domingo, 30 de setembro de 2012

KABBALAH CENTRE PROMOVE PALESTRAS INTRODUTÓRIAS GRATUITAS NO RIO DE JANEIRO

Se você se interessa ou tem curiosidade por kabbalah, terá a oportunidade de aprender sobre o tema, em palestras introdutórias gratuitas, promovidas pelo Kabbalah Centre do Brasil.

As palestras ocorrerão sempre às 20h, às quintas-feiras, dias 04/10, 11/10, 18/10, 25/10, 08/11, 22/11 e 29/11/2012, na sede da instituição.
As vagas são limitadas.

O livro O poder da kabbalah (foto), de Yehuda Berg, é distribuído graciosamente.  Saiba como obter o exemplar no link abaixo.

Informações:

Kabbalah Centre do Brasil
Rua Barão de Jaguaripe, n° 46 - Ipanema/RJ
Tel: (021)4062-7248 / 0800-772-3272
kcrio@kabbalah.com

Acessem: Kabbalah Centre do Brasil

sábado, 29 de setembro de 2012

SONY LANÇA NOVA VERSÃO DO CONSOLE PLAYSTATION 3

 foto: divulgação

Na Tokyo Game Show, encerrada no último 23/09/12, a gigante de eletrônicos SONY anunciou o novo formato da sua poderosa estação multimídia Playstation 3.  As principais características, em comparação ao modelo slim, seu antecessor imediato, é o tamanho, cerca de 25% menor, e também o peso, 20% mais leve.

Segundo a fabricante japonesa, o novo PS3 será lançado nas cores preta (tradicional) e branca (exclusiva para o Japão), com capacidade de armazenamento de 250GB e de 500GB.

O novo modelo, com 250GB, foi lançado esta semana nos Estados Unidos (o console com 500GB chegará às lojas estadunidenses somente no final de outubro). 

O lançamento no Brasil será quase simultâneo, em relação ao Japão, Estados Unidos e Europa, segundo Carlos Paschoal, Gerente Geral de Comunicação e Marketing da Sony Brasil. No entanto, o novo console chegará aqui exclusivamente na cor preta, com capacidade inicial de 250GB, sem retrocompatibilidade com os jogos do PS2. 

Os aguardados jogos Assassin's Creed III e Call of Duty Black Ops 2 serão alguns dos títulos lançados (até o fim deste ano) com o novo modelo do PS3.

fontes: jornal O Globo e G1

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO INAUGURA CENTRAL TELEFÔNICA PARA AS ELEIÇÕES

A partir de segunda-feira, dia 01/10/12, quem tiver dúvidas sobre as eleições poderá obter esclarecimentos pelo telefone (21)2544-0077

Criado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), o serviço será prestado por 10 atendentes e funcionará de 11h às 19h, de segunda a sexta; de 13h às 19h, no sábado (dia 06; e de 8h às 17h, no domingo (07/10, dia das eleições). As ligações podem ser realizadas de todo o estado. 

Já as denúncias de irregularidades das propagandas de candidatos podem ser feitas pelo Disque-Denúncia Eleitoral, no telefone (21)2524-0404.


fonte: Tribunal Regional Eleitoral do RJ

EX-SENADOR SATURNINO BRAGA LANÇA "O CURSO DAS IDEIAS" DURANTE A PRIMAVERA DOS LIVROS, NO MUSEU DA REPÚBLICA/RJ

Quais foram os autores e as ideias que fundamentaram o pensamento político no mundo desde a Grécia Antiga até os dias de hoje? E quais foram os principais formuladores do ideário político nacional? Esta é a busca do livro O curso das ideias – história do pensamento político no  mundo e no Brasil, de Roberto Saturnino Braga
Ex-prefeito do Rio de Janeiro e senador por três mandatos, Saturnino, um apaixonado pela história das ideias políticas constrói um roteiro, baseado nos cursos e palestras de formação política que ele ministrou em mais de 50 anos de vida pública, no qual é possível perceber a evolução dos pensamentos que influenciaram mais de dois mil anos de história política.

Um texto que, ele mesmo afirma, não tem pretensões acadêmicas e é voltado a quem gosta de filosofia política ou é militante partidário. Feito para quem quer conhecer as ideias de Sócrates, Platão e Aristóteles, a tríade criadora do pensamento político ocidental, passando por Maquiavel, Rosseau e Marx, os quais influenciaram o mundo nos últimos séculos, até chegar aos filósofos Jünger Habermas e John Rawls, expressões mais recentes dos teóricos que refletem sobre um novo limiar da práxis política.

