terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

GIGANTES DO CORAÇÃO (de Francisco Filardi)


Em 1978, eu cursava a sétima série do antigo ginasial (hoje, ensino fundamental) no Colégio ADN, seção Muda1, situado na rua Conde de Bonfim, n° 850.


Naquele ano, o Clube de Regatas Vasco da Gama cedeu quatro jogadores de sua equipe principal para um amistoso com o ADN, na quadra de futebol de salão do Colégio. Lembro-me de dois deles: o lateral esquerdo Marco Antônio e o meio campista Guina. Quanto aos dois outros, estou quase certo do saudoso lateral direito Orlando Lelé e do volante Zé Mário. Roberto Dinamite, então no auge da popularidade, após anotar um dos gols mais bonitos da história do Maracanã2, no ano anterior, não fora escalado para o amistoso.


Dentre os que entraram em quadra para defender o ADN, lembro-me apenas do já veterano inspetor de alunos Júlio, o Julinho.


Quando chegou à minha turma a informação de que seríamos liberados de nossas obrigações, minutos antes do início da partida, assistíamos a uma aula de Língua Portuguesa, da professora Nina. Esta, divertindo-se com a excitação dos alunos, "ameaçou" manter-nos em sala, caso não nos comportássemos. Mas não passou disso. Turmas e setores diversos do Colégio interromperam suas atividades, naquele início de tarde3, para que prestigiássemos o evento.


Foi o acontecimento do ano (na verdade, dos meus anos de ADN4) e contaria ainda com uma particularidade: as traves do Vasco da Gama foram defendidas por meu colega Roberto Sobral, torcedor do clube e excelente goleiro de salão, vazado apenas quatro vezes na vitória dos profissionais de São Januário5.


Para a minha tristeza, o Colégio ADN fechou as portas6 da seção Muda, antes do início do ano letivo de 1980; mas importa que, passados quarenta e cinco anos daquele jogo festivo, resiste a memória do momento único que reuniu o meu clube do coração e o Colégio que amo, até hoje.

(de Francisco Filardi)


NOTAS


1 - sub-bairro da Tijuca, na zona norte do Rio de Janeiro;


2 - ao receber cruzamento de Zanata pela direita, no limite da grande área, Roberto “mata” a bola no peito, dá um “chapelaço” no zagueiro Osmar Guarnelli e finaliza a jogada com um voleio de perna direita, na vitória de virada do Vasco por 2 x 1 sobre o Botafogo, a 09/05/1976;


3 - não me recordo do mês em que a partida foi realizada, se antes ou depois da Copa do Mundo daquele ano, sediada na Argentina;


4 - da 5ª a 8ª séries;


5 - placar: Vasco 21 x 4 ADN;


6 - o terreno onde se situava o Colégio ADN pertencia à Irmandade São Pedro e deu vez ao residencial Villa Nova das Fontes.

4 comentários:

  1. Que bonita lembrança, Francisco. Lembro-me de todos esses grandes jogadores, que via na televisão ou nos álbuns de figurinha. Lembro também desse antológico gol do Roberto Dinamite, que vi na televisão, ao vivo. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Boas lembranças, foi uma viagem recorda os detalhes.
    Tenho recordações de Roberto Dinamite no campo. Parabéns Francisco 🌷🙋‍♀️

    ResponderExcluir
  3. Muito legal essa sua lembrança Francisco. Excelente memória! 👏

    ResponderExcluir
  4. 👏🏼👏🏼ótimas lembranças de vascaíno

    ResponderExcluir