sábado, 28 de dezembro de 2024

ANITA COSTA PRADO RECEBE O TROFÉU HQMIX 2024 DE GRANDE MESTRE DO QUADRINHO NACIONAL

 

Segundo o site da entidade promotora, o Troféu HQMIX Foi criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual com a finalidade de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas como um todo no Brasil.

A cada ano são escolhidos, por meio de votação, os que mais se destacaram entre as várias categorias que compôem a premiação.

A Associação dos Cartunistas do Brasil e o Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil são as duas entidades que organizam o troféu.

Neste ano de 2024, nossa correspondente de longa data Anita Costa Prado (São Paulo/SP) está com a corda toda.  Agraciada com o título de Grande Mestre do Quadrinho Nacional na 36ª edição do Troféu HQMIX, a produtiva e batalhadora Anita inscreve seu nome, em definitivo, como digna representante da 9ª Arte, de nosso país.  O evento foi realizado em 11.12.2024, no Teatro Raul Cortez, do Sesc 14 Bis, em São Paulo, e contou com a apresentação de Serginho Groisman.

Intervalo parabeniza a escritora e quadrinhista pela seriedade e comprometimento com esse trabalho de muitos anos.  Estamos muito orgulhosos dessa merecida conquista!

 
fonte:HQMIX

domingo, 15 de dezembro de 2024

CONHEÇA O ENCANTADOR E EXTRAORDINÁRIO MINI MUNDO, EM GRAMADO/RS

A cidade de Gramado, situada na região serrana do estado do Rio Grande do Sul, é conhecida por seus deliciosos chocolates e também pelo mais celebrado Festival de Cinema do país, realizado há 51 anos, no Palácio dos Festivais. O Kikito, além de cobiçado troféu, é também um símbolo da cidade.

Mas há uma outra razão para visitar Gramado: o Muni Mundo.  Um espetacular trabalho artístico de reprodução em miniaturas de paisagens, locais históricos de diversas cidades do país e do mundo, e também de celebridades e pessoas comuns, com grau de precisão e detalhamento extraordinários.  É simplesmente impossível não ficar boquiaberto e fascinado com o esmero e as novidades da atração.


Segundo a Assessoria de Comunicação local, a finalidade da criação do Parque é: 

Encantar com o lúdico, conectar gerações e através dos pequenos detalhes inspirar as pessoas a construírem um mundo melhor. Desde a sua criação, este sempre foi o objetivo do Mini Mundo, um parque ao ar livre, formado por réplicas de obras de várias partes do Brasil e do mundo, que segue em constante evolução e crescimento, mantendo a sua autenticidade. Localizado em Gramado, no Rio Grande do Sul, conta com construções ricas em detalhes e únicas, elaboradas na oficina do próprio atrativo. Juntas, as réplicas compõem uma cidade 24 vezes menor que o mundo real, animada por milhares de habitantes. O Mini Mundo está aberto diariamente, das 9h às 17h. Para adquirir os ingressos basta acessar o site ingressos.minimundo.com.br

Assistam aos vídeos promocionais:


SERVIÇO

Área total do Parque: 3.370 metros quadrados

Tempo médio de visitação: 90 minutos

Número de mini-habitantes do Parque: 3.268

O Parque dispõe também do Café Mini Mundo, de uma Grife, de uma loja de souvenires, de área infantil e do espaço família.

parque@minimundo.com.br

minimundo@minimundo.com.br

(54) 3286-4055

Horário de funcionamento: aberto todos os dias, das 9h às 17h.

fonte: Assessoria de Imprensa Mini Mundo

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

BANCA TATUÍ, DE SÃO PAULO/SP, CELEBRA SEU 10º ANIVERSÁRIO

 

E mais: impressão ao vivo com La Bici Press; 3 livros que estão na Banca Tatuí há uma década; pesquisa aponta declínio na quantidade de leitores; 10 feiras nos próximos dois finais de semana.


A Banca Tatuí completa uma década de vida com festa reunindo dez lançamentos e impressões ao vivo no sábado 7/12, a partir das 14h, na rua Barão de Tatuí 275, São Paulo/SP. A Fotolab Linaibah traz Presente, de Florencia Lastreto, e estacionará sua La Bici Press para produzir uma zine (leia mais em Um Detalhe). A Barbante apresenta dois volumes da coleção Sound + Vision: Minas à Beira-Mar, de Marceli Mengarda (a publicadora da Burocrata Carimbos), e O Evangelho Segundo Odair, de Leonardo Vinhas. A Laranja Original vem com Diário de si, de Emanuella Coelho Soares. A La Tosca lança Entre e Foi Logo Ali, ambos de Ana Uviedo – que já atuou como jornaleira na Banca Tatuí – e Esquecer você, de Ian Uviedo – produtor da Sala Tatuí. A 2 no Telhado apresenta Uma Carta Para Duas Crianças De Além-Rio, de Fadwa Tuqan. Já Stêvz traz Amerika Amerika Amerika (Impressões de Minas). Por fim, a Incompleta lança Simpatia, de Rodrigo Blanco Calderón, da nova coleção "Capitais e Cafundós".


História na Tatuí

Inaugurada em dezembro de 2014 pela editora Lote 42 (que completa 12 anos no mesmo mês), a Banca Tatuí é a primeira banca brasileira de rua inteiramente dedicada a editoras independentes. Localizada no centro da cidade de São Paulo, na Rua Barão de Tatuí, a banca trouxe uma nova opção cultural para a região e contribuiu para qualificar uma área então degradada – em razão disso, venceu o Prêmio Milton Santos. Aberta todos os dias da semana, oferece material de mais de 200 editoras, artistas e coletivos, em seu ponto físico, na banca virtual e em feiras de arte gráfica. A Banca Tatuí também serve de palco de shows musicais – artistas como Otto, Tatá Aeroplano e Luiza Lian já se apresentaram. Em 2018, ganhou uma extensão, a Sala Tatuí, espaço dedicado a cursos de arte gráfica. Em 2022, a Banca Tatuí foi selecionada para o programa de livreiros da Feira de Frankfurt.


Leitura em declínio

A pesquisa Retratos da Leitura indica redução de leitores no Brasil. Pela primeira vez na história da pesquisa, o percentual de não-leitores (53%) superou o de leitores. Desde a edição anterior, publicada há cinco anos, houve uma perda de 6,7 milhões de leitores no país. O declínio se acelerou. A pesquisa anterior, divulgada em 2019, apontava que 4,6 milhões de brasileiros deixaram o hábito de leitura. A metodologia considera leitora a pessoa que leu ao menos parte de um livro nos últimos três meses. Santa Catarina tem o maior percentual de leitores (64%), enquanto o Rio Grande do Norte tem o menor (33%). No total, 36% dos entrevistados apontaram ter algum tipo de dificuldade de compreensão leitora – desde falta de concentração até dificuldade na visão. A pesquisa completa está disponível para download no site do ProLivro. Assista a apresentação da pesquisa.

Fim de ano gráfico

Não faltam opções para encontrar publicações independentes. A Banca Tatuí prepara um Black Friday especial entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, com ofertas na banca física (Barão de Tatuí 275, São Paulo/SP) e banca virtual. Além disso, o próximo final de semana será marcado pelas feiras Motim (Museu Nacional, Brasília/DF), FLIV (Morais e Silva 94, Rio de Janeiro/RJ), Casa Literária (Nex Casa de Pedra, Curitiba/PR) Virada Nerd (CCSP, São Paulo/SP), NANI?! (Osaka Naniwa-Kai, São Paulo/SP) e Caleidoscópio (Devir, São Paulo/SP). No final de semana seguinte, dos dias 7 e 8 de dezembro, haverá Rasga e Quebra (Vale do Anhangabaú, São Paulo/SP), Feira na Rosenbaum (Augusta 2854, São Paulo/SP), Festival El Cabritón (Fortunato 121, São Paulo/SP) e Tijuana (Casa França-Brasil, Rio de Janeiro/RJ).

