Página de autoatendimento está mais acessível e intuitiva
Já
está no ar a nova página do Título Net, que foi reestruturada com um
menu de opções e funcionalidades para facilitar os serviços oferecidos a
eleitoras e eleitores.
Além
de ser mais intuitiva, a página passou a oferecer opções simples como,
por exemplo, apenas corrigir o nome da mãe ou do pai que foi grafado
errado. Ou, ainda, atualizar o endereço ou transferir o título para
outro município.
Os
botões contam com textos curtos e objetivos para explicar como usar
cada função, mas também há links com textos mais completos e extensos
para quem busca mais informações. Nesse caso, basta clicar no sinal de
interrogação que aparece ao lado de cada botão de serviço.
As opções tradicionais continuam ativas para tirar o primeiro título ou revisar todos os dados cadastrais.
De
acordo com Luciano Bohnert, da Seção de Cadastro de Eleitor (Secad)
ligada à Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE, as alterações
fazem parte da evolução dos sistemas e ocorreram após pesquisa bastante
ampla com diversos usuários para construir uma página que atendesse às
necessidades de eleitores e, principalmente, aos critérios de
objetividade e simplicidade, com termos claros para encontrar com
facilidade o serviço de que cada um precisa.
As
inovações surgiram a partir de um projeto da Corregedoria-Geral
Eleitoral do TSE. De acordo a secretária da CGE, Ariadne Nolêto, "agora,
em vez de uma lista de serviços, há apenas quatro opções em formato de
botões para ficar claro ao cidadão que se trata de uma funcionalidade.
Cada um com uma cor diferente para que se destaquem um dos outros".
Segundo
ela, é preciso ter em mente que a maioria dos usuários utiliza os
serviços pelo celular; então a nova versão foi concebida de forma que
todas as opções ficassem visíveis na tela do aparelho sem necessidade de
rolagem da página. Tudo para deixar mais prático e mais acessível o
serviço ao cidadão.
Acessibilidade e responsividade
Para
garantir que os serviços vão funcionar com efetividade para todos os
usuários e usuárias, houve foco especial na acessibilidade, inclusive
com testes realizados por pessoas cegas que validaram a usabilidade dos
sistemas.
Outro
ponto de preocupação foi a chamada responsividade, que é a certeza de
que esses serviços vão funcionar bem em celulares. Nesse campo, a
interface se adéqua ao tamanho da tela do dispositivo, mantendo sempre o
mesmo conteúdo acessado por meio do computador.
Novidade
Uma
das novidades implementadas é a "diligência virtual", que nada mais é
do que a possibilidade de o cartório entrar em contato com o eleitor e
solicitar informações complementares após a solicitação de uma demanda
por cidadão ou cidadã. Por exemplo, caso seja enviada uma imagem de
qualidade ruim ou o endereço não bater com o comprovante de residência, a
questão poderá ser solucionada de forma totalmente remota.
Já
para 2024, será inaugurado outro serviço: a possibilidade de agendar
atendimento nos cartórios por meio da plataforma. Se o eleitor precisar
coletar a biometria, ele poderá ir com horário previamente marcado para
ser atendido com rapidez.
Fonte: TSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário