segunda-feira, 5 de agosto de 2013

GRUPO COSTURANDO HISTÓRIAS LEVA O ESPETÁCULO INFANTIL "EMBARCANDO NA ARCA: RETALHOS DE NOÉ E OS BICHOS" AO PALCO DO TEATRO MUNCIPAL DO JOCKEY/RJ


Embarcando na Arca: retalhos de Noé e os bichos reúne no palco poesias de Fernando Pessoa, Cecília Meirelles, Tatiana Belinky e Carlos Drummond de Andrade com músicas de Vinícius de Moraes. 

A reestreia será no dia 11 de agosto, com temporada até 15 de setembro, aos sábados e domingos, às 18h30, no Centro de Referência Cultura Infância do Teatro Municipal do Jockey, na Gávea

“A arca desconjuntada parece que vai ruir, aos pulos da bicharada toda querendo sair...”


O Costurando Histórias surpreende o público infantil com um novo tapete de história que narra o universal mito do dilúvio, presente em diferentes culturas e retratado na tradição bíblica como Arca de Noé.  Com muita música e poesia, o grupo reconstrói no palco a embarcação e os animais que foram salvos da grande inundação que tomou conta da Terra.

A animada montagem Embarcando na Arca: retalhos de Noé e os bichos, dirigida por Daniela Fossaluza, integra as comemorações dos 10 anos do Centro de Referência Cultura Infância do Teatro Municipal do Jockey, na Gávea. A reestreia do espetáculo será domingo, dia 11 de agosto, com temporada até 15 de setembro, aos sábados e domingos, às 18h30.

Num espetáculo fascinante e interativo, o Costurando Histórias alinhava literatura, artes plásticas, teatro e música. Apoiado em um belo e colorido tapete tridimensional e em personagens de retalhos de pano, o texto tem como base livros de autores que contam, cada um a sua maneira, o mito do dilúvio: Ruth Rocha, Ana Maria Machado e Chico Alencar.  Versos de Fernando Pessoa, Cecília Meirelles, Tatiana Belinky e Carlos Drummond de Andrade narram para as crianças as aventuras dos bichos da Arca de Noé.

Os atores também fazem uma homenagem a Vinícius de Moraes, que completaria 100 anos em 2013. As inesquecíveis músicas que compõem os CDs Arca de Noé 1 (1980) e Arca de Noé 2 (1981), como ‘O leão’, ‘O pato’, ‘A pulga’, ‘O peru’, ´O pinguim´, ´A coruja` e ‘As abelhas’, entre outras, provocam crianças e adultos a formar um coro animado.

- Embarcando na Arca: retalhos de Noé e os bichos fala sobre o necessário movimento de renovação do mundo. Nesse tapete, combinamos a tradição de contar o antigo mito do dilúvio de geração para geração com a sempre atual obra que Vinícius de Moraes deixou para as crianças.  O espetáculo proporciona uma divertida viagem poética, além de reflexão, explica a diretora do Costurando Histórias, Daniela Fossaluza.

TECENDO O MITO DO DILÚVIO

Embarcando na Arca: retalhos de Noé e os bichos narra, canta e interage o mito universal com os pequenos ouvintes. Quando o Criador não reconheceu mais no homem o ser que tinha criado, por causa da maldade que este espalhou na Terra, decidiu provocar um enorme dilúvio, onde desapareceria tudo o que existia. O Criador escolheu Noé, o velho e bondoso lavrador, e sua família para ajudá-lo na grande tarefa de fazer tudo de novo.

Para proteger os bichos da inundação que atingiu o planeta, matando todos os seres vivos, Noé construiu uma grande embarcação, salvando das águas um macho e uma fêmea de cada espécie: passarinho, tigre, cobra, onça pintada, macaco, preguiça, pato, formiga, gavião, abelha, elefante, girafa, jacaré, leão e muitos outros. Depois do período de incertezas, quando a porta da Arca se abre, os bichos, conduzidos pelo arco da aliança - no palco representado por um lindo arco-íris -, saem em grande atropelo do tapete de histórias para encantar as crianças com as músicas de Vinícius de Moraes. 


Serviço – Teatro infantil

EMBARCANDO NA ARCA: 
RETALHOS DE NOÉ E OS BICHOS

O grupo Costurando Histórias conta e canta a história da Arca de Noé, o mito universal do dilúvio, presente em narrativas de diferentes culturas. O espetáculo é tecido com versos de Fernando Pessoa, Cecília Meirelles, Carlos Drummond de Andrade e Tatiana Belinky. O tapete de história, em terceira dimensão, apresenta a arca construída por Noé com seus muitos bichos que, em grande atropelo, vão saindo da embarcação ao som das inesquecíveis músicas de Vinícius de Moraes, ‘O leão’, ‘O pato’, ‘A pulga’, ‘O peru’ e ‘As abelhas’, entre outras. 

Roteiro e direção: Daniela Fossaluza (livre adaptação a partir da obra de Vinicius de Moraes)
Elenco: Daniela Fossaluza e Denise Goneve
Músicos: Cézar Augusto e Felipe Chaves
Criação do tapete de histórias: Daniela Fossaluza e Denise Goneve

Centro de Referência Cultura Infância - Teatro Municipal do Jockey (84 lugares)
Rua Bartolomeu Mitre, 1110 – Gávea – Tel. 3114-1286
Estacionamento na Rua Mário Ribeiro, 410 – Leblon
Sábado e domingo, às 18h30
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Bilheteria: a partir das 15h (sáb e dom)
De 11 de agosto a 15 de setembro

Conheçam o site do Costurando Histórias
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS COM TAPETES, UM ALINHAVO ENTRE A LEITURA DE MUNDO E O MUNDO DA LEITURA.
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário