domingo, 4 de setembro de 2016

LADYBUG E CAT NOIR: FEITOS UM PARA O OUTRO




O seriado de animação “Miraculous – as aventuras de Ladybug” é uma produção franco-nipo-coreana que traz como protagonistas os adolescentes Marinette e Adrien. Ambos são escolhidos por um mestre chinês para receber os Miraculous – joias mágicas com poderes extraordinários (um par de brincos e um anel, respectivamente) que os transformam em Ladybug e Cat Noir, heróis que livram a cidade de Paris das investidas do vilão Hawk Moth.



A série, de bonita textura, alterna ação eletrizante e situações hilárias proporcionadas pela desajeitada e secreta paixão de Marinette por Adrien, seu colega de classe. A paixão, aliás, ocorre também a seus alteregos: as insinuações de Cat Noir para Ladybug, em meio à ação, rendem também divertidas tiradas.



Além desse misto de ação, comédia e romance, “As aventuras de Ladybug” desperta a atenção dos fãs face o mistério em torno da identidade de Hawk Moth. Assim como o mestre Fu, ele é detentor de um Miraculous – o qual usa indevidamente para o mal; Moth tem o dom de perceber sentimentos negativos e transforma pessoas ressentidas ou enraivecidas em aberrações, com a finalidade de tomar os Miraculous de Ladybug e de Cat Noir. No episódio “Coração de pedra – parte 2”, Moth revela que almeja o poder absoluto e que seu desejo secreto irá realizar-se quando por as mãos nos demais Miraculous. Qual será o “desejo secreto” de Hawk Moth?



Há uma teoria circulando entre os fãs do seriado sobre Hawk Moth ser o pai de Adrien, o design de moda Gabriel Agreste (ou um possível irmão gêmeo deste). A semelhança física entre Moth e Gabriel, de fato, é grande. A teoria ganha adeptos devido ao temperamento arredio de Gabriel e seu distanciamento emocional em relação ao próprio filho, mas esta pode ser uma pista enganosa. Afinal, sua esposa está desaparecida e seu rigor e azedume podem ser decorrentes desse fato (até o fim da primeira temporada não está claro que a mãe de Adrien esteja morta). Segundo os fãs, Gabriel deseja o poder absoluto dos Miraculous para trazer a esposa de volta, podendo bem ser este o “desejo secreto” de Hawk Moth.



No último episódio da temporada, intitulado “Volpina”, Adrien descobre que seu pai esconde um livro num cofre localizado na parte posterior de uma enorme tela, pintada em honra de sua mãe (a tela é inspirada na obra “O retrato de Adele Bloch Bauer I”, de Gustav Klimt). O livro trata de heróis seculares e do poder dos Miraculous. A questão é: por que Gabriel Agreste - que já demonstrou curiosidade pelos Miraculous de Ladybug e de Cat Noir - estaria interessado no livro? No episódio “Simon says”, Gabriel diz a Cat Noir que seu temperamento o faz lembrar o da esposa desaparecida – e o faz enquanto olha para o quadro da esposa. Teria ele sacado que Cat Noir é seu filho, Adrien? Mais um mistério para as próximas temporadas.


No total, há sete Miraculous, sendo os do Tei-Ji (Yin/Yang) aqueles presenteados a Marinette e Adrien, representando os poderes da criação (Ladybug) e da destruição (Cat Noir), os quais se devem manter em equilíbrio.



O problema de “Miraculous – as aventuras de Ladybug” é que a série segue uma fórmula repetitiva, que vai das cenas de transformação dos protagonistas às de desfecho dos episódios. Se a série não repensar esse aspecto para as próximas temporadas, o formato tende a esgotar-se. Ainda assim, considerando o mar de mediocridade que tomou conta das animações televisivas, os 23 minutos por episódio de “Miraculous” garantem boa diversão para a garotada.



Além do que vale destacar o belo trabalho da dublagem brasileira, realizada pelo Beck Studios de Maíra Góes (quem não está associando o nome à pessoa, Maíra é a dubladora da peixinha Dory, dos longas “Procurando Nemo” e “Procurando Dory”, da Pixar Animation Studios).



Miraculous – as aventuras de Ladybug” é exibido diariamente pelo canal Gloob em horários diversos.



Intervalo Rio recomenda!