PARTE II - TROFÉUS, DICAS E OUTRAS
QUESTÕES
Troféu Inabalável
(conclua um jogo - um jogador - na dificuldade Insana ou 5 extrações
multiplayer Ouro em qualquer base)
Para o desbloqueio desse troféu, não
recomendamos a conclusão da campanha na dificuldade insane.
Há Missões Principais de fases longas, com duros e tensos embates,
a exemplo da Missão de Lealdade da turiana Vetra Nyx, a pensão em
Kadara e, notadamente, em Meridian, com inimigos diversos e um
Arquiteto das Relíquias. Ou seja, haverá um tremendo desgaste.
Além do que, como dissemos, não será possível salvar o jogo, por
opção, durante as Missões Principais. Portanto, é menos
trabalhosa a conquista das 5 extrações, no modo multiplayer,
dificuldade ouro. Requer treinamento prévio na dificuldade bronze,
alcançar o nível 20 de alguma personagem, desenvolver uma arma
potente e encontrar três jogadores com boa desenvoltura na
dificuldade ouro. Leva tempo, mas vale o investimento.
É necessário esclarecer a diferença
entre “extração parcial” e “extração total”, no
multiplayer. A extração válida para a conquista do troféu
Inabalável é a “extração total”, ou seja, o jogador
deve concluir a sétima onda de inimigos dentro da área circular
determinada para a extração, não devendo ser derrubado, ao término
do tempo. Se, mesmo dentro da área ao final do tempo previsto para
extração o jogador for atingido e aparecer o ícone com uma cruz em
vermelho (que indica a contagem regressiva para a morte da personagem
controlada pelo jogador), dá-se a extração parcial - o jogador
recebe a pontuação, mas tal extração não é válida para a
obtenção do troféu. No multiplayer, o inimigo recomendado para a
obtenção das extrações na dificuldade ouro são as Relíquias.
Troféu Tempo no ar -
mantenha o Nomad no ar por 35 segundos
Esse troféu será debloqueado em
H-047c, planeta com cara de asteroide, localizado no Sistema Remav e
disponível a certa altura do jogo. Ao aproximar-se da borda de uma
depressão, o jogador deverá pressionar o botão "X", para
fazer o Nomad saltar. Em seguida, manter pressionado o direcional
(do lado esquerdo do Dualshock 4) para baixo enquanto pressiona,
alternada e rapidamente, os botões "X" e quadrado, até
desbloquear o troféu. Cuidado para não esbarrar nas laterais da
depressão, enquanto faz o percurso. O Nomad deverá estar equipado
com todas as suas potencializações (adquiríveis junto a
comerciantes na Nexus ou de algum planeta principal). Vale buscar
vídeo na internet para verificar em que ponto do mapa de H-047c o
jogador deverá fazê-lo.
Troféu Trabalho em equipe
- crie seis Equipes de Assalto ou ganhe 25 medalhas de assistência
no modo multiplayer.
As equipes de assalto poderão ser
criadas a partir de um terminal, na Tempest, na estação Nexus
(próximo ao turiano Kandros) ou utilizando o aplicativo APEX HQ. No
entanto, é mais fácil conquistar as 25 medalhas de assistência no
modo multiplayer, dificuldade bronze. Para tal, basta equipar Ryder
com os poderes bióticos Tração e/ou Singularidade.
Dispare um desses poderes e, enquanto o inimigo estiver no ar,
elimine-o com qualquer arma de fogo. Para saber de seu progresso em
relação ao desbloqueio desse troféu, acesse no aplicativo APEX HQ
a aba "Desafios" e logo em seguida a aba "Feitos".
Troféu Fogo amigo -
ordene que sua IV (Inteligência Virtual) das Relíquias ataque todos
os tipos de inimigos Relíquias (um jogador)
Para desbloquear esse troféu, é
preciso completar primeiramente a Missão de Relacionamento (não
confundir com Missão de Lealdade) de Peebee (Projeto secreto), que
permitirá ao jogador a utilização de um poder tecnológico chamado
IV (Inteligência Virtual) das Relíquias. Tal IV deverá causar
dano às seguintes Relíquias: Esmagador, Observador, Montador,
Anulador e Destruidor (os dois últimos, encontrados no interior dos
Relicários) e também ao Arquiteto.
Troféu Deu match! -
complete romances com três personagens diferentes entre todas as
suas partidas.
Para desbloqueio desse troféu, valem
tanto os relacionamentos sérios quanto os casuais. De modo geral,
os relacionamentos ocorrem na Tempest. As excessões se encontram
abaixo entre parênteses:
Relacionam-se com Ryder do sexo
masculino (exclusivamente): Avela (em Aya), Cora e Gil;
Relacionam-se com Ryder do sexo
feminino (exclusivamente): Liam e Suvi;
São bissexuais: Jaal, Peebee, Vetra,
Keri (na Nexus), Reyes (em Kadara).
Em agosto/2017 foi divulgada nova
tabela informando os tipos de relacionamento que Ryder pode
desenvolver, Casual (C) e Sério (S), observando que relacionamentos
casuais podem tornar-se sérios:
Ryder masculino (Scott):
Avela e Keri (C)
Cora, Jaal e Vetra (S)
Gil, Peebee e Reyes (C/S)
Ryder feminino (Sarah):
Jaal, Vetra e Suvi (S)
Keri (C)
Peebee, Reyes e Liam (C/S)
Na primeira vez que jogamos ME
Andromeda, fechamos relacionamento sério com Peebee e casual com
Reyes (simultaneamente); já na segunda vez, fechamos relacionamento
sério com Suvi. Foi o bastante para desbloquear o troféu.
Recomendamos consulta a tutoriais e a vídeos na internet para
fazê-lo.
Troféu Criptografando -
Conclua 20 enigmas das Relíquias em um único jogo.
Esse é o troféu para o qual o
jogador deverá dedicar mais atenção, por ser o mais trabalhoso e
facilmente perdível. Nos monólitos, nos Relicários e em pontos
não assinalados no mapa, encontram-se redutos das Relíquias, onde o
jogador deverá acessar os cofres (remnant vaults). O maior problema
está no interior dos Relicários; caso o jogador não consiga
alcançar tais cofres e deixar o Relicário, este não estará mais
disponível ao longo do jogo e o trabalho estará perdido (ao acionar
o console nas chamadas "câmaras de purificação", Ryder e
seu esquadrão deverão correr em direção à saída, para fugir da
fumaça vermelha; antes de deixar o local, porém, o jogador deverá
fechar a porta para bloquear a fumaça e, isto acontecendo, não será
possível retornar ao local). Identificamos seis locais em que os
cofres são perdíveis, cinco deles nos Relicários em EOS, Havarl,
Voeld, Kadara e Elaaden, e um em Khi Tasira, numa porta oculta,
durante a missão principal Jornada a Meridian. Há 22 cofres
disponíveis, mas recomendamos ao jogador recorrer a vídeos na
internet para identificar os locais de difícil acesso. Detalhe: em
Havarl, o 3º monólito e o Relicário estão escondidos; o jogador
deverá conversar com os angaranos para descobrir sua localização.
Prepare-se para breves passeios por poços gravitacionais.
Localização dos consoles das
Relíquias (para decriptação):
EOS
(4)
- Missão principal: um começo melhor
(A better beginning) - monólito
-
Missão principal: um começo melhor (A better beginning) - interior
do Relicário (remnant vault) - contêiner no 2° andar - fuga da
fumaça vermelha - PERDÍVEL
-
Missão livre: o fantasma de Promessa (The ghost of Promise) (remnant
vault)
-
Missão livre: Rastro de dados (Data trail) (remnant vault)
HAVARL
(3)
- Missão principal: ajude aos
cientistas de Havarl (Helping Havarl's cientists) - monólito
-
Missão: Um planeta agonizante (A dying planet) - interior do
relicário (remnant vault) - fuga da fumaça vermelha - PERDÍVEL
-
Missão livre: Secret fusion mod of adrenaline (remnant console) - só
disponível após a ativação do Relicário
VOELD
(6)
- Missão: Restaurando um mundo
(Restoring a world) - 3 monólitos
-
Missão: Restaurando um mundo (Restoring a world) - interior do
Relicário (remnant vault) - fuga da fumaça vermelha - PERDÍVEL
- Missão: Projeto secreto
(Relationship mission Peebee: secret project)
-
Tarefa: Submissão (Subjugation)
H-047c
(1)
-
Missão: O arado das Relíquias (The remnant tiller) (remnant vault)
KADARA
(2)
-
Missão: Curando o coração de Kadara (Healing Kadara's heart) -
monólito
-
Missão: Curando o coração de Kadara (Healing Kadara's heart) -
interior do Relicário (remnant vault) - fuga da fumaça vermelha -
PERDÍVEL
ELAADEN
(4)
-
Missão: Domando um deserto (Taming a desert) - monólito
-
Missão: Domando um deserto (Taming a desert) - interior do Relicário
(remnant vault) - fuga da fumaça vermelha - PERDÍVEL
-
Missão livre: Encontre a nave caída das Relíquias (Investigate the
remnant derelict)
-
Missão livre: Cache de dados (Cache flow) (remnant vault)
KHI
TASIRA (1)
- Missão principal: Jornada a
Meridian (The journey to Meridian) (door remnant puzzle) - PERDÍVEL
Em Khi Tasira, não será possível
usar uma chave de decodificação; para desbloquear o console,
substitua os números abaixo pelas figuras que aparecem, nas
respectivas posições, no quebra-cabeças:
1 - 5 - 3 - 2 - 4
2 - 4 - 1 - 5 - 3
5 - 3 - 2 - 4 - 1
4 - 1 - 5 - 3 - 2
3 - 2 - 4 - 1 - 5
Dicas extras
A missão Ajude a APEX (Aid
APEX) exige que Ryder escaneie 20 diferentes tipos de inimigos,
alguns dos quais só poderão ser encontrados no interior dos
Relicários ou em bases inimigas, a exemplo dos Ascendidos e Espada
do Arconte (Kett), e Destruidores e Aniquiladores (Relíquias). O
ideal para completar a tarefa é carregar Ryder com o poder de
combate Camuflagem Tática, que permite a Ryder permanecer
invisível por alguns segundos. No entanto, ao acionar o scanner
Ryder ficará visível. Então, esse procedimento deverá ser
realizado rapidamente. Recomendado após o esquadrão atingir certo
nível de desenvolvimento.