Na segunda parte do livro, “As ideias políticas no Brasil”, Saturnino se dedica a identificar quais foram os mais importantes pensadores locais, com destaque para José Bonifácio, fundador do pensamento político brasileiro. Expõe a força do liberalismo e do positivismo, este último vinculado ao movimento republicano, que se estendeu até meados do século passado. E apresenta os pensamento dos ideólogos do desenvolvimentismo ligados ao ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros) e à CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe).

O Curso das Ideias – História do Pensamento Político no mundo e no Brasil conta com prefácio de Afonso Arinos e uma ampla bibliografia indicando os principais textos dos pensadores citados no livro e os mais importantes trabalhos de teóricos que estudam o tema.
Editora: Editora Fundação Perseu Abramo em coedição com a Publisher Brasil Editora
Páginas: 120 p.
Preço sugerido: R$ 25,00

Sobre o autor
 
Carioca nascido na Glória em 1931, Roberto Saturnino Braga é engenheiro e economista por formação, político e escritor por vocação. Ingressou na vida política como deputado federal em 1962, pelo Partido Socialista Brasileiro. Teve a candidatura à reeleição vetada pelo SNI em 1966. Em 1974, tornou-se senador pelo Estado do Rio. Foi o primeiro prefeito do Rio de Janeiro eleito pelo voto direto (1985). Depois, elegeu-se vereador e senador por mais dois mandatos.

Publicou, pela Record, História do Rio em dez pessoas, em 1994; Geografia do Rio em quatro posições, em 1997; Contos do Rio, em 2000, vencedor do “Prêmio Malba Tahan” da UBE; Quarteto, um romance, em 2003; Contos de réis, em 2005; e Os quatro contos do mundo, em 2008. Publicou também textos políticos, reunidos em Entre Séculos, pela Contraponto (2004), e Mudança de Época, pela Publit, em 2007, além de muitos discursos proferidos no Senado e publicados em vários volumes e fascículos, assim como numerosos artigos em jornais e revistas do País.

fonte: assessoria de imprensa 

Leia sobre o evento Primavera dos Livros em Intervalo Cultural.

ESPETÁCULO DE DANÇA "PARANOIA" TRAZ AO PALCO DA CAIXA CULTURAL RIO A INSPIRAÇÃO POÉTICA DE ROBERTO PIVA

Companhia de Danças de Diadema
e Grupo  Experimental de Música 
se inspiram na poética de Roberto Piva para espetáculo 
  
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, neste fim de semana (dias 29 e 30 de setembro), o espetáculo Paranoia, da Companhia de Danças de Diadema e do Grupo  Experimental de Música (GEM). O espetáculo, com apresentações gratuitas, foi idealizado a partir das ideias do livro Paranoia, de Roberto Piva, e busca o desafio de transpor a poesia às imagens corpóreas.

Além de conferir a apresentação do grupo, o público poderá participar da oficina de dança contemporânea que será ministrada pelos bailarinos da Companhia, no dia 29 (sábado, das 14h às 16h). 
Na oficina, será desenvolvido o aquecimento corporal com base em elementos da dança contemporânea. Em seguida, serão propostos jogos cênicos e exercícios que transitem pela relação entre dança e literatura, proposta abordada no processo de criação de Paranoia.

Poeta da geração beat, o paulistano Roberto Piva capta nas ruas de São Paulo todo amor, desventura, desejos e decepções cotidianas muitas vezes explícitos no concreto, e outras vezes camuflados no caos ou nas maravilhas da cidade. O encontro do poeta com a coreógrafa Ana Battosso ocorreu em 2009, quando Roberto editou seu livro e sugeriu que ela o coreografasse. O desejo de ambos se cruzou em uma mesma sintonia e o resultado desta pesquisa originou no espetáculo homônimo, que reúne bailarinos e músicos.

Em 2011, o espetáculo Paranoia foi  indicado pelo Guia da Folha de São Paulo como uma das melhores estreias do ano e ficou entre os cinco finalistas do Prêmio Governador do Estado de São Paulo.

Companhia de Danças de Diadema

Criada pela iniciativa da Prefeitura do Município de Diadema (SP) e pela bailarina e coreógrafa Ivonice Satie, a Companhia ganhou destaque  pelo seu caráter inovador.  Além do trabalho artístico reconhecido no Brasil e  internacionalmente, os bailarinos atuam como artistas-orientadores no Projeto Oficinas – Difusão e Acesso  à Dança.

Uma das missões do grupo é o trabalho sociocultural, por meio do ensino da dança e da descoberta do corpo como forma de expressão. Os bailarinos interagem e promovem aprendizados por meio da arte, além de ministrar semanalmente oficinas de danças em diversas modalidades, para crianças a partir de 7 anos, jovens, adultos, melhor idade e pessoas com deficiências, em centros culturais de Diadema.

Oficinas de Dança Contemporânea:

Sábado (29/09/12): das 14h às 16h
Inscrições: (21) 3980-4898

Ficha técnica:

Direção Geral: Ana Bottosso
Coreografia: Ana Bottosso e elenco
Dramaturgia: Cristina Ávila
Assistente de coreografia: Manuela Fadul
Ensaiadores: Ton Carbones e Zezinho Alves
Maître: Valéria Mattos
Condicionamento físico: Carolini Piovani
Direção musical: Luciano Sallun
Intérprete ao vivo: GEM – Grupo Experimental de Música
Músicos: Luciano Sallun, Flávio Cruz, Rodrigo Olivério e Bira Azevedo
Desenho e operação de luz: André Prado
Figurinos: Lígia Passos e Karla Maria Passos
Cenografia:  Fábio Marques – GEM (Grupo Experimental de Música)
Concepção gráfica: Marcio Edison e Renata Boniol
Web development: Marcio Edison
Produção: Ton Carbones
Assistente de produção: Douglas Salgado
Fotos: Alícia Peres e Renata Boniol
Elenco: Carolini Piovani, Fernanda Santana, Léo Oliveira, Maercio Maia, Manuela Fadul, Rodrigo Castelo Branco, Thaís Lima, Ton Carbones, Vinicius Frances, Zezinho Alves.
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Serviço:

Espetáculo Paranóia
com a Companhia de Danças de Diadema

Entrada franca

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues
Endereço: Av. República do Chile, n° 230, Anexo – Centro (próximo à estação Carioca do Metrô)
Telefone: (21) 2262.8152
Data: 29 e 30 de setembro de 2012 (sábado e domingo)
Horário: 19h30 
Capacidade: 388 lugares (sendo 2 para cadeirantes)

Bilheteria: de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 20h; sábado, domingo e feriado, das 15h às 20h

Classificação: 14 anos
Duração: 60 minutos
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa: CAIXA Cultural
 
fonte: assessoria de imprensa

SOCIEDADE DE PSICANÁLISE REALIZARÁ CICLO DE PALESTRAS EM OUTUBRO, NO RIO DE JANEIRO



Para inscrições, pagamentos e demais informações, acessem: SPCRJ 
Ou escreva para: <secretaria@spcrj.org.br>.

fonte: Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CHARLES CHAPLIN RETORNA ÀS BANCAS EM COLEÇÃO DE LIVROS+DVD EM EDIÇÃO DE LUXO


A Folha de São Paulo acaba de lançar nas bancas de jornais a Coleção Folha Charles Chaplin. São 20 livros-DVD, com os títulos fundamentais em longas e curtas-metragens desse extraordinário artista que, até hoje, influencia e inspira  cineastas, artistas de diversos segmentos, admiradores e fãs.

Eis os títulos da coleção e as respectivas datas de lançamento:

- O grande ditador (lançado em 23/09/2012);
- Dia de pagamento - incluindo 4 curtas
  (lançado em 23/09/2012);
- Tempos modernos (30/09)
- O garoto - caixa + encarte "cenas inesquecíveis" (07/10)
- Luzes da cidade (14/10)
- Festival Carlitos (21/10)
- O circo (28/10)
- Em busca do ouro (04/11)
- Na farra - mais 12 curtas (11/11)
- Luzes da ribalta (18/11)
- O casamento de Carlitos - mais 6 curtas (25/11)
- Monsieur Verdoux (02/12)
- Campeão de boxe - mais 6 curtas (09/12)
- Um rei em Nova York (16/12)
- Os amores de Carmen (23/12)
- Casamento ou luxo (30/12)
- O vagabundo - mais 6 curtas (06/01/2013)
- O imigrante - mais 6 curtas (13/01/2013)
- Corridas de automóveis para meninos - mais 13 curtas
 (20/01/2013)
- A condessa de Hong Kong (27/01/2013)


Especificações: 
Livros

Dimensões: 15,1 cm x 19,5 cm
Capa dura cartão 18 – revestimento em papel Couche Fosco 150 g/m² com laminação fosca e verniz reserva
Miolo: 64 páginas em papel Couche Fosco 90g/m² - impressão 4x4 cores - costurado a linha.
Impressão: Prol Gráfica

DVD


Entregue no pino de EVA dentro do livro
Duplicação: Sonopress e HG
Direitos Autorais: Versátil

Caixa e encarte


Caixa: luva em papel cartão com capacidade para 20 livros-DVDs
Dimensões encarte: 14,5 x 19 cm
Impressão em papel Couché Fosco 150g/m2 – Impressão 4x4 cores

O preço de capa de cada livro+DVD é R$16,90.  


Condições de pagamento


Assinantes Folha, Edição Digital e UOL:

1. Coleção completa: R$ 270,40. Na compra da coleção completa, o assinante recebe 4 livros DVDs grátis

2. Coleção completa + caixa: R$ 287,30

3. Lotes avulsos: R$ 67,60 Na compra do lote avulso, o assinante recebe 1 livro-DVD grátis, por lote.

4. Volumes individuais: R$ 16,90 / cada volume observação: os volumes 1/2 serão vendidos juntos por R$ 16,90, ou seja, “compre o volume 1 e ganhe o volume 2”

5. Caixa + encarte “Cenas Inesquecíveis”: R$ 16,90


Não-assinantes:


1. Coleção completa: R$ 321,10

2. Coleção completa + caixa: R$ 338,00

3. Lote Avulso: R$ 80,30

4. Volumes individuais: R$ 16,90 / cada volume.
observação: o volume 1/2 serão vendidos juntos por R$ 16,90, ou seja, “leve o volume 1 e ganhe o volume 2” (como nas bancas).

5. Caixa + encarte “Cenas Inesquecíveis”: R$ 16,90 


Valor do frete


1. Coleção completa: SP, RJ, MG e PR: frete gratuito. Demais estados: favor consultar o site ou SAA.

2. Coleção completa + caixa: SP, RJ, MG e PR: frete gratuito.
Demais estados: favor consultar o site ou SAA.

3. Lote Avulso: SP, RJ, MG e PR: frete gratuito. Demais estados: favor consultar o site ou SAA.

4. Volumes individuais: Consultar o site ou SAA para informação do valor do frete.

5. Caixa + encarte “Cenas Inesquecíveis”:
Todos os estados: Consultar o site ou SAA para informação do valor do frete. 


Formas de pagamento


1. Coleção completa: Cartão de crédito: à vista ou parcelado em até 6 vezes.
Débito em conta ou boleto: somente à vista.

2. Coleção completa + caixa: Cartão de crédito: à vista ou parcelado em até 6 vezes.
Débito em conta ou boleto: somente à vista.

4. Lote Avulso: Cartão de crédito: à vista ou parcelado em 2 vezes.
Débito em conta ou boleto: somente à vista.

5. Volumes individuais e caixa
Cartão de crédito, débito em conta ou boleto: somente à vista. 

Para aquisição da coleção completa pela internet e demais informações, acessem: Folha/Chaplin

fonte: Folha de São Paulo

terça-feira, 25 de setembro de 2012

LUNA LUNERA COMEMORA 10 ANOS DE ESPETÁCULOS NO RIO DE JANEIRO

Companhia ministra a oficina Ator Criador 
e apresenta três espetáculos do repertório: 
Aqueles dois, Nesta data querida e Cortiços

foto: divulgação

A CAIXA Cultural do Rio de Janeiro promove, de 04 a 21 de outubro de 2012, a mostra comemorativa aos 10 anos da companhia de Teatro Luna Lunera, nos palcos do Teatro de Arena e do Teatro Nelson Rodrigues. Para marcar sua trajetória, o grupo de Belo Horizonte (MG) vai apresentar três espetáculos: Aqueles dois, Nesta data querida e Cortiços, com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

O primeiro espetáculo a ser apresentado é “Aqueles dois”, do conto homônimo de Caio Fernando Abreu, de 04 a 07 de outubro, às 19h, no Teatro de Arena. Na semana seguinte, de 12 a 14 de outubro, às 19h, também no Teatro de Arena, acontece o espetáculo “Nesta Data Querida”, com direção de Rita Clemente e dramaturgia de Guilherme Lessa. E, finalizando a temporada, o espetáculo “Cortiços”, baseado no romance homônimo de Aluísio Azevedo, do diretor Tuca Pinheiro, de 19 a 21 de outubro, às 19h, no Teatro Nelson Rodrigues. 

Oficinas:

Durante a temporada, serão realizadas as oficinas “Ator Criador”, revelando etapas da construção dos espetáculos “Nesta data querida” e “Aqueles dois”. A primeira turma acontece de 09 a 11 de outubro e será ministrada pelo ator e membro da Cia. Cláudio Dias. A segunda turma será de 16 a 18 de outubro, com a também atriz e membro da Luna Lunera, Isabela Paes.

As oficinas acontecem no Espaço Oficina Gente Arteira, no Teatro Nelson Rodrigues e são direcionadas a atores, bailarinos e estudantes de Artes Cênicas, maiores de 16 anos. Informações e inscrições pelo e-mail agendamento.rio@gentearteira.com e pelo site Cia. Lunera. As vagas são limitadas, podendo haver seleção entre os inscritos.

Luna Lunera 10 Anos:

Nesses 10 anos, a Luna Lunera Companhia de Teatro realizou cinco espetáculos: “Perdoa-me por me traíres” (2000), direção de Kalluh Araújo; “Nesta data querida” (2003), direção de Rita Clemente; “Não desperdice sua única vida ou...” (2005), direção de Cida Falabella; “Aqueles dois” (2007), direção de Cláudio Dias, Marcelo Souza e Silva, Odilon Esteves, Rômulo Braga e Zé Walter Albinati; e “Cortiços” (2008), direção de Tuca Pinheiro. A companhia também produziu o infanto-juvenil “Um gato para Gertrudes” (2009), direção de Fafá Rennó.

A Luna Lunera já se apresentou em importantes palcos e festivais do país e no exterior, dentre eles: Festival Internacional da Língua Portuguesa/RJ; Riocenacontemporânea/RJ; Festival de Teatro de Curitiba/PR; Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia/BA; Festival Recife do Teatro Nacional/PE; Filo - Festival Internacional de Londrina/PR; Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília/DF; Festivais de Puerto Montt, Valdívia e Santiago/Chile; 3° Encuentro de Creadores Teatrales Independientes em Santiago de Querétaro/México.

Na cena de Belo Horizonte, a companhia sempre marca presença nos principais eventos teatrais como: FIT-BH - Festival Internacional de Teatro Palco e Rua/MG; ECUM – Encontro Mundial das Artes Cênicas/MG; Verão Arte Contemporânea/MG; Campanha de Popularização do Teatro e da Dança – Belo Horizonte/MG, além de se apresentar em outras 44 cidades e 14 estados, em diversos festivais de inverno e projetos. Dentre os prêmios recebidos estão: Sesc-Sated/MG; Bonsucesso-Amparc; Usiminas-Sinparc; Shell São Paulo.

Programação:

Aqueles Dois

Duração: 85 minutos
Gênero: Épico dramático
Classificação etária: 16 anos
Local: CAIXA Cultura Rio de Janeiro - Teatro de Arena
Data: de 4 a 7 de outubro de 2012
Horário: 19h
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). 
Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.

Nesta Data Querida

Duração: 55 minutos
Gênero: Drama
Classificação etária: 16 anos
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro - Teatro de Arena
Data: 12 a 14 de outubro de 2012
Horário: 19h
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).
Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia).

Cortiços:

Duração: 70 minutos
Gênero: Teatro-dança
Classificação etária: 16 anos
Local:  CAIXA Cultural Rio de Janeiro - Teatro Nelson Rodrigues
Data: 19 a 21 de outubro de 2012
Horário: 19h
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). 
Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.

