A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) publicou, em 24/11/21, um aviso sobre o aumento significativo no número de casos de síndrome gripal provocada pelo vírus Influenza A, com consequente aumento na procura por atendimento na rede de atenção à saúde.
A SMS informa que dos usuários testados com quadro de síndrome gripal, apenas 3% dos casos eram de COVID-19, os outros casos eram Influenza A, em sua maioria. Esta síndrome é prevenida através da imunização com a vacina contra a gripe, aplicada anualmente em grupos prioritários como idosos, pessoas com doenças crônicas, profissionais de saúde, profissionais da educação, crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, entre outros.
O fato é que este ano houve uma baixa adesão da população a esta vacina, estamos no mês de dezembro e de acordo com os dados da SMS apenas 57% da população recebeu o imunobiológico, sendo que neste período do ano a cobertura vacinal já deveria ter alcançado em torno de 90% da população alvo.
Além da vacinação, medidas de proteção também devem ser adotadas a fim de evitar o contágio pela Influenza A, essas medidas são semelhantes às implementadas contra a COVID-19, como: distanciamento social, uso de máscaras e higiene das mãos com álcool a 70%, ou, quando possível, água e sabão.
fontes:
texto de Ana Lia Trindade - Técnico Judiciário/Enfermagem do TRE-RJ
http://www.rio.rj.gov.br/web/sms