3 livros que estão desde o começo da Banca Tatuí

Eu sou um Pastor Alemão

Uma novela gráfica sobre um cão da raça Pastor Alemão que leva seu trabalho MUITO a sério, lidando com uma ovelha não muito séria. História de Murilo Martins. Veja aqui e também confira a continuação, Eu era um Pastor Alemão.

Jardim do Seu Neca: Inventário Botânico Afetivo

Concebido por Ana Rocha como uma espécie de herbário ou, como o subtítulo indica, um inventário botânico afetivo de plantas cultivadas por Manoel José dos Santos – Seu Neca –, à beira das águas salobras do Rio Real, em Mangue Seco/BA. Saiu pela Polvilho. Conheça aqui.

Amarelo

Feita com dobras e impressão em risografia, a zine faz uma exaltação ao acidente – foi desenvolvido a partir de manchas aleatórias de tinta amarela no papel. Pelo olhar da artista Ale Kalko, viram pintos. Ou ovo frito. Saiba mais.

dadinho [dicas culturais aleatórias]

Nova livraria de rua na Zona Oeste de São Paulo/SP: a Livraria das Perdizes (Bartira 317, São Paulo/SP)

Outra novidade de São Paulo/SP é a Stardust, banca de jornal de produtos de artistas LGBTQIAPN+

A Biblioteca Mário de Andrade foi uma das vencedoras do Prêmio Governador do Estado para as Artes 2024

O Troféu HQMIX divulgou a lista dos vencedores de sua 36ª edição; Brasa foi eleita editora do ano

A última reunião de 2024 do Ludens, clube de videogame da Sala Tatuí, discutirá The Outer Worlds

Abertas as inscrições para oficina de produção gráfica, de Cecilia Arbolave, no Rio de Janeiro.

Um detalhe

Um detalhe de Anatomia de uma bici (Fotolab Linaibah), zine feita com serigrafia, dobra, carimbo e xilogravura. Durante a festa de dez anos da Banca Tatuí, a La Bici Press permitirá aos visitantes imprimir a própria publicação, que traz as partes de uma bicicleta e um mapa imaginário com ciclovias de São Paulo, Bogotá e Montevidéu.

.x.x.x.x.x.x.x.

O Boletim Tatuí é a newsletter da Banca Tatuí, livraria de publicações independentes de São Paulo. Conheça a banca virtual em bancatatui.com.br e acompanhe nas redes sociais: facebook | instagram | x | youtube | tiktok

EXPEDIENTE: Boletim Tatuí; segunda-feira, 25 de novembro; ano 5; nº 106; escrito por João Varella, Guilherme Ladenthin e Cecilia Arbolave; diagramado por Mariana Lensoni.

fonte: Boletim Tatuí

AINDA ESTOU AQUI: MUITO MAIS QUE MIL PALAVRAS

Além da trama bem costurada sobre o período da história do país que nós, pessoas de bem, desejamos banir da lembrança, o filme de Walter Salles Ainda estou aqui tem a virtude de seguir a linha de trabalho característica de seu colega grego, naturalizado francês, Costa-Gavras.

Em seu currículo como diretor, Gavras tratou de temas espinhosos como a ditadura e o nazismo, nos magníficos Desaparecido: um grande mistério (1982) e Muito mais que um crime (1989), respectivamente, e outros, mas sempre priorizando a história, não a violência.  O(A) espectador(a) de Gavras sabe que algo grave ocorre, por conta da tensão que reveste a narrativa, mas o diretor, assim como Salles, não o(a) expõe ao horror.

Outro ponto positivo dessa bela produção brasileira são os vazios, os silêncios, o momento em que se busca na alma algo em que se firmar, ainda que com a esperança e a coragem alquebradas.  

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras.  E as duas Fernandas, mãe e filha, encontram no silêncio e no vazio do olhar uma forma de transmitir aos espectadores a indignação, os percalços e o longo percurso trilhado por suas personagens, em busca de explicação para o que não tem explicação.

Ainda estou aqui é um filme que merece ser visto e debatido.  Seja na escola, seja na esquina.

 Ficha técnica

  • País: Brasil e França
  • Ano de produção: 2024
  • Gênero: História, drama, biografia
  • Duração: 135 minutos
  • Distribuidor: Sony Pictures
  • Produção: RT Features, VideoFilmes, Globoplay, Mact Productions, Conspiração Filmes e Arte France Cinéma
  • Roteiro: Murilo Hauser e Heitor Lorega
  • Gravações: Rio de Janeiro, junho de 2023.

terça-feira, 26 de novembro de 2024

FESTIVAL DE ARTES CIBERPAJELANÇAS SERÁ REALIZADO EM GOIÂNIA, NO DIA 29.11.2024

O V Festival de Artes Ciberpajelanças será realizado no Ruptura Espaço Cultural e este ano o evento contará com as performances artísticas no De Leon Music Pub.  Uma das atividades do festival, a V Exposição de Artes CRIA_CIBER, tem curadoria de @m4r6os e @bruno.oubam e apoio técnico de @_estrellart.

A programação completa do Festival inclui a cerimônia de entrega do II Prêmio Nacional Ciberpajelanças de Fanzines e Artezines, a IV Expozine Internacional, a Exposição de Artes CRIA_CIBER, a Mostra de Videoarte e Animação, a Ação Kamizine (em que serão estampadas camisetas levadas pelo público com artes do CRIA_CIBER), a Ação Artística de FlashZineTatoo (serão tatuadas artes criadas na hora, nos voluntários) e diversas oficinas e palestras do evento. Todas as atividades se darão com ENTRADA FRANCA, incluindo a noite das performances no De Leon Music Pub.

O V Festival de Artes Ciberpajelanças é uma ação de extensão da Faculdade de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás (UFG), organizada pelo Grupo de Pesquisa @cria_ciber (CNPq - FAV/UFG).


Endereço:

Ruptura Espaço Cultural 
Av. Anhanguera, 128 - 04 - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, 74610-010 (próximo ao Terminal da Bíblia)
 
 
fonte: organização do evento

terça-feira, 19 de novembro de 2024

A UNESCO E A ÉTICA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO BRASIL

 


 

 

Ética da Inteligência Artificial (IA) no Brasil


A inteligência artificial (IA) possui um enorme potencial para beneficiar a humanidade e promover o desenvolvimento sustentável, mas apenas se for desenvolvida de forma que respeite as normas e padrões mundiais, e que esteja fundamentada nos princípios de paz.

A IA, assim como as novas tecnologias como robótica, computação em nuvem e Internet das Coisas estão transformando áreas do conhecimento, economia e indústrias, além de estarem desafiando ideias sobre o que significa ser humano.

Para que a IA seja desenvolvida de maneira responsável, é necessário que haja uma coordenação internacional para enfrentar o desafio de tais avanços tecnológicos que se desenvolvem tão rapidamente.

A ética da inteligência artificial

Como a IA transforma nossas sociedades e desafia o que significa ser humano, é necessário desenvolver políticas nacionais e internacionais, assim como marcos regulatórios, para garantir que essas tecnologias emergentes beneficiem a humanidade, e não a prejudiquem.

Em novembro de 2021, a Conferência Geral da UNESCO aprovou a Recomendação sobre a Ética da Inteligência Artificial, o primeiro instrumento global de definição de normas sobre a IA.

Em 2022, a UNESCO no Brasil publicou esta Recomendação em português para discutir e promover este tema na sociedade brasileira.

Acesse o link para ler, na íntegra e em português, as Recomendações sobre a Ética da Inteligência Artificial


Ética na ciência

Este novo século foi marcado por avanços científicos e tecnológicos significativos e sólidas alianças industriais e econômicas globais. Inúmeras melhorias têm produzido avanços significativos em diversas áreas. No entanto, essas descobertas levantam questões éticas e preocupações. O progresso nas ciências da vida está dando aos humanos um novo poder para melhorar nossa saúde e controlar os processos de desenvolvimento de todas as espécies vivas. Preocupações sobre as implicações sociais, culturais, jurídicas e éticas de tal progresso levaram a um dos debates mais significativos do século passado, cunhando uma nova palavra para abranger essas preocupações: bioética.

A bioética estuda os princípios teóricos de caráter moral, sanitário e ambiental da sociedade, como qualidade de vida, impactos sociais e biológicos das doenças, uso e desenvolvimento sustentável da natureza. Desde a década de 1970, o envolvimento da UNESCO na bioética tem refletido as dimensões internacionais desse debate. Fundada na crença de que não pode haver paz sem a solidariedade intelectual e moral da humanidade, a UNESCO procura envolver todos os países nessa discussão internacional e transcultural. No Brasil, a UNESCO atua nessa área em estreita parceria com a Cátedra UNESCO de Bioética.




Programa brasileiro recebe Prêmio da UNESCO por usar IA para melhorar habilidades de escrita


De acordo com a edição de 2018 do Indicador Brasileiro de Alfabetismo Funcional (Inaf), embora nos últimos 18 anos tenha havido avanços na escolaridade da população, o nível de alfabetização funcional continua baixo. Para enfrentar esse problema, a Letrus, uma startup de tecnologia educacional e uma das vencedoras do prêmio UNESCO Rei Hamad Bin Isa-Al Khalifa de 2019 pelo uso de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) na educação, criou para estudantes brasileiros uma experiência de aprendizagem personalizada auxiliada por inteligência artificial (IA) .

Em uma colaboração entre professores e máquina, o programa de alfabetização Letrus oferece aos estudantes um feedback imediato sobre sua escrita, identificando padrões de escrita. As redações são então revisadas por um professor que faz comentários adicionais.

Assim como as conquistas tecnológicas aplicadas ao diagnóstico de pacientes, a Letrus oferece esses aparelhos para o mundo da alfabetização e educação. Da mesma forma que a ciência tem um excelente potencial para ajudar em decisões mais estratégicas, a Letrus e os professores estão se unindo para melhorar as trajetórias de aprendizagem de nossos alunos, afirma o cofundador da Letrus, Luis Junqueiras.

Para o cofundador da Letrus, novas tecnologias e IA em particular implicam uma dimensão humana. O quadro-negro é uma tecnologia, a borracha é uma tecnologia. Todos eles ocupam uma função específica modelada pela dimensão humana. Essa tecnologia não seria possível sem o trabalho em equipe humano e a inteligência por trás dessas inovações: A natureza humana multidisciplinar de planejar juntos, unindo decisões linguísticas e pedagógicas com a atmosfera de escrita de código é o que torna a experiência poderosa para os educadores.

Tudo começou quando ele era aluno do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, em 2005. Um encontro casual com a professora Davina o fez perceber o impacto que a escrita e a liberdade de expressão podem ter na vida dos alunos. A partir de sua própria experiência como professor, lançou o Projeto Primeiro Livro para ajudar crianças e adultos a publicar seus próprios livros e aprender com os desafios encontrados. Isso finalmente o levou a criar o programa Letrus para ajudar professores e alunos a superar esses desafios.

Até o momento, mais de 65 mil alunos já utilizaram o programa nos 26 estados do Brasil. Em 2019, uma parceria com a Secretaria de Educação do Espírito Santo levou o programa a 54 municípios capixabas, atingindo 12 mil estudantes e 400 professores de 121 escolas. Nesse projeto, 90% das escolas melhoraram as notas de seus alunos após cinco meses.

Para o futuro, o cofundador da Letrus quer aumentar a escala e a qualidade do seu serviço a um preço mais barato para que seja acessível a cidadãos de qualquer idade. Ele também espera inspirar outros programas para as gerações futuras com uma mensagem: juntos, precisamos nos engajar em movimentos em favor da alteridade, diversidade e sabedoria.

Quanto ao prêmio propriamente dito, Luís Junqueira comemora o incentivo que este reconhecimento traz à sua equipe, bem como as novas oportunidades de parcerias na área da educação que poderão surgir depois deste prêmio.

