terça-feira, 19 de novembro de 2024

A UNESCO E A ÉTICA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO BRASIL

 


 

 

Ética da Inteligência Artificial (IA) no Brasil


A inteligência artificial (IA) possui um enorme potencial para beneficiar a humanidade e promover o desenvolvimento sustentável, mas apenas se for desenvolvida de forma que respeite as normas e padrões mundiais, e que esteja fundamentada nos princípios de paz.

A IA, assim como as novas tecnologias como robótica, computação em nuvem e Internet das Coisas estão transformando áreas do conhecimento, economia e indústrias, além de estarem desafiando ideias sobre o que significa ser humano.

Para que a IA seja desenvolvida de maneira responsável, é necessário que haja uma coordenação internacional para enfrentar o desafio de tais avanços tecnológicos que se desenvolvem tão rapidamente.

A ética da inteligência artificial

Como a IA transforma nossas sociedades e desafia o que significa ser humano, é necessário desenvolver políticas nacionais e internacionais, assim como marcos regulatórios, para garantir que essas tecnologias emergentes beneficiem a humanidade, e não a prejudiquem.

Em novembro de 2021, a Conferência Geral da UNESCO aprovou a Recomendação sobre a Ética da Inteligência Artificial, o primeiro instrumento global de definição de normas sobre a IA.

Em 2022, a UNESCO no Brasil publicou esta Recomendação em português para discutir e promover este tema na sociedade brasileira.

Acesse o link para ler, na íntegra e em português, as Recomendações sobre a Ética da Inteligência Artificial


Ética na ciência

Este novo século foi marcado por avanços científicos e tecnológicos significativos e sólidas alianças industriais e econômicas globais. Inúmeras melhorias têm produzido avanços significativos em diversas áreas. No entanto, essas descobertas levantam questões éticas e preocupações. O progresso nas ciências da vida está dando aos humanos um novo poder para melhorar nossa saúde e controlar os processos de desenvolvimento de todas as espécies vivas. Preocupações sobre as implicações sociais, culturais, jurídicas e éticas de tal progresso levaram a um dos debates mais significativos do século passado, cunhando uma nova palavra para abranger essas preocupações: bioética.

A bioética estuda os princípios teóricos de caráter moral, sanitário e ambiental da sociedade, como qualidade de vida, impactos sociais e biológicos das doenças, uso e desenvolvimento sustentável da natureza. Desde a década de 1970, o envolvimento da UNESCO na bioética tem refletido as dimensões internacionais desse debate. Fundada na crença de que não pode haver paz sem a solidariedade intelectual e moral da humanidade, a UNESCO procura envolver todos os países nessa discussão internacional e transcultural. No Brasil, a UNESCO atua nessa área em estreita parceria com a Cátedra UNESCO de Bioética.




Programa brasileiro recebe Prêmio da UNESCO por usar IA para melhorar habilidades de escrita


De acordo com a edição de 2018 do Indicador Brasileiro de Alfabetismo Funcional (Inaf), embora nos últimos 18 anos tenha havido avanços na escolaridade da população, o nível de alfabetização funcional continua baixo. Para enfrentar esse problema, a Letrus, uma startup de tecnologia educacional e uma das vencedoras do prêmio UNESCO Rei Hamad Bin Isa-Al Khalifa de 2019 pelo uso de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) na educação, criou para estudantes brasileiros uma experiência de aprendizagem personalizada auxiliada por inteligência artificial (IA) .

Em uma colaboração entre professores e máquina, o programa de alfabetização Letrus oferece aos estudantes um feedback imediato sobre sua escrita, identificando padrões de escrita. As redações são então revisadas por um professor que faz comentários adicionais.

Assim como as conquistas tecnológicas aplicadas ao diagnóstico de pacientes, a Letrus oferece esses aparelhos para o mundo da alfabetização e educação. Da mesma forma que a ciência tem um excelente potencial para ajudar em decisões mais estratégicas, a Letrus e os professores estão se unindo para melhorar as trajetórias de aprendizagem de nossos alunos, afirma o cofundador da Letrus, Luis Junqueiras.

Para o cofundador da Letrus, novas tecnologias e IA em particular implicam uma dimensão humana. O quadro-negro é uma tecnologia, a borracha é uma tecnologia. Todos eles ocupam uma função específica modelada pela dimensão humana. Essa tecnologia não seria possível sem o trabalho em equipe humano e a inteligência por trás dessas inovações: A natureza humana multidisciplinar de planejar juntos, unindo decisões linguísticas e pedagógicas com a atmosfera de escrita de código é o que torna a experiência poderosa para os educadores.

Tudo começou quando ele era aluno do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, em 2005. Um encontro casual com a professora Davina o fez perceber o impacto que a escrita e a liberdade de expressão podem ter na vida dos alunos. A partir de sua própria experiência como professor, lançou o Projeto Primeiro Livro para ajudar crianças e adultos a publicar seus próprios livros e aprender com os desafios encontrados. Isso finalmente o levou a criar o programa Letrus para ajudar professores e alunos a superar esses desafios.

Até o momento, mais de 65 mil alunos já utilizaram o programa nos 26 estados do Brasil. Em 2019, uma parceria com a Secretaria de Educação do Espírito Santo levou o programa a 54 municípios capixabas, atingindo 12 mil estudantes e 400 professores de 121 escolas. Nesse projeto, 90% das escolas melhoraram as notas de seus alunos após cinco meses.

Para o futuro, o cofundador da Letrus quer aumentar a escala e a qualidade do seu serviço a um preço mais barato para que seja acessível a cidadãos de qualquer idade. Ele também espera inspirar outros programas para as gerações futuras com uma mensagem: juntos, precisamos nos engajar em movimentos em favor da alteridade, diversidade e sabedoria.

Quanto ao prêmio propriamente dito, Luís Junqueira comemora o incentivo que este reconhecimento traz à sua equipe, bem como as novas oportunidades de parcerias na área da educação que poderão surgir depois deste prêmio.

Ao mesmo tempo, o prêmio simboliza que estamos no caminho certo e que o caminho agora terá mais luz e possibilidades para aberura de novas portas no futuro.


fonte: Unesco

imagem: Getty Images/PeopleImages

terça-feira, 12 de novembro de 2024

COLEÇÃO OBRAS PRIMAS DO CINEMA CELEBRA OS 20 ANOS DE "O CASTELO ANIMADO", DE HAYAO MIYAZAKI, EM EDIÇÃO BLU-RAY DE LUXO

Obras-Primas do Cinema apresenta O Castelo Animado.

Indicado ao Oscar de Melhor Animação, O Castelo Animado é uma obra-prima do lendário Studio Ghibli e do aclamado diretor Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro). Esta aventura de fantasia, que se passa em um reino fictício onde a magia e a tecnologia do século XX se entrelaçam, aborda temas sobre a velhice, amor, lealdade e os efeitos destrutivos da guerra. Embarque nesta incrível animação do Studio Ghibli em uma edição inédita e especial de colecionador com mais de 1h30 de materiais especiais.

Uma bruxa lança uma terrível maldição sobre a jovem Sophie e a transforma numa idosa de 90 anos. Desesperada, ela embarca numa odisseia na qual acaba parando no castelo animado, onde reside um misterioso feiticeiro chamado Howl que poderá ajudá-la a reverter o feitiço.

Previsão de lançamento: 07/02/2025

Materiais Especiais:


•    Especial: Como Mover o Castelo de Howl (20’)
•    Por Trás dos Microfones (9’)
•    A História do Nascimento da Trilha Sonora do Filme (28’)
•    Olá Sr. Lasseter    (16’) 
•    Entrevista com Diana Wynne Jones (8’)
•    Trailers    (8’) 
•    Spots de TV (8’)

 


Título: O Castelo Animado  

Ano de Produção: 2004
Título Original: Hauru no ugoku shiro
País de Produção: Japão 
Gênero: Fantasia/Animação/Aventura 
Direção: Hayao Miyazaki
Vozes Idioma Japonês: Chieko Baishô, Takuya Kimura, Tatsuya Gashûin, Akihiro Miwa, Ryunosuke Kamiki, Mitsunori Isaki, Yô Ôizumi, Akio Otsuka.
Resolução: 1080p High Definition (1920 x 1080p)
Idiomas: Japonês (original) | Português (dublagem)
Áudios: Japonês DTS-HD Master Audio 5.1 | Português: Dolby Audio 2.0
Legendas: Português (Cores: Branca e Amarela)
Formato de Tela: 1.85:1
Cor: Colorido
Duração aproximada: 119 minutos
Região: A
Código Interno: OP-479
Código de Barras: 7898570945905
Faixa Etária: LIVRE: Adequado para todos os públicos.

fonte: Obras Primas do Cinema

HEMORIO FAZ CAMPANHA PARA NORMALIZAR SEU ESTOQUE DE SANGUE, ANTES DO "SUPERFERIADO"

 
 
De 15 e 20/11/2024, o Hemorio fará campanha para coleta de sangue, com a finalidade de normalizar a quantidade de sangue em estoque, por conta dos feriados da Proclamação da República (15/11) e da Consciência Negra (20/11), bem como a realização da Cúpula G20 (18 e 19/11).   De seu site extraímos as seguintes informações:
 

A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta que SALVA VIDAS.

Doar sangue é seguro e quem doa uma vez não é obrigado a doar sempre. No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente. Se você quer ser um doador voluntário de sangue, leia abaixo algumas orientações antes de decidir pela sua doação

Uma informação importante é que a doação não é um meio para se testar para AIDS ou outro agente infeccioso, pois há um período entre a infecção e a sua identificação pelos exames laboratoriais, chamado de Janela Imunológica, que pode variar de semanas a meses dependendo do tipo de agente infeccioso. Durante o período de janela imunológíca os testes laboratoriais revelam-se negativos e o agente infeccioso pode ser transmitido através da transfusão de sangue. 

Portanto, se você estiver em dúvida se pode ou não doar sangue, leia mais os textos a seguir ou ligue para o DISQUE SANGUE - 0800-2820708. Da sinceridade e consciência do doador pode depender a saúde de quem receberá a transfusão de sangue.

Você pode participar doando sangue e/ou divulgando a importância da doação de sangue.

Como doar

Há 03 principais tipos de doação: de sangue total, por aférese e doação autóloga.

Doação de Sangue Total: é a doação habitual, onde até 450 ml de sangue são coletados em uma bolsa produzida com materiais e soluções que permitem a preservação do sangue. Os homens podem doar de 2 em 2 meses, até 4 vezes ao ano e as mulheres podem doar de 3 em 3 meses até 3 vezes ao ano.


• COMO É FEITA UMA DOAÇÃO DE SANGUE TOTAL ?

1- Cadastro: O doador, portando um documento oficial com foto, é cadastrado e recebe um questionário para ser respondido. Esse questionário tem o objetivo de avaliar se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue, portanto as respostas devem ser sinceras e qualquer dúvida deve ser esclarecida na próxima etapa - a triagem clínica.


2- Triagem clínica: O doador é entrevistado e examinado por profissional de saúde , em local que garanta a privacidade e o sigilo das informações. Esse profissional verifica as respostas do questionário e avalia pessoas com alto risco de transmitir doenças pelo sangue. O doador deve ser consciente de que as suas respostas são muito importantes para garantir a sua integridade física, bem como a de quem vai receber o seu sangue. A segurança do paciente que recebe transfusão começa com o doador.


3- Coleta de sangue: A coleta de sangue dura no máximo 10 minutos. Todo o material utilizado é estéril e descartável Não há risco de contrair doenças doando sangue.


4- Lanche - após a doação o doador recebe um lanche e informações sobre os cuidados básicos que devem ser tomados após a coleta do sangue.

TODAS AS PESSOAS PODEM DOAR SANGUE ?

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por Normas Técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue

REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE

- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
- Estar bem de saúde
- Ter entre 16 (*) e 69 anos, 11 meses e 29 dias (*) jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável.  Modelo de autorização.
- Pesar no mínimo 50 Kg
- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação

ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE:

- Febre - acima de 37°C
- Gripe ou resfriado
- Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)
- Amamentação (até 1 ano após o parto)
- Uso de alguns medicamentos
- Anemia
- Cirurgias
- Extração dentária 7 dias
- Tatuagem ou piercing: 01 ano sem doar (piercing na cavidade oral e/ ou região genital: 01 ano sem doar após a retirada)
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
- Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano

Mais esclarecimentos serão fornecidos durante a entrevista clínica que precede a doação.

Saiba mais sobre os critérios de doação no link abaixo:

O HEMORIO dispõe de folhetos para divulgação e esclarecimentos sobre doação de sangue, para obtê-los contacte doasangue@hemorio.rj.gov.br ou Tel: (21) 2332-8629

O QUE É FEITO COM O SANGUE APÓS A DOAÇÃO?

1 - Fracionamento: A bolsa de sangue total é centrifugada e separada em 03 componentes:
Concentrado de hemácias, Concentrado de plaquetas e Plasma


2 - Exames laboratoriais: são realizados exames para determinação do Grupo sanguíneo e para detecção de doenças transmissíveis pelo sangue.


3 - Liberação da bolsa - após a realização dos exames laboratoriais, a bolsa de sangue é liberada para transfusão.


4 - Transfusão - o sangue é utilizado principalmente nas grandes emergências (acidentes de trânsito, por armas, hemorragias agudas etc), nas cirurgias e em pacientes com doenças oncológicas e hematológicas.


O HEMORIO distribui sangue para mais de 200 hospitais públicos e conveniados com o SUS do Estado do Rio de Janeiro.

 

ATENDIMENTO

O atendimento aos doadores se dará das 7h às 18h.

Endereço: Rua Frei Caneca, n° 8 - Centro/RJ

Telefones: 3916-8300 e 0800-282-0708. 


Foto: Hemorio (divulgação)

terça-feira, 5 de novembro de 2024

INTERVALO DIVULGA A RELAÇÃO DOS CONTEMPLADOS NA PROMOÇÃO "DE VOLTA PARA QUALQUER LUGAR"

                               Pois é, Doc, está na hora de divulgarmos os ganhadores da Promoção!

Encerrando mais uma iniciativa nas comemorações dos 25 anos de Intervalo, cujo regulamento foi divulgado em 31/08/2024, publicamos a relação dos contemplados na Promoção De volta para qualquer lugar:

Anita Costa Prado, de São Paulo/SP, receberá o exemplar do livro De volta para o futuro - os bastidores da Trilogia, de Caseen Gaines, publicação da Darkside Books, e também um kit especial de brindes.

Receberão também kits especiais, previstos no regulamento:

Cesar Felipe da Silva Coutinho, do Rio de Janeiro/RJ

Cirlene Marques do Nascimento, do Rio de Janeiro/RJ

Maria Margarida de Melo, do Rio de Janeiro/RJ

Paulo Joubert Alves de Souza, de Santa Luzia/MG

 

E, por fim, receberão kits especiais extras (surpresa!):

Sergio Junior, do Rio de Janeiro/RJ

Wagner Teixeira, do Rio de Janeiro/RJ.

 

Os brindes serão encaminhados pelos Correios, sob registro, a partir de 21/11/2024.

Agradecemos imensamente a todos que divulgaram a nossa iniciativa e também a todos que participaram e contribuíram de forma brilhante para esta realização.

E vem aí a quarta Promoção de Aniversário de Intervalo!  Não percam!

Imagem: Columbia Pictures/Reprodução 

domingo, 3 de novembro de 2024

EM PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO CENTRO DO RIO, A HISTÓRICA RUA DA CARIOCA SE TORNARÁ A RUA DA CERVEJA

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou recentemente o seu projeto de revitalização da Rua da Carioca, histórico reduto comercial do Centro do Rio que outrora abrigou lojas tradicionais como a Vesúvio (de guarda-chuvas), a Mala Moderna, o Bar Luiz, a Confeitaria Lalê e várias lojas de instrumentos musicais, como a Guitarra de Prata, fundada em 1887 e frequentada por Noel Rosa. 

O projeto tem por finalidade a modernização dessa importante rua que liga o Largo da Carioca à Praça Tiradentes, trazendo para o local várias cervejarias.  E o primeiro passo foi dado no último 26 de setembro, com a inauguração da Cervejaria Vírus Bier, no número 55 da rua.

O projeto de revitalização da Prefeitura contempla, como podemos ver na imagem acima, o embelezamento paisagístico e retomar a cultura dos botecos de rua, para atrair a clientela que sempre prestigiou o comércio da Rua da Carioca e formar também um novo público frequentador.

Imagem do projeto: divulgação (Prefeitura do RJ)

domingo, 20 de outubro de 2024

LIVRO DE SANDRO GONZALEZ VALORIZA AS PESSOAS NO MUNDO CORPORATIVO

Nesse livro, Sandro Gonzalez compartilha de sua experiência à frente da Transpes - Transportes Pesados - e ressalta a importância de valorizar as pessoas no mundo corporativo.

Para empresas cujo modelo de gestão está voltado essencialmente ao lucro - e sua prioridade envolve números, gráficos, tabelas, índices, produtividade e engajamento, O valor das pessoas soa como um bálsamo.

Essa publicação da Editora Hábito deveria ser livro de cabeceira daqueles que se encontram tanto em postos de gerência (média administração) quanto em níveis estratégicos (alta administração).

ROMANCE DE ESTREIA DE CARLA MADEIRA É SOBRETUDO HUMANO

O mundo dá muitas voltas.  E muitas foram as voltas nas vidas de Dalva, Venâncio e Lucy.  São as idas e vindas de gente que quer partir e não consegue, de gente que quer ficar e foge de si.

Mas a vida tem seu próprio rumo.  Tudo que vai, volta.  Tudo que volta, fica.

Às vezes, procuramos explicação para as coisas que acontecem, mas nem tudo tem explicação.  Nem tudo precisa de explicação.  É do coração.  Basta sentir.

Esse livro de estreia de Carla Madeira, publicado originalmente em 2014, é daqueles que começamos a ler e não desejamos parar, até que tudo se acabe num ponto final.

fonte: Editora Record

A VIZINHA ATÉ PODE SER ANTIPÁTICA, MAS SABE MATEMÁTICA...


Theo não gostava de estudar matemática.  Mas tudo mudou quando uma professora aposentada tornou-se vizinha.  No começo, bem que Theo a achou antipática, mas aos poucos, Malu, a tal professora, foi quebrando a resistência do menino.  

A cada semana, ele recebia um envelope contendo uma série de desafios e só poderia receber o envelope seguinte se todos os desafios da semana estivessem resolvidos.   Aos poucos, ela ia despertando a curiosidade e a capacidade de raciocínio lógico de Theo.

E ele não fazia ideia do quanto a Malu seria importante para fazer cair por terra seu antigo preconceito.

Editora: Melhoramentos

Autora: Eliana Martins

Ilustrações: Suppa

fonte: Editora Melhoramentos

DIÁRIO DE PILAR: UMA FORMA DE APRENDER BRINCANDO

 

Viajando a bordo da rede mágica, em mais uma aventura de tirar o fôlego, a destemida Pilar faz ecoar um apelo para que sejamos mais atuantes na preservação do nosso planeta.

Preocupados com as consequências nocivas do desmatamento, Pilar, Breno e o gato Samba se transportam para a floresta amazônica, onde ficam amigos de Maiara e Bira. Juntos, eles ajudam Maiara a reencontrar sua família e enfrentam um perigoso grupo de mateiros que quer destruir a floresta, colocando pessoas, flora e fauna em risco.


Navegando em grandes embarcações ou em pequenos barcos pelos rios Amazonas, Solimões, Negro e Tapajós, os amigos têm encontros surpreendentes com a Iara e o Curupira, além de momentos inesquecíveis em meio à natureza local.


Nessa viagem repleta de aventuras e descobertas, Pilar vive experiências incríveis e transformadoras, que ficam registradas em detalhes nas páginas de seu diário.

Indicado para leitores a partir de 9 anos.

Diário de Pilar é uma coleção com 8 (oito) volumes, até o momento: Amazônia, China, África, Egito, Índia, Grécia, Machu Picchu e Caderno de Viagens de Pilar. 


Autora: Flávia Lins e Silva

Ilustrações de Joana Penna

 

fonte: Pequena Zahar Editora

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

"BLUE EYE SAMURAI" É UMA ANIMAÇÃO EXCEPCIONAL

Essa produção franco-estadunidense, lançada em novembro de 2023, está disponível no Brasil pela Netflix. 

O roteiro é obra de seus criadores Michael Green e Amber Noizumi, sendo a supervisão de direção e produção assinadas por Jane Wu, e a co-produção e animação desenvolvidas pelo estúdio francês Blue Spirit.

A trama de Blue Eye Samurai (Samurai de olhos azuis) se passa em 1657, no período Edo (shogunato) - que durou pouco mais de dois séculos e meio, marcado pelo isolacionismo político e econômico japonês e pela quase total ausência de brancos no país.  Tem por protagonista o solitário guerreiro Mizu, exímio no manuseio da katana.

Considerado impuro por ter olhos ocidentais, Mizu sofre bullying na infância e cresce ruminando em si o desejo de vingança.  E para alcançar o que deseja, esconde um segredo sobre sua origem e motivação.

É uma animação esteticamente bonita, muito bem feita, rica em detalhes, de história envolvente e direção impressionante.

Esta primeira temporada conta com 8 (oito) episódios e já existem boatos de novos episódios a partir de 2026.

É a dica de Intervalo.  Imperdível.

SUPERMARKET INAUGURA LOJA NO SHOPPING NOVA AMÉRICA, NA ZONA NORTE DO RIO DE JANEIRO

ACABOU A ESPERA!

 

Agora é oficial.  Notícia quentíssima, direto da Beverly Hills de Del Castilho: na próxima quinta-feira, dia 19/09/2024, às 10h00, o SuperMarket inaugurará a aguardada loja no Shopping Nova América, na zona norte do Rio de Janeiro - único shopping do Rio de Janeiro a dispor de uma estação do Metrô à porta.

Para situar os habitués do Shopping, o SuperMarket ocupará o espaço anteriormente utilizado pelo Ponto Frio (hoje, Ponto), encostadinho na papelaria Kalunga.

Del Castilho merece!

O QUADRINHO "MARIA", DE HENRIQUE MAGALHÃES É RECONHECIDO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DA PARAÍBA

É com entusiasmo que trago uma grande conquista para Maria, algo extraordinário, que marca de forma grandiosa sua trajetória de 50 anos de criação.

Maria é uma personagem guerreira, desde a criação em 1975. Sua história é repleta de enfrentamento aos desmandos políticos, aos valores arcaicos, contra as injustiças sociais. Maria luta por igualdade, liberdade, e pelo amor incondicional.

Com esse sumo de vida, Maria conquistou corações e mentes por várias gerações, e segue como porta-voz de muitos leitores, com a força de expressão crítica e poética sobre um mundo em desalinho.

Em reconhecimento a sua história, Maria torna-se Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba, uma honraria extraordinária, que a eleva ao panteão das imprescindíveis manifestações culturais. 

Essa nomeação foi um projeto de lei da Professora e Deputada Estadual da Paraíba Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores, aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador em 26 de agosto de 2024.

Assim como Maria, Cida Ramos é uma grande lutadora pela educação e pelas causas sociais. Cida é também uma Maria. Maria também se espelha em Cida e amplifica sua luta.

Com essa comenda, Maria faz par com o personagem Curimim, o último herói da Amazônia, de Mário Adolfo, tombado como patrimônio em 2018 no Amazonas. Ambos representam os quadrinhos brasileiros em sua essência, por seu engajamento social e educacional.

Tanto quanto Maria, são as histórias em quadrinhos que ascendem ao status de patrimônio cultural imaterial, o que engrandece ainda mais sua história.

Texto de Henrique Magalhães

Fonte: Marca de Fantasia

P.S. 1 (de Francisco Filardi): essa importante conquista de Henrique Magalhães é um marco para o segmento de quadrinhos e fanzines, para a cultura popular da Paraíba e para a de nosso país.   Vibro com trabalhos bem feitos; por essa razão, sinto-me imensamente grato e feliz pela oportunidade de tornar-me fã (da personagem e do autor), de testemunhar tal conquista e de ajudar a divulgá-la, ainda que de forma modesta. A honraria é mais que merecida a esse professor, quadrinhista e pesquisador de quadrinhos (não necessariamente nessa ordem), a quem destinamos as mais efusivas felicitações.

P.S. 2: o verbete do autor na Wikipedia está disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Henrique_Magalh%C3%A3es

Visite a Marca de Fantasia!

domingo, 15 de setembro de 2024

“KITKOT”: KITKAT® e TikTok lançam produto inédito no Rock in Rio Brasil 2024

MARCAS SE UNEM PARA LANÇAR CHOCOLATE DE SABOR EXCLUSIVO 
QUE SERÁ APRESENTADO AOS FÃS, DE FORMA GRATUITA, 
NOS SETE DIAS DE FESTIVAL NA CIDADE DO ROCK


KITKAT® e TikTok se unem para criar algo que os fãs de chocolate vão amar: o "KITKOT". Essa parceria traz um sabor exclusivo para o Rock in Rio Brasil 2024, o maior festival de música e entretenimento do mundo, combinando as vibes das duas marcas com a energia do festival. O nome, que junta KITKAT e TikTok, reflete o mood da galera que vai estar por lá: descontraída, conectada e sempre em busca de novidades. A parceria apresenta uma embalagem personalizada e um sabor inesperado: chocolate branco tutti frutti. No formato mini do KITKAT®, "KITKOT" vai estar disponível para distribuição gratuita na Cidade do Rock, onde os fãs poderão experimentar durante os sete dias do evento.


As collabs, que aproximam as marcas de seus públicos e abrem portas para novas conexões, são uma estratégia que a Nestlé domina por meio de suas marcas, incluindo KITKAT® Chocolatory®. A recente parceria com o TikTok é um exemplo claro disso, reforçando a conexão com o público de forma autêntica e relevante. Desde sua chegada ao Brasil, KITKAT® Chocolatory® já lançou mais de 30 edições limitadas e ofereceu mais de 80 produtos exclusivos, proporcionando uma verdadeira imersão no seu universo.

Assim como um break com KITKAT® é um momento perfeito para uma pausa, acompanhar os vídeos no TikTok é a oportunidade ideal para se divertir entre um show e outro. Nós sempre vimos TikTok como uma marca que tem tudo a ver com KITKAT®, porque ambas conversam diretamente com a Geração Z. A inovação está no DNA de KITKAT®, e essa união é uma prova disso”, afirma Tatianna Perri, Diretora de Marketing de Chocolates Nestlé.

"O TikTok é um ambiente super propício para a cocriação entre a nossa comunidade. Esse encontro com KITKAT, em um espaço tão cheio de energia como o Rock in Rio, é uma oportunidade incrível para expandirmos nossas fronteiras além do digital, e presentearmos os nossos Ídolos da Pista, a galera que faz da plataforma e do festival algo tão grandioso", explica Carol Baracat, Diretora Global de Marketing Integrado do TikTok.

"KITKOT" será distribuído diariamente nos estandes principais de KITKAT® e de TikTok, perto do Palco Mundo, e no rooftop da loja KITKAT® Chocolatory® para os VIBs – Very Important Breakers. A edição especial do chocolate não estará disponível para venda e será apenas distribuída ao público do festival presente na Cidade do Rock.

VIB – Very Important Breakers 
Trazendo a essência da campanha "O Break da Melhor Plateia do Mundo", KITKAT® transformará, a partir de 6 de setembro, a plateia do Rock In Rio Brasil 2024 em VIBs - Very Important Breakers, um trocadilho inspirado no conhecido título de VIP, sigla em inglês para Very Important Person, oferecendo benefícios exclusivos nos espaços da marca na Cidade do Rock. Entre eles, quem for VIB, ganhará chocolate KITKAT®, carregamento de celular, acesso a espaço de massagem e a um lounge exclusivo na loja KITKAT® Chocolatory® com bebidas e ativações exclusivas. Para acessar o regulamento e participar, basta se inscrever no site http://vib.promokitkat.com.br/

Sobre KITKAT®   
KITKAT® é uma marca global da Nestle®, lançada no Reino Unido em 1935. Com seu famoso slogan ‘’Have a Break, Have a KitKat’’, hoje está presente em mais de 80 países, combinando o tradicional chocolate Nestlé® e wafer crocante. Lançada no Brasil em 2011, KITKAT® oferece ao público os tradicionais sabores Milk, White e Dark, e o KITKAT® Mini Moments nas versões Cookies & Cream e Caramel, além de edições limitadas e produtos inéditos, também vendidos nas lojas KITKAT® Chocolatory®. A marca conta com 4 lojas, sendo uma no Rio de Janeiro e três em São Paulo, e 6 quiosques em shoppings espalhados pelo estado de São Paulo.

Sobre o TikTok 
O TikTok é o destino líder para vídeos curtos em dispositivos móveis. Nossa missão é inspirar criatividade e trazer alegria. O TikTok possui escritórios globais, incluindo Los Angeles, Nova York, Londres, Paris, São Paulo, Berlim, Dubai, Mumbai, Singapura, Jacarta, Seul e Tóquio. 

fonte: Assessoria de Imprensa Nestlé 

sábado, 31 de agosto de 2024

PROMOÇÃO "DE VOLTA PARA QUALQUER LUGAR"

Terceira promoção de aniversário Intervalo 25 anos


Se Doc Brown estacionasse o estiloso DeLorean à sua porta e o(a) convidasse para uma viagem no tempo…


1) … para que tempo você iria? Passado? Futuro?


2) Se recusasse o convite, por que razão o faria?


3) Se aceitasse, que fato histórico (real ou hipotético) você gostaria de testemunhar na viagem? E por quê?


REGULAMENTO


a) as inscrições estarão abertas de 01/09 a 03/11/2024;


b) os interessados deverão encaminhar e-mail para o endereço eletrônico intervalo.rj@gmail.com, indicando no campo “assunto”: PROMOÇÃO “DE VOLTA PARA QUALQUER LUGAR”;


c) no corpo do e-mail, os interessados deverão encaminhar as respostas para as perguntas acima, sendo que as respectivas JUSTIFICATIVAS não deverão passar de 5 (cinco) linhas, cada;


d) cada participante só poderá encaminhar uma única inscrição;


e) as melhores respostas serão contempladas com brindes, os quais seguem abaixo discriminados e serão enviados pelos Correios, em época oportuna, sob registro:


- surpresa alusiva a uma certa trilogia de filmes para o cinema, intitulada “De volta para…” (brinde único);


- kits de livro + camiseta comemorativa dos 25 anos de Intervalo (cinco kits).

 

 

Obs.: outros brindes podem ser acrescentados aos relacionados acima, dependendo da disponibilidade, à época da divulgação do resultado.


f) os nomes dos contemplados serão divulgados no blog de Intervalo (https://intervalocultural.blogspot.com), a partir de 04/11/2024.


g) dúvidas deverão ser encaminhadas para nosso e-mail.


Boa sorte aos participantes!

domingo, 25 de agosto de 2024

UM AULÃO DE HISTÓRIA, PARA NINGUÉM BOTAR DEFEITO

 

Não é de hoje que acompanho o trabalho de Cosme Custódio da Silva.  Esse intelectual eclético, de muito boa pena e bom baiano de Salvador tem um faro daqueles quando a prosa ruma pelos caminhos da História, da Filosofia, das diferentes Religiões e curiosidades diversas.  E não há quem resista a uma boa prosa, não é?

À frente de seu fanzine cultural O Garimpo, em circulação há notáveis 19 anos, Cosme pinça em suas páginas verdadeiras pérolas de conhecimento que fisgam os leitores de imediato, inclusive causos hilários envolvendo personalidades históricas.

Seu livro Contexturas e Pretextos, lançado de forma independente em 2021, é um prolongamento dessa prosa, um desses magistrais aulões de História - e não apenas a História da sua amada Salvador, mas a História do Brasil, tão amado quanto.  Aí se vê de tudo, a tal Filosofia, as diferentes Religiões etc.  Um deleite só.

O livro é, de fato, imperdível mas destaco o capítulo intitulado A cobradora, uma lição de vida apaixonante da personagem ali retratada.

Já deu para perceber que, em minha humilde opinião, não há como não se tornar fã - do livro e do autor.  Eu o sou há muito.  Agora, é sua vez, leitor(a).

(Francisco Filardi)

 

Contato com o autor

Cosme Custódio da Silva - fanzine O Garimpo

Rua dos Bandeirantes, n° 841/301 - Matatu

Salvador - BA

40260-001 

coscussilva65@gmail.com

ESCOLA JUDICIÁRIA LANÇA LIVRO SOBRE PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POLÍTICA

Autoras dos 18 artigos da obra participaram de uma das edições do painel de debates Mulheres Eleitoralistas, promovido pela Escola desde 2019

Na sexta-feira 30/08/2024, às 11h, a Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ) lançará o livro Mulheres Eleitoralistas - 5 anos de reflexões e diálogos. A obra reúne artigos de 18 autoras sobre a participação feminina na política institucional brasileira e celebra os seis anos do painel de debates Mulheres Eleitoralistas, promovido pela EJE-RJ desde 2019. O lançamento acontecerá no auditório da nova sede do TRE-RJ, que fica na Rua da Alfândega, n° 42, 1º andar, Centro.
 
Segundo a diretora da EJE-RJ, desembargadora eleitoral Daniela Bandeira de Freitas, a publicação busca aproximar a Justiça Eleitoral do eleitorado feminino. Queremos incentivar uma leitura positiva da participação feminina na política e inspirar outras mulheres ao exercício ativo da cidadania, afirmou a diretora da EJE-RJ.

A coletânea traz artigos como A participação feminina na vida política brasileira: obstáculos, desafios e evolução, da advogada Ana Tereza Basílio; A resistência transpolítica de travestis e mulheres trans na luta por cidadania, da ex-militar e ativista dos direitos das pessoas transexuais Bruna Benevides, e A construção do conceito de violência política de gênero nas campanhas eleitorais, da advogada eleitoralista e professora da Faculdade de Direito da Uerj Vânia Siciliano Aieta.

No canal TV TRE-RJ no YouTube é possível assistir a alguns dos debates das últimas edições do painel Mulheres Eleitoralistas.

Serviço

Lançamento do livro Mulheres Eleitoralistas - 5 anos de reflexões e diálogos

Data: 30 de agosto de 2024

Horário: 11h

Local: Auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ)

Endereço: Rua da Alfândega, 42, 1º andar, Centro

Descrição da imagem: A imagem mostra a capa de um livro intitulado "MULHERES ELEITORALISTAS - 5 anos de reflexões e diálogos". A capa apresenta uma fotografia em preto e branco de uma mulher depositando seu voto em uma urna, observada por outra pessoa. Esta imagem destaca a importância histórica do sufrágio feminino e a luta das mulheres pelos direitos eleitorais. Ao lado da capa do livro, há informações sobre o lançamento do livro, como data, horário e local. Ocorrerá no "Palácio da Democracia, Auditório TRE" na Rua da Alfândega 42, 1º andar, Centro, no dia 30/08 às 11h.

fonte: TRE-RJ

MARIA, ETERNA MARIA




Contato com o autor: Marca de Fantasia

marcadefantasia@gmail.com

Henrique Magalhães

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

VOCÊ CONHECE O DANONE ETHICS LINE?

A Danone, fabricante de produtos lácteos, disponibiliza um Canal de Denúncias denominado Danone Ethics Line, criado com o propósito de receber informações sobre inconformidades envolvendo a empresa, em relação às leis e ao Programa de Compliance, ainda que seja apenas uma suspeita. O canal é acessível para qualquer pessoa, e garante confidencialidade e anonimato na comunicação. Assim, é possível ao denunciante acompanhar o trâmite da denúncia.

Caso alguém tenha informação sobre fraude, corrupção, suborno, irregularidades ou violações de direitos humanos, tais como: racismo, trabalho ilegal, trabalho escravo, infantil, discriminação de gênero ou orientação sexual, discriminação de pessoas com deficiência, assédio moral ou sexual, que envolva a Danone ou seus parceiros de negócio, basta denunciar no Danone Ethics Line

fonte: Danone

domingo, 4 de agosto de 2024

SAI O EDITAL PARA O II PRÊMIO NACIONAL CIBERPAJELANÇAS DE FANZINES E ARTEZINES E PARA A IV EXPOZINE – EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE FANZINES


1. Apresentação

1.1 Fanzines, zines e artezines


Os fanzines surgiram como boletins mimeografados paralelos às publicações oficiais, criados por fãs da literatura de ficção científica (FC) a partir de 1930, nos EUA. Depois, graças às fotocopiadoras, e também ao punk, ao rock e aos quadrinhos underground, espalharam-se pelo mundo, diversificando os seus temas e formatos – desde FC, histórias em quadrinhos (HQs), música, literatura e múltiplas expressões, e, atualmente, têm outras categorizações como os artezines – zines artísticos, que prezam por um viés de experimentalismo –, além dos biograficzines – zines autobiográficos –, dentre outros.

Na contemporaneidade, o termo fanzine, também chamado de forma resumida de zine, sofreu uma diferenciação conceitual, assim os “zines” são publicações autorais que trazem expressões de arte como desenhos, ilustrações, gravuras, fotos artísticas, literatura, poemas, histórias em quadrinhos, dentre outras expressões. Já os “fanzines” são as publicações com materiais atinentes aos fãs de algum tema, como ficção científica, quadrinhos, música etc. Neste segundo caso, trazem textos, resenhas, entrevistas, curiosidades e até republicações de HQs, charges, cartuns, caricaturas, desenhos, fotos – muitas vezes mixados entre textos e imagens – a partir do desejo dos fãs e faneditores que criam e participam dos fanzines a partir de seus temas queridos, como séries de FC, cinema, música e quadrinhos etc.

A característica marcante dos fanzines/zines é seu caráter paratópico de estar fora do sistema oficial de publicações. A paratopia é entendida como algo paralelamente localizado ao que existe oficialmente – no caso, os zines são edições paratópicas às publicações em bancas, livrarias e vendas online. Em sua grande maioria, primam por não visarem lucro, apesar de poderem ser vendidos livremente, ou trocados e até doados.


1.2  A Expozine


Dada a importância dos zines por seu caráter paratópico de autoexpressão que os caracteriza como publicações singulares no contexto cultural humano, o Grupo de Pesquisa Criação e Ciberarte (Cria_Ciber), da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, desde o II Festival de Artes Ciberpajelanças, tem realizado uma exposição de fanzines/zines como parte do evento, na cidade de Goiânia, estado de Goiás.

Nos anos de 2019 a 2023, ocorreram, respectivamente, a “I Mostra Nacional de Zines: Expozine Ciberpajelanças” (23 e 24/11/2019), a “II Expozine Internacional Ciberpajelanças” (26 e 27/11/2022), e a "III Expozine Internacional Ciberpajelanças" (24,25 e 26/11/2023) com exposições físicas de zines, artezines, biograficzines e afins. A ideia foi criar um espaço de fruição dos fanzines na entrada do Ruptura – Espaço Cultural, onde aconteceram as exposições, em Goiânia.

Entre a primeira e a segunda Expozine, quando a mostra se tornou internacional, tivemos um salto grande no número de publicações recebidas, sendo que, na primeira, recebemos cerca de 200 edições e, na segunda, mais de 350 fanzines/zines, graças à convocatória na qual convidamos todos os criadores de zines de todas as temáticas, do Brasil e do mundo, a participarem. Na terceira edição da exposição, ocorrida em 2023, tivemos a primeira edição do "Prêmio Nacional Ciberpajelanças de Fanzines e Artezines", com mais de 100 edições de zines de todo o Brasil concorrendo ao prêmio.Assim, todos os zines enviados foram incluídos na exposição internacional organizada pelo Grupo Cria_Ciber (FAV/UFG). O mesmo ocorrerá na IV Expozine Internacional Ciberpajelanças, que acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro de 2024, quando também teremos a segunda edição do "Prêmio Nacional Ciberpajelanças de Fanzines e Artezines".


2.  Premiação Zine

Esta IV Expozine traz a segunda premiação aos (fan)zines, que acontecerá durante o V Festival de Artes Ciberpajelanças, nos dias 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro de 2024, no Ruptura – Espaço Cultural, Av. Anhanguera, 128 – 04 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO.

Assim, todos os zines inscritos para a premiação integrarão a IV Expozine a ocorrer dentro da programação do V Festival de Artes Ciberpajelanças. Tanto a Expozine quanto a premiação são ações de extensão do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER, da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, com apoio da ANZINE – Associação Nacional de Pesquisadores em Fanzines.


2.1 Normas para inscrever-se no II Prêmio Nacional Ciberpajelanças de Fanzines e Artezines

2.1.1 A premiação envolve três categorias abertas aos faneditores brasileiros e goianos. Sendo elas:

a) Prêmio de Melhor Artezine – Esta categoria dedica-se aos zines que apresentem caráter artístico-experimental em sua forma e/ou conteúdo.

b) Prêmio de Melhor Zine de Quadrinhos – Esta categoria destina-se aos zines que tragam em seu conteúdo histórias em quadrinhos originais criadas por seus editores ou de quadrinhistas convidados por eles. Enquadram-se nela os zines de quadrinhos de todos os gêneros, do humor ao drama, incluindo expressões quadrinhísticas experimentais.

c) Prêmio de Melhor Fanzine – Esta categoria destina-se às publicações que não se enquadram nas duas categorias anteriores, como fanzines com os temas: poesia, literatura, ficção científica, punk, rock, heavy metal, entre outras temáticas.

Além das três categorias, a premiação também envolve o Trofeuzine de Mestre/Mestra do Fanzine Nacional, um troféu concedido pela comissão organizadora do prêmio para homenagear expoentes do fanzinato que contribuíram por 20 anos ou mais para o cenário fanzinístico brasileiro.

Nessa segunda edição do Prêmio Nacional Ciberpajelanças de Fanzines e Artezines, a comissão organizadora escolheu por unanimidade a pioneira fanzineira, Thina Curtis, como a homenageada com o Trofeuzine de Mestra do Fanzine Nacional.


2.1.2. Sobre a homenageada Thina Curtis

Nossa homenageada, Elaine Cristina Silva, mais conhecida como Thina Curtis e "Dona Fanzine" é uma poeta, fanzineira, quadrinista, arte educadora e produtora cultural brasileira, natural de Santo André, São Paulo. Trabalha com fanzines e atividades em prol das publicações independentes desde 1990. Em 2011, Thina idealizou o projeto Fanzinada, considerado um dos mais importantes eventos do país no que tange aos fanzines. A Fanzinada promove encontros de escritores, quadrinistas, ilustradores e produtores que expõem suas obras e fanzines, além de contar com palestras, debates e feira cultural. O projeto tem ainda o objetivo de resgatar a memória dos fanzines e de seus autores. Foi colunista do site Impulso HQ, publicando matérias e resenhas.

Em 2020, Thina publicou, ao lado de Márcio Sno, João Francisco Aguiar e Jô Feitosa, o livro Zines no Cárcere, no qual os autores contam suas experiências coordenando oficinas de fanzines para pessoas privadas de liberdade. A proposta principal do livro, que foi organizado por Sno, foi mostrar a produção criativa dentro dos presídios e como é trabalhar com arte educação nesses espaços.Em 2023, durante a Comic Con Experience, lançou o livro BraZineiras: o protagonismo feminino nos fanzines, trazendo o relato de 36 mulheres. Thina já foi indicada duas vezes ao Troféu HQ Mix pelo evento Fanzinada e recebeu o Troféu Arte em Movimento, a maior premiação nacional e latina para artistas independentes. Além disso, em 2017 ganhou, ao lado de Fabi Menassi, o Prêmio Angelo Agostini de melhor fanzine pela publicação Café Ilustrado, editado pelas duas artistas.

 

 
2.2 Sobre a Premiação


Categoria Nacional: Serão premiados nacionalmente um (fan)zine de cada uma das três categorias, com o Trofeuzine “Thina Curtis” de melhor (fan)zine nacional .

Categoria Estadual: Será concedido um trofeuzine de melhor (fan)zine nas três categorias para escolhidos do estado de Goiás, pela comissão julgadora do prêmio.

No total, serão 7 troféus, 1 para cada categoria nacional e estadual, além do Trofeuzine de Mestre/Mestra do Fanzine Nacional, concedido a (fan)zineiros(as) com uma trajetória significativa de pelo menos 20 anos de contribuição à cena (fan)zineira do Brasil. Nesta segunda premiação, como já destacado, a comissão escolheu por unanimidade Thina Curtis – que também dá nome ao Trofeuzine deste ano.

Caso ache necessário, a comissão julgadora poderá estabelecer menções honrosas a (fan)zines não premiados.


2.3 Inscrição


Poderão inscrever-se no prêmio fanzines, zines e artezines publicados no Brasil a partir do ano de 2019, a premiação e exposição destinam-se só a faneditores brasileiros e publicações impressas, excluindo edições digitais. Para participar da IV Expozine Internacional as publicações impressas podem ter sido editadas em qualquer data e país.

Não poderão participar da premiação os integrantes do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER (FAV/UFG), os integrantes da comissão organizadora do prêmio e do V Festival de Artes Ciberpajelanças, nem seus parentes em primeiro grau.

Para a inscrição no prêmio, primeiramente, o faneditor/zineiro deverá preencher e imprimir o formulário em anexo (baixe-o neste link), escolhendo a categoria e completando todos os campos para auxiliar a apreciação da comissão julgadora. Os(fan)zines publicados em outros estados e no Distrito Federal deverão inscrever-se nas categorias nacionais do prêmio, apenas os (fan)zines publicados no estado de Goiás poderão inscrever-se nas categorias destinadas ao estado.

Além disso, deverão ser enviados por correio, junto ao formulário preenchido e impresso, dois exemplares do fanzine até a data de 01/11/2024. Será considerado o carimbo dos correios com a data de envio. Os (fan)zines e a ficha de inscrição preenchida e impressa deverão ser enviados para o seguinte destinatário e endereço:


II Prêmio Nacional Ciberpajelanças de Fanzines e Artezines


A/C Edgar Franco (Ciberpajé)

Rua R–17, Quadra 15, Lote 13,

Vila Itatiaia – Goiânia – GO

CEP: 74690-420


A comissão organizadora do prêmio não se responsabiliza pelos possíveis extravios de correspondências. Para tanto, aconselha que os (fan)zines sejam enviados por carta registrada (envio módico).

Para o prêmio não serão aceitos (fan)zines entregues em mãos, apenas via correios.

Todos os (fan)zines que se inscreverem no prêmio participarão automaticamente da IV Expozine Internacional Ciberpajelanças.

Fanzineiros que não queiram participar do prêmio, poderão enviar apenas um exemplar do zine para a exposição, no mesmo endereço. Este é o caso de todos os fanzines internacionais, já que a premiação é nacional, enquanto a exposição é internacional.


3. Etapas da seleção do prêmio


3.1 Etapa inicial – após o recebimento das publicações a comissão julgadora selecionará as publicações nacionais premiadas e as publicações goianas premiadas.

3.2 Etapa final – o anúncio das publicações vencedoras. O aviso aos premiados nacionais e divulgação no Instagram do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER (@cria_ciber) se dará até o dia 29 de novembro de 2024. Os premiados goianos serão anunciados na cerimônia de premiação.

3.3 A cerimônia de premiação acontecerá no dia 29 de novembro de 2024, a partir das 20 horas, durante o V Festival de Artes Ciberpajelanças, no Ruptura – Espaço Cultural, Av. Anhanguera, 128 – 04 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO.

3.4 A comissão julgadora, formada por integrantes do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER (FAV/UFG), com a presidência do Prof. Dr. Edgar Silveira Franco (FAV/UFG) é soberana em suas decisões e na escolha dos premiados e possíveis menções honrosas.

3.5 Os organizadores esclarecem que a premiação não envolve nenhuma quantia em dinheiro para os premiados. Cada premiado receberá um Trofeuzine e um certificado assinado pela comissão julgadora. Também não possui verbas para o traslado de premiados, de Goiás ou de outros estados.

3.6 Os organizadores do prêmio se responsabilizam pelo envio dos trofeuzines e certificados para os premiados de outros estados e de Goiás que não estiverem presentes à cerimônia de premiação.

3.7 Todos os fanzines e zines recebidos (sejam para a premiação e/ou exposição) não serão devolvidos e farão parte do acervo do Festival de Artes Ciberpajelanças e de sua fanzinoteca itinerante.

3.8 Dúvidas sobre esse edital poderão ser sanadas enviando e-mail para edgar_franco@ufg.br



fontes: Blog A Arte do Ciberpajé Edgar Franco e Canal Gazine, no YouTube.