Você é daquele tipo que tem dedo nervoso? Daquele que mal recebe uma mensagem de e-mail e a repassa de imediato? Então temos más notícias...
Recentemente, os jornais de grande circulação voltaram ao tema do SPAM, as mensagens indesejáveis no correio eletrônico. Nos últimos meses, Barack Obama, vírus AH1N1 e Michael Jackson estiveram no topo da lista de preferências dos "spammers", oportunistas que se aproveitam da incontida curiosidade dos internautas para espalhar notícias falsas (algumas destas rolam há anos na rede) e instalar códigos maliciosos que exploram as vulnerabilidades da máquina para furtar informações sensíveis (dados de contas bancárias, senhas, documentos etc).
Se você recebeu algum e-mail de órgão público, jogue-o direto na lixeira. E de banco solicitando recadastramento de conta? Idem. Scrap de Orkut? Nem pensar!
O SPAM representa algo em torno dos 90% das mensagens de e-mail enviadas em todo o planeta e a irresponsabilidade dos receptores é uma das principais causas da multiplicação dessa praga que nada tem de "virtual". Por que "irresponsabilidade"? Porque na maioria dos casos os usuários colaboram com o spammer/invasor: repassam as mensagens sem confirmar a sua legitimidade. Isso ocorre muito com fofocas sobre celebridades, ofertas tentadoras de ganhos financeiros e páginas clonadas das grandes lojas de comércio eletrônico.
Se você deseja se proteger, a primeira regra é: não repasse e-mails, a menos que tenha confirmado o teor; segunda: mantenha o sistema operacional atualizado; terceira: mantenha o antivírus atualizado (caso o seu sistema operacional seja o Windows); quarta: instale um firewall, um antitrojan e outros mecanismos de identificação e proteção contra ataques; quinta: leia publicações segmentadas sobre informática.
Lembre-se: quanto mais informado, melhores as condições de proteção. Não dissemine mensagens de SPAM.
Francisco Filardi
Recentemente, os jornais de grande circulação voltaram ao tema do SPAM, as mensagens indesejáveis no correio eletrônico. Nos últimos meses, Barack Obama, vírus AH1N1 e Michael Jackson estiveram no topo da lista de preferências dos "spammers", oportunistas que se aproveitam da incontida curiosidade dos internautas para espalhar notícias falsas (algumas destas rolam há anos na rede) e instalar códigos maliciosos que exploram as vulnerabilidades da máquina para furtar informações sensíveis (dados de contas bancárias, senhas, documentos etc).
Se você recebeu algum e-mail de órgão público, jogue-o direto na lixeira. E de banco solicitando recadastramento de conta? Idem. Scrap de Orkut? Nem pensar!
O SPAM representa algo em torno dos 90% das mensagens de e-mail enviadas em todo o planeta e a irresponsabilidade dos receptores é uma das principais causas da multiplicação dessa praga que nada tem de "virtual". Por que "irresponsabilidade"? Porque na maioria dos casos os usuários colaboram com o spammer/invasor: repassam as mensagens sem confirmar a sua legitimidade. Isso ocorre muito com fofocas sobre celebridades, ofertas tentadoras de ganhos financeiros e páginas clonadas das grandes lojas de comércio eletrônico.
Se você deseja se proteger, a primeira regra é: não repasse e-mails, a menos que tenha confirmado o teor; segunda: mantenha o sistema operacional atualizado; terceira: mantenha o antivírus atualizado (caso o seu sistema operacional seja o Windows); quarta: instale um firewall, um antitrojan e outros mecanismos de identificação e proteção contra ataques; quinta: leia publicações segmentadas sobre informática.
Lembre-se: quanto mais informado, melhores as condições de proteção. Não dissemine mensagens de SPAM.
Francisco Filardi
Fala, Fi! Valeu pelas dicas. Seu blog é muito bacana, assim que possível, visitarei de novo! Abraço! PJ
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