terça-feira, 30 de julho de 2013

SEDE DA CIA. DOS ATORES, SOS DEZEQUILIBRADOS E DA PANGÉIA CIA. DE TEATRO RECEBE NOVO NOME E NOVOS ESPETÁCULOS EM AGOSTO/2013

Sede das Cias

Direção artística: Ivan Sugahara
Curadoria: Ivan Sugahara e Diego de Angeli
Direção de Produção: Tárik Puggina

Companhias residentes:
Cia. dos Atores, Os dezequilibrados e 
Pangéia cia. deteatro

Sede da Cia. dos Atores ganha novo nome 
e nova administração a partir de Agosto

A partir do dia 02 de agosto o espaço que atualmente funcionava como sede da Cia. dos Atores, situado junto à famosa “Escadaria Selarón” na Lapa, reabrirá depois de uma reforma e passará a se chamar Sede das Cias, abrigando assim três companhias residentes: a Cia. dos Atores, Os dezequilibrados e a Pangéia cia.deteatro. A administração do espaço ficará a cargo da Nevaxca Produções e da cia. Os dezequilibrados, sob direção artística de Ivan Sugahara, que privilegiará o repertório de grupos teatrais, programando espetáculos e oficinas gratuitas das companhias residentes e de outros coletivos. A programação, com curadoria do próprio Ivan e de Diego de Angeli, da Pangéia cia.deteatro, e direção de produção de Tárik Puggina, será intensiva, com apresentações de segunda a segunda, sempre com ingressos a preços populares.

O espaço será reinaugurado com uma temporada do repertório da cia. Os dezequilibrados, que inclui os espetáculos “A Serpente”, de Nelson Rodrigues (2012), e “Últimos Remorsos Antes do Esquecimento”, de Jean-Luc Lagarce (2007), além de uma oficina gratuita ministrada pela atriz Cristina Flores. Ambas as peças têm direção de Ivan Sugahara e elenco composto por integrantes da cia. Os dezequilibrados e atores convidados. A programação de agosto será completada pelo espetáculo inédito “Baleia”, da Cia Centrífuga, que ocupará o horário alternativo.

Em 2013, Os dezequilibrados foram contemplados pelo Programa Petrobrás Cultural na categoria Manutenção de Grupos e Companhias de Teatro. De julho deste ano a junho de 2016, quando o grupo completa 20 anos de existência, a empresa subvencionará suas atividades, que incluem temporadas no Rio e em São Paulo de espetáculos do seu repertório; pesquisa, montagem e temporada carioca de dois espetáculos novos; temporada paulista e circulação por 22 cidades brasileiras (10 estados) de um destes espetáculos; oficinas gratuitas; intercâmbio com outros grupos; além do estabelecimento de uma sede na cidade do Rio de Janeiro. A companhia ocupará, ao longo desses três anos, o espaço na Lapa.

Dirigida por Ivan Sugahara e integrada pelos atores Ângela Câmara, Cristina Flores, José Karini, Letícia Isnard e Saulo Rodrigues, a cia. Os dezequilibrados foi fundada em 1996 e desde então realizou 16 espetáculos. Ao longo desse tempo, o grupo desenvolveu uma linguagem cênica contemporânea, arrojada e comunicativa, destacando-se como uma das companhias mais representativas da cena carioca. Com uma trajetória expressiva em termos de repercussão junto ao público, à mídia e à crítica, suas peças já receberam diversas indicações a prêmios e participaram de uma série de turnês e festivais teatrais, circulando por todo o Brasil.


SOBRE OS ESPETÁCULOS

A Serpente


A montagem estreou em 2012 no Rio de Janeiro, cumprindo temporadas em três espaços da cidade: Teatro Nelson Rodrigues, Teatro Gláucio Gill e Teatro Glauce Rocha, além de ter sido apresentada no Teatro Piollin,em João Pessoa(PB). Sob a direção de Ivan Sugahara, o elenco conta com Ângela Câmara, Carolina Ferman, José Karini e Saulo Rodrigues.