Ao mesmo tempo, o prêmio simboliza que estamos no caminho certo e que o caminho agora terá mais luz e possibilidades para aberura de novas portas no futuro.


fonte: Unesco

imagem: Getty Images/PeopleImages

terça-feira, 12 de novembro de 2024

COLEÇÃO OBRAS PRIMAS DO CINEMA CELEBRA OS 20 ANOS DE "O CASTELO ANIMADO", DE HAYAO MIYAZAKI, EM EDIÇÃO BLU-RAY DE LUXO

Obras-Primas do Cinema apresenta O Castelo Animado.

Indicado ao Oscar de Melhor Animação, O Castelo Animado é uma obra-prima do lendário Studio Ghibli e do aclamado diretor Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro). Esta aventura de fantasia, que se passa em um reino fictício onde a magia e a tecnologia do século XX se entrelaçam, aborda temas sobre a velhice, amor, lealdade e os efeitos destrutivos da guerra. Embarque nesta incrível animação do Studio Ghibli em uma edição inédita e especial de colecionador com mais de 1h30 de materiais especiais.

Uma bruxa lança uma terrível maldição sobre a jovem Sophie e a transforma numa idosa de 90 anos. Desesperada, ela embarca numa odisseia na qual acaba parando no castelo animado, onde reside um misterioso feiticeiro chamado Howl que poderá ajudá-la a reverter o feitiço.

Previsão de lançamento: 07/02/2025

Materiais Especiais:


•    Especial: Como Mover o Castelo de Howl (20’)
•    Por Trás dos Microfones (9’)
•    A História do Nascimento da Trilha Sonora do Filme (28’)
•    Olá Sr. Lasseter    (16’) 
•    Entrevista com Diana Wynne Jones (8’)
•    Trailers    (8’) 
•    Spots de TV (8’)

 


Título: O Castelo Animado  

Ano de Produção: 2004
Título Original: Hauru no ugoku shiro
País de Produção: Japão 
Gênero: Fantasia/Animação/Aventura 
Direção: Hayao Miyazaki
Vozes Idioma Japonês: Chieko Baishô, Takuya Kimura, Tatsuya Gashûin, Akihiro Miwa, Ryunosuke Kamiki, Mitsunori Isaki, Yô Ôizumi, Akio Otsuka.
Resolução: 1080p High Definition (1920 x 1080p)
Idiomas: Japonês (original) | Português (dublagem)
Áudios: Japonês DTS-HD Master Audio 5.1 | Português: Dolby Audio 2.0
Legendas: Português (Cores: Branca e Amarela)
Formato de Tela: 1.85:1
Cor: Colorido
Duração aproximada: 119 minutos
Região: A
Código Interno: OP-479
Código de Barras: 7898570945905
Faixa Etária: LIVRE: Adequado para todos os públicos.

fonte: Obras Primas do Cinema

HEMORIO FAZ CAMPANHA PARA NORMALIZAR SEU ESTOQUE DE SANGUE, ANTES DO "SUPERFERIADO"

 
 
De 15 e 20/11/2024, o Hemorio fará campanha para coleta de sangue, com a finalidade de normalizar a quantidade de sangue em estoque, por conta dos feriados da Proclamação da República (15/11) e da Consciência Negra (20/11), bem como a realização da Cúpula G20 (18 e 19/11).   De seu site extraímos as seguintes informações:
 

A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta que SALVA VIDAS.

Doar sangue é seguro e quem doa uma vez não é obrigado a doar sempre. No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente. Se você quer ser um doador voluntário de sangue, leia abaixo algumas orientações antes de decidir pela sua doação

Uma informação importante é que a doação não é um meio para se testar para AIDS ou outro agente infeccioso, pois há um período entre a infecção e a sua identificação pelos exames laboratoriais, chamado de Janela Imunológica, que pode variar de semanas a meses dependendo do tipo de agente infeccioso. Durante o período de janela imunológíca os testes laboratoriais revelam-se negativos e o agente infeccioso pode ser transmitido através da transfusão de sangue. 

