Criado e apresentado por Rod
Serling, o seriado The twilight zone ("Além da imaginação", no
Brasil) foi ao ar nos Estados Unidos pela rede CBS em 5 temporadas,
entre 1959 e 1964. Seus episódios tinham duração média de 25
minutos cada, à exceção da 4a. temporada cujos episódios se
estendiam por cerca de 50 minutos.
A série foi uma das pioneiras no
segmento da ficção científica e na abordagem de temas sensíveis,
futuristas e sobrenaturais, como viagens no tempo, mistérios
espaciais, marítimos ou aéreos, fraquezas humanas, distúrbios
psicológicos, paranormalidade e outros assuntos estranhos aos
seriados de humor e aventura, comuns à época.
"Além da imaginação" revelou
bons roteiristas, a exemplo de Charles Beaumont (1929-1967) que em
1964 assinaria para o cinema o roteiro de "As 7 faces do Dr. Lao",
seu trabalho mais conhecido. Quanto ao elenco, a série contou com a
participação de atores que eram ou se tornariam mundialmente
famosos em outros seriados televisivos dos anos 60 e 70, entre estes:
William Shatner e Leonard Nimoy (Jornada nas estrelas); Elizabeth
Montgomery, Dick York, David White e Agnes Moorehead (A feiticeira);
Burgess Meredith e Julie Newmar (Batman); Jonathan Harris e Billy
Mumy (Perdidos no espaço); Ross Martin (James West); Telly Savalas
(Kojak); Bill Bixby (O incrível Hulk) e Richard Basehart (Viagem ao
fundo do mar). Atores consagrados no cinema, como Franchot Tone,
Buddy Ebsen, Lee Van Cleef, Dana Andrews, Buster Keaton, Gladys
Cooper e Robert Redford (este em início de carreira) também deram
as caras na série.
Rod Serling foi um dos mais
produtivos escritores de seu tempo: 93 dos 156 roteiros de “Além
da imaginação” levam sua assinatura1, incluindo
o episódio piloto, intitulado “The time element”2.
A partir da segunda temporada da série, Rod Serling passaria a
apresentar os episódios não mais em off, como na primeira
temporada, mas a partir dos cenários como participante indireto das
narrativas. A inovação conferiu charme à série e tornou-se uma
de suas marcas, sendo mantida nas demais versões de "Além da
imaginação" produzidas em 1985/1989 (três temporadas) e em
2002/2003 (uma temporada)3.
Dada a relevância da série,
Intervalo selecionou 17 episódios que valem o ingresso e fazem de
"Além da imaginação" uma das mais cultuadas e influentes produções
da história da TV.
1ª Temporada:
1)
O que você precisa (What you need)
Exibido originalmente em
25/12/1959
Direção: Alvin Ganzer
Roteiro: Rod Serling, baseado em
um conto de Lewis Padgett
Atores: Steve Cochran, Ernest
Truex, Read Morgan, Arline Sax, Fred Kruger, Doris Karnes e outros.
Renard inferniza a vida do velho Pidotte
Aos 36 anos de idade, Fred Renard
é um homem amargo. Está a afogar as mágoas no balcão de um bar,
à espera de algo que lhe dê novo rumo na vida. Ele vê entrar ali
um vendedor com sua maleta de miudezas. O idoso tem o raro dom de
perceber do que as pessoas precisam e o que faz deixa Renard
maravilhado. O velho, de nome Pidotte, deixa o bar sem alarde mas, à
calçada, pressente que Renard o está seguindo; este não tarda a
assediá-lo de forma insistente. Pidotte alerta Renard, dizendo que
este precisa de paz de espírito, serenidade, humor e aprender a rir
de si mesmo. Mas o homem não entende que aquele dom especial deve
ser utilizado com sabedoria. E não se dá por vencido. Põe as
mãos na maleta do idoso e de lá retira um par de sapatos os quais
põe nos pés de imediato. Os calçados estão justos e são
escorregadiços. Pidotte fecha a mala e atravessa a rua, para fugir
de Renard; este ameaça correr atrás do velho, mas os sapatos novos
deslizam, ele perde o equilíbrio e é colhido por um veículo em
alta velocidade.
Nota do editor: o episódio
retrata a ganância, não o desespero. O coração obscuro de Renard
o leva a explorar a generosidade de Pidotte e ele é vitimado por uma
das leis imutáveis do Universo: aquele que faz ou causa o mal é
castigado em proporção e natureza cuja decisão cabe ao próprio
Universo.
2) O monstro da rua Maple (The
monsters are due on Maple street)
Exibido originalmente em
04/03/1960
Direção: Ronald Winston
Roteiro: Rod Serling
Atores: Claude Akins, Barry
Atwater, Jack Wenston, Jan Hanelzlik, Anne Barton, Amzie Strickland e
outros.
Steve e Charlie não acreditam em extraterrestres
Às 18:43h de um sábado, os
habitantes de uma pequena cidade dos EUA percebem no céu luzes
oscilantes e um ruído estranho, nas imediações da rua Maple.