Último texto de Nelson Rodrigues, conta a história de um triângulo amoroso formado por duas irmãs e o marido de uma delas. Dois casais vivem no mesmo apartamento. A peça tem início com a partida violenta de Décio, que nunca conseguira satisfazer sexualmente a mulher, Lígia. A tristeza de Lígia é intensa e ela deseja se matar.  semente do conflito que move a história começa quando a sua irmã Guida propõe emprestar-lhe o próprio marido, Paulo, por uma noite. Este fato cria o triângulo e inicia a tensão entre as irmãs, que passam a disputar o amor do mesmo homem.

Em sua pesquisa de linguagem, a Cia. Os dezequilibrados vem desenvolvendo um diálogo entre teatro e cinema. A encenação de “A Serpente” dá continuidade a essa investigação cênica, uma vez que a própria estrutura da peça remete à linguagem cinematográfica, sendo construída de forma ágil, com rápidas passagens de cena. A ausência de tramas paralelas faz com que a história ganhe uma velocidade devastadora na vida dos personagens, tragados pelo jogo amoroso. A construção dramatúrgica remete a conceitos desenvolvidos por Serguei Eisenstein (“A montagem de atrações”) e Jean Paul Sartre (“Por um teatro de situações”).

A peça apresenta uma sequência contínua de fatos determinantes onde só há clímax, em oposição à dramaturgia tradicional, em que uma narrativa linear prepara coerentemente a ocorrência desses momentos. Ao imprimir a velocidade da edição cinematográfica, a montagem da cia. Os dezequilibrados procura ratificar essa sucessão de situações-limites, provocando um efeito imediato no espectador, uma espécie de choque estético promovido através da emoção instantânea, não-premeditada.

TEXTO Nelson Rodrigues
ELENCO Ângela Câmara, Carolina Ferman, José Karini e Saulo Rodrigues
DIREÇÃO e TRILHA SONORA Ivan Sugahara
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO Carol Garcia
DIREÇÃO DE MOVIMENTO Paula Maracajá
CENÁRIO E FIGURINO Desirée Bastos
ILUMINAÇÃO Renato Machado
FOTOGRAFIA Dalton Valério
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO Tárik Puggina
PRODUÇÃO EXECUTIVA Gabriel Salabert
REALIZAÇÃO Nevaxca Produções e Os dezequilibrados


Últimos Remorsos Antes do Esquecimento


O espetáculo estreou no Rio de Janeiro em 2007, ficando em cartaz no Espaço SESC; integrou a mostra comemorativa de dez anos do grupo – Os dezequilibrados em Repertório – realizada no Teatro do Jockey; foi apresentado em Florianópolis pelo projeto Palco Giratório do SESC; e participou da Mostra Lagarce, realizada no Rio de Janeiro pela Cia. dos Atores. Sob a direção de Ivan Sugahara, o elenco conta com Cristina Flores, José Karini, Letícia Isnard, Nara Parolini, Remo Trajano e Saulo Rodrigues. 

Jean-Luc Lagarce é atualmente o autor contemporâneo francês mais encenado no mundo e o segundo autor mais montado na frança. Mas apesar da intensa repercussão da sua dramaturgia no exterior, começou há pouco a ser conhecido dos brasileiros. O texto “Últimos Remorsos Antes do Esquecimento” era inédito no Brasil e a sua encenação pela cia. Os dezequilibrados foi a primeira montagem carioca de um texto de Lagarce.

A ação passa-se nos nossos dias, no campo, na casa onde no passado viveram Hélène, Paul e Pierre, e onde este último continua a viver. Os três formavam um triângulo amoroso. Acompanhados de Anne, mulher de Paul; Antoine, marido de Hélène; e Lise, filha de Antoine e Hélène; eles reencontram-se após um longo tempo para resolver o problema da casa que haviam comprado juntos anos antes. Esse é o ponto de partida para acertos de contas, mal entendidos, recordações nostálgicas e para encarar o presente. Como é que cada um negociou a passagem difícil das ilusões da juventude para os compromissos da idade adulta? Como se deve partilhar os bens? Como se partilha a herança de um passado morto? O que resta da utopia da juventude?

O texto impõe rigor e simplicidade para a sua representação. A montagem dá continuidade a uma linha de pesquisa do grupo que tem como foco o trabalho dos atores e uma relação de intimidade entre a cena e o público. Os principais alicerces do espetáculo são os elementos teatrais básicos: texto, ator e espectador. O despojamento em termos de cenário é uma opção no sentido de procurar criar essa cena voltada para a humanidade da representação. À primeira vista, o texto parece pertencer à escola realista, mas um olhar mais atento revela uma escrita parcialmente fragmentada, estranha, repleta de silêncios e suspensões, que, em alguma medida, problematiza a empatia do público com a situação dramática e o diferencia do drama tradicional. A escolha de encenar, em palco brasileiro, a sua tradução para português de Portugal (por Alexandra Moreira da Silva), se deve à busca de evidenciar as fissuras no modelo realista provocadas por sua intrincada construção dramatúrgica. De tal modo que o sotaque brasileiro para a palavra portuguesa se configure como um estilo de linguagem que reforça não apenas a estranheza e a fragmentação do texto, mas também o jogo teatral estabelecido pelo despojamento cenográfico.

TEXTO Jean-Luc Lagarce
ELENCO Cristina Flores, José Karini, Letícia Isnard, Nara Parolini, Remo Trajano e Saulo Rodrigues
TRADUÇÃO Alexandra Moreira da Silva
DIREÇÃO, CENÁRIO e TRILHA SONORA Ivan Sugahara
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO Diego de Angeli
FIGURINO Ellen Millet
ILUMINAÇÃO Renato Machado
FOTOGRAFIA Dalton Valério
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO Tárik Puggina
PRODUÇÃO EXECUTIVA Gabriel Salabert
REALIZAÇÃO Nevaxca Produções e Os dezequilibrados

Baleia

Fatos e situações que por coincidência ou não, se repetem num mesmo espaço: a barca. Quatro personagens, Inês, Rory, Ana e Ele, se reconhecem no meio da multidão, e passam a depositar expectativas nos encontros circunstanciais. Seduzidos pelas pequenas coisas desse trajeto, vivem uma históriaem comum. Umhomem e três mulheres. Três mulheres e um homem. Quatro pessoas. Quatro possibilidades de trajetória. O espaço é a barca. O tempo é o percurso: a espera. A ação é o encontro.

DIREÇÃO Bernardo Lorga
DRAMATURGIA Clarice Lissovsky
ATORES Analu Chaves, Elisa Ottoni, Fernanda Nascimento, Victor Seixas
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO Padu
ASSISTENTE DE DRAMATURGIA Cacá Ottoni
TRILHA SONORA E DESENHO DE SOM Rafael Lorga
PESQUISA COREOGRÁFICA Vanessa Garcia
CENÁRIO E FIGURINO Bernardo Lorga e Padu
COLABORAÇÃO Tomás Braune
REALIZAÇÃO Cia Centrífuga


PROGRAMAÇÃO

REPERTÓRIO OS DEZEQUILIBRADOS

A Serpente

Temporada: 02/08 a 31/08
Horário: Sextas e Sábados às 20h
Ingresso: R$ 30,00
Duração: 60 min
Gênero: Drama
Classificação Etária: 14 anos
Bilheteria: a partir das 19h

Últimos Remorsos Antes do Esquecimento

Temporada: 04/08 a 02/09
Horário: Domingos e Segundas às 20h
Ingresso: R$ 30,00
Duração: 70 min
Gênero: Drama
Classificação Etária: 14 anos
Bilheteria: a partir das 19h

Oficina GRATUITA Os dezequilibrados

Com Cristina Flores
Data: 10/08 a 31/08
Horário: Sábados de 15h às 18h
Classificação Etária: 18 anos

BALEIA

Temporada: 06/08 a 29/08
Horário: Terças, Quartas e Quintas às 20h
Ingresso: R$20,00
Duração: 80 min
Gênero: Comédia
Classificação Etária: 14 anos
Bilheteria: a partir das 19h

FICHA TÉCNICA

Sede das Cias

COMPANHIAS RESIDENTES Cia. dos Atores, Os dezequilibrados  e Pangéia cia.deteatro

DIREÇÃO ARTÍSTICA Ivan Sugahara
CURADORIA Ivan Sugahara e Diego de Angeli
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO Tárik Puggina
PRODUÇÃO EXECUTIVA SEDE DAS CIAS Thaís Pinheiro
PRODUÇÃO EXECUTIVA OS DEZEQUILIBRADOS Gabriel Salabert
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Amanda Cezarina
DIREÇÃO TÉCNICA Hugo Mercier Bosseny, Leandro Barreto e Neck Vilanova
ASSESSORIA DE IMPRENSA Daniella Cavalcanti
PROGRAMAÇÃO VISUAL Luciano Cian
FOTOGRAFIA Dalton Valério
MARKETING DIGITAL Laura Limp
COORDENAÇÃO GERAL Ivan Sugahara e Tárik Puggina
REALIZAÇÃO Os dezequilibrados e Nevaxca Produções

Endereço: Escadaria Selarón (Rua Manuel Carneiro, 10/12 – Lapa)
Informações: (21) 2137 1271
Visitem o Facebook, o Twitter e o blog.

fonte: assessoria de imprensa

SEDE DAS CIAS, NA ESCADARIA SELARÓN, RECEBERÁ O ESPETÁCULO "A SERPENTE", BASEADO NA OBRA DE NELSON RODRIGUES

Sede das Cias apresenta

A Serpente

De Nelson Rodrigues
Direção de Ivan Sugahara

atrizes: Carolina Ferman e Ângela Câmara - foto: Dalton Valerio

A partir do dia 3 de agosto, o teatro da Sede das Cias recebe o espetáculo A Serpente. Sob a direção de Ivan Sugahara, o elenco conta com Ângela Câmara, Carolina Ferman, José Karini e Saulo Rodrigues. A cia. Os dezequilibrados apresenta o último texto de Nelson Rodrigues, que conta a história de um triângulo amoroso formado por duas irmãs e o marido de uma delas.

Dois casais vivem no mesmo apartamento. A peça tem início com a partida violenta de Décio, que nunca conseguira satisfazer sexualmente a mulher, Lígia. A tristeza de Lígia é intensa e ela deseja se matar.  A semente do conflito que move a história começa quando a sua irmã Guida propõe emprestar-lhe o próprio marido, Paulo, por uma noite. Este fato cria o triângulo e inicia a tensão entre as irmãs, que passam a disputar o amor do mesmo homem.


SOBRE A MONTAGEM

Em sua pesquisa de linguagem, a cia. Os dezequilibrados vem desenvolvendo um diálogo entre teatro e cinema. A encenação de “A Serpente” dá continuidade a essa investigação cênica, uma vez que a própria estrutura da peça remete à linguagem cinematográfica, sendo construída de forma ágil, com rápidas passagens de cena. A ausência de tramas paralelas faz com que a história ganhe uma velocidade devastadora na vida dos personagens, tragados pelo jogo amoroso. A construção dramatúrgica remete a conceitos desenvolvidos por Serguei Eisenstein (“A montagem de atrações”) e Jean Paul Sartre (“Por um teatro de situações”).

A peça apresenta uma sequência contínua de fatos determinantes onde só há clímax, em oposição à dramaturgia tradicional, em que uma narrativa linear prepara coerentemente a ocorrência desses momentos. Ao imprimir a velocidade da edição cinematográfica, a montagem da cia. Os dezequilibrados procura ratificar essa sucessão de situações-limites, provocando um efeito imediato no espectador, uma espécie de choque estético promovido através da emoção instantânea, não-premeditada.

A montagem estreou em 2012 no Rio de Janeiro, cumprindo temporadas em três espaços da cidade: Teatro Nelson Rodrigues, Teatro Gláucio Gill e Teatro Glauce Rocha, além de ter sido apresentada no Teatro Piollin,em João Pessoa(PB).

foto: divulgação

SERVIÇO

Temporada de 03 a 31 de agosto
Local: Sede das Cias
Endereço: Escadaria Selarón (Rua Manuel Carneiro, 10/12 – Lapa)
Informações: (21) 2137-1271
Bilheteria: a partir das 19h
Horário: Sextas e Sábados às 20h
Ingresso: R$ 30,00 (inteira)/R$ 15,00 (meia)
Duração: 60 min
Gênero: Drama
Classificação Etária: 14 anos
Visitem o site: Sede das Cias


FICHA TÉCNICA

Texto: Nelson Rodrigues
Elenco: Ângela Câmara, Carolina Ferman, José Karini e Saulo Rodrigues
Direção e trilha sonora: Ivan Sugahara
Assistência de Direção: Carol Garcia
Direção de Movimento: Paula Maracajá
Cenário e figurino: Desirée Bastos
Iluminação: Renato Machado
Fotografia: Dalton Valério
Direção de produção: Tárik Puggina
Produção executiva: Gabriel Salabert
Realização: Nevaxca Produções e Os dezequilibrados

fonte: assessoria de imprensa

CAIXA CULTURAL RIO DIVULGA SUA PROGRAMAÇÃO NO 7° CELLO DANCE

Encontro reúne músicos que participam do festival  
Rio International Cello Encounter 
e bailarinos de algumas das principais companhias 
de dança do Brasil e do mundo


A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 1º a 4 de agosto, o Cello Dance. Criado em 2007, o evento reúne músicos que participam do festival Rio International Cello Encounter e bailarinos de algumas das principais companhias de dança do Brasil e do mundo. A curadoria e a direção de produção são da bailarina Mariana Chew. Com entrada franca, as apresentações serão realizadas no Teatro de Arena, na Estação Carioca e no Espaço Tom Jobim.  O 7º Cello Dance tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

O destaque do evento é a interação de grandes bailarinos brasileiros, como Christine Ceconello, Danilo D’Alma, Fabiana Nunes e Paula Maracajá, com expoentes da dança no cenário internacional, como o italiano Igor Bachovich, o norte-americano Josh Johnson e a espanhola Iratxe Ansa. A programação do 7º Cello Dance reúne músicos de reconhecimento internacional, como o violoncelista inglês e idealizador do projeto, David Chew, a soprano norte-americana Marta Herr, o London Music Club, o violinista cipriota Haroutune Bedelian, o pianista norte-americano Gerald Robbins, o saxofonista argentino Blas Rivera e o vilonista brasileiro Victor Biglione, entre muitos outros.

O Cello Dance integra o festival Rio International Cello Encounter, que este ano chega à sua 19ª edição. O encontro promove dezenas de concertos gratuitos com grandes nomes da música, da dança e das artes plásticas, buscando democratizar o acesso à arte no Brasil. A edição deste ano do Rio Cello será realizada, de 1º a 11 de agosto, nos mais diversos espaços e salas de espetáculos da capital carioca, e também da Região dos Lagos e de Volta Redonda. Confiram o site Rio Cello.

Oficinas

Como parte da programação do 7º Cello Dance, será realizado um workshop com Josh Johnson, no dia 1º de agosto (quinta-feira), às 11h, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro. Os interessados deverão se inscrever pelo site Rio Cello, na aba masterclasses, e aguardar confirmação da produção do projeto. As vagas para o workshop são limitadas. Ao final do curso, os participantes receberão certificado.
 
Programação

Dia 1º de Agosto de 2013 (quinta-feira)

11h – CAIXA Cultural – Teatro de Arena
Workshop com Josh Johnson. Vagas limitadas.
Inscrições pelo site Rio Cello, na aba Masterclasses

12h – Metrô – Estação Carioca
Bailarinos: Paula Maracajá e Danilo D’Alma
Violoncelo: Lars Hoefs
Programa: Suites de Bach

20h Espaço Tom Jobim
Orquestra de Violoncelos e Contrabaixos de Volta Redonda (Sarah Higino, regente) | Solistas: Blas Rivera (saxofone) e David Chew (cello)
Programa: Blas Rivera – Milonga Sudaca | Jacinto Chinclana | Canción para conquistar a La bailarina | Intimo
Saxofone: Blas Rivera
Cello: David Chew
Bailarinos: Cecília Gonzalez e André Sampaio (tango)

