domingo, 24 de setembro de 2023

CONHEÇA OS SERVIÇOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E OUTROS DESTINADOS A PESSOAS EM CUMPRIMENTO DE PENA, DA FUNDAÇÃO SANTA CABRINI/RJ

 
O governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Fundação Santa Cabrini (FSC), é responsável pela capacitação e aperfeiçoamento profissional da população em cumprimento de pena, com o objetivo de promover a sua reintegração ao mercado de  trabalho e contribuir, assim, com a redução da reincidência criminal.

Por meio de ação em conjunto com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), foi idealizada a FSC Itinerante, uma iniciativa que levará aos interessados os seguintes serviços oferecidos pela Fundação:

- documentação civil
- assistência social
- capacitação profissional
- empregabilidade
- pecúlio
- apoio psicológico

O cadastro deverá ser realizado, com RG e CPF, nos patronatos da SEAP/RJ (relacionados abaixo) ou na sede da Fundação Santa Cabrini.

Atendimento nos Patronatos

1) Campo Grande
Rua Irajuba, n° 567 - às quartas, quintas e sextas-feiras, das 10h às 16h

2) Centro
Rua Senador Pompeu, n° 87 - às segundas, quartas e quintas-feiras, das 10h às 16h

3) São Gonçalo
Rua Oliveira Botelho, n° 1677 - Neves (às terças, quartas e quintas-feiras, das 10h às 16h
 
Atendimento na Fundação Santa Cabrini
 
Largo do Machado, n° 48 - Catete/RJ, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h - tel: (21) 99301-5215
 
....
 
Já o projeto Mudar de Vida: Perspectivas Além do Horizonte é uma parceria entre a FSC e o Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT) da UERJ, voltado para remição de pena e formação profissional de pessoas presas e egressas do sistema penitenciário no Estado do Rio de Janeiro.

Do ponto de vista do cidadão em cumprimento de pena, qualificar-se é a uma das ferramentas principais para sua mudança de vida e obtenção da liberdade: ao retomar os estudos, a escolaridade e ao desenvolver novos saberes e aprendizados técnicos, o apenado amplia as suas possibilidades de reinserção ao mercado de trabalho formal. Além disso, os cursos oferecidos pelo projeto Mudar de Vida também incidem na remição, segundo a aplicação da Lei n° 12.433/11, que determina a redução de um dia para cada 12 horas de estudo/curso.

O projeto desenvolve ações e cursos de nível médio e técnico com pessoas em privação de liberdade no polo de qualificação profissional da Fundação no Rio Comprido, o CQPRO. As aulas são ministradas por professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, através de uma abordagem multidisciplinar, dinâmica e tecnológica.

Criado pela Resolução n° 04 de 13 de Abril de 2012, o IFHT é uma unidade acadêmica pertencente ao Centro de Educação e Humanidades (CEH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Além das ações presenciais no CQPRO da Fundação Santa Cabrini, o Instituto também oferece um ambiente de aprendizado virtual e remoto à população privada de liberdade na sociedade fluminense.
 
fonte: Fundação Santa Cabrini

Nenhum comentário:

Postar um comentário