Pensam tratar-se de um meteorito. Mas os aparelhos
eletroeletrônicos, automóveis, ferramentas e telefones deixam de
funcionar, em toda a vizinhança. Steve Brand e Charlie decidem ir ao
centro da cidade para investigar, mas são desaconselhados por Tommy,
adolescente fascinado por quadrinhos de ficção científica,
alegando que extraterrestres não os deixarão sair dali. A própria
mãe do garoto o ridiculariza, causando um impasse. Os vizinhos
passam a desconfiar uns dos outros e vigiam-se até a noite.
Acusam-se reciprocamente de não serem humanos e de serem causadores
de uma série de incidentes. As luzes das casas acendem e apagam
alternadamente e, em meio ao pânico que se instaura, um dos vizinhos
é assassinato de forma acidental. Enquanto isso, no alto de um
morro, dois extraterrestres conversam sobre como implantar o caos,
ali e em qualquer cidade do planeta, afinal são pensamentos,
atitudes e preconceitos que destroem a confiança. E até matam.
Nota do editor: O conceito
de histeria coletiva é trabalhado de forma primorosa neste que é
considerado um dos episódios clássicos da série. Dez dentre dez
fãs apontam esse como um dos grandes roteiros de Rod Serling e um
dos mais expressivos de "Além da Imaginação".
3) O outro lugar (A
nice place to visit)
Exibido originalmente em
15/04/1960
Direção: John Brahm
Roteiro: Charles Beaumont
Atores: Larry Blyden, Sebastian
Cabot e outros.
a noção de céu é relativa para Valentine e Pip
Henry Francis "Rocky"
Valentine é um criminoso barato, ladrão de joias que nunca desejou
melhor sorte na vida. Em certa noite, assalta uma joalheria e, na
fuga, é surpreendido por policiais que lhe atiram pelas costas e
abandonam seu corpo num beco escuro. Um homem elegante, vestido de
branco, aproxima-se de Valentine, que se levanta do chão como se
nada lhe tivesse ocorrido. Surpreende-se com o homem que se
interessa por ele e apresenta-se como "Pip". Ele sabe tudo
sobre Valentine e o seduz com promessas de realização de desejos e
com a soma de 700 dólares que tira do bolso e, sem cerimônia,
entrega a Valentine. O ladrão desconfia, mas segue Pip, que o leva
a um hotel de luxo. Lá, Valentine tem um quarto à disposição,
com mulheres, comida, roupas novas. E dinheiro a rodo para gastar no
cassino. No jogo, Valentine ganha em todas as mesas, o que se repete
todos os dias. Ri, satisfeito, acha-se invencível. Tudo é perfeito
demais, até que o criminoso se farta daquele "círculo vicioso"
de vitórias arranjadas. Ele protesta com o seu “anjo da guarda”,
mas Pip retruca: - "O que foi que lhe deu a ideia de que
estava no céu, Sr. Valentine?”.
Nota do editor: O roteiro
sugere uma reflexão acerca da ilusão humana proporcionada pela
facilidade dos caminhos curtos.
4) Pesadelo (Nightmare as a
child)
Exibido originalmente em
29/04/1960
Direção: Alvin Ganzer
Roteiro: Rod Serling
Atores: Janice Rule, Shepperd
Strudwick, Terry Burnham, Michael Fox e Joe Perry.
a pequena Markie vem para reavivar a memória de Helen
Helen Foley encontra uma menina
sentada à escada, próximo à porta de seu apartamento. Faz-lhe
perguntas, mas a menina não responde. Helen puxa conversa e
apresenta-se como professora, o que é desnecessário; a menina sabe
tudo sobre a mulher. Helen a convida para beberem chocolate - morno
como ambas o preferem. Enquanto conversam, a menina aponta uma
cicatriz de queimadura no braço de Helen, perto do cotovelo. E
pergunta como aconteceu. Helen, confusa, parece não lembrar, mas a
menina lhe diz de que maneira ela ganhou queimadura e pergunta ainda
se naquele dia Helen havia visto um homem num carro, nas imediações
da escola onde trabalhava. Estranhando o fato de a menina saber
tanto sobre ela, Helen deseja saber seu nome. A menina diz que tem
um apelido: Markie. Helen fica perturbada, pois esse era seu apelido
de infância. A conversa é interrompida, pois Markie ouve passos no
corredor e assusta-se. Alguém bate à porta. É Peter Selden, o
homem do carro a que Markie se referiu, estacionado perto da escola
de Helen. Trata-se de um velho conhecido da mãe da professora; mas
ele não está ali para uma visita amistosa e sim para remexer
detalhes de um passado sinistro e vasculhar os fragmentos de memória
do subconsciente de Helen, bloqueados devido a um trauma de
infância.
Nota do editor: o episódio
é um prato cheio para estudantes e profissionais da área de
psicologia. Explora o bloqueio do subconsciente a partir de um ato
de violência testemunhado por uma criança e seus desdobramentos ao
longo da vida adulta.
2a.
Temporada
5) A hora tardia (The lateness
of the hour)
Exibido originalmente em
02/12/1960
Direção: Jack Smight
Roteiro: Rod Serling
Atores: Inger Stevens, John Hoyt,
Irene Tedrow, Tom Palmer, Mary Gregory e outros.
Jana não gosta dos robôs e confronta os pais
Jana
vive reclusa num casarão, onde todos os serviçais são robôs
construídos por seu pai, Dr. William Loren. Infeliz, Jana questiona
a condição de dependência a que se sujeitam, já que são servidos
pelas máquinas em situações domésticas elementares. Embora o
ambiente antissocial em que vivam signifique para o Sr. e Sra. Loren
abrigo, segurança, distanciamento das guerras, das doenças e do
preconceito, Jana não corrobora dessa visão e passa a rejeitar os
robôs. Pede ao pai que os destrua, com o que William concorda. Ela,
agradecida, faz planos para o futuro: viajar, dar festas, ter amigos,
encontrar um homem, ter filhos. Mas o Dr. Loren e a esposa reagem
com distanciamento aos desejos da filha e esta percebe que algo está
errado. Aflita, Jana toma para si um velho álbum de fotos da
família e pergunta aos pais por que não há fotos de sua infância
naquelas páginas. William desaba na poltrona e Jana compreende o
que o pai não lhe consegue confirmar por palavras. - O
que eu sou? - ela
pergunta. A resposta é óbvia.
Nota
do editor: episódio
atualíssimo neste início de século XXI, em que a ciência robótica
caminha para o desenvolvimento de inteligências artificiais
autônomas, articuladas
quanto à fala e capazes de interagir com o ser humano.
6) O homem obsoleto (The
obsolete man)
Exibido originalmente em
02/06/1961
Direção: Elliot Silverstein
Roteiro: Rod Serling
Atores: Burgess Meredith, Fritz
Weaver, Josip Elic, Harry Fleer, Barry Brooks e outros.
O cinza e o preto são obsoletos para Wordsworth
Romney Wordsworth é julgado e
considerado “obsoleto”, por ser um bibliotecário. Recebe
sentença de morte. Os livros foram exterminados e nem mesmo a Bíblia
escapa nesse cenário distópico. Qualquer cidadão que transgrida a
lei é considerado “obsoleto”. A execução de Wordsworth se dará
dali a 48 horas e o chanceler, que preside o julgamento, faculta ao
condenado a escolha do local, do horário e do método. Wordsworth
requer que o assassino esteja presente no momento de sua morte e que
sua execução seja televisionada, o que lhe é autorizado. Na noite
determinada, pouco antes do horário previsto para o cumprimento da
sentença, Wordsworth recebe o chanceler em sua casa para uma
conversa, diante das câmeras da TV. A casa está repleta de livros.
O chanceler só não contava que o condenado o faria ver a
obsolescência por um outro prisma e que os destinos de ambos tinham
muito em comum.
Nota do editor: trata-se
de outro magnífico roteiro de Rod Serling. Inspirado em George
Orwell, o criador da série destaca que o episódio “foi feito à
medida de cada ditador que alguma vez planejou deixar as pegadas de
suas botas nas páginas da História, desde o princípio dos tempos”.
Trata-se de um texto que reflete acerca do cerceamento e da
aniquilação das liberdades humanas, onde “a lógica é um inimigo
e a verdade, uma ameaça”. Serling arremata: “Qualquer Estado,
qualquer entidade, qualquer ideologia que falha em reconhecer os
direitos do homem, esse Estado é obsoleto”. Episódio imperdível.
7) O silêncio (The silence)
Exibido originalmente em
28/04/1961
Direção: Boris Sagal
Roteiro: Rod Serling
Atores: Franchot Tone, Liam
Sullivan, Jonathan Harris e outros.
Os atores Franchot Tone e Jonathan Harris numa aposta cruel
Para o coronel Archie Taylor,
Jamie Tannyson é um tagarela irritante. De tal modo que ordena ao
serviçal do clube de cavalheiros que frequenta entregar ao seu
desafeto um bilhete com a seguinte proposta: se Tannyson permanecesse
em silêncio por um ano, este receberia U$500.000,00. A condição é
que o tagarela seria colocado numa espécie de redoma, com tudo ao
seu dispor; ele seria observado por qualquer membro do clube de
cavalheiros, mas não poderia pronunciar uma palavra sequer.
Tannyson aceita o desafio. Apesar das insistentes tentativas de
desistência sugeridas por Archie, após um ano de confinamento
Tannyson conquista o direito ao prêmio da aposta. No entanto, o
coronel, diante dos membros do clube, faz uma revelação
surpreendente, mas o que choca mesmo é o recurso a que Tannyson
apelou para vencer a aposta.
8) A noite dos humildes (The
night of the meek)
Exibido originalmente em
23/12/1960
Direção: Jack Smight
Roteiro: Rod Serling
Atores: Art Carney, John Fiedler,
Robert P. Lieb, Meg Wyllie, Val Avery e outros.
Corwin se mostra um Papai Noel humano e autêntico
Henry Corwin se veste de Papai
Noel em uma loja de departamentos. Desesperado com a sua condição
de vida, embriaga-se em serviço e é demitido. Seu gerente, de nome
Dundee, é implacável, mas Corwin carrega dentro de si o genuíno
desejo de ser um Noel. Ao caminhar pelas ruas cobertas de neve, ele
ouve guizos e encontra um saco de presentes próximo a latas de lixo,
num beco. Mas não é só isso: o saco é mágico e materializa os
desejos das pessoas, o que faz Corwin distribuir presentes por toda a
comunidade. Isso desperta a atenção do policial Flaherty, que o
leva para a chefatura. Dundee aparece por lá, para ratificar sua
acusação e espezinhar Corwin, mas tanto ele quanto Flaherty ficam
surpresos com o que a magia do Natal pode fazer.
9) Sala 22 (Twenty two)
Exibido originalmente em
10/02/1961
Direção: Jack Smight
Roteiro: Rod Serling
Baseado em “Famous ghost
stories”, de Bennett Cerf
Atores: Barbara Nichols, Jonathan
Harris, Fredd Wayne, Arline Sax, Mary Adams, Norma Conolly, Wesley
Lau, Angus Duncan e outros.
Elisabete é aterrorizada por um sonho recorrente
Elisabete Powell é uma stripper
de cabaret. Internada com diagnóstico de ansiedade aguda e fadiga
por excesso de trabalho, Liz, como é chamada, tem o mesmo sonho
todas as noites: sente sede, derruba um copo d’água da mesa de
cabeceira, ouve o tic-tac de um relógio e passos no corredor;
levanta-se da cama e abre a porta do quarto 305 do hospital e vê uma
enfermeira descendo pelo elevador. Liz segue a mulher até ao
subsolo, onde para diante da sala 22, o necrotério do hospital. A
porta da sala se abre e uma enfermeira em pose sensual lhe pergunta:
- “Quarto para mais um, querida?”, o que a desespera e a faz
fugir dali. Suas crises se agravam. Ela relata o sonho ao médico
que a aconselha a não pegar o copo, na próxima vez que sonhar.
Ainda assim, Liz acidentalmente o derruba. E a cena se repete. O
tratamento surte efeito e quando recebe a alta, Liz segue para o
aeroporto onde, na sala de espera, uma sucessão de fatos a faz ver
que seu sonho recorrentes não é apenas sonho.
3a.
Temporada
10) Nada no escuro (Nothing in
the dark)
Exibido originalmente em
05/01/1962
Direção: Lamont Johnson
Roteiro: George Clayton Johnson
Atores: Gladys Cooper, Robert
Redford e R. G. Armstrong.
Baseado no famoso verso de T.S.
Eliot: “assim expira o mundo/Não com uma explosão, mas com um
suspiro”.
Gladys Cooper e Robert Redford: a morte bate à porta
Wanda Dunn é uma idosa
solitária, vive numa casa cujo entorno está condenado. Seus
vizinhos se foram há muito, pois tudo ali será demolido. Ela não
permite que ninguém entre na casa, atormentada pelo medo do Sr.
Morte. Está convicta de já tê-lo visto na rua. Certo dia, ela
ouve o som de disparos. Um policial tomba à sua porta, ferido, e
ela resiste à ideia de socorrê-lo. Ele suplica por ajuda e ela,
enfim, o resgata. Seu nome é Herald Beldon. Ambos conversam,
enquanto a idosa lhe dispensa cuidados. Beldon se mostra interessado
no que apavora aquela mulher fragilizada pela idade. Até que um
funcionário da companhia de demolição bate à porta. A idosa a
entreabre, mas não permite que o homem entre. Mas ele força a
entrada e explica que tudo virá a baixo dali a uma hora; ou seja,
que ela terá de deixar o local. Ela olha para Beldon, pedindo-lhe
para ajudá-la a explicar ao intruso que ela não pode sair dali.
Mas Beldon permanece em silêncio. O homem da demolição pergunta à
idosa com quem ela está falando e depois que ele se vai ela
compreende: Beldon é o Sr. Morte. Beldon, então, reage à angústia
daquela mulher que não deseja morrer questionando se ele era, de
fato, tão assustador, afinal não fizera mal algum a ela. Wanda
insiste, chorosa, em que não deseja morrer. Mas Beldon lhe mostra
que a morte nada mais é que um suave suspiro.
Nota do editor: belíssimo
roteiro de temática espiritualista. Interpretado de forma intensa e
poética pela veterana Gladys Cooper, que contracena com Robert Redford em início de carreira. É um de nossos episódios favoritos.
11) Os transeuntes (The
passersby)
Exibido originalmente em
06/10/1961
Direção: Elliot Silverstein
Roteiro: Rod Serling
Atores: James Gregory, Joanne
Linville, Rex Holman, David Garcia, Warren Kemmerling, Austin Green e
outros.
Abraham Lincoln consola Lavinia Godwin: a morte não é o fim
Com o fim da Guerra Civil, em
1865, uma caravana segue pela estrada do Fort Sumter, na Carolina do
Sul, até Appomatox. Os homens estão feridos ou mutilados, e também
desesperançados. Um sargento, em trajes civis, está entre eles,
amparado por muletas; traz consigo um violão, sob intenso calor.
Até que para diante de uma casa, onde Lavinia Godwin, uma jovem e
solitária mulher, está a descansar na varanda. Ela perdera o
marido na batalha de Yellow Tavern um ano antes e, por isso,
ressentia-se da guerra. Entre os viajores, está seu ex-vizinho
Charlie Constable, a quem não via há muito. Acreditava até que
ele fora morto com um tiro na cabeça, em Gettysburg. Vai até ele,
mas Charlie não lhe dá atenção, desvencilha-se dela e segue pela
estrada; por algum motivo estranho, ele parece estar hipnotizado.
Lavinia também avista seu marido, com quem tenta conversar, mas ele
reage da mesma forma que Charlie: diz que aquela casa não mais lhe
pertence. E segue a caravana. Os transeuntes acreditam ou
pressentem que há algo no fim da estrada. O último homem a passar
por ali é Abraham Lincoln, a última baixa da Guerra Civil. Ao
conversar com Lavinia, ele recorre aos versos de William Sheakspeare,
em “Júlio César”, para descrever o que sente: - “De todas as
maravilhas que eu ainda não ouvi, me parece mais estranho que os
homens tenham medo vendo que a morte é um fim necessário, e chegará
quando for o momento”. E, apesar do medo que sentem, Lincoln e
Lavinia se abraçam e seguem a caravana.
12) Era uma vez (Once upon a
time)
Exibido originalmente em
15/12/1961
Direção: Norman Z. McLeod
Roteiro: Richard Matheson
Atores: Buster Keaton, Stanley
Adams, James Flavin, Gil Lamb, Milton Parsons, George G. Stone,
Arthur Tovey, Harry Fleer e Jesse White.
Buster Keaton como nos velhos tempos
Woodrow Mulligan é um cidadão
descontente, que vive em Harmony, Nova Iorque, no ano de 1890.
Resmunga do elevado custo de vida e do barulho da cidade. Ele
trabalha como zelador na oficina do professor Gilbert, cuja invenção
mais recente é o capacete do tempo, um artefato que o permite viajar
no tempo, para qualquer época, por no máximo 30 minutos. Mulligan
se vê tentado a dispor do aparelho e o programa acidentalmente para
a década de 60. No entanto, na sua Harmony de 70 anos depois,
Mulligan depara com uma realidade ainda mais perturbadora: trânsito
intenso, poluição sonora e do ar, barulhos ensurdecedores,
dependência do relógio e custo de vida elevado. O capacete lhe
escapa das mãos por mero acaso e, na perseguição, o artefato vai
ao chão quando Mulligan cai sobre um transeunte de nome Rollo. O
cidadão se oferece para ajudá-lo, mas o que Rollo deseja é usar o
capacete para viajar para 1890, época em que não havia impostos ou
excessos, segundo ele. Ao chegar lá, porém, Rollo se desaponta com
a ausência de eletrônicos, catodos, transistores, TV e comida
congelada, afinal aquele era o tempo das carruagens. Sem perda de
tempo, Mulligan dá um jeito de livrar-se do descontente Rollo,
mandando-o de volta à sua época de origem.
Nota do editor: Embora não
possa ser considerado um dos grandes roteiros da série, Era
uma vez registra a única participação de Buster Keaton
(1895-1966) em "Além da Imaginação". Aos 65 anos de idade
(cinco antes de seu falecimento), encontramos Keaton em surpreendente
boa forma nas cenas de perseguição. O episódio reedita
parcialmente os filmes sem fala, rendendo bela homenagem ao cinema
mudo e ao próprio Keaton. Sem dúvida, um dos destaques da série.
13) Vovó melhor que a
encomenda (I sing the body electric)
Exibido originalmente em
18/05/1962
Direção: James Sheldon e
William Claxton
Roteiro: Ray Bradbury
Atores: Josephine Hutchinson,
David White, Vaughn Taylor, Doris Packer, Veronica Cartwright, Susan
Crane e Charles Herbert.
George se entende com a governanta robô
George
é um homem ocupado, que perdeu a esposa e precisa de uma governanta
para cuidar de seus três filhos menores, Anne, Tom e Karen. Tom
encontra um exemplar recente da revista Modern Science e lê para o
pai I sing the body
electric, lema da
Facsimile Ltd., fabricante de um sistema eletrônico de processamento
de dados, na verdade um robô desenhado em formato feminino. Em
visita à empresa, George e filhos descobrem que os clientes podem
escolher as características físicas de seu robô: cor de olhos e
cabelos, formato de orelhas, tonalidade e textura da pele, altura
etc. Tom e Karen se entusiasmam e começam a fantasiar sobre a
aparência da nova governanta. Anne, ao contrário dos irmãos, não
deseja que a máquina se pareça com a mãe. Quando a robô se lhes
apresenta, como uma senhora na casa dos sessenta, Anne se mantém
distante e dá sinais de rejeição. A máquina sabe que sua
aceitação não será fácil. As
crianças são a coisa mais complicada do mundo. Posso ser a melhor
cozinheira do planeta, a melhor companheira para brincar, a mais
incrível e interessante companhia, e isso é o mínimo. Uma alegria
no estômago, uma pequena lembrança no cérebro. Mas tenho que
entrar no coração, no coração de uma criança. Esse é um lugar
profundo, difícil de alcançar,
diz a governanta a George.
A
menina confronta a robô e o pai, diz que aquilo não é real. Ao
que a máquina retruca, afirmando ser capaz de amar. Anne se
ressente, nega a morte da mãe, e acredita que esta mentiu ao dizer
que a amava. Por isso, não crê na governanta. Sente-se
abandonada. Mas ocorre um fato que faz a menina mudar sua percepção
sobre a nova governanta. A máquina a salva de um atropelamento.
Anne, carente de afeto, fica feliz por ver que a robô está a salvo;
compreende que a máquina não se compara à sua mãe e que a
cuidadora não a abandonará, não morrerá. Quando
Anne, Tom e Karen chegam a fase adulta e vão para a universidade, a
governanta informa que retornará à Facsimile Ltd., embora não
saiba que destino a aguarda. Poderá ser reciclada, desmontada ou,
com sorte, encaminhada para outra família. No entanto, projeta para
dali a 300 anos o "sonho" que considera o maior de todos os
presentes: ganhar vida. Reconhece que ao trabalhar para a família
de George o aprendizado foi recíproco, por isto deseja compartilhar
de sua experiência com outras máquinas. E deixa a casa com o dever
cumprido.
4a.
Temporada
13) Passagem para o Lady Anne
(Passage on the Lady Anne)
Exibido originalmente em
09/05/1963
Direção: Lamont Johnson
Roteiro: Charles Beaumont
Atores: Lee Phillips, Joyce Van
Patten, Gladys Cooper, Alan Napier, Cecil Kellaway e outros.
Os idosos não entendem por que Alan e Eileen estão a bordo
Alan e Eileen são um casal de
jovens em crise conjugal que decide fazer uma viagem pelo mar. Mesmo
com a resistência do agente de viagens, o casal adquire passagens
para o navio Lady Anne. No dia e horário da viagem, pouco antes de
embarcar, o casal é abordado por dois idosos que lhes pedem para
mostrar as passagens, pois afirmam haver um engano. Ainda assim, o
navio parte com o jovem casal a bordo e durante a viagem ambos
observam que os passageiros, sem exceção, são idosos acima dos 70
anos de idade. À medida que conversam com seus companheiros de
viagem, o casal ouve relatos de pessoas que há anos estiveram
naquele mesmo navio, ali se casaram ou passaram suas luas de mel. O
Lady Ann era, para aquelas pessoas, um íntimo e querido amigo. No
entanto Alan e Eileen seriam forçados a entrar num bote e a deixar a
embarcação, em meio ao oceano, pois aquela seria a derradeira
incursão do Lady Ann e de seus velhos passageiros.
14) Emissário do inferno
(Printer’s devil)
Exibido originalmente em
28/02/1963
Direção: Ralph Senensky
Roteiro: Charles Beaumont
Atores: Burgess Meredith, Robert
Sterling, Patricia Crowley, Ray Teal, Charles Thompson, Doris Kemper
e Camille Franklin.
O ótimo ator Burgess Meredith pinta e borda com suas diabruras
Douglas Winter é proprietário
do quase falido jornal Dansbourg Courier. Com a chegada de A Gazeta
à cidade e a crise de seu negócio, ele vê seus funcionários irem
para o concorrente. Só Doug e sua secretária e amante Jackie
Benson permanecem ali. Encurralado, Doug diz a Jackie que faria
qualquer coisa para salvar o jornal. Mas não é só: está
desesperado. Numa noite, embriaga-se e segue por uma estrada deserta
até uma ponte, de onde pretende atirar-se, mas é interpelado por um
homem chamado Smith. Este ganha a simpatia de Doug e ambos retornam
juntos para a cidade. Num bar, Smith diz ser jornalista e oferece
seus serviços como operador de tipógrafo e repórter. Douglas o
leva ao jornal para um teste na máquina e fica perplexo com a
velocidade e precisão de Smith. Este não só aceita trabalhar sem
receber até que o Courier saia do vermelho, como quita os débitos
do jornal, cujo montante está na casa dos 4 mil dólares. Aos
poucos, Smith faz modificações no tipógrafo e apresenta a Doug e a
Jackie seus “furos” de reportagem. As notícias são confirmadas
por Jackie e o jornal vai às ruas à frente de A Gazeta. Em duas
semanas, o Dansbourg Courier triplica sua tiragem e recupera
assinantes. Franklin, editor do jornal concorrente, visita Douglas
com oferta de compra do Courier e, face a negativa, ameaça Douglas
abertamente. Em seguida, Smith traz como “furo” a notícia de
que o prédio do jornal concorrente está em chamas. E Franklin
obviamente acusa Douglas de sabotagem. Jackie começa a desconfiar
de Smith, afinal o processo de receber a notícia, digitá-la no
tipógrafo, imprimir o jornal e distribuí-lo era difícil de cumprir
em tão pouco tempo. Jackie pressiona Douglas, desejando saber onde
conhecera Smith, mas ele declina. Face às circunstâncias, Smith
convida Douglas para uma conversa a sós. E faz uma proposta:
garante que Doug será o maior editor do planeta, desde que assine um
contrato, em que o próprio Doug se compromete a entregar sua alma,
por ocasião de sua morte, ao portador do documento, em troca dos
serviços do contratante. A princípio, Douglas não leva a sério a
proposta, mas é desafiado por Smith e acaba por assinar o contrato.
Smith segue seu trabalho no jornal, trazendo “furos” de
catástrofes, acidentes, traições conjugais dos figurões da
cidade. Diante da desconfiança de Jackie, Smith passa a assediá-la,
inclusive sussurrando-lhe algo que a faz esbofeteá-lo. Smith fica
irritado e dá sinais de que planeja vingar-se. Em nova conversa com
Smith, Doug compreende que seu repórter está provocando os
acontecimentos e este digita nova matéria noticiando um acidente de
carro com Jackie dali a poucas horas. A máquina, modificada por
Smith, fazia com que tudo o que fosse digitado ocorresse de fato. E
Smith entrega a Douglas um revólver, sugerindo que, desta vez, use
um método rápido e infalível para matar-se. Douglas deixa o
jornal para procurar por Jackie, mas Smith a envolve num jogo em que
ele mesmo pretende levá-la à morte. No entanto, Doug recorre ao
tipógrafo para redigir um texto o qual salvará sua amada e a si
mesmo das artimanhas de Smith.
Nota do editor: nesse
episódio, vemos o ótimo ator Burgess Meredith criar um estilo de
fumar charutos que seria aproveitado poucos anos depois para compor
uma de suas personagens mais populares: o Pinguim do seriado Batman
(1966-1968).
5a.
Temporada
15) Boneca viva (Living doll)
Exibido originalmente em
01/11/1963
Direção: Richard C. Sarafian
Roteiro: Charles Beaumont
Atores: Telly Savallas, Mary La
Roche e Tracy Stratford.
A boneca Talking Tina fez Telly Savalas perder os cabelos nesse episódio
Annabelle compra uma boneca
“falante” para sua filha Christie, mas ao chegarem em casa,
Erich, o padrasto da menina, não aprova a aquisição. A menina se
mostra empolgada com novidade: “My name is Talking Tina and I love
you very much”, diz a boneca. Annabellle advoga em favor da filha
e Erich consente que a boneca não seja devolvida. No entanto,
quando Erich e Talking Tina estão a sós, a boneca diz que não
gosta dele. Erich, a princípio, pensa tratar-se de uma brincadeira
da esposa, mas não tarda a perceber que o ódio da boneca é real,
chegando ao extremo de ameaça de morte. Erich deixa claro para Tina
(Tina Tagarela, na versão brasileira) que deseja livrar-se dela; de
fato, recorre à tortura, tenta queimá-la, serrá-la, mas a boneca
não sofre sequer arranhão. Erich chega a jogar a boneca no lixo,
mas Tina reaparece à noite, deitada na cama de Christie, para a sua
surpresa. Certa noite, ele desperta, vai ao quarto da enteada mas
Tina não está lá. Ao deixar o quarto da menina, ele tropeça na
boneca, rola pela escada e acaba morto. Quando Annabelle desce para
socorrê-lo, ouve Tina dizer: “My name is Talking Tina and you
better be nice to me”.
Nota do editor: não
descobrimos se a charmosa Talking Tina foi a primeira boneca malvada
da TV, mas ela é predecessora de uma longa lista de bonecos
assassinos que infestaram as telas dos cinemas a partir dos anos 80
(Chucky, Robert, Brahms e Annabelle, entre outros). O que muita
gente não sabe é que a boneca existe e foi comercializada pelo site Pif Bang Pow, com vestimenta e
características similares às da original, e cinco frases ditas por
ela no episódio, com dublagem original.
16) Qual o programa de hoje
(What’s in the box)
Exibido originalmente em
13/03/1964
Direção: Richard L. Bare
Roteiro: Martin M. Goldsmith
Atores: Joan Blondell, William
Demarest, Sterling Holloway, Sandra Gould, Howard Wright e Herbert
Lytton.
Mike (de frente) sintoniza o canal da verdade para Joe
O taxista Joe e sua esposa
Phyllis Britt discutem na cozinha, enquanto o técnico Mike tenta
consertar a TV. Casados há 27 anos, o casal está em crise pois
Phyllis desconfia de que seu marido tem uma amante. Joe reclama com
Mike devido à morosidade do serviço, o que julga ser proposital,
afinal o técnico recebe por hora trabalhada. Ofendido, Mike deixa a
TV como está e retira-se, alegando que ela está consertada.
Ansioso para assistir a uma luta, Joe ocupa o sofá e liga a TV. As
imagens inicialmente distorcidas deixam Joe empolgado, por estar
sintonizando o canal 10, que oficialmente não existe. Mas, quando
as imagens se tornam nítidas, Joe se vê na tela, em seu táxi, numa
discussão com a amante. Confuso, Joe desmaia e é acudido pela
mulher. Ao voltar a si, Joe se irrita com Phyllis, porque ela nada
vê além de chuviscos e linhas horizontais no aparelho. Joe ordena à
esposa que ela telefone para o técnico. Na TV, Joe se vê em outra
cena: persegue Phyllis pela sala, ambos se agridem mutuamente,
destroem objetos, arremessam coisas um no outro. Até que Joe
esmurra Phyllis que, desequilibrada, cai da janela. Joe tenta se
desculpar com a mulher, reconhecendo, nas entrelinhas, que tem, de
fato, uma amante. Phyllis entende aonde Joe pretende chegar. E
passa a zombar do marido infiel. A partir daí, tudo se desenrola da
forma como Joe viu na TV. E quando a cena final se desdobra, a
polícia, alguns vizinhos e o técnico Mike adentram o apartamento.
É quando Mike pergunta a Joe se a TV está funcionando bem e se seus
serviços serão recomendados.
17) As máscaras (The masks)
Exibido originalmente em
20/03/1964
Direção: Ida Lupino
Roteiro: Rod Serling
Atores: Robert Keith, Milton
Selzer, Virginia Gregg, Brooke Hayward, Willis Bouchey e Alan Sues.
O velho Foster faz as máscaras de sua família caírem.
Jason Foster é um idoso
rabugento, à beira da morte. Desenganado por seu médico
particular, ele deseja viver pelo menos até à meia-noite. Durante
o Mardi Gras, recebe a visita da família mas ele sabe que os abutres
estão ali apenas para pilharem o que construiu ao longo da vida.
Jason percebe a hipocrisia, mas não se intimida em dar nomes ao que
está por trás de cada membro de sua família. Revela que está
ciente das intenções de todos e que não irá se opor àquilo.
Herdarão sua casa, dinheiro, ações, títulos, terras. Mas há uma
condição: seus parentes deverão usar máscaras até a meia-noite.
E Jason as distribui conforme o oposto do que seus familiais são.
Sua filha Emily, personificação da mentira e da dissimulação,
recebe a máscara de um covarde egocêntrico; seu genro Wilfred,
representação da ganância, recebe a da avareza, da crueldade; sua
neta Paula, a indiferença e o egoísmo em pessoa, recebe a da
bondade e do altruísmo; e, finalmente, o neto Wilfred Jr.,
encarnação do sadismo, recebe a de um palhaço idiota e chato.
Jason, por sua vez, fica com a máscara da morte, já que ainda está
vivo. A condição imposta por Jason é cumprida e quando o idoso se
vai, seus quatro herdeiros retiram as máscaras e o que veem é
assombroso.
Nota do editor: este foi o
único episódio da série dirigido por uma mulher: Ida Lupino, que
era atriz, produtora e diretora.
______
1 Rod
Serling esteve à frente de outro seriado televisivo, intitulado
Night Gallery (Galeria do Terror), com 43 episódios exibidos pela
rede NBC em três temporadas, entre os anos de 1971 e 1973. Seu
episódio piloto foi exibido em 08/11/1969, com três histórias: The
cemetery (com Roddy McDowall), Eyes (dirigido por Steven Spielberg,
com participação de Joan Crawford) e Escape Route.
2 O
episódio piloto The time element foi ao ar em 24/11/1958, sendo
dirigido por Allen Reisner, com a participação dos atores Martin
Balsam e William Bendix.
3 Em
01/04/2019, foi lançada nos Estados Unidos uma nova versão da
série, produzida e apresentada por Jordan Peele. Até a finalização
deste texto, 7 episódios haviam sido disponibilizados pela rede CBS,
ainda inéditos no Brasil.
(Francisco Filardi)