Telefone: (21) 3980-3815
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa: CAIXA Cultural
 
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário