Em 1975, o jornalista, cartunista, comunicólogo e pesquisador na área de quadrinhos Henrique Magalhães criou uma personagem que se destacaria por sua visão crítica da sociedade e um firme posicionamento político, costurados por humor ácido e fina ironia. Maria, segundo ele, surgiu em meio ao contexto de efervescência política, social e cultural em que vivia o país, à época, em regime de exceção.
Suas tiras provocativas, foram inicialmente publicadas em jornais, revistas e álbuns na Paraíba, mas não tardaram a alcançar diversas produções independentes e de distribuição dirigida, no restante do país, como um marco de contestação contra o cerceamento das liberdades individuais, as desigualdades sociais e a invisibilidade das minorias.
Nesses 47 anos, o especialista e mestre em Comunicação, hoje professor aposentado pela Universidade Federal da Paraíba, produziu, finalizou e distribuiu um sem número de tiras de Maria, numa cruzada quixotesca e bem sucedida, arregimentando uma legião de admiradores por todo o país.
Desde 1995, Henrique está à frente da editora independente Marca de Fantasia, dedicada aos quadrinhos, às artes visuais, à comunicação linguística e à Cultura Pop, a qual tornou-se entidade jurídica sem fins lucrativos, a partir de outubro de 2013, com o surgimento da Associação Marca de Fantasia. Além de ser a Casa da Maria, seu site mantém hospedadas obras de diversos autores de quadrinhos independentes e de temas correlatos.
Maria é Arte em sua forma pura e um símbolo de resistência ao ordinário, a manifestação gutural de todos que desejamos o melhor para o nosso país e para nossos semelhantes.
Conheçam Maria!
Editor: Henrique Magalhães
Rua João
Bosco dos Santos, 50, apto. 903A. João Pessoa, PB. Brasil
Cep:
58046-033.
Contato: marcadefantasia@gmail.com - https://www.marcadefantasia.com
fontes:
Editora Marca de Fantasia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Henrique_Magalh%C3%A3es
https://marcadefantasia.com/editorial/editorial.html
Maravilha, Filardi, sinto-me honrado com sua observação atenta e carinhosa sobre Maria e minha trajetória editorial. Muito obrigado! Abraço!
ResponderExcluirHenrique Magalhães
Maria atravessa o tempo, continua atual e necessária.
ResponderExcluirBoas publicações.
ResponderExcluirMaria ultrapassa todas as décadas.🥰
ResponderExcluirMaria representa bem tantas Marias... gosto do humor ácido. Parabéns pela criatividade.
ResponderExcluir