segunda-feira, 30 de setembro de 2013

ESPETÁCULO "120 DIAS DE SODOMA", BASEADO NA OBRA DO MARQUÊS DE SADE, REESTREIA NO LA PAZ, NA RUA DO RESENDE/RJ

Espetáculo baseado no livro do Marquês de Sade, “120 Dias de Sodoma” inaugura espaço cultural na Lapa
Uma das obras mais polêmicas  da literatura sadiana reestreia dia 04 de outubro no La Paz
   
foto: Tatiana Farache
 
Um dos romance mais polêmicos da literatura Sadiana ganha montagem teatral por um grupo de jovens atores brasileiros, formados pela Casa das Artes de Laranjeiras – CAL e reestreia dia 4 de outubro no La Paz, Lapa. O espetáculo narra as experiências de um grupo de libertinos que resolvem experimentar a definitiva gratificação sexual em orgias. Para isso, eles se trancaram por quatro meses num castelo inacessível ao resto do mundo, com um harém de vítimas, a maioria adolescentes, de ambos os sexos, e recrutaram quatro cafetinas para contar a história de suas vidas e suas aventuras. A narrativa das mulheres se torna inspiração para abusos sexuais e tortura das vítimas, que escala gradualmente em intensidade.

Dirigida pelo premiado Luiz Furlanetto, a montagem  que chega ao La Paz, na Lapa, de sexta a domingo, sempre às 21:00h, atraiu um grande público a Fosfobox onde fez sua primeira temporada.

Romance do polêmico Marquês de Sade, Sade escreveu "120 dias de Sodoma" no espaço de trinta e sete dias por volta de 1785, enquanto ele se encontrava preso em uma cela da Bastilha. Tendo pouco material e temendo que o livro fosse confiscado, ele o escreveu numa letra minúscula e um rolo contínuo de papel com doze metros de comprimento. Quando a Bastilha foi atacada e saqueada em 14 de Julho de 1789 durante o início da Revolução Francesa, Sade pensou que o trabalho estaria perdido para sempre e chegou a escrever que "chorou lágrimas de sangue" por sua perda.

Porém, o longo rolo de papel onde o texto estava foi posteriormente encontrado escondido em sua cela, tendo escapado da atenção dos saqueadores. Ele foi publicado pela primeira vez em 1904 pelo psiquiatra berlinense Iwan Bloch (que usou um pseudônimo, "Dr. Eugen Dühren" para evitar a controvérsia). Somente na segunda metade do século XX é que o texto se tornou disponível em edições em inglês e francês.

Encenado a partir da adaptação do romance de Rodolfo Garcia Vazquez, dos Satyros (São Paulo – SP), o espetáculo provocou diversas reações no publico que foi colocado diante da opinião de Sade sobre aqueles que detém o poder exacerbado e não encontram barreiras para execução de seus desejos nas esferas política, social e religiosa. 
 
Em tempos nos quais a memória do povo é questionada, uma peça como “120 Dias de Sodoma” serve como um choque para tirar o espectador desse lugar de passividade. A vontade que ele sentir de intervir durante a ação deve servir justamente como um estímulo a uma nova maneira de intervir na realidade, na vida política.

foto: Tatiana Farache

Serviço
Data de Reestreia: 04 de Outubro de 2013
Temporada: De 4 de Outubro até 23 de Novembro
Data: Sextas-feiras e sábados – 21:30h
Horário: 21:30h
Local: La Paz -  Rua do Rezende, 82, Lapa
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia).
Lotação: 60 pessoas
Classificação etária: 18 anos
Duração: 60 min.
Gênero: Adulto


Ficha Técnica

Texto: Marquês de Sade
Adaptação: Rodolfo Garcia Vasquez a partir da obra de Marquês de Sade
Direção: Luiz Furlanetto
Elenco: Matheus Silvestre, Ricardo Ricco, Marcelo de Paula, Layla Fassarella, Michelle Guimarães, Isabel Viany, Pvisrael, Marcello Andreata, Elmir Mateus, Rafaela Azevedo, Che Oliveira, Thuany Andrade, Laura Molica, Isabela Moss, Heiner Miranda, Clécio Rodrigue, Zé Britto.
Produção: Matheus Silvestre
Iluminação: Orlando Schaider
Figurino: Cesar Soares
Cenário: Teatro O Grupo
Realização: Teatro O Grupo
Preparação Corporal: Lourival Prudêncio
Direção Musical: Isabel Viany
Assessoria de Imprensa - Minas de Ideias
 
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário