PARTE I - ASPECTOS GERAIS
A exemplo de outros textos que
publicamos sobre a franquia de games Mass Effect, nossa finalidade
não é tratar da história de Mass Effect Andromeda, mas fornecer
aos jogadores da plataforma PS4 algumas dicas para a obtenção do
troféu de platina. Ainda assim, apresentaremos um resumo da trama,
para ambientação de jogadores iniciantes, embora nossa atenção
tenha por foco a obtenção dos troféus mais trabalhosos.
O quarto título da franquia
desenvolvida pela Bioware é um jogo com características de combate
e exploração similares as dos títulos anteriores. No que tange ao
modo campanha, Andromeda se trata de uma versão light, com
pouquíssimas baixas em geral (nenhuma de membro do esquadrão ou da
tripulação), se comparada à trilogia de Shepard. Já a mecânica
de jogo sofreu poucas, mas significativas alterações.
No início do modo campanha (offline),
o jogador optará pela personagem Scott, ou por sua irmã gêmea
Sarah Ryder, conforme a preferência, podendo configurar seu estilo
de combate e sua aparência. No nosso caso, optamos por Sarah. Ela é
uma pathfinder, exploradora humana incumbida da missão de
encontrar novos mundos para estabelecer assentamentos para a
humanidade e outras espécies da Via Láctea.
A bordo da arca Hyperion, Ryder chega
à estação espacial Nexus, central de suporte de menores dimensões,
mas estruturalmente semelhante à Citadel da trilogia de Shepard,
onde se dão algumas missões. É o ponto de partida para a
exploração do Aglomerado Heleus, na galáxia Andromeda (as demais
arcas: Paarchero - salariana, Leusinia - asari e Natanus - turiana,
também estão a caminho da estação, sob comando de seus
respectivos pathfinders).
Há, ainda, uma quinta arca, a quariana Keelah Si'yah, que saiu da
rota, por opção, com o desejo de não ser localizada. Cada arca
transporta cerca de 20.000 indivíduos, quase todos conservados em
estado de criogenia e com descongelamento previsto para após a
chegada ao mundo a ser descoberto e viabilizado pelos pathfinders. A
Hyperion é a única a chegar à estação. Ryder deverá localizar
o paradeiro das três outras arcas, as quais foram afetadas por um
fenômeno artificial e instável de energia escura, chamado Miasma
(ou Flagelo, segundo o livro Insurreição na Nexus, de que
trataremos adiante) ou atacadas e tornadas reféns pelos Kett,
principais inimigos na jornada.
Em suas missões, Ryder é auxiliada
por uma inteligência artificial denominada SAM (Simulador de
Adaptação de Matriz), desenvolvida por seu pai, Alec Ryder, um
ex-N7 (participante da Guerra do Primeiro Contato, entre humanos e
turianos), expulso da Aliança por pesquisar e desenvolver
inteligências artificiais (o que, na Via Láctea, é proibido pelo
Conselho). Cabe a SAM a missão Segredos da família Ryder,
que exige de Sarah a localização de "gatilhos de lembrança"
nos principais planetas visitados. Esses "gatilhos" (dois
ou três em cada planeta), à medida que recolhidos, desbloqueiam
lembranças de Alec (morto em Habitat 7); e Sarah descobre que o
motivo pelo qual as Arcas deixaram a Via Láctea tem conexão com a
história de Shepard. Vale retardar o fim do jogo, na busca das
pistas que levam SAM a desbloquear tais lembranças e descobrir o que
há por trás da Iniciativa Andromeda.
Recomendamos a leitura do livro Mass
Effect Andromeda - insurreição na Nexus, de Jason M. Hough e
K. C. Alexander, para melhor entendimento de algumas situações
apresentadas no jogo. O texto do livro apresenta fatos ocorridos
pouco antes daqueles narrados no jogo e permite ao jogador entender o
porquê de Sloane Kelly, ex-agente de segurança da Nexus, e os
krogan, liderados por Nakmor Morda, terem tomado o rumo de Kadara e
Elaaden, respectivamente.
Recomendamos também o uso do
aplicativo APEX HQ, ferramenta auxiliar no modo multiplayer e útil
para a obtenção de recursos os quais serão aproveitáveis
inclusive no modo campanha (desbloqueio dos troféus "Experiente",
"Desbravamento", "Trabalho em equipe" - se for o
caso - e "Grande talento", por exemplo). Quanto ao troféu
"Grande talento" - promova uma Equipe de Assalto ao nível
20 -, o uso do aplicativo é recomendado até ao nível 19; após
isso, o jogador deverá alcançar o nível 20 fazendo uso do console
para desbloqueio do troféu.
Conversar frequentemente com a
tripulação da Tempest (nave que Ryder recebe ao deixar a Nexus para
missões de reconhecimento e exploração em Andromeda) e com membros
de seu esquadrão pode render missões extras e romances. Habitue-se
a manter a conversa em dia, sempre que retornar à Tempest, e a ler
os e-mails antes de partir para missões ou mesmo de realizar
conversas específicas com este ou aquele tripulante ou membro do
esquadrão. Antes de fazê-lo, o jogador deverá marcar seu
objetivo no mapa (ou selecioná-lo no menu Diário).
É importante que o jogador esteja
ciente dos desafios que deve ser superados para o desbloqueio dos
troféus e estabeleça um método para fazê-lo. Os troféus mais
trabalhosos são: Deu match! (complete romances com três
personagens diferentes entre todas as suas partidas) e Criptografando
(conclua 20 enigmas das Relíquias em um único jogo).
Novidades
Há três novidades nos combates:
primeira, o jogador poderá realizar combos bióticos e tecnológicos.
Para tal, deve empregar dois tipos de poder: o preparador e o
detonador. Os combos poderão ser realizados exclusivamente
pelo jogador ou em combinação com os membros do esquadrão. Podem
ser consumados tanto no modo campanha quanto no multiplayer.
Segunda, a grade de poderes de Ryder, no modo campanha, poderá ser
organizada conforme a preferência do jogador. Ou seja, o jogador
poderá designar até três poderes entre os de combate, bióticos ou
tecnológicos para as missões e alterá-los ainda que durante os
confrontos. Diferentemente dos três jogos anteriores de ME, o
jogador poderá, da mesma forma, alterar entre os perfis: Soldado
(combate), Adepto (biótica), Engenheiro (tecnologia), Vanguarda
(combate + biótica), Sentinela (biótica + tecnologia), Infiltrado
(combate + tecnologia) e Explorador (combate + biótica +
tecnologia).
Os membros do esquadrão
Ryder deverá recrutar membros para o
seu esquadrão. Recomendamos que o jogador o faça rápido, para
acioná-los e desenvolvê-los conforme a preferência. São eles:
Cora Harper - humana, comando biótica;
Jaal Ama Darav - angara, guerreiro da
resistência (recrutado em Aya);
Vetra Nyx - turiana, mercenária
autônoma;
Pelessaria B' Sayle (Peebee) - asari,
acadêmica independente (recrutada em EOS);
Nakmor Drack - krogan, guerreiro
veterano (recrutado na segunda visita a EOS);
Liam Kosta - humano, especialista em
crises.
Drack e Peebee são, de longe, as
melhores personagens do jogo. Drack é leal, duro no combate,
espirituoso, com ótimas tiradas, não há como não gostar dele; já
Peebee é independente, destemida, debochada, doida e divertida, a
ponto de enxotar Ryder de sua companhia, mesmo depois de já terem
engatado um relacionamento sério! Essa estudiosa das Relíquias não
dá a mínima para o que pensam sobre ela, e, sem drama de
consciência, arrasta Ryder & cia. para missões de alto risco.
Além disso, Drack e Peebee rendem conversas hilárias à bordo do
Nomad (veículo de seis rodas utilizado nas missões em terra), vale
dar uns rolés com eles.
Já Vetra e Liam, apesar de bons em
combate, não se entendem. Após a Missão de Lealdade de Vetra
(Meios e fins), que envolve sua irmã Sidera Nyx, a Sid, a turiana e
o humano discutem duramente sobre responsabilidade e outros assuntos,
a bordo do Nomad. Liam, a propósito, é uma personagem que
sintetiza, grosso modo, a falta de carisma das personagens de ME
Andromeda. Apesar de seu espírito agregador (ele partiu para
Andromeda com a esperança de construir uma sociedade verdadeiramente
democrática e inclusiva, sem discriminação), não é expressivo e
seus diálogos são um tanto enfadonhos. Outra personagem que não
faz a menor falta no jogo, para quem optou jogar com Sarah, é seu
irmão, Scott Ryder: herdou o mau humor do pai e é tão sexy quanto
um porco-espinho! Suvi Anwar é outro exemplo: é lindíssima, de
rosto encantador e um par de olhos espetacular, mas um tanto distante
e melancólica.
Os mundos de Andromeda
Há 38 sistemas a serem visitados, com
cerca de 168 planetas, para exploração e obtenção de recursos
(minerais e tecnológicos, os quais poderão ser usados para melhoria
de armas e armaduras) sendo que ME Andromeda concentra suas ações
na Nexus e em cinco planetas, com características ambientais
distintas:
EOS - radiação;
HAVARL - selva, onde se escondem os
rebeldes angaranos Roekaars e uma série de criaturas esquisitas;
único planeta onde não é possível rodar com o Nomad;
VOELD - superfície gelada (o mais
bacana para dar uma passeada);
KADARA - acidez do solo e da água;
ELAADEN - árido, desértico, de
relevo acidentado, repleto de dunas e calor excessivo em torno dos
50°C, amenizados para 34°C após a ativação do Relicário.
Os inimigos
Os principais inimigos, como dissemos,
são os Kett, que estão em Andromeda à cata de indivíduos para a
chamada Exaltação, procedimento semelhante à "doutrinação"
da trilogia de Shepard. Mas o jogador também se verá às voltas
com os Exilados da Nexus, os Párias (comandados por Sloane Kelly,
cuja aparência e temperamento fazem lembrar a Jack, de ME2), o
Coletivo, contrabandistas, rebeldes, mercenários, Renegados,
saqueadores etc.
Pontos negativos
Há pelo menos quatro pontos negativos
no jogo: primeiro, o mapa não indica o nome das regiões visitadas
(a indicação aparece quando o jogador alcança a região com o
Nomad, mas esta não é fixa) e a bússola do jogo não ajuda; será
necessário abrir o mapa com certa frequência para não se perder no
caminho. O segundo, são os bugs. Não é raro deparar com
personagens atravessando portas, inimigos parcialmente ocultos em
meio a paredes, personagens dando pulinhos ao conversar com Ryder,
revirando os olhos enquanto conversam ou emergindo das areias
escaldantes de Elaaden, essas coisas. Há também travamentos, mas
nada que inviabilize a conclusão do jogo. Algumas dessas situações
são ridículas. E engraçadas, quando não o deviam ser. O
terceiro é a dublagem original de Jaal Ama Darav (pelo ator Nyasha
Hatendi). A voz impostada da personagem parece saída de um túmulo,
bastante incômoda por sinal (por que ele parece sussurrar?). E, ao
despedir-se de Ryder, a bordo da Tempest, Jaal repete o que mais
parece bordão de super-herói: Stay strong and care! Digno de
Superman ou Buzz Lightyear, mas chato que só. Quarto,
não é possível ao jogador, por opção, salvar o jogo durante as
Missões Principais; o próprio jogo estabelece pontos de salvamento.
Uma falha grosseira. Em fases longas e críticas de combate, a
exemplo de Meridian, na dificuldade insane, o jogador, caso
derrubado, poderá ser obrigado a reprisar etapas bastantes
desagradáveis.
DICAS:
- jogue na dificuldade Casual, para
ambientação com a mecânica de jogo e domínio das técnicas de
combate;
- retarde ao máximo a conclusão do
jogo, não recusando as missões secundárias (desbloqueadas por meio
de conversas com membros do esquadrão, tripulação da Tempest e
personagens ocasionais, encontrados na Nexus e nos planetas
visitados), a fim de desenvolver a personagem Ryder (que pode
alcançar mais de 100 níveis de experiência), aumentar a
potencialidade das armas e dos poderes, sendo estes de combate
(identificados pela cor vermelha), bióticos (cor roxa) e
tecnológicos (cor amarela), inclusive dos membros de seu esquadrão,
e acúmulo de itens recolhidos durante os confrontos (restos de
inimigos e contêineres);
- ative monólitos e Relicários,
assim que chegar a novos mundos, (a fim de minimizar os efeitos das
condições climáticas agressivas dos planetas principais);
- use e abuse do scanner de Ryder,
para acumular pontos de pesquisa da Iniciativa Andromeda, para a
fabricação de armas de diferentes modelos, origens e especificações
técnicas;
- crie condições para a instalação
de postos avançados em EOS, Voeld, Kadara e Elaaden. Para tal, é
preciso obter o mínimo de 40% de PVA (Pontos de Viabilidade
Andromeda). Ativar os Relicários, instalar estações avançadas
(foward stations), procurar gatilhos de lembrança, obter recursos
minerais e tecnológicos, derrotar o Arquiteto das Relíquias,
visitar pontos de interesse, realizar missões secundárias, entre
outras, contribui para a melhoria das condições ambientais do
planeta, acumulação de pontos de experiência e instalação dos
postos avançados;
- As Dunas Presson, no deserto de EOS,
são um ótimo lugar para acumular pontos de XP (experiência).
Passeie por lá, a bordo do Nomad, e puxe briga com os Kett e as
Relíquias. Essas incursões servirão para o aperfeiçoamento de
armas e poderes de Ryder e de seu esquadrão;
- Complete as Missões de Lealdade dos
membros de seu esquadrão, assim que estiverem disponíveis. Não se
esqueça de levar o interessado para a realização dessas missões;
- Acumule Elemento Zero, um composto
raro, útil para a potencialização de armas e, sobretudo, do Nomad.
Pode ser encontrado em viagens explorativas com o veículo, mas não
é fácil fazê-lo. Uma forma rápida e fácil de acumular Elemento
Zero é ir ao mercado, em Aya, comprar todas as unidades disponíveis
desse composto, salvar o jogo, sair e entrar no jogo novamente. Com
isso, novas unidades de Elemento Zero serão disponibilizadas (de 7 a
10 unidades, por vez). Repita a operação quantas vezes quiser.
Algumas potencializações de armas só poderão ser desenvolvidas
com Elemento Zero;
- Recorra aos pontos de venda, na
Nexus e nos planetas principais, seja para adquirir recursos, armas,
potencializações e equipamentos para armas e também para o Nomad;
- Busque vídeos na internet que o
auxiliem a desbloquear os troféus;
- Habitue-se a salvar seu progresso
frequentemente, sobretudo após vencer as etapas mais complicadas.
Os troféus a serem desbloqueados em
combate (eliminar inimigos fazendo uso de habilidades específicas)
exigem tempo e são desbloqueados naturalmente (assim como os demais
troféus relacionados com a história do jogo). Inimigos eliminados
nos modos campanha e multiplayer são computados para tal.
As estações avançadas
As estações avançadas (forward
stations S3 ou E2) são cápsulas instaladas em determinados pontos
do mapa, à medida que o jogador explora essas regiões, a bordo do
Nomad. Encontramos 37 pontos onde será possível instalá-las, nos
cinco planetas principais. São quatro as suas funções: ativar o
Nomad, acionar o centro de pesquisa e desenvolvimento de armas,
ressuprimento e reparo dos equipamentos de Ryder, e viagens rápidas.
Ao iniciar a exploração nos planetas, os locais onde será
possível instalar estações avançadas encontram-se indicados na
cor branca; ao aproximar-se do ponto indicado, com o Nomad, a estação
é instalada e sua cor no mapa passa a ser azul (só aos pontos nesta
cor são permitidas viagens rápidas de ponto a outro do mapa). As
estações avançadas servem também para recarregar automaticamente
a munição e os escudos do seu esquadrão e do Nomad, bem como
manter sua equipe em condição segura, sob temperaturas oscilando em
torno dos 30°C. É para dar uma respirada antes de prosseguir a
exploração e os combates. Seu uso é bastante recomendado em
Voeld.
Observação importante
Na missão Atrás das linhas
inimigas, em Kadara, o jogador deverá fazer uma varredura atrás
de vestígios dos Kett. No mapa, o jogador encontrará um indicador
da área a ser investigada. Ao aproximar-se desta, use o Martelo
Krogan para machucar o solo no ponto indicado e fazer a varredura com
o scanner de Ryder. O jogador encontrará pegadas que apontam em
direção à colina. Siga as pegadas. Tal procedimento deverá ser
feito em três ocasiões, até que o jogador chegue a uma caverna,
onde se localiza um esconderijo dos Kett. Não se trata de bug.
O Arquiteto das Relíquias
O Arquiteto das Relíquias é o
inimigo mais difícil de ser derrubado, inclusive na dificuldade
Casual. O Arquiteto é uma criatura metálica resistente, mais alta
que um prédio, com três pernas que lembram os tentáculos do Dr.
Octopus (inimigo do Homem-Aranha). Para derrubá-lo, será
necessário destruir os conduítes (partes destacadas em vermelho)
das pernas e da cabeça, o que exige tempo, paciência e certo nível
de desenvolvimento das potencializações de combate e das armas de
Ryder. O confronto com o Arquiteto é complicado face as variáveis
ambientais de cada planeta. O mais complicado se dá em Voeld, onde
as baixas temperaturas consomem naturalmente a energia de Ryder e o
Nomad desliza sobre o gelo; neste caso, o ideal é manter o esquadrão
no veículo, rodear o Arquiteto e só descer para disparar quando os
conduítes estiverem aparentes. Quando o conduíte de uma das pernas
fechar, o jogador deverá mirar os conduítes da cabeça. Para
chatear, aparecem em meio ao combate com o Arquiteto Relíquias
menores (Observadores, Montadores e Esmagadores, sendo que os dois
últimos podem ser atropelados pelo Nomad). Embora a derrubada do
Arquiteto das Relíquias renda boa pontuação de viabilidade, o
ideal é retardar o confronto.
O Arquiteto, em Voeld, está
localizado numa fenda, em meio a uma cordilheira, à leste no mapa, e
surgirá durante a missão Busca pela equipe científica
desaparecida. O ideal é levar a IV (Inteligência Virtual) das
Relíquias (poder tecnológico desbloqueado após a missão Projeto
secreto), uma escopeta potente, como a Ruzad, o poder biótico
Carga e alguns Lança-foguetes Cobra, para detonar os conduítes da
cabeça (os lança-foguetes podem ser selecionados ao pressionar o
pad, área retangular no centro do controle Dualshock 4). O
Arquiteto poderá ser encontrado nos planetas EOS, Voeld, Kadara,
Elaaden e também em Meridian. Esteja preparado, porque o Arquiteto
é um tremendo osso!
As estatísticas de desempenho
Para exibir o quadro geral de
estatísticas, o jogador deverá acessar o menu do jogo, aba
Habilidades, e
pressionar o triângulo no Dualshock 4, que corresponde a Exibir
estatísticas. Esse quadro se encontra dividido em quatro
categorias: Estatísticas gerais, Estatísticas do Nomad,
Estatísticas narrativas e Feitos. Trata-se de um mapeamento do
desempenho do jogador. Lá, será possível consultar a quantidade
de inimigos derrotados e as tendências nas respostas dos diálogos
(emocional - forma de coração; lógico - forma de engrenagem;
casual, forma semelhante a arroba de e-mails; e profissional, uma
arroba quadrada), entre outras.
(Francisco Filardi)
Nenhum comentário:
Postar um comentário