Serviço:

Local: CAIXA Cultura Rio de Janeiro - Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, nº 25, Centro (próximo à estação Carioca do Metrô)
Fone: (21)3980-3815
Lotação máxima: 226 assentos (sendo 4 para cadeirantes)
Bilheteria: De terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência

Local:  CAIXA Cultural Rio de Janeiro - Teatro Nelson Rodrigues
Endereço: Av. República do Chile, nº 230, Anexo – Centro - (próximo à estação Carioca do Metrô)
Fone: (21) 2262-8152
Lotação máxima: 388 lugares (2 para cadeirantes)
Bilheteria: Funcionamento de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 20h; sábado, domingo e feriado, das 15h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência

fonte: assessoria de imprensa

domingo, 23 de setembro de 2012

DE 27 A 30/09/2012 - PRIMAVERA DOS LIVROS NO MUSEU DA REPÚBLICA RJ


Segue a programação do evento:

Dia 27 (quinta-feira)

Primavera dos Livros - feira de livros, espetáculos musicais, palestras, encontros com autores. 
Realização: Museu da República e Liga Brasileira de Editoras (LIBRE). 

Local: Jardim
Período: 27 a 30 de setembro
Horário: 8h às 18h.

Aldeia Grande 
(espetáculo musical de Marko Andrade, acompanhado pela Banda Afrotupy)
Local: Pátio
Horário: 17h às 18h  

Marko Andrade tem sua primeira música - “Cidade moderna”- gravada em 1978, composta em parceria com Euclides Amaral, para o selo JP Leal Discos. Já compôs para espetáculos musicais e teatrais, como “Retrato de Mulheres”, de Márcia Eliza e Jorge Guedes. Em 1981, ingressa no grupo “Panela de Pressão”. Atualmente,  apresenta-se com o show “Aldeia Grande”,  com a participação da Banda Afrotupy. O músico define o seu projeto como “a expressão do indivíduo-coletivo, do homem multicultural, uma diáspora africana mestiçada, reinterpretando as diversas realidades sociais a partir dos ambientes da periferia urbana”.  

Seresta
Local: Jardim
Horário: 19h às 21h

Dia 28 (sexta-feira)

Primavera dos Livros - CONTINUAÇÃO
Local: Jardim
Horário: 10h às 18h

Serestas e Canções no Museu da República
Espetáculo musical dedicado à terceira idade, com Eduardo Canto.
Local: Jardim
Horário: 18h às 19h

Seresta
Local: Jardim
Horário: 19h às 21h

Dia 29 (sábado)

Primavera dos Livros – CONTINUAÇÃO
Local: Jardim
Horário: 10h às 18h

Espetáculo Cia. de Dança Negra Contemporânea
Local: Jardim
Horário: 16h às 17h

As Irmãs Lispector em ‘O Rio de Clarice’ - leitura dramatizada de cartas das irmãs Lispector, pelas atrizes Malu Mader e Melise Maia, acompanhada de vídeo-depoimento de Alberto Dines.
Direção: Anderson Cunha.
Idealização e roteiro: Teresa Montero.
Local: Espaço Multimídia
Horário: 17h às 18h

Seresta
Local: Jardim
Horário: 19h às 21h

Dia 30 (domingo)

Primavera dos Livros - CONTINUAÇÃO
Local: Jardim
Horário: 10h às 18h

Exposição Mulheres Guerreiras 
(MUF – Museu de Favela) - CONTINUAÇÃO

Exposição sobre mulheres moradoras das comunidades do Pavão-Pavãozinho-Cantagalo.
Realização: Museu da República e Museu de Favela (MUF).
Local: Jardim
Período: 20 de setembro a 21 de outubro de 2012
Horário: 8h às 18h

Espetáculo Cia. de Dança Negra Contemporânea
Local: Jardim
Horário: 16h às 17h 

Seresta
Local: Jardim
Horário: 19h às 21h 

Museu da República
Rua do Catete, n° 153 - Catete - Rio de Janeiro/RJ
Tel: (21)3235-3693 

sábado, 22 de setembro de 2012

ATOR LUIS MELO ESTREIA SOLO INÉDITO NO RIO DE JANEIRO

A companhia franco-brasileira 
Dos à Deux está de volta, 
desta vez para fincar raízes


Dois anos depois de trazer ao país o premiado espetáculo Fragmentos do Desejo, vencedor do Prêmio Shell de 2010 na categoria especial, a companhia franco-brasileira Dos à Deux está de volta. Radicados na França, desde o início dos anos 90, os brasileiros André Curti e Artur Ribeiro se instalaram no ano passado em sua nova sede, no bairro carioca da Glória – ainda sem data para inauguração oficial –, onde iniciaram, em dezembro, a concepção, dramaturgia e direção de Ausência. Oitavo trabalho da carreira, o espetáculo é o primeiro com estreia mundial no Brasil, no sábado passado, 15 de setembro, no SESC Ginástico.
 
Outra novidade é que os dois não estarão em cena. No palco, apenas o ator Luis Melo, protagonista do solo que marca seu début no teatro gestual. Com patrocínio do FATE (Fundo de Apoio ao Teatro – Prefeitura do Rio de Janeiro), Ausência fica em cartaz até 7 de outubro. Em novembro, segue para o Teatro da Caixa Cultural, em Brasília, e depois atravessa o Atlântico para temporadas em Paris e em mais três cidades francesas, entre janeiro e fevereiro de 2013.

O tema inicial da pesquisa era sobre solidão em um mundo de caos. Ao desenvolver o trabalho, André e Artur se depararam com um artigo em uma revista científica que alimentou ainda mais suas ideias: o assunto tratava do asteróide Apophis, descoberto em 2004 e que passará próximo a Terra pela primeira vez em 2029. As piores previsões são, no entanto, para o seu retorno, quando aconteceria uma possível colisão com o nosso planeta no ano de 2036, mais precisamente no dia 4 de abril. É neste dia que se desenrola toda a ação de Ausência

A notícia de uma possível catástrofe nos trouxe questões que há muito pensávamos em abordar no palco. Foi um ponto importante para iniciarmos uma viagem pela condição humana, para tratar da solidão e do caos no mundo, esclarece Artur. Em uma Nova Iorque decadente e arrasada pela radioatividade, pelo racionamento de energia elétrica e, sobretudo, pela falta de água, o protagonista vive confinado no último andar de um arranha-céu. Sua única companhia é seu adorado peixe vermelho que vive em um aquário redondo. Neste contexto caótico, sob a constante invasão de ratos que tomaram da cidade e do ar irrespirável que lhe exige o uso da máscara de oxigênio até para abrir a janela, o homem vive recluso em seu mundo particular, incapaz de enfrentar o horror das ruas. A peça trata da solidão, da necessidade que temos em tentar construir outro mundo, preencher o vazio. A ausência do título se refere a tudo: a água, a humanidade e à coragem deste homem, detalha Artur.
 
O cenário, assinado por Fernando Mello da Costa, é um ambiente hostil, recortado por um emaranhado de canos e registros que se cruzam em todas as direções para fornecer ao protagonista a assustadora ração diária de apenas uma gota d’água. É ela que garante a sobrevivência do personagem e ao mesmo tempo o empurra para o terrível dilema: matar ou não o ser que mais ama, sua única companhia, para beber a água do aquário. Diante da situação extrema de enclausuramento, escassez e solidão em que vive, o homem alterna momentos de crueldade – quando caça e tortura os ratos que invadem seu espaço – com ternura, dedicada ao peixe, e loucura, ao imaginar uma figura feminina a partir das formas dos objetos ao seu redor. A carga dramática de cada situação é fortemente acentuada pela trilha original de Fernando Mota e pela luz assinada por Ph e Artur Ribeiro, marcas registradas do grupo.

O primeiro solo criou desafios para André e Artur, que ao longo dos 14 anos de trajetória da companhia se tornaram referência mundial na linguagem teatral em que a palavra dá lugar ao gesto e à interpretação corporal: Não há conflito entre personagens, apenas do protagonista com ele mesmo, o que nos exigiu novos caminhos para a linha dramatúrgica que construímos nos trabalhos anteriores, explica André. É um desafio também para o Luis, que sedimentou toda a sua carreira em cima do verbo. É um encontro com um grande ator, que faz sua entrada nesse universo até então desconhecido para ele. Esse é um dos grandes prazeres da montagem, entusiasma-se. 

Teatro Sesc Ginástico
Rua Graça Aranha, n° 187 - Centro/RJ
Tel: 2279-4027
De quarta a domingo, às 19h
R$20,00
60 minutos
Não recomendado para menores de 14 anos
Até 07/10/2012 

fonte: Rio no Teatro