J.S.BACH - Suite no 1 – Prelude
Arranjos: David Ashbridge
H. Villa Lobos – Bachianas Brasileiras 
Bailarinos: Iratxe Ansa (Espanha), Igor Bacovich (Italia), Fabiana Nunes (Brasil), Nina Botkay (Holanda – Brasil), Christine Ceconello (Holanda – Brasil), Josh Johnson (EUA), Paula Maracajá (Brasil), Renata Versiani (Brasil), Lavínia Bizzotto (Brasil).
Cello: Dmitry Eremin (Russia), David Chew (Reino Unido – Brasil), Lars Hoefs (EUA), Kim Bak (Dinamarca), Minna Chung (Korea), Janaina Salles (Brasil), Yaniel Mattos (Cuba).
Soprano: Juliana Franco

Improvisos
DJ Muralha
Bailarinos: Danilo D´Alma (street dance), Paula Maracajá
Sanfona: Nelson Freitas
Cello: Yaniel Mattos

Dia 2 de agosto de 2013 (sexta-feira)

19h – CAIXA Cultural – Teatro de Arena
Chopin - Nocturne
Grupo Rota Cia de Dança
Coreografia: Christine Ceconello
Cello: Ola Karlson
Harpa: Sílvia Braga

A. Piazzolla – Bandoneon
Bandoneon: Tito Cartechini
Bailarina: Lavínia Bizzotto

Saint Saens – O Cisne
H. Villa Lobos – O Canto do Cisne Negro
Cello: David Chew
Harpa: Sílvia Braga
Bailarinas: Iratxe Ansa, Fabiana Nunes e Nina Botkay

J.S.Bach - Suite no 1 – Prelude
H. Villa Lobos – Bachianas Brasileiras 
Bailarinos: Iratxe Ansa (Espanha), Igor Bacovich (Italia), Fabiana Nunes (Brasil), Nina Botkay (Holanda – Brasil), Christine Ceconello (Holanda – Brasil), Josh Johnson (EUA), Paula Maracajá (Brasil), Renata Versiani (Brasil), Lavínia Bizzotto (Brasil).
Cello: Dmitry Eremin (Russia), David Chew (Reino Unido – Brasil), Lars Hoefs (EUA), Kim Bak (Dinamarca), Minna Chung (Korea), Janaina Salles (Brasil), Yaniel Mattos (Cuba).
Soprano: Juliana Franco
Arranjos: David Ashbridge

Improvisos
DJ Muralha
Bailarinos: Danilo D´Alma (street dance), Paula Maracajá
Sanfona: Nelson Freitas
Cello: Yaniel Mattos

Dia 3 de agosto de 2013 (sábado)

19h – CAIXA Cultural – Teatro de Arena
Ernesto Nazareth      
Laso Cia de Dança
Coreografia: Carlos Laerte
Violão: Nicolas de Souza Barros

Philip Glass
Bailarino: Paula Maracajá
Violinos: Marco Catto e Priscilla Rato
Viola: Karolin Broosch
Cello: Pablo Sá

J.S.Bach - Chaconne
Violino: Haroutune Bedelian
Bailarinos: Christine Ceconello e Josh Johnson

Chopin - Nocturne
Grupo Rota Cia de Dança
Coreografia: Christine Ceconello
Cello: Ola Karlson
Harpa: Sílvia Braga
                                                                                 
4 de Agosto de 2013 (domingo)

19h – CAIXA Cultural – Teatro de Arena
J.S.Bach - Chaconne
Violino: Haroutune Bedelian
Bailarinos: Christine Ceconello e Josh Johnson

Ernesto Nazareth      
Laso Cia de Dança
Coreografia: Carlos Laerte
Violão: Nicolas de Souza Barros

Philip Glass
Bailarino: Paula Maracajá
Violinos: Marco Catto e Priscilla Rato
Viola: Karolin Broosch
Cello: Pablo Sá


Serviço

7º Cello Dance

Locais: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena (Av. Almirante Barroso, 25, Centro - Metrô: Estação Carioca)
Estação Carioca (Largo da Carioca, Centro)
Espaço Tom Jobim (R. Jardim Botânico, 1.008, Jardim Botânico)
Data: de 1º a 4 de agosto de 2013 (quinta-feira a domingo)
Hora: 19h

Programação: Rio Cello
Informações: (21) 3980-3815
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Entrada franca (distribuição de senhas 30 minutos antes do início do show)
Lotação Teatro de Arena: 226 lugares (mais 4 para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência

Programação completa: Caixa Cultural
 
fonte: assessoria de imprensa