Portanto, se você estiver em dúvida se pode ou não doar sangue, leia mais os textos a seguir ou ligue para o DISQUE SANGUE - 0800-2820708. Da sinceridade e consciência do doador pode depender a saúde de quem receberá a transfusão de sangue.

Você pode participar doando sangue e/ou divulgando a importância da doação de sangue.

Como doar

Há 03 principais tipos de doação: de sangue total, por aférese e doação autóloga.

Doação de Sangue Total: é a doação habitual, onde até 450 ml de sangue são coletados em uma bolsa produzida com materiais e soluções que permitem a preservação do sangue. Os homens podem doar de 2 em 2 meses, até 4 vezes ao ano e as mulheres podem doar de 3 em 3 meses até 3 vezes ao ano.


• COMO É FEITA UMA DOAÇÃO DE SANGUE TOTAL ?

1- Cadastro: O doador, portando um documento oficial com foto, é cadastrado e recebe um questionário para ser respondido. Esse questionário tem o objetivo de avaliar se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue, portanto as respostas devem ser sinceras e qualquer dúvida deve ser esclarecida na próxima etapa - a triagem clínica.


2- Triagem clínica: O doador é entrevistado e examinado por profissional de saúde , em local que garanta a privacidade e o sigilo das informações. Esse profissional verifica as respostas do questionário e avalia pessoas com alto risco de transmitir doenças pelo sangue. O doador deve ser consciente de que as suas respostas são muito importantes para garantir a sua integridade física, bem como a de quem vai receber o seu sangue. A segurança do paciente que recebe transfusão começa com o doador.


3- Coleta de sangue: A coleta de sangue dura no máximo 10 minutos. Todo o material utilizado é estéril e descartável Não há risco de contrair doenças doando sangue.


4- Lanche - após a doação o doador recebe um lanche e informações sobre os cuidados básicos que devem ser tomados após a coleta do sangue.

TODAS AS PESSOAS PODEM DOAR SANGUE ?

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por Normas Técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue

REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE

- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
- Estar bem de saúde
- Ter entre 16 (*) e 69 anos, 11 meses e 29 dias (*) jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável.  Modelo de autorização.
- Pesar no mínimo 50 Kg
- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação

ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE:

- Febre - acima de 37°C
- Gripe ou resfriado
- Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)
- Amamentação (até 1 ano após o parto)
- Uso de alguns medicamentos
- Anemia
- Cirurgias
- Extração dentária 7 dias
- Tatuagem ou piercing: 01 ano sem doar (piercing na cavidade oral e/ ou região genital: 01 ano sem doar após a retirada)
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
- Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano

Mais esclarecimentos serão fornecidos durante a entrevista clínica que precede a doação.

Saiba mais sobre os critérios de doação no link abaixo:

O HEMORIO dispõe de folhetos para divulgação e esclarecimentos sobre doação de sangue, para obtê-los contacte doasangue@hemorio.rj.gov.br ou Tel: (21) 2332-8629

O QUE É FEITO COM O SANGUE APÓS A DOAÇÃO?

1 - Fracionamento: A bolsa de sangue total é centrifugada e separada em 03 componentes:
Concentrado de hemácias, Concentrado de plaquetas e Plasma


2 - Exames laboratoriais: são realizados exames para determinação do Grupo sanguíneo e para detecção de doenças transmissíveis pelo sangue.


3 - Liberação da bolsa - após a realização dos exames laboratoriais, a bolsa de sangue é liberada para transfusão.


4 - Transfusão - o sangue é utilizado principalmente nas grandes emergências (acidentes de trânsito, por armas, hemorragias agudas etc), nas cirurgias e em pacientes com doenças oncológicas e hematológicas.


O HEMORIO distribui sangue para mais de 200 hospitais públicos e conveniados com o SUS do Estado do Rio de Janeiro.

 

ATENDIMENTO

O atendimento aos doadores se dará das 7h às 18h.

Endereço: Rua Frei Caneca, n° 8 - Centro/RJ

Telefones: 3916-8300 e 0800-282-0708. 


Foto: Hemorio (divulgação)