"Se as pessoas soubessem como faz mal ouvir o que os outros dizem nem se incomodariam em ouvir e se sentiriam bem melhores".
"É impossível proteger um ser humano de qualquer tipo de sofrimento. É isso o que nos deixa tão exaustos".
No ano do centenário de nascimento de Ingmar Bergman (1918-2007), a Versátil Home Video disponibiliza quase todo o catálogo do cineasta sueco no formato DVD.
Bergman, que apreciava explorar as várias facetas da personalidade, também sabia fazer comédias leves e refinadas como Sorrisos de uma noite de amor (Sommarnattens Leende), produzida pela Svensk Filmindustri e lançada em 1955.
A seu favor, Bergman tinha à disposição um elenco acima da média, sendo alguns desses atores figurinhas fáceis em seus filmes, a exemplo de Gunnar Björnstrand, Eva Dahlbeck, Margit Carlqvist, Bibi Andersson e sua xará espoleta Harriet Andersson.
Mas o que faz desse um dos grandes títulos da filmografia de Bergman é a trama bem construída, inspirada livremente na sisuda obra de Shakespeare Sonho de uma noite de verão. As maquinações da parte feminina do elenco, encabeçada por Eva Dahlbeck, divertem o público e fazem desse um filme delicioso para celebrar o centenário de Bergman.
Intervalo recomenda!