A capacidade dos itens do inventário
de Ryder (200 itens, no máximo) podem ser ampliadas por meio do
terminal Controle de status de PVA, localizada na Tempest.
Basta escolher Casulos comerciais e depois Capacidade de
comércio. Esse terminal só estará disponível para o jogador
a partir de uma conversa com a diretora Addison e os casulos serão
disponibilizados à medida que o jogador fizer progressos nas suas
missões em Andromeda.
A título de curiosidade, há, na
Nexus, um terminal localizado próximo à porta que leva Ryder à
Tempest; neste, aparecem mensagens precedidas pela sigla RNH, que
significa Rede de Notícias de Heleus.
Importando Ryder para um novo jogo
Ao começar o jogo pela segunda vez, o
jogador poderá optar por importar a personagem Ryder, que manterá o
nível de experiência conquistado na campanha anterior, bem como os
níveis das patentes dos perfis (soldado, adepto etc), os créditos
(dinheiro do jogo) e o nível de desenvolvimento de armas e
armaduras. Conservará também a última grade de poderes salva. Ou
seja, se o jogador, ao fim do primeiro jogo tiver em sua grade os
poderes IV das Relíquias, sobrecarga e singularidade, estes
aparecerão logo de cara no segundo jogo, quando Ryder desembarcar em
Habitat 7, no Aglomerado Heleus. Só o nível da Nexus retorna para
o nível 1 e o limite de itens no inventário retorna para 100. No
nosso caso, iniciamos o segundo jogo com 146 itens e tivemos a
aquisição de itens (armas e partes de armadura) bloqueada até nos
desfazermos da parte excedente do inventário.
Observações finais
Após completar o jogo, encerrando a
Missão Prioritária O mundo espera, consulte a sua lista de
saves. Lá, entre um e outro save, figura uma outra
ordem de missões:
Prólogo
Capítulo 1 - Descida ao planeta
Capítulo 2 - Nexus
Capítulo 3 - Relicário de EOS
Capítulo 4 - Aya
Capítulo 5 - Moshae
(Missão de) Lealdade: Liam
Capítulo 6 - Kadara
(Missão de) Lealdade: Vetra
(Missão de) Lealdade: Cora
(Missão de) Lealdade: Peebee
(Missão de) Lealdade: Jaal
(Missão de) Lealdade: Drack
Capítulo 7 - Nave Capitânia
Capítulo 8 - A cidade
Capítulo 9 - Meridian
Epílogo
Essa consulta é interessante porque
permite ao jogador recomeçar o jogo a partir de ponto determinado, o
que é bastante útil caso tenha falhado na obtenção de troféus
perdíveis, como Deu match! e Criptografando.
Esperamos que estas dicas sejam úteis
e que outros fãs do jogo consigam o cobiçado troféu de platina.
Referências à trilogia de Shepard
Em ME Andromeda, há várias
referências à trilogia de Shepard. Relacionamos algumas abaixo:
- Avina, holograma em forma de Asari,
instalada no hall da estação espacial Nexus e em outros locais, que
serve como orientação aos visitantes;
- Réplica coletável da SSV Normandy
SR-2, localizada no quarto de Alec Ryder (há outra, não coletável,
no escritório do diretor Tann), e de um encouraçado da Aliança,
encontrado num contêiner em Kadara;
- Gravações em áudio de Liara
T'Soni, encontradas no quarto de Alex Ryder (ambos foram
correspondentes);
- Lexi T'Perro viveu em Omega, espécie
de estação espacial, onde vivem os mercenários, no Sistema
Termynus, comandada pela rainha pirata asari Aria T'Loak;
- O Dr. Okeer (krogan Warlord), citado
na missão Salve a pesquisa krogana do Dr. Okeer, foi o
cientista que criou em laboratório o supersoldado de nome Grunt,
batizado por Shepard e membro de seu esquadrão;
- Alec Ryder, já um ex-N7, aciona o
volus Barla Von, personagem de ME2, e faz acordo com o obscuro
negociante Shadow Broker para conseguir material, no mercado negro,
para o desenvolvimento de suas pesquisas com I.A.;
- Menção à genofagia, doença
desenvolvida por salarianos e espalhada por turianos, que impede a
reprodução dos krogan;
- A frase I'll be here, if you
needed me, pronunciada por membros do esquadrão e tripulação
da Tempest;
- O uso da palavra senciente
(aquele ou aquela que recebe impressões pelos sentidos), atribuída
aos Reapers na trilogia de Shepard, também citada na trama de
Andromeda;
- O gigantesco verme que aparece nas
dunas de Elaaden lembra uma Thresher Maw, criatura carnívora que
habita o subterrâneo em Tutchanka, planeta natal dos krogan;
- Em Kadara, é descoberta uma ligação
entre Katherine Nigh e o Dr. Gavin Archer, cientista da Cerberus
responsável pelo Projeto Overlord (Soberano) que aparece em ME2;
- Ainda em Kadara, Rayder encontra
casualmente Cassandra, irmã de Conrad Verner, este um grande fã de
Shepard, que aparece na trilogia;
- Menção à participação dos
Krogan nas Rachni Wars;
- Na missão Jogos mentais, em
Kadara, Rayder encontra dois ex-cientistas da Cerberus, que aludem ao
Projeto Lazarus, de Miranda Lawson, responsável por ressuscitar
Shepard em ME2;
Perguntas:
1) se os Geth estudavam a galáxia de
Andromeda por meio de um sensor MRL - telescópio mais rápido que a
luz -, a partir de um acelerador de massa (Mass relay), por que os
Geth não entraram como a grande surpresa do jogo?
2) como e em que circunstâncias Sarah
Ryder manuseou um artefato proteano, conforme dito em conversa com
Suvi?
3) ao explorar os planetas secundários
em Andromeda, são localizadas algumas naves destruídas, que rendem
ao jogador itens consumíveis, incluindo os de origem quariana. Da
mesma forma que os Geth, por que os Quarianos não participaram da
história?
Motivos para crer na continuação
de ME Andromeda
- Com a morte do Arconte, os Kett têm
um novo líder, Primus; o substituto negociou com Ryder para
livrar-se do rival, por não concordar com os métodos de seu
superior, mas não se sabe até que ponto tal negociação não
passou de uma guerra pelo poder;
- Sabemos de que forma Jien Garson,
mentora da Iniciativa, foi morta; mas não sabemos o como, o porquê,
nem por quem;
- Não sabemos do paradeiro de Reyes
Vidal;
- Embora seja um motivo mais fraco,
não sabemos por que razão a arca quariana não deseja ser
localizada;
- Desconhecemos também o desfecho da
trágica história de Ellen Ryder, mãe de Scott e Sarah;
- Não sabemos a identidade da
benfeitora. Ou dos benfeitores. Será Shepard? Almirante Hackett?
David Anderson? Sabemos que há estreita relação entre os fatos
narrados em ME Andromeda e a trilogia de Shepard, diríamos até que
esse hiato de 600 anos entre uma história e outra é relativa, pode
até não existir (vale lembrar, como dissemos, Alec Ryder participou
da Guerra do Primeiro Contato). A simples passagem por um Mass Relay
poderia avançar anos na contagem do tempo. Uma empresa de tal
magnitude envolve elevado grau de risco e cifras astronômicas. É
razoável pensar que um grupo esteja por trás da Iniciativa
Andromeda. Mas quem seria? A Aliança? Os tripulantes da Normandy?
A Cerberus? Temos motivo para desconfiar de Shepard: no início do
jogo, nas configurações de personalização para Scott ou Sarah, há
um item denominado "personalizar história", onde o jogador
escolhe o sexo para o/a Comandante Shepard. Por quê? Teremos que
esperar por mais uns cinco anos para saber.
(Francisco Filardi)
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