terça-feira, 30 de abril de 2024

LIVRO AUTOBIOGRÁFICO DE ESCRAVA QUE VIVEU NO SÉCULO XIX PROVA QUE NÃO HÁ LIBERDADE SEM DOR

A escravidão é um demônio!

Harriet Ann Jacobs, também conhecida como Linda Brent, foi uma escrava que viveu no século XIX, nos Estados Unidos.  Sua história começa na Carolina do Norte e neste Incidentes traz um relato cru dos maus tratos, da violência e da perseguição sofrida não só por ela, mas por seus filhos, por outros membros de sua família e demais negros com quem conviveu. 

Teria sido muito mais agradável não falar sobre minha história, diz a autora.  De fato, são poucos os momentos de felicidade apreciados nas 288 páginas de sua biografia. E é compreensível. Afinal, felicidade é algo que vive a fugir. 

Linda Brent tornou-se escrava ainda na tenra idade, ela e seus filhos foram negociados como mercadorias; passou fome, foi presa, humilhada, ameaçada pelo senhor de engenho e escondeu-se, por sete anos, num cubículo onde mal podia mexer-se, para escapar dos olhos de seus perseguidores.  Por outro lado, contou com a ajuda valiosa das pessoas de bom coração que encontrou, ao longo de sua sofrida jornada.  Até encontrar a sonhada liberdade.  Um longo e acidentado caminho.

O livro é de leitura obrigatória para quem tem um pingo de humanidade no coração.  E até para quem não a tem.  É para nunca mais falarmos em preconceito, maus tratos e falta de dignidade humana.

Na segunda orelha do livro, consta a informação de que esse relato de Harriet Jacobs caiu no ostracismo com a Guerra da Secessão (1861-1865) e foi redescoberto no século XX, por grupos minoritários e feministas.  A autora faleceu em 1897, aos 84 de idade.

Publicado pela Principis, selo exclusivo da Ciranda Cultural Editora e Distribuidora Ltda., 2021 - tradução de Rayssa Galvão.

Um comentário: